Como funciona o retorno do investimento no seu restaurante

Saiba o que é o retorno do investimento no restaurante e entenda a importância de acompanhá-lo. Aprenda também como calcular essa métrica, que mostra a relação entre o valor investido no seu negócio e o valor conquistado em retorno.

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Retorno investimento restaurante

O retorno do investimento no restaurante nada mais é do que um cálculo usado por gestores e administradores para saberem quanto o estabelecimento ganhou em dinheiro e se ganhou algum valor a partir de determinado investimento já realizado.

Aliás, descobrir o Retorno Sobre Investimento ou Return on Investment (ROI) significa, justamente, encontrar quanto o food service ganhou com algum investimento feito em sua construção, montagem ou até mesmo reestruturação ou em matérias-primas, embalagens, contratações etc.

Quem sabe calcular o ROI define os próximos passos de gestão e controle de caixa com maior segurança, traça estratégias com maior assertividade em prol dos negócios e dos clientes e acaba investindo naquilo que tem mais chance de dar certo.

Vamos juntos aprender como chegar ao resultado e o que fazer com ele? Continue a leitura!

O que é Retorno Sobre Investimento (ROI)

O Retorno Sobre Investimento (ROI) é uma métrica usada por gestores para entender quanto dinheiro o negócio está ganhando ou perdendo cada vez que faz uma reforma, contrata especialistas em marketing para restaurantes, atualiza equipes ou embalagens, implementa novos sistemas e por aí vai.

Assim, inclui todo o investimento feito em prol de um lucro futuro.

Através do cálculo de ROI, você vai conseguir avaliar se os investimentos feitos em cada área do seu food service estão trazendo lucro ou prejuízo.

O que não estiver dando lucro pode ser ajustado, substituído ou eliminado para evitar mais perdas e o que estiver funcionando pode ser potencializado, trazendo mais lucro.

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Qual a importância de acompanhar o ROI de seu restaurante?

Vamos começar respondendo "qual é o problema que você vai enfrentar se não acompanhar o ROI do seu restaurante?".

A resposta é simples e direta: será impossível saber se os valores que você decide investir em qualquer coisa estão sendo compensados e, em algum momento, gerando lucro.

No mercado gastronômico, não acompanhar o ROI gera gastos desnecessários e traz problemas financeiros para os negócios. Certamente você não quer isso, não é?

Inclusive, conhecer seus retornos sobre investimentos pode ajudar em questões cruciais como o acompanhamento da sazonalidade dos alimentos, o pagamento de impostos e a adequação de preços do cardápio conforme a inflação.

O ROI também mostra daqui a quanto tempo será possível (e cabível!) fazer novos investimentos. Então, calculá-lo regularmente evitará aplicações financeiras em momentos errados.

Como calcular o Retorno Sobre Investimento no restaurante

A fórmula para encontrar o Retorno Sobre Investimento (ROI) é muito simples:

ROI = (ganho - investimento) ÷ investimento

Interprete o ganho como o valor conquistado pelo restaurante com a melhoria feita dentro de determinado período. O investimento, por sua vez, será o valor total aplicado por você para cumprir aquela determinada ação ou estratégia.

Você só precisa subtrair o ganho que teve em cima do investimento total realizado e dividir o valor encontrado pelo valor total do investimento. É assim mesmo: você usa o valor do investimento duas vezes na fórmula.

Para citar um exemplo prático, imagine que você investiu R$ 1.000 na criação de um anúncio no Instagram para o seu restaurante e ele resultou em um ganho, em caixa, de R$ 2.500 em um mês. O cálculo do ROI ficará assim:

ROI = (2.500 - 1.000) ÷ 1.000
ROI = 1.500 ÷ 1.000
ROI = 1,5

Multiplique o valor encontrado por 100 e tenha o percentual do Retorno Sobre Investimento: 1,5 x 100 = 150%. Logo, você teve todo o valor investido de volta (100%), com lucro de 50%.

Fique sabendo: se o resultado da subtração entre ganho e investimento for igual à zero, isso significará que você não está obtendo lucro e que está só recuperando o valor investido, o que é um bom começo.

Agora, caso o resultado da subtração seja negativo, cuidado com os prejuízos!

Usando ROI para fazer previsão de retornos

Você também pode usar o ROI para conseguir prever um retorno que pretende ter em algum investimento feito e, portanto, para ter uma base de quanto deverá ganhar e em quanto tempo a partir do dinheiro que gastou com alguma ação ou estratégia.

Suponha que você deseja obter, como retorno do seu investimento, o dobro do que gastou no anúncio do Instagram mencionado no tópico anterior.

Agora que você já sabe que, em um mês, lucrou metade do que investiu, monitore o seu ROI para, então, determinar ações que ajudem o seu restaurante a chegar a 100% de lucro.

A partir do monitoramento do retorno, você descobre que levou um mês para ter 50% de lucro e talvez possa, por exemplo, prolongar o tempo de exibição do anúncio e aguardar para saber se isso surtirá efeito no aumento da quantidade de dinheiro no seu bolso.

Que tal?

E, quanto mais dinheiro obtido como retorno de um investimento no restaurante, maior a sua média de lucro.

Como calcular a média de lucro de um restaurante?

Quando falamos sobre a média de lucro de um restaurante, entra em jogo outra métrica chamada margem de lucro, que vai ajudar você a descobrir quanto precisa "tirar"a cada venda feita para manter o seu fluxo de caixa saudável e os negócios a todo vapor.

É importante dizer que não existe um valor ideal nem de média e nem de margem de lucro.

De qualquer forma, gestores que querem garantir a segurança dos seus restaurantes devem se planejar para obter uma margem que fique entre 15% e 20% por venda, podendo variar um pouco para mais ou para menos de acordo com o porte do food service.

Uma dica é pesquisar a média e a margem de lucro dos seus concorrentes diretos para entender qual valor faz sentido e, em paralelo, investir em um software de gestão para restaurante a fim de controlar o que entra e o que sai do caixa.

Também é importante não confundir margem de lucro com o ROI. A fórmula para encontrar a margem de lucro, inclusive, é diferente:

Margem de lucro = (receita total - custo total) ÷ receita total

Ou seja, para encontrar a margem de lucro você não se baseia nos investimentos que fez, mas nos custos e na receita que o restaurante tem em determinado período.

Se o resultado final for baixo, pense em como mudar o cenário e cogite fazer cortes em alguns custos que não estão surtindo efeito ou reforçar investimentos que tragam resultados.

Lembre-se da importância de analisar o ROI para chegar a conclusões mais precisas neste momento também. A partir daí, descubra, finalmente, o seu payback – que é diferente do retorno sobre investimento.

Diferença entre payback e retorno sobre investimento

Payback e ROI costumam ser associados como sinônimos, mas cada termo tem o seu significado específico.

Enquanto o ROI é utilizado para entender se está valendo a pena investir em uma determinada estratégia, o payback serve para descobrir o tempo que vai levar para o dinheiro investido retornar para o caixa da empresa.

Existem diferentes tipos de cálculos de payback, mas a fórmula principal e também mais simples, usada por gestores de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais representa uma divisão de determinado investimento inicial pelos ganhos em determinado período.

Payback = investimento inicial ÷ ganhos

Portanto, todas as dicas que listamos no decorrer do conteúdo estão diretamente relacionadas apenas ao ROI, ok? Para você entender, justamente, se os investimentos que tem feito no seu restaurante estão sendo lucrativos ou não.

Torcemos pelo seu sucesso!

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