Catering: o que é, tipos e como oferecer

O serviço de catering está em ascensão no Brasil, afinal, nos dias atuais, as pessoas buscam mais comodidade na hora de organizar um evento. Por isso, se você quer expandir os seus negócios, esse é o momento de descobrir como oferecer mais um serviço no seu restaurante.

Compartilhe

Catering

O serviço de catering é realizado por uma empresa que prepara os pratos em um local e, em seguida, os serve em outro espaço, geralmente, na casa do cliente ou local indicado pelo contratante do serviço.

De modo geral, o catering é feito por uma empresa que atua especificamente como prestadora desse tipo de serviço ou por um estabelecimento que oferece o serviço como mais uma de suas opções.

Afinal de contas, devido ao crescimento do serviço de catering no Brasil, muitos restaurantes estão ampliando seus nichos de mercado.

Por isso, neste artigo, você aprende mais sobre esse tipo de serviço, conhece seus tipos e descobre o que é preciso para abrir uma empresa de catering e colocar em prática mais esse serviço de refeições.

O que são restaurantes do tipo catering?

São estabelecimentos que preparam o cardápio em um local para servir em um espaço que, de modo geral, não é o salão do restaurante, mas a casa do cliente ou outro local de preferência do contratante.

No entanto, o serviço de catering não consiste apenas na entrega de alimentos para um determinado evento. Normalmente, o restaurante contratado será o responsável pela produção dos pratos, logística, ambientação, limpeza e fornecimento de equipamentos e mão de obra para servi-los.

Desse modo, o contratante do serviço não terá que se preocupar com nada relacionado ao setor de alimentação do evento, apenas com o pagamento do trabalho contratado.

4 principais tipos de serviço de catering

Conheça a seguir os principais tipos e os possíveis clientes no serviço de catering.

1.  Catering móvel

Essa é a modalidade do serviço que tem sua produção disponibilizada em festas, festivais e feiras. Ou seja, a empresa prepara os pratos na sua sede e utiliza os equipamentos oferecidos pelo local para expor e servir os presentes.

2.  Catering em domicílio

O serviço de refeições em domicílio é, com certeza, um dos tipos de catering mais populares no Brasil. Nesse caso, os pratos são preparados na cozinha do restaurante e servidos diretamente na casa do cliente.

Inclusive, dependendo da demanda do cliente, o catering em domicílio pode ser disponibilizado através de marmitas congeladas, por exemplo.

3.  Catering de empresa

Quando o serviço é oferecido para empresas, ele é direcionado, a princípio, para a realização de eventos corporativos dentro da companhia ou ainda como uma alternativa para a alimentação diária dos colaboradores da corporação.

4.  Catering industrial

Como o próprio nome sugere, esse tipo de catering encontra seu público em hospitais, escolas, fábricas, entre outros locais que possuem um grande número de pessoas e demanda recorrente de refeições.

Atenção: embora muitas empresas direcionem seu foco para apenas uma categoria de catering, diversos restaurantes oferecem atendimento para mais de um tipo.

Como oferecer o serviço de catering?

Ofereça um cardápio de qualidade

Para começar a oferecer um serviço de catering e conquistar espaço no mercado alimentício, concentre-se em elaborar e planejar um cardápio atrativo para o seu público-alvo, concentrando sua energia na qualidade dos ingredientes e no preparo dos pratos.

O carro chefe de um serviço de catering ou de qualquer outro estabelecimento de alimentação sempre será a qualidade da comida, seguido da variedade do seu cardápio.

Com esses aspectos sob controle, seu serviço falará por você e, consequentemente, atrairá e fidelizará os clientes do restaurante.

Utilize equipamentos adequados

Como o seu estabelecimento será o responsável pelo preparo, armazenamento, transporte e exposição dos alimentos, será necessário ter cuidado para manter o alimento na temperatura ideal, por exemplo.

Por esse motivo, investir em equipamentos apropriados para conservar a qualidade da comida preparada antes e durante o evento deve ser uma das principais prioridades do seu novo negócio.

Tenha uma equipe competente

O serviço de catering é composto de várias etapas, logo, uma equipe competente e de confiança deverá ser recrutada.

Os colaboradores do seu catering devem estar aptos para o serviço e preparados para assumir uma postura de proatividade caso alguma coisa saia do planejado.

Afinal, o contratante desse tipo de prestabilidade espera um serviço completo, pois, além do alimento, deseja comodidade e tranquilidade, sem ter que deixar seus compromissos sociais para resolver uma situação indesejada em meio ao evento.

Além de uma equipe disposta, um restaurante do tipo catering deve possuir uma rede de contatos ampla, uma vez que deve contar com os melhores fornecedores e maiores descontos para obter uma margem de lucro superior ao esperado.

Mais do que isso, uma rede de contatos extensa pode significar mais networking para a empresa, logo, um maior número de contratos fechados.

Prontinho! Agora que você descobriu o que é catering, conheceu os principais tipos e conferiu dicas de como ofertá-lo, chegou o momento de analisar se essa modalidade de prestação de serviço pode ser vantajosa para a sua empresa.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais