7 estratégias para aumentar o ticket médio de uma cafeteria

Nada de ficar empurrando mais um cafezinho pro cliente só para fechar o caixa com mais dinheiro no fim do mês. Se você está quebrando a cabeça para descobrir como aumentar o ticket médio da sua cafeteria, sugerimos ações simples e que podem fazer a diferença!

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Ticket médio cafeteria

Estratégias simples, como criar combos especiais e vender produtos no caixa, podem aumentar o ticket médio da sua cafeteria, afinal, você já tem um produto naturalmente atraente – o café, paixão nacional. Só que elas precisam ser muito bem pensadas!

Um levantamento do Instituto Axxus, feito com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Café em 2016, confirmou que a bebida é a mais consumida no país depois da água e fica em primeiro lugar entre as mais apreciadas.

Além disso, a pesquisa revelou que o consumidor tem uma relação emocional e afetiva com ela.

Inclusive, os apreciadores do grão listam a experiência de beber um bom café como um dos grandes prazeres da vida, você sabia? E essa é justamente uma das principais motivações que levam essas pessoas a pararem em cafeterias nas ruas e avenidas por aí.

A partir de dados assim, fica mais fácil elaborar táticas específicas para o seu estabelecimento vender mais e melhor, então, usamos cada um deles como inspiração para trazermos sugestões que podem ser interessantes.

Veja, neste artigo, como calcular seu ticket médio atual para projetar a nova margem de lucro e aproveite para conferir algumas ideias se quiser torná-lo cada vez maior!

Como aumentar as vendas em cafeteria?

Para vender mais na sua cafeteria, você precisa entregar o que as pessoas procuram: um café de boa qualidade, bons acompanhamentos e um ambiente atraente, entre outros fatores.

O levantamento do Instituto Axxus mencionado na introdução deste artigo investigou as motivações dos consumidores para visitarem cafeterias e classificou essas motivações de 1 a 5, por ordem de prioridade. Veja o TOP 5 abaixo.

1º – Qualidade da bebida

2º – Modo que o café é preparado

3º – Doces e salgados que combinam com café

4º – Ambiente agradável e relaxante

5º – Possibilidade de interação com as pessoas

As cinco razões apontadas pelos apreciadores de café para eles frequentarem estabelecimentos que vendem a bebida dão pistas de ações que você pode adotar para aumentar o ticket médio, mas, antes, será necessário conhecer o chamado “ticket médio ideal” para uma cafeteria.

Como calcular o ticket médio ideal para uma cafeteria em 4 passos

O ticket médio nada mais é do que o valor médio que um cliente gasta a cada compra feita no seu empreendimento e o ticket médio ideal é aquele valor ganho (por cliente e por venda!) que será necessário para o caixa da cafeteria fechar no azul todo mês.

Antes de pensar em otimizar as vendas e aumentar a média de compra por cliente, é preciso entender esse valor para determinar a sua nova meta e você mesmo(a) consegue fazer o cálculo: basta dividir o seu faturamento total pelo número de vendas em um período de tempo determinado.

Veja as orientações a seguir!

1.  Escolha um intervalo de tempo

O ticket médio corresponde ao faturamento em vendas por cliente em um período específico. Você pode calculá-lo com base em alguns dias, algumas semanas, um mês ou vários meses ou no ano, por exemplo.

Defina o intervalo que deseja analisar e use-o como base para traçar sua nova meta.

2.  Cheque o número de clientes atendidos

Veja em seus registros quantos consumidores compraram na sua cafeteria dentro do intervalo de tempo escolhido. O número de clientes precisa estar correto para que o cálculo reflita a realidade do seu negócio.

3.  Calcule o faturamento

Depois de selecionar um período específico e saber quantos consumidores passaram no estabelecimento nesse período, descubra qual valor total você registrou em vendas (também no mesmo espaço de tempo).

Não será necessário saber quanto cada cliente gastou, mas será fundamental conhecer o faturamento total. O intuito do cálculo de ticket médio já é, justamente, descobrir a média de gasto por consumidor.

4.  Divida o faturamento pelo número de clientes

Nessa etapa, o cálculo fica simples uma vez que você já tenha apurado as informações das etapas anteriores: divida o faturamento total pelo número de clientes e encontre o resultado final, que será o seu ticket médio.

Ticket médio = faturamento total em determinado período ÷ número de clientes que compraram na cafeteria no mesmo período

E o ticket médio ideal? Será o maior número possível ao qual você poderá chegar nessa divisão, pensando na margem de lucro desejada.

Pronto! Agora você poderá partir para o próximo passo: aumentar o ticket médio até alcançar a meta. Confira, no próximo tópico, como traçar uma estratégia e chegar lá.

Como aumentar o ticket médio de uma cafeteria?

Nada melhor para aumentar o ticket médio de uma cafeteria do que colocar em prática algumas táticas que façam o cliente comprar mais, como fazer do consumo uma experiência sensorial atraente ou apresentar uma oferta irresistível.

Iniciativas assim podem levar o consumidor que foi atrás de um cappuccino a comprar uma torta – porque o cheiro estava dando água na boca ou porque o preço dos dois juntos estava excelente, por exemplo!

Vamos nos aprofundar em ações, mas, antes de estabelecê-las, outra dica: avalie como está o seu serviço para aprimorá-lo, se necessário, e tornar seu negócio capaz de vender mais.

Tome nota de algumas perguntas para as quais você precisa buscar respostas e que podem ajudar no balanço.

  • Qual a reputação da qualidade do seu café?
  • Quais os métodos empregados para preparação da bebida?
  • Quais tipos de acompanhamentos você oferece?
  • Qual a variedade desses acompanhamentos?
  • Como você avalia a experiência sensorial na sua cafeteria?
  • O espaço comporta pessoas que desejam sentar e apreciar o café com uma boa conversa?

Esses esclarecimentos ajudam a entender seus pontos fortes, que devem ser aproveitados nas estratégias para aumento do ticket médio, e os pontos fracos, que podem ser melhorados antes ou durante a aplicação de cada iniciativa selecionada.

Outra dica: impulsione as vendas com chás e drinks.

Como impulsionar o ticket médio com cafés, chás e drinks?

Ao contrário de sucos enlatados e refrigerantes, que já vêm com preço de tabela, cafés, chás e drinks criam maior percepção de valor e permitem que você lucre com margens maiores.

Algumas bebidas com essas bases podem até harmonizar com comidinhas oferecidas na cafeteria ou ser criadas para datas comemorativas específicas.

Um menu variado de cafés e chás e alguns drinks com ou sem café – ou com chá mesmo! – levarão seu negócio a outro patamar, afinal, bebidas aprimoradas, com ingredientes muito bem combinados, encantam os clientes.

Elas proporcionam experiências com sabores únicos e são visualmente atraentes e, inclusive, as chances de serem compartilhadas em redes sociais, como o Instagram, aumentam cada vez mais, o que dará mais visibilidade ao food service.

Lembre que tudo vai bem com café

Café espresso, coado, cappuccino, latte... São várias as formas de preparar a bebida! É importante ter os produtos tradicionais no cardápio, mas também inovar com diferentes combinações e tipos de café para cafeteria.

Vale inserir no menu opções geladas e com sorvete. Outra estratégia são bebidas que misturam café e álcool, como o famoso café cremoso com conhaque para dias frios.

Tenha alternativas de chás para manhã, tarde e noite

O chá é uma bebida versátil, consumida ao longo de todo o ano e em qualquer hora do dia por muita gente e, para lucrar com ele, você deve ter, pelo menos, umas três ou quatro opções diferentes no cardápio.

Ofereça alternativas quentes e frias, além de receitas especiais. Muitas cafeterias apostam em mix de frutas e flores na hora de servir chás, o que garante visual e sabor inesquecíveis.

Separe um espaço especial no menu para os drinks

Coquetéis alcoólicos ou drinks exclusivos sem álcool costumam chamar atenção pelas cores fortes ou pelo copo ou taça no qual são servidos. Aposte nisso!

A apresentação da bebida é muito importante na experiência de apreciá-la numa cafeteria. Não à toa, soft drinks, como soda italiana e chás saborizados, são cada vez mais procurados pelos clientes.

Que tal? Gostou das ideias? Se estiver pensando em ir além, listamos abaixo sete outras ações valiosas!

7 ações para aumentar o ticket médio em cafeterias

Pensando em ajudar você, fizemos uma lista de dicas que são muito efetivas no setor de cafeterias e podem impulsionar suas vendas por cliente e por mesa. Dá uma olhada!

1.  Apostar em combos especiais

Que tal uma bandejinha com cappuccino de nutella e um croissant por um preço atraente? Combinações de produtos que se complementam, em termos de valor e sabor, tendem a ter mais saída!

O consumidor entende que é mais vantajoso pagar pelo combo especial do que gastar em dois produtos separadamente e, mesmo quem talvez não pedisse uma coisa ou outra, se vê tentado a consumir porque a sugestão é realmente muito boa.

E por que não montar um combo para casais ou amigos, com diferentes bebidas, acompanhamentos e sobremesas? Se ir à cafeteria também é uma experiência social, compartilhar a degustação dos alimentos e das bebidas pode ser muito prazeroso.

Essa ação serve como um caminho para você vender até aqueles produtos que fazem menos sucesso em determinada época do ano.

2.  Proporcionar uma experiência única

Tem muita cafeteria por aí querendo atenção, mas a sua, com certeza, é capaz de oferecer uma experiência única e pode aumentar o ticket médio através dela.

Invista no marketing sensorial sem medo e mostre o diferencial do seu negócio. Essa técnica desperta os cinco sentidos para fortes conexões emocionais com uma marca, produto ou serviço.

Você pode usar a tática para despertar aquele vínculo afetivo do consumidor com o café e estendê-lo para o espaço onde ele aprecia a bebida.

Aposte no aroma dos grãos no ambiente, especialmente daqueles moídos e preparados na hora, e no cheiro de comida que acabou de sair do forno, algo que também incentiva a compra.

Complete sua oferta de uma experiência diferenciada e exclusiva abrindo possibilidades de degustação, quem sabe até em um local dedicado especialmente para esse momento e lembre-se de que a visão também é muito importante na decisão de compra, assim como o conforto, percebido pelo tato.

Planeje mudanças no ambiente da cafeteria com base nisso!

A experiência sensorial está em todos os cantos, então, que tal também uma playlist que combine com a proposta sempre tocando de fundo?

3.  Transformar o caixa em experiência

Ainda sobre uma experiência única, outra ideia para aumentar o ticket médio é usufruir do caixa para além do espaço de cobranças e visualizá-lo mais ou menos como as filas interativas dos brinquedos de parques de diversão famosos, sabe?

Sem dúvidas, o cliente vai passar pelo caixa uma vez que estiver dentro do estabelecimento, né? Aliás, um levantamento da Revista Supermercado Moderno, comprova que pelo menos 40% das pessoas mantêm alguma interação com os produtos expostos nesse espaço, então, vale a pena contar com ele como mais um vendedor.

Você pode exibir produtos que têm baixo valor agregado, como balas e chocolates, mas que têm giro alto ou, pelo menos, médio e deve sempre considerar a compra por impulso – muito mais provável quando alguém está na fila.

Vale testar, ainda, produtos mais sofisticados, como pacotes de café da sua marca, canecas e coadores. Dessa forma, o cliente leva o seu negócio para casa e vai lembrar dele sempre que abrir um armário na cozinha!

4.  Fazer o cliente se sentir exclusivo

Assim como a experiência sensorial é proporcionada pela construção do ambiente da cafeteria, a experiência do cliente é de extrema importância nas vendas e, para oferecê-la, é essencial conhecer a fundo o seu público-alvo.

Se sua cafeteria for mais luxuosa, pode apostar que o consumidor, ao entrar, vai esperar uma recepção totalmente diferente da de uma cafeteria tradicional e histórica no centro da cidade, então, preocupe-se em oferecer ao cliente o que ele deseja ou espera e nada menos.

Isso cria laços afetivos e, consequentemente, ajuda a construir fidelidade e retenção!

Entregue um atendimento nota 10 e tente sempre superar as expectativas com os seus produtos. Toda essa “aura” faz o consumidor se sentir especial, gerando um vínculo entre ele e o negócio.

Quem não conhece sua cafeteria, visita e compra um café. Quem é cliente fiel, consome a bebida no seu espaço, leva um pacotinho dos grãos para moer em casa, marca um lanche da tarde com a família numa próxima ida e sempre quer experimentar as novidades.

Aliás, quem é cliente fiel merece ser recompensado, não acha?

5.  Recompensar consumidores fiéis

Se é mais barato investir na retenção de um cliente do que em uma nova conversão, nada faz tanto sentido para aumentar o ticket médio quanto recompensar quem é fiel de verdade ao seu negócio.

Promoções e cartões fidelidade, entre outras estratégias, ajudam a manter esse tipo de consumidor sempre por perto (e feliz), até porque quem nunca comprou um café a mais para ganhar uma sobremesa na visita seguinte?

A estratégia é simples: seu cliente não vai largar você se gostar do seu negócio e souber que tem benefícios sempre que aparecer por aí.

6.  Trabalhar o seu marketing digital

Mais uma estratégia valiosa: o marketing para restaurantes feito no universo online!

O mundo digital tem um grande papel na decisão do consumidor quanto a qual cafeteria ir, afinal, todo mundo conta com a ajuda do Google quando quer escolher um local para comer.

Então, estar presente nas redes sociais não só é fundamental como traz crescimento a médio e longo prazo. Assim como investir em anúncios no Google pode alavancar essa escalada em um período muito mais curto.

Quanto mais pessoas acharem sua cafeteria na primeira página de pesquisa do site de buscas mais famoso do mundo, mais clientes você poderá receber e a consequência dessa e de outras ações de marketing para cafeteria será óbvia: mais vendas.

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7.  Usar cardápio digital

Nossa última e mais valiosa dica entre todas para elevar ticket médio e lucratividade dá destaque às versões digitais do menu que antes era impresso.

Um cardápio digital para cafeteria pode ser protagonista da experiência que você tanto deseja oferecer aos seus clientes, principalmente quando considerado que, tão importante quanto definir o que servir em uma cafeteira, é saber como apresentar as opções.

Consumidores entre 18 e 40 anos têm usado cada vez mais esse formato para fazer suas escolhas de pratos e bebidas em diversos food services e a moda já pegou! Agora, como saber qual cardápio digital implementar?

O melhor modelo será aquele capaz de comunicar de maneira objetiva e atraente, de permitir o uso da criatividade em textos e imagens, de fazer ofertas de combinações seguindo as preferências de cada um e incentivar diferentes impulsos sensoriais!

Cardápio digital para cafeteria aumenta ticket médio?

Um dos principais benefícios do cardápio digital desenvolvido por especialistas e em constante atualização para nunca se tornar obsoleto é, justamente, aumentar o ticket médio entre 20% e 40% tanto em cafeterias quanto em outros bares e restaurantes.

A solução coloca os estabelecimentos que a utilizam à frente da concorrência, já que 50% dos brasileiros preferem menus digitais, segundo pesquisa de 2022, realizada pela Fispal Food Service.

Cardápios digitais em tablet ou QR Code, de última geração e com melhor custo-benefício também trazem vantagens como maior higiene, mais rapidez nos pedidos e maior sustentabilidade por parte da gestão.

Sem contar que encantam o consumidor, algo primordial na retenção e no aumento das vendas!

Tocar na tela, ver as imagens que dão água na boca, comparar opções de combos e promoções e pedir sem chamar o garçom são ações que geram maior interesse e promovem a venda de forma dinâmica.

Além disso, a atualização de preços e ofertas tanto no menu QR Code quanto no tablet é muito mais fácil e simples para os donos de restaurante e elimina qualquer gasto com reimpressão!

Não espere mais para ver com os seus próprios olhos que realmente vale a pena investir em um cardápio digital na sua cafeteria e feche, com chave de ouro, a lista de estratégias para aumentar o ticket médio na sua cafeteria – ou amarre umas às outras as ações que você decidir adotar usando a inovação.

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