10 ideias de restaurante sustentável e ecológico

Que tal investir em um empreendimento sustentável com o auxílio de recursos ecológicos? Separamos 10 ideias de como construir um projeto de restaurante sustentável, economizando e ajudando o meio ambiente.

Restaurante sustentável

Desenvolver um restaurante com projeto sustentável e ecológico não é uma tarefa fácil, embora muitas empresas já tenham começado a desenvolver alternativas mais sustentáveis para fazer com que os empreendimentos se tornem mais ecológicos e preocupados com o meio ambiente.

As tecnologias são várias e existem até mesmo aparelhos que ajudam um restaurante a ser sustentável. O uso de sistemas de compostagem, horta própria, arquitetura sustentável e até mesmo a boa e velha separação de materiais recicláveis podem se tornar aliados no seu projeto de restaurante ecológico.

Quer embarcar nessa onda verde, mas ainda não sabe como? Separamos 10 dicas para ajudar a tornar o seu restaurante um negócio sustentável e ecológico. Vamos lá?

1.  Comece uma compostagem

Compostagem alimentos

Já parou pra pensar em quanto lixo seu restaurante produz todos os dias? Onde você descarta todos os alimentos que sobram na sua cozinha?

A compostagem é um sistema que reaproveita os restos orgânicos para criar matéria orgânica e adubar hortas, plantações e até mesmo flores.

Que tal implantar esse sistema no seu restaurante e dar um fim ecológico ao que sobra no fim do dia?

2.  Cultive uma horta

Cultivar orta verduras

Caso você tenha espaço no seu restaurante, que tal começar uma horta para temperos ou pequenos vegetais? Dessa forma, você pode até mesmo comercializar os próprios cultivos.

As vantagens de ter uma horta própria é que, geralmente, o cultivo é orgânico, sem uso de pesticidas e químicos que fazem mal à saúde. Mais um ponto positivo que qualquer consumidor adora e você pode oferecer no seu restaurante sustentável.

Além do mais, lembra da compostagem? Você pode utilizar a matéria orgânica produzida para adubar a sua horta. Legal, né?

3.  Separe o lixo do seu restaurante

Separar lixo restaurante

Parece óbvio que uma das medidas sustentáveis inclua reciclar, mas muitos restaurantes não fazem isso.

Separar o lixo ajuda o sistema de coleta seletiva a organizar melhor o destino de cada resíduo, para que cada material seja descartado da maneira correta.

Você pode comprar latas de lixo iguais e apenas etiquetá-las e orientar sua equipe como fazer o descarte adequado dos resíduos. Inclusive, um dos lixos deve ser próprio para matéria orgânica, como restos de comida, e você pode reaproveitar esse material para criar a sua composteira.

4.  Utilize um sistema de captação de água da chuva

Sistema captação água chuva

As cisternas são boas alternativas para reaproveitar a água da chuva. Em regiões de clima temperado, com chuvas frequentes, é uma boa ideia reutilizar essa água para atividades como higiene da parte externa do restaurante.

Além disso, a água da chuva pode ser reaproveitada para o cultivo da sua horta, assim, você diminui o consumo de água e reaproveita um recurso natural.

5.  Tenha um sistema de energia solar

Sistema energia solar

Os painéis solares têm atraído cada vez mais a atenção de donos de restaurantes que buscam por um projeto sustentável e ecológico para seus empreendimentos.

O sistema de captação desse tipo de energia consiste na instalação de painéis solares no telhado do seu restaurante. O material dos painéis utilizam a luz do sol para captar energia e transformar em corrente elétrica, sem prejudicar o meio ambiente, além de ser uma fonte de energia renovável.

Essa opção é uma alternativa super viável para economizar na conta de energia e ainda transformar seu restaurante em um negócio ecológico e sustentável.

6.  Opte por um banheiro sustentável também

Banheiro sustentável

Por incrível que pareça, o banheiro do seu restaurante é o ambiente mais fácil de adaptar para um projeto como esse.

Para começar, você pode substituir as tradicionais toalhas de papel por secadores de mão, assim você diminui o desperdício de papel. Melhor ainda se a energia usada pelo secador de mãos for de fonte renovável, não é mesmo?

Além do mais, você pode optar por sensores de presença nas luzes, para evitar que elas fiquem acesas o tempo todo.

Por fim, aposte também em torneiras que sejam ligadas com sensores de movimento, assim você evita o desperdício de água.

7.  Aposte em iluminação sustentável

Iluminação sustentável led

Hoje em dia, o mercado oferece opções de iluminação muito mais sustentáveis para o seu restaurante. Deixe no passado as lâmpadas incandescentes que duravam menos e geravam lixo constantemente.

É hora de apostar em opções mais ecológicas, como o LED. Mesmo com o custo um pouco mais alto, o LED é uma ótima opção para um projeto sustentável e ecológico, já que a vida útil desse tipo de lâmpada é maior e também consome menos energia. Ponto para o LED!

8.  Utilize embalagens sustentáveis

Embalagens sustentáveis

Geralmente, esse tipo de embalagem custa um pouco mais caro, mas se você planeja ter um empreendimento sustentável e possui um sistema delivery ou takeaway, as embalagens sustentáveis são extremamente necessárias.

Uma opção pode ser o uso de embalagens biodegradáveis, feitas a partir de bagaço de cana, fécula de mandioca, fibra de coco e outras matérias orgânicas. Uma vantagem desse tipo de embalagem é que elas se decompõem facilmente no meio ambiente.

Caso queira uma opção mais viável, pode optar pelas boas e velhas embalagens produzidas a partir de papel reciclado.

9.  Apoie a agricultura local e familiar

Agricultura em família

Que tal comprar os ingredientes para sua cozinha de produtores locais? Além de incentivar o comércio da sua região, colaborando pro sucesso da economia local, os produtos, geralmente, são orgânicos ou cultivados com menos químicos.

Comprar produtos em feiras e diretamente com o produtor são também maneiras de tornar seu negócio mais sustentável, tanto econômica quanto ambientalmente, pois os pequenos produtores tendem a utilizar menos recursos hídricos e pesticidas em seus cultivos.

10.  Abasteça seu estoque de maneira sustentável

Estoque sustentável restaurante

Controlar o seu estoque de maneira que ele siga uma filosofia sustentável consiste, basicamente, em comprar apenas o necessário.

Já parou para calcular quantos ingredientes são desperdiçados por comprar em excesso? Situações como essa fazem com que você gaste mais que o necessário e gere ainda mais lixo.

Com o auxílio de uma Ficha Técnica de Preparação (FTP), você pode até mesmo prever a demanda do seu restaurante em determinado dia e controlar seu estoque baseado somente no que será necessário para suprir os pedidos do dia.

Afinal, o projeto de um restaurante sustentável e ecológico depende muito de organização e responsabilidade ambiental da sua parte.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário
Demostração gratuita