O que faz uma hostess de restaurante?

Você já ouviu falar em uma profissão chamada hostess? Entenda o que quem atua com isso faz e por que esse trabalho pode ser útil para o seu restaurante.

Compartilhe

Hostess restaurante

Em português, hostess, que é um termo inglês, significa anfitriã ou recepcionista. À primeira vista pode parecer uma função muito simples, de alguém que apenas faz uma recepção dos clientes em um bar, restaurante ou evento, mas uma hostess vai além disso.

Não é por ser um ato simples que deve ser feito de maneira simplória. O momento de chegada de qualquer pessoa ao seu estabelecimento, seja seu cliente ou convidado de algum evento organizado pelo seu restaurante, faz toda diferença.

Se você passa uma imagem ruim logo na entrada, pode estragar toda experiência que esse consumidor terá com o seu negócio. Portanto, valorize essa função.

A primeira impressão é a que fica

E essa máxima não é mentira! Desde a forma como a hostess se veste até o sorriso, olhar atencioso e gentileza ao cumprimentar, são nos detalhes que uma recepção se torna especial, fazendo o visitante se sentir bem desde o início da sua experiência no restaurante.

Entre as atribuições da função estão:

  • bom atendimento e gentileza;
  • coordenação;
  • boas maneiras e etiqueta;
  • conhecer o restaurante de forma completa, pratos e demais informações;
  • ser capaz de responder possíveis dúvidas e resolver situações, como pequenos desentendimentos;
  • encaminhar clientes até as mesas e checar a lista de reservas.

Muita gente confunde essa profissão com outras, como modelo ou promoter, mas são coisas diferentes.

Antes de beleza ou habilidades para organizar eventos, uma hostess deve ter as atribuições acima, ou seja, possuir prática em atender e se comunicar bem e gostar de falar e lidar com pessoas.

Diferencial em eventos

Se você não considera o seu restaurante sofisticado ao ponto de contratar uma hostess, saiba que, ao realizar eventos, essa é uma função fundamental.

Se o seu estabelecimento costuma fechar para realizar casamentos, formaturas ou aniversários, por exemplo, ter alguém que receba bem os convidados do seu cliente é imprescindível.

Só mulheres podem praticar a profissão?

Hostess é a denominação feminina, como citamos, anfitriã ou recepcionista, em inglês. A forma masculina, também em inglês, é host, anfitrião ou recepcionista, por isso falamos “a” hostess e não “o”. Mas essa profissão pode ser perfeitamente praticada por homens, que nesse caso é “o” host.

As mulheres dominam esse setor, por isso é mais comum falarmos em hostess para se referir à atividade.

Como contratar a hostess ou o host certo para meu restaurante?

Você pode fazer alguns testes com a pessoa que deseja que seja recepcionista do seu restaurante ou evento. Observe sua dicção, como interpreta perguntas e o repertório do seu vocabulário.

Coloque o candidato em uma posição de receber alguém e veja como ele se sai. Além de avaliar a forma que se comunica, traga situações, como alguém querendo entrar sem ter nome na reserva e perceba como ele reage, se consegue resolver a situação.

Se precisar de alguém que fale mais de um idioma, linguagem de sinais, tenha conhecimentos mais específicos sobre algo relevante do seu negócio ou que saiba mexer em algum software, já deixe tudo informado na vaga, para atrair as pessoas certas.

Esses profissionais costumam atuar como freelancers, que são contratados por hora em eventos específicos. Se desejar contratar alguém de forma fixa para fazer a recepção no seu restaurante, o salário varia de R$ 1.292 a R$ 2.003*, de acordo com a experiência e as competências do contratado.

Agora que você sabe o que uma hostess faz, fique atento e tenha mais essa carta na manga para conquistar clientes!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais