Uniformes de restaurantes: como escolher e acertar

Os uniformes de um restaurante garantem credibilidade, deixam claro para os clientes com quem contar na hora de pedir informação e muito mais, desde que escolhidos corretamente! Leia este artigo para entender quais peças comprar e como fazer a seleção de cada uma.

Compartilhe

Cozinheiro, bem uniformizado com roupa branca e touca, à frente de duas mesas com casais efetuando suas refeições, ao fundo o bar do restaurante com garrafas em prateleiras nas paredes

Os uniformes de um restaurante são tão importantes quanto a qualidade dos pratos no menu, então, ao escolher, aposte em peças adequadas às exigências da Vigilância Sanitária, mas que reflitam a identidade visual do seu negócio.

As roupas também devem ser confortáveis, de fácil limpeza e capazes de promover a marca da melhor maneira possível!

Dizem por aí que uma imagem vale mais do que mil palavras e, na gastronomia, a premissa é extremamente verdadeira: os clientes notam tudo, desde a apresentação dos pratos até a decoração do ambiente, passando por como os funcionários estão vestidos.

Se o seu empreendimento servir comidas mexicanas, aposte nos uniformes de cores vivas, se for um restaurante japonês, aproveite os traços da cultura japonesa com máximo respeito e assim vai.

Para entender melhor como fazer essa seleção, leia todo este artigo até o final e não deixe passar nenhum detalhe.

Qual é a importância do uniforme para um restaurante? Confira 6 benefícios evidentes

Além de ajudar o estabelecimento a cumprir com os requisitos básicos de segurança e higiene, os uniformes dão credibilidade ao local, passando a imagem de organização, atenção aos detalhes e máximo profissionalismo de cada colaborador.

É importante destacar, ainda, outros aspectos, como a identificação facilitada de quem está trabalhando e a padronização da marca.

1. Fácil identificação dos funcionários

Quem entra em um restaurante ou bar, consegue distinguir muito mais facilmente qualquer funcionário do local se ele estiver usando roupas apropriadas para o atendimento, logo, o uniforme evita que o cliente precise decifrar quem chamar para tirar uma dúvida ou ser atendido.

Além disso, a vestimenta também ajuda a diferenciar cargos dentro do próprio estabelecimento e, por exemplo, a identificar quem é o garçom, cumim (assistente do garçom, que não faz atendimentos), recepcionista etc.

2. Padronização da marca

Se um negócio gastronômico deve ter uma identidade bem definida e ser capaz de transmiti-la para os clientes, nada melhor do que fazer isso através das vestimentas dos funcionários também e, não à toa, saber como escolher as cores do seu restaurante vai ser importante até nesse momento!

Bordados, logotipo e outros detalhes nas roupas ainda ajudam os clientes a fixar a imagem do restaurante na mente, reforçando a familiaridade deles com o local.

3. Garantia de higiene e segurança

A Vigilância Sanitária conta com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC Nº 216) para estabelecer procedimentos regulatórios em relação a práticas e padrões de qualidade e atividades dos segmentos de alimentação, e essa resolução também considera o uso de roupas apropriadas por funcionários de bares e restaurantes.

Principalmente na cozinha, os uniformes garantem a segurança de quem está trabalhando, e as vestimentas corretas também servem para todo mundo mostrar que o estabelecimento está preocupado em garantir máxima higiene na hora de servir.

Inclua cada detalhe no manual de boas práticas a ser distribuído entre as pessoas da equipe, hein?

4. Maior conscientização das pessoas sobre a marca

Fica muito mais fácil divulgar uma marca e sua identidade visual como um todo se os colaboradores que trabalham pra ela estiverem usando uniformes adequados.

Voltando às cores do restaurante e somando-as a outros detalhes e traços, pense que o uniforme se torna uma espécie de “marca registrada” e aposte no poder que ele tem!

Se sobrar um dinheirinho, também dá para abusar da criatividade em épocas específicas de comemorações e investir em roupas diferenciadas, a exemplo de uniformes para Réveillon, Carnaval ou Natal. Isso também ajuda a tornar seu restaurante mais instagramável.

5. Mais credibilidade junto ao público

Quando um cliente entra em um restaurante em que a pessoa da recepção, os garçons e todos os demais funcionários estão devidamente trajados com uniformes, imediatamente vê reforçado, na imagem, o zelo do empreendimento com o atendimento e o serviço, algo que eleva a credibilidade do lugar.

6. Máximo conforto para todos trabalharem felizes

E, enfim, destaque não apenas para a estética, mas também para o marketing, a segurança e a higiene, que entram como benefícios evidentes de um bom uniforme: o conforto e a facilidade de movimentação e de atuação dos colaboradores também conta.

Seja para os bons garçons do seu restaurante anotarem pedidos ou guardarem utensílios que usam com frequência, como saca-rolhas e abridor de garrafas, canetas e outros itens, ou para a equipe de cozinha fritar um bife sem queimar as mangas, a preocupação com a vestimenta também tem validade.

Pense que cada pessoa vai usar o uniforme durante todo o dia de trabalho e talvez mais vezes por semana do que usa uma roupa normal, então, preze por qualidade, elasticidade e a usabilidade – fatores que vão influenciar diretamente no desempenho dos funcionários no decorrer da jornada.

As roupas adequadas não são um mero capricho, mas ajudam a vender a marca, se adequar às leis e garantir o bem-estar de quem é mais importante para o funcionamento do restaurante.

E há outros detalhes que você deve pesquisar antes de comprar. Saiba quais, seguindo a leitura!

Principais dicas de uniformes para restaurante para comprar certo

Para vestir de forma eficiente o time de colaboradores do seu empreendimento, não basta tirar as medidas de cada um e mandar fazer uniformes de qualquer jeito: é preciso pesquisar sobre opções de tecido, durabilidade de cada um, qualidade e outros aspectos.

Anote as dicas listadas adiante e faça as compras com certeza de que vai estar escolhendo corretamente.

Escolha um tecido apropriado

Para quem está na cozinha, o ideal é sempre optar por malhas com fibras naturais ou 100% algodão, com o objetivo de manter o conforto mesmo em altas temperaturas. Fora da cozinha, opte por algodão ou poliéster.

Planeje a utilidade de cada peça

Uniformes para cozinheiros e chefs não precisam conter muitos bolsos ou divisórias, pois tudo o que esses funcionários necessitam estará na cozinha. Já garçons, recepcionistas e gerentes podem precisar de vários compartimentos: pense sobre isso na hora de comprar e sobre a localização dos bolso também.

Adapte a escolha ao ambiente

Se o seu restaurante ficar na praia, opte por uniformes com cores e tecidos mais despojados, mas adequados ao clima. Se você tiver um estabelecimento mais tradicional ou sofisticado na cidade, invista em peças elegantes e com maior riqueza de detalhes, como bordados caprichados.

Estude a concorrência

Para evitar o “mais do mesmo”, visite os estabelecimentos que fazem parte do segmento do seu negócio, veja como cada profissional dentro deles se veste e busque trazer algo novo e mais criativo, sem nunca esquecer o conforto de seus funcionários.

Pense nas cores

Na cozinha, os funcionários devem usar branco para ficar mais fácil identificar manchas (o que facilita a higiene), e quem lida com o público, no salão, pode usar cores brancas ou tons claros. O preto também é uma opção, mais neutra e mais formal, geralmente usado em agasalhos para dias mais frios ou aventais dos atendentes.

Não existe cor mais ou menos apropriada para restaurantes no geral, mas existem aquelas que, definitivamente, não vão ter nada a ver com a sua marca e proposta de atuação.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Qual a melhor cor de uniforme para restaurante?

De forma geral, cores como o branco, para quem trabalha na cozinha, e o cinza e o preto, para quem atende o público, são as mais utilizadas e recomendadas. Outros tons similares também podem valer, a depender do tipo de empreendimento, a exemplo do azul – que pende mais para um cinza – e do bege.

Sua escolha vai depender da identidade visual do seu negócio, mas adeque-se, acima de tudo, ao que pede a Vigilância Sanitária.

Uniformes de cor branca para cozinheiros e chefs fazem parte das boas práticas na manipulação de alimentos, mas nada impede que garçons e recepcionistas também utilizem peças claras.

E dá até pra apostar no pretinho básico mesmo, principalmente para quem está no atendimento e na recepção, já que a cor é neutra e discreta aos olhos.

Uma vez feita a escolha, parta para a definição dos modelos. A sequência de perguntas e respostas trazida a partir de agora e até o final deste artigo vai ajudar!

Como definir modelos de uniformes para restaurantes e bares?

É a função de cada vestuário que vai impactar na definição de todos os modelos de uniformes para restaurantes e bares. Existem algumas peças-chave e obrigatórias, como o dolmã, para cozinheiros, e o avental, para garçons e garçonetes. Outras são opcionais.

Muitas vezes, a escolha também vai mudar de acordo com o cargo ocupado pelo colaborador e até dependendo do sexo. Cada estabelecimento pode ter exigências diferentes em relação aos uniformes, desde que siga à risca as regras determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como se vestir para trabalhar na cozinha de restaurante?

O branco deve predominar para que qualquer sujeira nos uniformes seja notada e a peça seja lavada assim que possível ou substituída por outra limpa. De forma geral, os chefs e cozinheiros usam o dolmã desta cor, uma roupa confortável e com botões práticos de serem abotoados ou desabotoados.

Quem está na posição de chef também usa uma touca característica que o(a) diferencia dos demais cozinheiros dentro do que dita a hierarquia na cozinha, mas todos vestem calças brancas e sapatos confortáveis cujos modelos estejam elencados nas normas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para restaurantes.

Os braços e as pernas dos cozinheiros devem estar sempre cobertos pelo vestuário e, na cabeça, eles têm a obrigação de utilizar toucas, bandanas ou redes de malha.

Qual deve ser o uniforme de garçom?

Se alguém acha que precisa vestir um uniforme todo engomadinho para ser um bom garçom ou uma boa garçonete, vale o alerta: acima disso, é o estilo do negócio e as regras dos órgãos de fiscalização sanitária que vão determinar o melhor vestuário para quem está no serviço das mesas!

É claro que se manter sempre limpa e arrumada pesa muito no exercício da profissão, mas mesmo um uniforme mais informal permite isso.

Anota aí!

Sugestão de uniforme para garçom e garçonete
Restaurante mais formal; quer transmitir elegância e requinte
  • Uniforme: camisa, calça e sapato social. Avental de tecido mais requintado
  • Cor: preto ou branco
Restaurante é mais “descolado”; atende um público mais jovem
  • Uniforme: calça jeans ou similar, camisa polo ou camiseta básica sem estampa, tênis. Avental jeans ou similar
  • Cor: à escolha do gestor, inclusive com possibilidade de estampas como xadrez e listras
  • Acessórios opcionais: suspensórios, bonés personalizados etc.
 

Siga essa linha de raciocínio e a compra vai ser certeira, apenas adeque algumas peças para o uniforme feminino do restaurante quando for o caso – ouça as recomendações de quem vai produzi-las para você! Aproveite e dê uma olhada na imagem abaixo para se inspirar ainda mais antes de seguir em frente.

Oito inspirações de uniformes para garçons e garçonetes com modelos e cores variadas

Quais são os melhores uniformes para gerentes de restaurantes?

Para gerentes do sexo masculino, opte por calças, camisa e sapatos sociais ou, ao menos, calça jeans, camisa polo e sapatênis. Para as mulheres, o uniforme pode ser o mesmo ou similar, a não ser que fique combinado entre vocês o uso de vestidos e saias cujo cumprimento seja intermediário ou longo e sapatos de salto alto.

Mesmo em estabelecimentos mais descolados, levando em consideração que é o(a) gerente que tem a responsabilidade de manter tudo funcionando, o mais indicado é que as suas roupas representem a seriedade e compromisso do seu cargo, então, um estilo formal sempre entra como a melhor boa pedida.

Terno e gravata, para os homens, são bem-vindos em estabelecimentos formais e, nesses contextos, saias elegantes e sociais podem ser uma opção em substituição à calça para as mulheres.

Se o seu negócio não tiver apelo formal, ficar no estilo “social sport” – entre o casual e o social –, mas ainda mantendo a seriedade, basta.

Qual o uniforme mais adequado para recepcionista de restaurante?

Uniformes com evidente demonstração de bom gosto e elegância são a chave para recepcionistas de restaurantes transmitirem exatamente a imagem que devem transmitir! E vale ressaltar que vestimentas de recepcionistas, especificamente mulheres, assim como as de nenhuma outra funcionária, devem ser vulgares ou desconfortáveis.

Ainda assim, quanto mais personalizadas as peças, melhor!

Como elaborar uniformes personalizados para restaurantes?

Para dar vida a um uniforme de restaurante criativo, além de analisar quais cores utilizar e verificar se elas condizem com a identidade visual do estabelecimento, pense também no tipo de comida oferecida e no local do food service.

Procure por quem já trabalhe na confecção de peças especificamente para restaurantes e conte com a dica e a ajuda desses profissionais.

Vale até a consulta a profissionais de moda também, para buscar inspiração nas principais tendências do mercado, e nada impede você de conversar com colegas e empresários de outros restaurantes para ter insights!

Busque a opinião de seus colaboradores acima de tudo, inclusive pedindo a eles que provem os primeiros moldes, realizem atividades do cotidiano do restaurante com eles e anotem ajustes que precisam ser feitos.

Observando todos esses detalhes, você será capaz de vestir o seu time para impressionar no atendimento, cativando e fidelizando os clientes, aumentando a satisfação de todo mundo ao trabalhar também.

Agora, é com você!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais