Como atender um cliente usando cardápio digital

Usar um menu moderno no seu estabelecimento ajuda no serviço do dia a dia, além de tornar a jornada do consumidor ainda mais completa! Saiba tudo sobre como atender um cliente com cardápio digital e acerte na mosca.

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Garçom contente, pronto para atender com cardápio digital no tablet

Ter uma equipe treinada e disponibilizar a melhor tecnologia possível em seu restaurante são fatores essenciais para acertar na hora de atender um cliente com cardápio digital da melhor maneira. O mundo está cada vez mais automatizado, então seu estabelecimento também precisa estar – principalmente se a meta por aí for aumentar o ticket médio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), 46% dos negócios do setor no país aumentaram o faturamento no segundo semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dá para ver que a galera está indo bem, né?

Não fique para trás nessa corrida! Confira agora como atender um cliente com cardápio digital também pode ajudar no seu faturamento e na rotina de serviços e atendimento da sua equipe.

O que é um cardápio digital? Talvez, o seu novo melhor amigo!

Um cardápio digital é uma versão mais moderna do menu físico encontrado nos restaurantes. Ele pode ser acessado por tablets, disponibilizados no próprio estabelecimento, ou pelo celular dos clientes se estiver em formato QR Code (código lido através da câmera do aparelho).

Muitos ainda pensam que investir em um cardápio digital é perda de tempo ou gasto excessivo, mas existem diversos benefícios e vantagens em modernizar o seu restaurante nesse sentido e está provado que a tecnologia pode aumentar em até 40% o ticket médio por mesa.

Ficou curioso(a)? Segue na leitura para saber mais!

Quais são os benefícios e vantagens de atender o cliente com cardápio digital?

Dentre os principais benefícios de atender um cliente com cardápio digital estão o fato de que os garçons conseguem mais tempo para se dedicarem a tarefas estratégicas e transmitirem as visões e os valores do restaurante e o fato de que os pedidos feitos pela plataforma vão direto para a cozinha, tornando todo o processo de entrega da refeição ainda mais rápido e reduzindo erros e desperdício.

Dá uma olhada na lista das principais vantagens! ⬇️

  • Aproveitamento de bons garçons e garçonetes em tarefas que só eles podem fazer
  • Redução dos custos do restaurante
  • Menos desperdício de insumos e melhor gestão de estoque
  • Sustentabilidade através da eliminação de impressões, por exemplo
  • Atendimento facilitado a pessoas de todas as idades
  • Atendimento facilitado também para estrangeiros (cardápio em diversos idiomas)
  • Atualização dos itens disponíveis em tempo real
  • Destaque para promoções e combos
  • Sugestões de novos pedidos relacionados aos que foram feitos anteriormente

Apenas fique atento(a), pois esses benefícios só existirão, serão bem aproveitados e potencializados se a sua equipe souber trabalhar em conjunto com a tecnologia.

Como atender bem o cliente com cardápio digital? O lado humano “da coisa”

Para atender bem de verdade um cliente tendo o cardápio digital no seu restaurante, una o lado humano ao tecnológico: deixe-o à vontade para pedir o que quiser pela plataforma, mas sempre disponibilize alguém para tirar possíveis dúvidas e fazer recomendações além das que a inovação já entregar.

E treine toda a equipe para que cada atendente consiga transmitir aos fregueses o passo a passo certinho do uso da ferramenta!

Lembre-se de que cada pessoa tem um perfil diferente, então, enquanto alguns querem o mínimo de contato humano possível, outros fazem questão de receber o serviço humanizado no sentido mais literal da palavra.

A meta é aproveitar ao máximo essas duas vertentes e, para não ter nenhum erro em relação a isso, o que acha de conferir algumas dicas?

3 dicas de atendimento ao cliente com cardápio digital

Ter um cardápio digital intuitivo, treinar os funcionários para que eles saibam como o recurso funciona e disponibilizar um espaço para que os clientes possam avaliar o serviço, fazendo adequações necessárias de acordo com as avaliações recebidas, são ótimas maneiras de melhorar o atendimento do seu restaurante.

1.  Tenha um cardápio digital intuitivo

Seu menu precisa ser simples, de fácil entendimento por todos e não apresentar complicações ou obstáculos completos demais para o uso. É legal também personalizá-lo de acordo com a sua marca.

O cardápio digital em tablet da Abrahão se tornou referência em todos esses aspectos e, por isso, já são mais de 18 mil dispositivos ativos em estabelecimentos do ramo de food service no país.

Ele tem até botão para chamar o garçom na mesa que permite o acréscimo de observações relacionadas aos motivos pelos quais o(a) atendente está sendo solicitado e a opção de fechar e pagar a conta direto pela plataforma! Sem contar que sua implementação é mega fácil e rápida. #ficaadica

2.  Disponibilize um espaço para avaliações

Eis a forma mais adequada de melhorar um atendimento: por meio da análise das avaliações feitas pelas pessoas que contaram com ele. Não à toa se tornou tão importante saber o que seus clientes dizem sobre a experiência que tiveram.

E adivinha? O cardápio digital da Abrahão também possui um espaço exclusivo para os registros de impressões da freguesia sobre o estabelecimento! Você ainda consegue conferir todos os dados em um painel de controle exclusivo, junto com informações sobre a venda de cada um dos produtos.

3.  Treine seus funcionários para que saibam usar a inovação

Mesmo tendo um cardápio digital impecável e super intuitivo, vale treinar seus funcionários para que todos saibam aproveitá-lo ao máximo e consigam ajudar alguma pessoa que tenha dificuldade com a tecnologia, como um idoso ou alguém com mobilidade reduzida.

Que tal contratar uma solução que já oferece também o treinamento? Mão na roda, hein! Ah, Abrahão… (suspiros apaixonados).

Sua equipe sempre será responsável por apresentar o menu e mostrar os pratos mais apetitosos da casa, mas o melhor de tudo é que eles terão a ajuda da tecnologia – trabalhando ao seu favor – para executar o trabalho da melhor maneira possível.

Aliás, vale mencionar que o cardápio digital por celular, especificamente, pode trazer alguns desafios para o atendimento na hora de ensinar os consumidores sobre o uso, mas nada que você e todo o time não consigam superar depois de ler os próximos tópicos deste artigo.

Como recepcionar um cliente com cardápio digital no celular?

Quando aparecer alguém interessado em comer no seu restaurante e, se você tiver cardápio digital para celular disponível aos fregueses, já deixe o consumidor informado sobre isso e mostre a ele como escanear o QR Code para ter acesso ao menu usando a câmera do próprio celular.

Sua equipe ainda pode auxiliar com algumas informações extras sobre o funcionamento do recurso e mencionar os principais pratos da casa.

Como o garçom deve atender o cliente com o cardápio digital no celular?

Um cuidado extra importante está em orientar os garçons a não tirarem o telefone da mão do cliente ou serem invasivos demais na hora de demonstrarem como utilizar o cardápio em QR Code: eles devem deixar os fregueses cientes de que estarão por ali, disponíveis para tirar qualquer dúvida, mas sinalizar que eles podem se sentir à vontade para que fazer as escolhas com calma.

Fique tranquilo(a), pois a grande maioria das pessoas atualmente já conhece o formato e experimentou utilizá-lo antes de chegar até o seu endereço e quem ainda não conhece, com um leve empurrãozinho, não terá dificuldades em acessar e usar.

A cautela no atendimento vale igualmente para quem decide implementar cardápios em tablet em vez dos menus em QR Code. O que muda é que a alternativa nas telas maiores costuma ser mais “democrática” de certa forma.

De um jeito ou de outro, nunca deixe de priorizar a importância do fluxo de atendimento ao cliente com cardápio digital! O cliente chega, senta na mesa e confere o menu ou vice-versa e faz o pedido na plataforma. A cozinha recebe o pedido, prepara o prato e o envia para a mesa. Atendentes transitam entre salão e cozinha para esclarecerem dúvidas e garantirem a harmonia do processo.

Simples assim!

Tudo precisa estar alinhado e harmonioso para que o restaurante possa vender mais e os funcionários tenham mais autonomia no trabalho.

Agora, para finalizar esse tema com chave de ouro, descubra como o cardápio digital da Abrahão pode revolucionar o atendimento ao cliente do seu estabelecimento, levando-o aos altos níveis de excelência buscados nos mais famosos food services do mundo.

Como o cardápio digital ajuda a atender o cliente com excelência? Destaque para a tecnologia Abrahão!

Todos os modelos de cardápio digital da Abrahão foram pensados para fornecer a maior praticidade possível para clientes e trabalhadores de um restaurante, já que trazem mais agilidade na hora de se fazer pedidos e, em paralelo, permitem uma análise completa das vendas e do consumo do estabelecimento.

Outros benefícios você viu na lista apresentada anteriormente neste artigo. Volte até ela se quiser repassá-los ou aproveite para testá-los na prática, solicitando uma demonstração da tecnologia Abrahão.

Além de modernizar o sistema de pedidos, menus Abrahão ajudam a trazer resultados mais assertivos sobre o restaurante para seus gestores e a garantir satisfação dos consumidores do início ao fim da experiência, ou seja, desde a chegada ao salão até o pagamento da conta.

Assertividade e personalização são palavras-chave das tecnologias dessa marca e você consegue entrar em contato e experimentá-las para tirar a prova – que vai ser bem saborosa, pode apostar!

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