Como montar um planejamento estratégico de restaurante?

Você tem grandes metas e objetivos para o seu negócio, mas acha que são inalcançáveis? Recalcule a sua rota e confira agora como fazer um bom planejamento tático para restaurantes!

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Planejamento estratégico restaurante

Para fazer o planejamento tático de um restaurante, você deve definir as metas que quer alcançar com o seu negócio, conhecer e estudar o seu público-alvo, estar atento aos concorrentes e procurar por soluções que facilitem e otimizem os processos internos.

Planejar é uma ação necessária para alçar voos mais altos, seja no trabalho ou em projetos pessoais e, para gerenciar um restaurante e transformá-lo em um grande sucesso não é diferente.

Montar o planejamento estratégico de qualquer empreendimento ajuda você a direcionar e tomar decisões mais alinhadas com os seus objetivos, potencializa os seus resultados, atribui eficiência ao seu trabalho e, de quebra, ainda aumenta os lucros no final do mês.

Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre esse assunto e seja mais que um proprietário: se torne um gestor participativo no seu restaurante.

Para que serve um planejamento estratégico para restaurantes?

Um planejamento estratégico ajuda você a direcionar todo o seu empenho e dedicação ao mesmo objetivo, servindo como um guia para a administração do seu negócio quando você sabe onde e como quer chegar.

Através da determinação de metas, você consegue entender quais atitudes precisa tomar para chegar ao topo e quais as barreiras que pode encontrar no meio do caminho. Mas não se desespere! Recalcular a rota também faz parte dos planos e não precisa ser um problema.

Para obter sucesso através desse roteiro esquemático, você precisa ver as situações com outros olhos e pensar fora da caixa, automatizar processos e adequar seu estabelecimento à legislação e normas da cozinha.

Apesar de serem aspectos considerados básicos, são eles que fazem toda a diferença entre o seu estabelecimento e a concorrência.

Outros itens contam muito quando falamos da organização estratégica de uma empresa. Confira as dicas que nós separamos para você fazer um bom gerenciamento de restaurante e os benefícios deles para o seu empreendimento!

Como fazer o planejamento estratégico do seu restaurante?

Investir em marketing, conhecer o perfil do seu cliente ou determinar metas? Você deve estar pensando por onde deve começar a elaborar o crescimento e planejamento tático de um restaurante e nós vamos ajudar você nessa!

1.  Invista no marketing do seu restaurante

Gestão e marketing são duas coisas inseparáveis e que vão além de fazer apenas uma propaganda para o seu empreendimento.

Um bom plano de marketing pode ajudar você a conhecer quais abordagens serão mais eficientes de acordo com o perfil do seu público-alvo e farão seu estabelecimento ser ainda mais conhecido.

Inclusive, as redes sociais podem ser suas grandes aliadas nesse processo, já que elas aproximam a sua empresa do público e permitem que seja feita a mídia espontânea através de postagens e das fotos marcadas pelos clientes.

Além disso, você pode programar postagens elaboradas com fotos dos pratos que são comercializados no seu restaurante, mostrar o dia a dia da sua equipe e criar anúncios patrocinados para atrair novos clientes.

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2.  Estipule objetivos e metas

Determinar metas e objetivos a serem alcançados é o que gera motivação para você correr atrás do que quer, mas, tome cuidado! É preciso que elas sejam realistas e mensuráveis e que possam ser conquistadas aos poucos.

No início, vai parecer que você está estagnado, mas você já ouviu a frase “a pressa é inimiga da perfeição”? É disso que nós estamos falando!

Você precisa acompanhar seus resultados numericamente, por exemplo, e ter certeza que todos os objetivos estejam separados e alinhados conforme possível, passo a passo.

De tempos em tempos, volte a avaliar se eles ainda estão de acordo com seus planos futuros e, se for necessário, refaça-os, sempre relacionando com o momento em que você está, já que algumas metas também podem perder sentido com as mudanças constantes do mercado.

3.  Conheça a sua clientela

O seu público é a alma (e a razão) do negócio! Em um planejamento estratégico, o cliente deve ser o centro das atenções, a sua prioridade e todas as ações devem ser programadas para proporcionar a melhor experiência gastronômica que ele já teve.

Por isso, conheça a fundo o perfil da sua clientela e leve em conta os seguintes pontos:

  • quem frequenta seu restaurante;
  • qual a idade, gênero e classe social;
  • onde eles moram;
  • quais os seus valores, visão de mundo e prioridades; e
  • o que eles estão buscando quando vão a um food service.

Estar atento a todas essas questões faz com que você entregue um serviço personalizado ao consumidor, que acaba se tornando fiel ao estabelecimento e até fazendo aquela propaganda boca a boca com feedbacks reais que todo dono de restaurante gosta!

4.  Faça um plano de ação

Esse tipo de ferramenta é importante para colocar em prática aquelas metas que mencionamos no item dois e algumas metodologias podem auxiliar neste processo, como é o caso do 5W2H.

O 5W2H é um tipo de checklist administrativo com perguntas que devem ser respondidas pelo empreendedor quando ele está prestes a implementar uma novidade no negócio.

Com ele, é mais fácil realizar o controle das ações e ponderá-las, além de verificar o andamento e também distribuir os recursos das ações.

Confira abaixo o que cada elemento dessa metodologia significa!

  • What – o que será feito?
  • Why – por que fazer isso?
  • Where – onde essa ação será executada?
  • When – quais as datas de início e de término da ação?
  • Who – quem é o responsável?
  • How – como será feito e quais os recursos necessários para isso?
  • How much – quanto custará?

Depois de conseguir responder todas as questões com clareza, aí sim você está pronto para colocar uma meta ou objetivo em prática, como a implementação de um cardápio digital ou a reforma do seu ambiente.

5.  Analise o mercado

E o último item, mas não menos importante, é a análise de mercado. Estar sempre inovando e de olho nas tendências gastronômicas e comerciais é uma obrigação do empreendedor, ainda mais quando se tem tanta tecnologia à disposição.

Por isso, todo planejamento necessita de uma análise minuciosa do mercado, mesmo que você já tenha um restaurante e que ele seja cinco estrelas.

É preciso que todo gestor se atualize periodicamente sobre o que está acontecendo no setor, se existe alguma tendência para a retenção de clientes, um novo sistema ou software para restaurantes que pode facilitar e otimizar os processos internos e até mesmo mudanças demográficas.

A constante mudança que ocorre socialmente pede adaptação e você tem que estar preparado para isso!

Agora que você já tem todas as informações que precisa saber sobre o assunto, nós separamos uma inspiração para você. Ficou curioso? Vem conferir com a gente!

Exemplo de planejamento tático para um restaurante

Exemplo planejamento tático restaurante

A análise SWOT ou FOFA, como é conhecida no Brasil, é o primeiro passo para realizar um bom planejamento tático para o seu restaurante. Exatamente por ser uma estratégia simples e acessível, ela é utilizada como base para a gestão de diversos negócios.

Criada por Albert Humphrey, a análise SWOT é separada pelas seguintes categorias:

  • Strengths (forças): são basicamente as vantagens internas da empresa, ou seja, o que diferencia você do seu concorrente.
  • Weaknesses (fraquezas): são as desvantagens internas que o seu negócio possui, também em relação ao seu concorrente.
  • Opportunities (oportunidades): aqui estão todos os aspectos positivos externos que você não controla, mas que podem fortalecer você e potencializar as vantagens da sua empresa.
  • Threats (ameaças): são consideradas ameaças todos os aspectos negativos que podem colocar a competitividade do seu negócio em risco.

Esse método permite que a tomada de decisão seja mais assertiva e que erros sejam reduzidos na hora de dar novos passos, como fazer lançamentos e criar outras iniciativas para o seu restaurante.

Se inspire para implementar esse tipo de análise flexível e que vai auxiliar o seu negócio em vários aspectos. Bons negócios!

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