Como disponibilizar reserva de mesa em restaurante?

Quer aumentar o faturamento no seu estabelecimento sem ter de mudar a estrutura ou contratar mais pessoal? Comece a trabalhar com reservas de mesa para o restaurante! Confira como oferecer a opção sem medo e sem esquentar a cabeça.

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Reserva de restaurantes

O melhor jeito de operar com reserva de mesa em um restaurante é criar uma política clara e eficiente para esse processo e que esteja aliada a um bom sistema de reservas online, capaz de garantir a organização e o fluxo constante da fila de espera.

Trabalhar com lugares pré-guardados para os clientes em um food service é uma excelente estratégia para aumentar as vendas sem ter que ampliar o espaço físico, além de garantir mais satisfação ao consumidor, já que ele não precisa ficar de pé esperando uma mesa livre.

Só que a ideia apenas sai como o planejado quando recebe investimentos de tempo e dinheiro por parte dos gestores dos estabelecimentos. E não há necessidade de gastar demais nem em uma coisa e nem em outra – o importante é gastar certo!

Neste artigo, você tira suas dúvidas sobre reservas, confere as diretrizes fundamentais de uma boa política para colocá-las em prática e descobre o que uma plataforma digital específica para o processo deve ter para atender ao seu negócio com a mesma qualidade que a casa oferece ao cliente no serviço e na comida.

Vem com a gente!

Como funciona reserva de mesa em restaurante?

No geral, essa prática acontece assim: o cliente faz contato com a casa e combina um dia e um horário específicos para garantir seu espaço no estabelecimento, além de informar o número de pessoas que vão comparecer. A reserva é confirmada e, então, basta esperar e marcar presença.

De qualquer forma, cada restaurante tem seu método específico para fazer o processo funcionar como o desejado. Alguns se guiam por regras que pertencem ao que pode ser considerado um tipo de “política interna” e estabelecem, por exemplo, tempo de tolerância para atrasos e cobrança antecipada de taxa para a confirmação da mesa e dos lugares.

Tudo bem, desde que exista total adequação ao Código de Defesa do Consumidor.

Tem que pagar para fazer reserva de restaurante?

O ato de pagar para reservar mesa em um restaurante não é ilegal, mas também não é obrigatório. Na verdade, ele costuma causar estranheza porque acaba sendo bem incomum no Brasil e mais corriqueiro em estabelecimentos europeus, por exemplo.

Não existe nenhuma regulamentação para a aplicação de uma taxa de cobrança aos clientes que querem garantir seus lugares para uma refeição em um food service e a decisão depende 100% do bom senso do gestor e de seu conhecimento sobre o perfil do público que frequenta o espaço, mas atenção:

havendo cobrança, o cliente precisa saber dela de antemão!

Trataremos do assunto logo mais, ainda neste artigo, com uma dica perfeita para quem quer experimentar a ideia sem assustar ninguém. Por enquanto, outras questões que realmente dão medo precisam ser abordadas – e medo não no cliente, viu? Mas no administrador da casa quando o assunto é reserva de mesa.

O que fazer se o cliente atrasar para a reserva?

Antes de qualquer coisa, é preciso estabelecer uma margem de tolerância, que deve ser informada ao cliente no ato da reserva. Essa margem gira em torno de 15 minutos na maioria dos restaurantes, podendo variar para mais ou para menos.

Depois do tempo limite, fica caracterizado o atraso, mas, nesse intervalo, faça contato com o cliente para confirmar se ele está a caminho ou se houve desistência ou qualquer imprevisto. Lembre-se da flexibilidade na comunicação para manter a reputação do restaurante em alto nível.

Se não houver possibilidade de contato e, esgotada a tolerância, passe a mesa para o próximo da fila. Novamente na tentativa de manter boas relações com o consumidor que não apareceu, refaça a chamada ou envie outra mensagem assim que possível e ofereça uma nova reserva para o próximo horário livre ou mesmo para outro dia.

Essa é uma forma de lidar com cancelamentos sem dor de cabeça.

Como lidar com o cancelamento de reservas?

Estabelecer um prazo para o consumidor comunicar a desistência da reserva realizada e cobrar uma taxa mínima para guardar os lugares são saídas mais eficientes para evitar o cancelamento – e o consequente prejuízo.

A taxa deve ser retida caso o cliente cancele fora do prazo e isso precisa ficar claro desde o primeiro momento do relacionamento entre ele e o food service.

Para os casos em que a pessoa sequer faz a gentileza de comunicar a desistência e simplesmente some, também é interessante manter um registro dos dados inseridos na reserva para, numa tentativa futura, aplicar uma taxa razoável como medida preventiva.

Prefere eliminar as chances de problemas assim acontecerem com frequência por aí? Então, dá uma olhada nas próximas dicas!

3 regras para gerenciar reserva de mesa em restaurante

Uma gestão de reservas bem administrada precisa seguir três regras básicas: uma tem a ver com as condições para disponibilizar as mesas, a outra com o pagamento de taxas e a última com os meios mais eficazes para administrar os espaços guardados para quem fizer contato. Tome nota.

1.  Criar uma política de reserva de mesa

Sem definir uma política para fazer as reservas no seu restaurante, você não vai a lugar nenhum! E lembre-se de não deixar de treinar o seu efetivo para que todos sigam as orientações à risca.

Veja o que considerar na hora de criar as regras:

  • número de mesas do estabelecimento;
  • tempo médio que o cliente passa na mesa;
  • margem de tolerância para atrasos;
  • prazo limite de cancelamento de reserva; e
  • cobrança de taxas para reserva ou cancelamento.

Aliás, falando nas taxas, inclua na sua política também a dica de ouro de como cobrar pela reserva de mesa no seu restaurante sem desagradar o cliente.

2.  Saber cobrar taxa de reserva em restaurante

Que tal a ideia de aplicar uma pequena taxa para garantir uma mesa e descontar o valor cobrado na hora de fechar a conta? Uma alternativa simples, que não gera custo extra e nem estraga a food experience, mas que pode ser muito efetiva.

Esse recurso ainda ajuda você a se proteger de cancelamentos fora do prazo e até do sumiço daquele cliente com pouco ou nenhum bom senso!

Enfatize a opção e o detalhe do desconto no fim da conta para o freguês já na hora da reserva e reforce também a devolução do valor pago caso ele desista dentro do prazo de cancelamento.

3.  Usar um bom aplicativo de reserva de restaurante

Usar um app de reserva de mesa para restaurante é garantia de sucesso na iniciativa e faz parte da construção de um food service que seja um ambiente tech e se destaque em comparação com seus concorrentes diretos e até indiretos.

Com o aplicativo certo, você consegue organizar as reservas na tela do computador, tablet ou celular em poucos cliques e pode deixar o contato com o cliente totalmente automatizado – inclusive enviando mensagens automáticas para quem colocar o nome na fila de espera.

Se você ainda não conhece esse tipo de tecnologia, vale a pena pesquisar mais sobre ela e explorar as estratégias de inovação para bares e restaurantes das quais fazem parte os sistemas de reserva de mesa.

Para você não precisar sair da página e passar horas na busca, o tópico a seguir fala mais sobre o funcionamento do recurso de reserva e detalha o que fazem as melhores versões disponíveis no mercado.

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Sistema de reservas para restaurantes: como funciona e qual escolher?

Um bom sistema online de reserva de mesa para restaurantes torna o processo de “segurar mesa” – antes totalmente burocrático e desagradável – muito mais prático e possível de acontecer direto pelo celular ou computador do cliente. Ele costuma funcionar como um software ou aplicativo.

Além de tudo, a ferramenta também informa, em tempo real, a posição das pessoas que não fizeram reserva, mas estão na fila de espera e avisa por mensagem quando a mesa fica disponível!

Por proporcionar uma melhor experiência ao usuário, o sistema diminui a taxa de desistências na espera e automatiza a gestão da lista, facilitando a vida do dono do restaurante e de seus atendentes e recepcionistas.

E mais: a tecnologia cria uma base de dados sobre os clientes que frequentam a casa, que pode ser usada para enviar promoções e pesquisas de satisfação para melhorar todo o conjunto da obra. Por que não recorrer a essa alternativa, então, né?

Seu cliente sai feliz e seu restaurante mantém uma imagem impecável – sem aquela fila enorme na porta com gente esperando por um lugarzinho, mesmo nos dias mais movimentados.

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