Equipe de Restaurante: Como formar a equipe perfeita

Entenda, de forma simplificada, quais são as necessidades básicas para montar uma equipe de sucesso para o seu restaurante, garantindo a qualidade no atendimento

Equipe de restaurante atendimento

Para garantir o sucesso de qualquer restaurante, é necessário ter uma boa equipe. A comida servida tem grande valor na hora da escolha do cliente, mas sem um atendimento adequado, possivelmente ele não voltará e ainda não indicará o seu estabelecimento a ninguém.

Com um treinamento que gere um bom entrosamento entre os membros da equipe, um atendimento de qualidade e profissionalismo, tudo irá dar mais que certo.

Com isso, fique atento às dicas que preparamos para você alcançar a equipe ideal.

Recrutamento

O primeiro passo é recrutar pessoas para formar a equipe do restaurante, sendo necessário um planejamento na hora da contratação.

Divulgue a vaga com o perfil ideal de funcionário, analise os currículos e marque a entrevista. Durante a entrevista, deixe clara a missão da empresa, seus desafios e possibilidades de crescimento, levando em consideração o estado emocional do candidato, que pode estar nervoso ou ansioso em suas respostas.

É importante ter em mãos o cargo e sua descrição, a definição das funções, as principais informações sobre salário, férias, licenças, promoções e os objetivos do restaurante.

Essa parte do processo precisa ser feita com antecedência, pois o contratado precisará passar por um treinamento para ter conhecimento do cardápio do restaurante, além de ser relevante um tipo de integração entre a equipe.

Treinamentos

Se você quer uma equipe excepcional, precisa treinar os funcionários, seja de forma genérica ou específica, conforme a função.

Para a realização dos treinamentos, é importante ter organizado uma lista que inclua um local com móveis, equipamentos e demais materiais como apostilas, certificados e alimentos quando necessários. Existem alguns tipos de treinamentos como:

Treinamento de integração

Todos os funcionários participam: efetivos, temporários e terceirizados. O principal objetivo é apresentar a empresa.

Treinamento “on-the-job”

Esse treinamento ocorre quando um funcionário novo precisa ser acompanhado por outro mais antigo para que aprenda a executar as suas funções de forma correta. Ele acontece no dia a dia.

Treinamentos obrigatórios

São os exigidos por legislação, encaixam-se aqui os de segurança no trabalho.

Treinamento técnico

É feito quando um funcionário precisa adquirir habilidade ou conhecimento em uma tarefa ou equipamento novo específico.

Treinamento de procedimento

É realizado por todos da equipe que precisam executar uma função específica. Esse tipo de treinamento acontece periodicamente e conforme as alterações de processos.

Treinamento comportamental

Esse tipo de treinamento inclui trabalho em equipe e comunicação. O seu principal objetivo é melhorar o desempenho individual e da equipe.

Treinamento de liderança

Serve para preparar ou aprimorar os que exercem papel de líder de uma função ou equipe.

Atendimento

Um item essencial que pode -e deve! - estar incluso num projeto de equipe excepcional, é o treinamento de atendimento ao cliente. Para este, reservamos um tópico especial, pois existem diversas personalidades que os funcionários do seu restaurante podem encontrar e precisam de uma abordagem específica para garantir a satisfação do cliente:

Cliente agressivo

Se o seu cliente ficar exaltado, mantenha a calma e tome cuidado com a linguagem utilizada. É hora de fazer todo o esforço para evitar erros, checar pedidos, tomar notas e conferir os pratos antes de entregá-los.

Cliente comunicativo

Seja sempre simpático, claro, mas não deixe a conversa estender demais para não prejudicar o atendimento aos demais clientes do estabelecimento.

Cliente tímido

A melhor forma de atender um consumidor tímido é se aproximar, respeitando o seu espaço. Receba de bom grado sugestões de outros funcionários para melhorar o atendimento e, de forma específica, use da simpatia, demonstre disposição e o deixe mais confortável possível.

Deficiente visual

Em primeiro lugar, é necessário ter um cardápio em braile. Dar atenção é muito importante, mas não exceda para não tratar de forma precavida demais, apenas mostre disposição e descreva os pratos detalhadamente, se necessário.

Deficiente físico

A principal preocupação é a circulação do cliente. Ele precisa estar posicionado de forma estratégica para facilitar o tráfego pelo restaurante.

Mantenha sua equipe motivada

Uma equipe motivada produz mais e melhor! Dê valor aos seus funcionários entendendo as suas necessidades e interesses, grau de instrução, formação e fatores que influenciam suas motivações, como histórico familiar e de vida.

Cada pessoa da sua equipe está num determinado momento e vivendo uma situação específica, por isso seja profissional e respeitoso.

Compreenda e cumpra o básico, como necessidades fisiológicas, segurança e reconhecimento. Também estimule a equipe através de desafios, projetos, promoções, encontros e elogios.

Ao iniciar o restaurante cumprindo todas essas etapas, você irá incentivar e motivar a sua equipe de restaurante a crescer com você.

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