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Fluxograma de atendimento ao cliente para restaurante

Fazer um fluxograma de atendimento ao cliente para o seu restaurante é um passo importante para o rumo do seu negócio, por isso, aqui, você vai descobrir exatamente para que ele serve e aprender como criar um modelo único. Confira!

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Atendimento cliente restaurante

O bom atendimento é um dos principais aliados na busca pelo sucesso do negócio e, para facilitar e aprimorar essa ação tão importante para um restaurante, o ideal é criar um fluxograma de atendimento ao cliente que otimize e melhore a qualidade de comunicação.

É importante saber que a organização é uma ótima aliada do bom atendimento, assim como a educação e a paciência para ouvir as necessidades do seu cliente.

Em um restaurante, o fato de atender bem o consumidor pode ser peça fundamental para atrair e fidelizar clientes.

Sendo assim, imagine que um atendimento desorganizado, sem educação e sem qualquer empatia com o consumidor pode prejudicar o seu negócio, criando uma imagem negativa para a sua marca.

Para que isso não aconteça, nós trouxemos dois ótimos exemplos de fluxograma para você se basear. Utilizando essa ferramenta, o atendimento será um diferencial importante para a sua marca e, consequentemente, para o seu caixa financeiro. Confira!

Para que serve um fluxograma de atendimento ao cliente?

A ferramenta serve para automatizar e facilitar o processo de receber os clientes, organizando os meios de comunicação para que ninguém fique sem respostas.

É comum que com a correira do dia a dia, principalmente em estabelecimentos menores em que o gestor se ocupa de vários cargos diferentes, a responsabilidade de analisar todas as redes sociais e responder as mensagens no WhatsApp passe batido, não é mesmo?

Com o fluxograma, o trabalho fica mais organizado, facilitando para que outras pessoas possam responder os clientes usando as etapas estipuladas pela ferramenta, aumentando as chances de respostas rápidas e eficientes.

E esse fator é muito importante principalmente pelo fato de que é comum que pelo menos uma pessoa já tenha deixado de ir em determinado local porque entrou em contato com o estabelecimento para tirar dúvidas e não obteve qualquer resposta em troca.

E para o restaurante? Para que posso usar o fluxograma?

A comunicação entre estabelecimento e cliente é uma via de suma importância, independentemente do ramo do seu empreendimento.

É preciso lembrar que, nesses casos, o fluxograma pode ser usado em dois momentos diferentes:

  1. para orientar os funcionários quando o cliente busca respostas para questionamentos futuros, em relação ao funcionamento, horário, cardápio; ou
  2. durante o atendimento, quando o cliente está no estabelecimento pronto para consumir.

Nesse momento, é preciso saber o que fazer para sanar as dúvidas e oferecer um bom serviço, sem esquecer os pedidos ou ficar confuso com tantas coisas para fazer enquanto a casa estiver cheia.

Agora que você sabe para que serve a importância dessa ferramenta, continue a leitura e aprenda a criar um fluxograma personalizado para o seu estabelecimento.

Como fazer um fluxograma de atendimento ao cliente de restaurante?

Pense em como o cliente chega até o seu estabelecimento: esse será o primeiro passo do seu fluxograma. Depois, é necessário determinar quem será responsável por atender os clientes. Para encerrar, acrescente uma pesquisa de satisfação a essa ferramenta.

Mesmo que muitos acreditem que a pesquisa de satisfação não seja importante, tenha em mente que é ela que vai determinar se o seu fluxograma está sendo eficiente ou não.

Do mesmo modo, é através da pesquisa que você ouve o seu cliente, considerando suas necessidades e entendendo quais os pontos precisam ser melhorados na busca de oferecer uma experiência gastronômica mais satisfatória.

Lembre-se de que cada cliente e cada negócio são únicos, por isso a importância de criar um modelo para você e para a necessidade do seu restaurante. Durante o processo de criação, use como base as três etapas citadas logo a seguir.

1.  Seja solícito já na recepção

Considere por qual meio de comunicação o cliente chegou até você e crie algumas perguntas básicas para conhecer seu consumidor e poder ajudá-lo de maneira prática e rápida.

Exemplo:

  • Para quando você deseja fazer uma reserva?
  • Será algum evento especial?
  • Sabe mais ou menos quantas pessoas viriam com você?
  • Há crianças junto?
  • Gostaria de algo em especial?

Com essas perguntas, você consegue entender o que o seu cliente busca e, assim, conseguirá oferecer o melhor atendimento no restaurante.

Pedir os dados, como o número de telefone e o e-mail para fazer a reserva, é uma ótima dica de incluir essas informações em uma lista direta para fazer o envio de promoções e manter o cliente sempre em contato com o seu negócio.

2.  Defina quem atenderá o cliente

É importante que as pessoas responsáveis pelo atendimento direto conheçam o estabelecimento muito bem e possam dar as informações necessárias ao cliente sem precisar transferir a comunicação ou sem deixar o cliente esperando por horas por uma resposta.

Por isso, analise bem quem poderá estar na linha de frente. Geralmente, os gestores e gerentes ficam encarregados dessa parte, isso porque os cargos mais altos também são autorizados a tomar decisões, o que pode ser útil, dependendo da dúvida ou do pedido que o consumidor fizer.

3.  Pesquisa de satisfação

Esta última etapa significa muito para o estabelecimento, pois é por meio da pesquisa de satisfação que você pode fazer perguntas a respeito do atendimento no restaurante e de todo o serviço em si.

Nesse caso, mais especificamente, será em prol do atendimento, perguntando o que poderia ser melhorado e pedindo que os consumidores avaliem o tempo de resposta e a qualidade do serviço na hora de solucionar problemas.

E aí? Já tem uma ideia de como montar o seu fluxograma? Ainda não? Não se preocupe! Abaixo, montamos um modelo que atende perfeitamente a sua necessidade e você pode usá-lo como base para criar um outro personalizado para o seu restaurante, o que acha?

Modelo de fluxograma completo de atendimento ao cliente para restaurante

São dois modelos disponíveis: o primeiro é direcionado ao momento que o consumidor está fisicamente presente no seu estabelecimento.

O segundo fluxograma será preparado para auxiliar a sanar as dúvidas do cliente através dos meios de comunicação do seu negócio.

1. Modelo de fluxograma de atendimento presencial ao consumidor

Fluxograma atendimento restaurante

2.  Modelo de fluxograma de atendimento não-presencial

Fluxograma atendimento não presencial

Pronto! Com esses modelos de base fica mais fácil criar seus próprios fluxogramas de acordo com as suas necessidades e dos seus consumidores, não é mesmo?

Aproveite para deixar o seu negócio mais organizado, ganhando destaque pela qualidade na hora de atender bem os clientes e sendo reconhecido pelo ótimo serviço prestado.

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