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Clientes novos no restaurante: como conseguir?

Cada detalhe pensado na administração e operação ajudará você a conseguir clientes novos para o seu restaurante. Descubra quais detalhes são esses e por que eles têm tanta importância, saiba como se preocupar com cada um deles e, principalmente, como transformar as suas preocupações em ações concretas.

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Clientes novos restaurante

A tarefa de atrair clientes novos para um restaurante engloba todos os setores do negócio, desde o administrativo até o marketing, passando pelo operacional e, portanto, pelo atendimento e o serviço.

Seja qual for a proposta do estabelecimento, caberá aos seus gestores desenvolver estratégias de atuação em todas as frentes para assim oferecer aos consumidores uma experiência completa e satisfatória.

Alimentos e bebidas capazes de surpreender e agradar são imprescindíveis, claro. Mas não são os únicos aspectos responsáveis por conquistar e muito menos por fidelizar clientes.

Veja outros pontos fundamentais adiante.

Como conseguir clientes novos para restaurante?

Antes de começar a trabalhar nesse sentido, saiba que é possível, ao mesmo tempo, desenvolver novas iniciativas para conquistar consumidores e adequar o seu estabelecimento tanto às leis trabalhistas quanto às normas impostas pela Vigilância Sanitária.

Para chegar lá, você precisa trabalhar com base no seu plano de negócios, atualizando-o conforme o necessário, e sem abrir mão de procedimentos operacionais padrões e das boas práticas que já foram estabelecidos e estão funcionando.

Uma vez deixado o alerta, vamos às estratégias. Elas incluem:

  • atendimento;
  • marketing e divulgação;
  • promoções e campanhas;
  • adequação da infraestrutura e do ambiente físico - externo e interno - do restaurante;
  • mudanças e atualizações no cardápio de entradas, principais e de sobremesas;
  • pedidos de feedbacks e adequação aos que forem válidos;
  • adaptação para/do delivery, se possível e cabível;
  • pagamento facilitado; e
  • encantamento do cliente.

A seguir, você encontra detalhes sobre cada um destes aspectos.

8 estratégias fundamentais do que os clientes buscam em um restaurante

1.  Estratégias de atendimento

Um restaurante conquista o coração de muitos consumidores quando todos os seus funcionários estão devidamente alinhados em relação ao atendimento e à maneira de recepcionar quem chega. Para isso, é fundamental capacitá-los, treiná-los e atualizá-los constantemente. Além de:

  • definir, apresentar e implementar um tom de voz a ser utilizado por todos e estabelecer um nível de formalidade do atendimento;
  • implementar normas de excelência a serem seguidas no tratamento de todo e cada cliente, sempre personalizado;
  • definir quais os padrões de vestimentas de todos os funcionários - de acordo com suas funções - ou fornecer uniformes a eles;
  • estabelecer pilares de atendimento. Por exemplo: transparência e segurança ou descontração e clareza ou todos estes outros aspectos somados etc.; e
  • explicar aos colaboradores como funcionam os cuidados especificamente com clientes que apresentam algum tipo de restrição alimentar, apresentando-lhes as diferenças entre dietas vegetarianas, veganas, flexitarianas e outras.

Vale reforçar que a preocupação com o bem-estar e a satisfação dos funcionários também entra nas estratégias de atendimento.

Afinal, colaboradores felizes são ótima propaganda e podem acolher os consumidores muito mais do que a gente imagina.

2.  Estratégias de marketing e divulgação e como chamar atenção de clientes para restaurante

A principal iniciativa nesse sentido é marcar presença no ambiente digital. Ou seja: ter um site sempre atualizado com informações para contato e com o cardápio do estabelecimento, mas principalmente investir no uso das redes sociais.

O seu restaurante não precisa estar em todas as redes, mas deve se conectar com o público-alvo através daquelas plataformas nas quais esse público marca presença e, para isso, deve mantê-las atualizadas com o máximo possível de periodicidade e sem exageros.

Por exemplo: se decidir criar uma conta no TikTok para o restaurante, participe das trends, se quiser estar no Instagram, não poste apenas no feed mas nos stories e crie anúncios. No Facebook e até no próprio Instagram, usufrua do recurso de geolocalização para atrair pessoas e por aí vai. 

Divulgue também diferenciais e bastidores, sempre escrevendo e falando de forma positiva, usando o mínimo possível de palavras negativas, sendo verdadeiro e transparente.

Quando falamos sobre redes sociais, incluímos ainda aquelas que são específicas para divulgação de negócios e para pesquisas. Então, certifique-se de cadastrar o estabelecimento em sites de busca local como o TripAdvisor e o Google Maps, pelo menos.

Vale dizer também que com certeza o boca a boca ainda funciona para atrair clientes. Então, além de marcar presença on-line usufrua do que o off-line tem a oferecer e não deixe de imprimir panfletos, buscar pela divulgação em estações de rádio e deixar cartões em casas e prédios, escritórios e lojas ao redor.

Outras iniciativas de marketing para restaurantes e de divulgação:

  • desenvolvimento de um aplicativo próprio para que os clientes possam baixar em seus celulares;
  • participação em feiras, festivais e eventos do mercado de alimentação; e
  • contratação do trabalho de especialistas em inbound marketing e produção de conteúdo.

3.  Promoções e campanhas

Elas têm tudo a ver com marketing e com atendimento, mas são iniciativas que merecem destaque à parte. Quer saber como chamar a atenção de clientes para restaurantes? A resposta está neste tópico!

Experimente:

  • criar programas de fidelidade - seja pelo uso de cartão fidelidade impresso que precisam de selos ou carimbos, pela própria rede social através do recurso de check-in ou pelo aplicativo do restaurante;
  • fazer promoções em datas especiais e comemorativas; e
  • anunciar combos promocionais que atendam às necessidades dos possíveis novos consumidores, como um chocolate quente e um pão de queijo vendidos com bom desconto entre 8h e 10h nos dias de inverno.

Pode apostar que essas ideias têm tudo para dar certo.

Assim como mudanças em aspectos visuais, não só do que é preparado e servido, mas do próprio ambiente: outro ponto que também chama a atenção e mais uma estratégia de atratividade.

4.  Investimentos em mudanças na infraestrutura do restaurante

Quando necessário, estes investimentos podem funcionar como iniciativas interessantes para atrair clientes. Principalmente se forem bem divulgados através das ações de marketing e, por que não, do boca a boca da comunidade ou do bairro?!

Investir na infraestrutura significa:

  • seguir a temática ou a identidade visual do restaurante sem que isso seja desconfortável aos olhos dos clientes;
  • adequar a decoração e a mobília para que sejam confortáveis, acolhedoras e aconchegantes, além de bonitas;
  • criar um espaço kids com segurança garantida e com atividades para os pequenos;
  • manter a fachada do local sempre limpa e iluminada;
  • tomar cuidado para que a iluminação dentro do local não esteja nem forte e nem fraca demais;
  • estar atento para manter um restaurante organizado, limpo e higiênico e ter preocupação redobrada com a higiene e a limpeza de mesas, cadeiras e banheiros;
  • equipar banheiros para receber pessoas com deficiência; e
  • controlar a temperatura do ambiente.

Se o seu restaurante foi pensado para receber animais de estimação, adeque-o para ser pet friendly de verdade: para que atenda todos os portes de cães e não tenha restrições somente a cães de porte pequeno, proporcionando a todos eles o mesmo conforto oferecido para os seus donos.

Os bichinhos não precisam ter alternativas exclusivas para comer ou beber ou um cardápio personalizado, mas precisam ter um espaço para se deitar enquanto seus donos comem e água à disposição.

5.  Mudanças e atualizações no cardápio

É verdade quando dizem que um menu diferenciado e atrativo está entre as coisas que os clientes mais buscam em um restaurante. Se for um cardápio digital, esse menu precisa ter fácil acesso e visualização além de todos os outros critérios listados a seguir e válidos tanto para menus digitais quanto para os impressos e físicos:

  • fontes fáceis de ler;
  • cores que dão fome;
  • adequação à identidade visual da marca;
  • destaque para os diferenciais da casa;
  • descrições completas e que dêem ênfase aos ingredientes;
  • observações sobre restrições e alergias;
  • nomes atrativos;
  • preços devidamente sinalizados;
  • opções de complementos, adicionais e extras - o que mostra ainda mais a preocupação do restaurante com personalização do atendimento e de toda a jornada de consumo; e
  • alternativas de alimentos e bebidas para ser um local amigo das crianças.

Acha que está faltando alguma coisa? Peça feedbacks aos consumidores e veja o que eles têm a dizer. Isso também é estratégia de atração e de retenção de clientes.

6.  Pedidos de feedbacks

Quando você perguntar aos clientes o que acharam do atendimento, do ambiente, da comida e da bebida, tenha uma intenção sincera de saber a resposta e esteja disposto(a) a utilizar o feedback, mesmo negativo, para aperfeiçoar os procedimentos executados no estabelecimento.

Pedidos de feedback podem ocorrer através de pesquisas formais de satisfação ou em uma conversa informal entre gestores, gerentes ou atendentes e os consumidores. De um jeito ou de outro, é importante que eles funcionem como um pontapé inicial para que seja mantido um canal de diálogo.

Lembre-se: negócios que fazem bom uso dos feedbacks crescem mais do que aqueles que não fazem ou que não se preocupam com esse tipo de iniciativa. O mesmo cabe para delivery de comida.

7.  Adaptação do delivery

Criar uma alternativa de delivery ou adaptar suas entregas com base nos feedbacks é mais uma estratégia valiosa para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Nestes casos, considere:

  • relacionar ao delivery diretamente com a imagem da marca transmitida através do seu espaço físico - para que as pessoas façam a conexão entre os dois espaços e frequentem além de só pedir em casa e vice-versa;
  • investir em embalagens melhores e mais sustentáveis para transmitir a preocupação com personalização, segurança alimentar e interesse em fornecer uma experiência completa mesmo à distância; e
  • ter um atendimento treinado especificamente para o delivery e pautado nos mesmos princípios do atendimento presencial.

Também fique de olho nos apps de entrega, trabalhando para o perfil do restaurante nestes aplicativos de comida estar sempre atualizado, bem avaliado e recebendo e atendendo os pedidos adequadamente.

Capacite quem vai lidar diretamente com os entregadores para que se preocupem com sua saúde e seu trabalho. Apesar de terceirizados, esses entregadores trabalham indiretamente para o restaurante e podem ser mais um grupo de pessoas satisfeitas que fazem boa propaganda do estabelecimento.

Por fim, vendendo online ou presencialmente, facilite pagamentos.

8.  Oferecimento de diferentes formas de pagamento e facilidade no ato do pagamento

Aceitar mais de uma bandeira de cartão, receber no crédito ou no débito sem fazer diferenciação de valores e disponibilizar informações para PIX sem que o cliente precise solicitá-las, por exemplo, são maneiras de facilitar o momento do pagamento da compra.

Sobre oferecer diferentes formas de pagamento, entenda: se um cliente estiver sem carteira, mas com o celular, e souber que o seu estabelecimento aceita PIX ou permite pagamento por aproximação, têm mais chances de parar para conhecer e ser atraído pelo que você tem a oferecer.

Daí a necessidade de se adequar nesse sentido também.

Cada passo dado e cada nova estratégia desenvolvida e aplicada permite ao seu estabelecimento mostrar para os consumidores que eles estão, de fato, colocados em primeiro lugar — e isso os encanta! 

E encantamento é justamente mais uma iniciativa de atração e retenção. Para hipnotizar o seu público-alvo, conheça-o primeiro e, a partir disso, inove.

Como inovar em um restaurante?

Para tornar o seu negócio um rei da inovação, faça uma ampla pesquisa e defina o seu público-alvo: quem é, qual faixa etária, o que procura, quais regiões frequenta, do que faz questão, em quais redes sociais está. Depois, verifique se o restaurante está adequado às respostas para todas essas perguntas e trace objetivos a curto, médio e longo prazo.

Fora isso, aproveite e pesquise sobre automatização de processos e operações, descubra em quais tecnologias vale a pena investir e calcule quanto do orçamento precisará direcionar para adquiri-las e mantê-las. Algumas possibilidades interessantes:

E ainda: estude e monitore tendências nacionais e internacionais do setor de food services, que inclui não apenas restaurantes, mas bares e hotéis; diversifique as comidas e bebidas de tempos em tempos, de acordo com as estações ou dependendo das ocasiões; apresente os alimentos  e as bebidas em opções diferentes de pratos e louças e esteja em constante jornada de descoberta de “o que fazer para surpreender”.

Esses são alguns dos melhores segredos!

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