Pratos para restaurantes: quais os tipos e melhores modelos

Os pratos são fundamentais para uma mesa bem posta. Veja quais são os melhores modelos de pratos para restaurantes e em quais tipos apostar.

Compartilhe

Pratos para restaurante

Os pratos para restaurante são essenciais na hora de dispor uma mesa aos clientes e, além disso, escolher o modelo que melhor se adapta às refeições é obrigatório para o estabelecimento que deseja manter a etiqueta e a sofisticação.

Muito mais que necessária para servir os consumidores, hoje as louças são também elementos de decoração que trazem personalidade e integram o ambiente de um negócio, muitas vezes complementando o tipo de culinária servida.

Quando se trata de eventos formais como jantares, casamentos e buffets, o sousplat é o primeiro item a ser posicionado, pois, além de servir como elemento decorativo, também auxilia como suporte para pratos e permanece disposto até a sobremesa.

Já os talheres são colocados de fora para dentro, ao lado direito do prato ficam: colher de sopa, faca para a entrada e faca para a refeição principal. Do lado esquerdo são postos os guardanapos, garfo para entrada e garfo para a refeição principal.

Quer saber mais dicas e proporcionar maior satisfação aos seus clientes? Continue com a gente!

Dicas de pratos para restaurante

Não basta apenas montar a mesa na hora de servir, é preciso saber que existem variados tipos de pratos e que cada um possui uma função diferente. A seguir, mostraremos quatro tipos e suas funções.

1.  Prato fundo

Prato fundo sopas

É utilizado para servir sopas e caldos, pois evita que o líquido respingue para fora do utensílio. O item moderno é liso e simples, enquanto as versões clássicas possuem acabamentos e bordas mais trabalhadas.

2.  Prato raso

Prato raso

É o mais usado para refeições principais, sejam restaurantes ou pizzarias. Alguns modelos possuem a borda protuberante, fazendo com que o alimento não escorregue na hora do corte.

3.  Prato de pão

Prato para pão

Esse modelo costuma ser um pouco menor que o utilizado para sobremesa e é usado para servir o pão em refeições que demandam o alimento.

4.  Prato para sobremesa

Prato para sobremesa

Trata-se de um modelo que é um pouco menor que o raso e, como há talheres próprios para cada refeição, os de sobremesa devem ser oferecidos após o prato principal.

Além dos pratos, refeições que exigem molhos e cremes podem ser servidas separadamente em outras louças, como molheiras ou cumbucas adequadas.

Esse tipo de organização quanto às louças deve ser uma preocupação de um dono de restaurante, principalmente nos locais que operam com o modelo à la carte, já que os pratos chegam prontos à mesa do cliente.

Quais os melhores modelos de prato?

Considerando todos os tipos que mencionamos no tópico anterior, nós selecionamos mais três dicas de modelos de pratos para você ficar de olho na hora de comprar as louças do seu restaurante!

Como sabemos, há uma grande variedade de modelos, e o redondo está presente na mesa de muitos brasileiros, isso porque ele harmoniza com todos os acessórios de uma mesa posta, diminuindo o erro na hora das combinações. Detalhes coloridos são perfeitos para criar uma atmosfera mais despojada.

Para representar modernidade, o modelo quadrado é uma boa opção de design luxuoso, por isso não há restrições de uso, apenas tome cuidado na hora de selecionar as opções de estampas e cores quando for montar a mesa. O modelo é ótimo para servir carnes e hambúrgueres.

1.  Vidro

Por ser transparente, ele é ideal para o cotidiano e composições de mesa posta mais ousadas.

2.  Acrílico

Semelhante ao de vidro, o prato de acrílico é mais durável e combina perfeitamente com festas e reuniões.

3.  Cerâmica

Considerada a melhor opção nas mais diversas situações, a louça de cerâmica tem um ótimo custo benefício e oferece praticidade. Além disso, combina com qualquer ocasião.

Inclusive, os modelos de cerâmica e porcelana são os mais utilizados em restaurantes e pizzarias, pois ambos possuem materiais compostos por argila.

Vale ressaltar que o modelo de cerâmica, apesar de possuir grande resistência, é um pouco mais pesado que a opção de porcelana, podendo não agradar alguns consumidores. Mesmo assim, ele dispõe de uma boa porosidade e impermeabilidade.

4.  Porcelana

O de porcelana é ideal para expressar elegância e, ao apostar em modelos de cores neutras, as chances de combinações com o ambiente são maiores. Por não ser poroso, o material é totalmente impermeável.

Se você planeja oferecer um ambiente mais sofisticado, o ideal é apostar em uma dessas duas últimas opções para não errar na hora de entregar a melhor experiência ao seu cliente.

Agora que você já conhece os modelos de prato e opções de composição, escolha o que melhor combina com o seu estabelecimento sem medo. Temos certeza que seus consumidores vão adorar as novas opções!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais