6 truques para a sua pastelaria gourmet ser um sucesso

Pensando em abrir uma pastelaria gourmet? Plano financeiro, identificação do público e divulgação fazem parte da estratégia. Saiba mais neste artigo!

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Imagem de uma mulher sorrindo em uma cozinha. Ela usa uma dolmã e chapéu de chefe de cozinha.

Para abrir uma pastelaria gourmet e atrair muitos clientes, você precisa fazer um bom planejamento financeiro e pensar bem na localização e nos meios de divulgação do negócio, dentre outras estratégias.

E, especificamente em relação aos custos, é importante você saber também que eles podem variar conforme a modalidade de atendimento escolhida (presencial, take away e/ou delivery), a quantidade de funcionários, os insumos para a produção dos pastéis e os equipamentos necessários.

Quer entender detalhes e muito mais? Continue a leitura!

O que é uma pastelaria gourmet?

Uma pastelaria gourmet é um negócio que vende, ao seu público-alvo, pastéis feitos com ingredientes selecionados e, às vezes, até preparados com diferentes técnicas. Em muitos casos, esse tipo de negócio também se torna reconhecido como um restaurante instagramável pela maneira como serve as receitas.

Então, enquanto um pastel recheado com carne moída ou queijo é comum em estabelecimentos tradicionais, numa pastelaria gourmet, é possível encontrar a mesma alternativa, mas com carne de patinho moída ou com queijo da Canastra no recheio, bem como opções mais sofisticadas, a exemplo das de camarão com catupiry e de queijo brie com geleia de pimenta.

Os equipamentos para um tipo de restaurante ou o outro nem sempre diferem, mas não dá para dizer o mesmo dos insumos!

E o que é preciso para começar a vender pastel gourmet?

Quem opta por apostar na gourmetização do pastel – no melhor sentido da expressão! –, precisa providenciar equipamentos de cozinha e mobiliário adequados, além de um registro da empresa junto à prefeitura da cidade, somado a todas as licenças necessárias para o funcionamento.

Inclusive, será fundamental ter um planejamento financeiro bem pensadinho, que considere os custos de produção e divulgação da pastelaria, dentre outros!

Mais exigências e recursos variam de acordo com o modelo de empreendimento, mas, para ficarem mais claras quais devem ser as suas preocupações iniciais, confira a listagem abaixo.

  • Mobiliário a infraestrutura adequados para atendimento presencial ou delivery
  • Equipamentos como os listados em outro artigo do blog da Abrahão Goomer que ensina como montar uma pastelaria
  • Insumos de qualidade e adequados às receitas
  • Registro da empresa e alvará de funcionamento
  • Equipe de funcionários, como chef de cozinha, atendentes e auxiliares de limpeza
  • Embalagens, louças e talheres
  • Produtos de limpeza
  • Equipamentos de proteção individual (EPIs para cozinha) e uniformes para os funcionários no geral
  • Sistemas de gestão de estoque e atendimento, bem como um cardápio digital específico para delivery se a alternativa for o atendimento dos clientes à distância

Sem mencionar o registro adequado dos colaboradores, o marketing e a divulgação, por exemplo, fatores a considerar no seu planejamento financeiro e na estruturação do seu negócio como um todo.

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Como montar uma pastelaria gourmet? 6 dicas valiosas

Uma coisa leva à outra, e estas seis diferentes orientações, reunidas, vão resultar na abertura de uma pastelaria gourmet de sucesso. Quer ver?!

1. Elabore um bom plano financeiro

Antes de pensar em abrir o seu negócio e muito menos de pensar em decoração da pastelaria e outros aspectos técnicos que virão a seguir, você precisa elaborar um plano financeiro detalhado.

Isso significa calcular quanto custa abrir o restaurante que você quer ter e, portanto, entender os custos iniciais, fixos e emergenciais do espaço e do funcionamento, como aqueles com aluguel, aquisição de equipamentos, compra de insumos, pagamento do pessoal, divulgação etc.

Levar em conta uma reserva de emergência no seu plano também é importante, principalmente para você lidar com os imprevistos e desafios financeiros comuns a qualquer empreendimento durante os primeiros meses de operação.

2. Identifique o seu público-alvo

Muitos especialistas recomendam a aplicação de uma pesquisa de mercado – também antes das movimentações para transformar a pastelaria numa realidade –, feita com o objetivo de identificar quem são os potenciais clientes do seu negócio e quais são seus hábitos de consumo, suas preferências e necessidades.

Essa pesquisa pode ser simples e breve, sem a necessidade de formulários longos, mas precisa existir!

Você pode, por exemplo, criar uma enquete nas redes sociais com perguntas sobre preferências de sabores, sugestões de cardápio, frequência de consumo e assim por diante, ou conversar com quem passar pela rua nos arredores de onde deverá ser inaugurado o seu negócio. E, por falar nisso…

3. Escolha uma localização estratégica

Escolher o ponto comercial de uma pastelaria gourmet não é tarefa fácil, e depende da avaliação de alguns critérios, incluindo, por exemplo:

  • infraestrutura do lugar que você pretende alugar ou comprar e necessidade de reforma/adequação; e
  • facilidade de acesso a pé, de carro e através de transporte público.

Atenção: se você pretende oferecer atendimento presencial, opte por ficar perto de centros comerciais, universidades ou áreas residenciais. Além disso, considere a acessibilidade e disponibilidade de estacionamento para os clientes.

4. Invista em ingredientes de qualidade

Um dos diferenciais de uma pastelaria gourmet é o uso de ingredientes selecionados e de alta qualidade, como farinha de trigo especial, recheios frescos e naturais e óleo de boa procedência, sempre limpo, para o momento da fritura, então, a dica fala por si só, né?

Orientação extra: cultive relacionamentos com os fornecedores se você quiser, além de comprar insumos de qualidade, fazer negociações vantajosas para o seu bolso!

5. Capacite e atualize a sua equipe

De nada adianta comprar matéria-prima de qualidade se o pessoal que produz e frita os pastéis não souber aproveitar os ingredientes da melhor forma possível, por isso, invista em treinamentos on-line ou presenciais para ajudar sua equipe a aprender novas técnicas ou aperfeiçoar as já existentes.

Faça isso antes da abertura, mas também periodicamente quando o estabelecimento já estiver funcionando.

6. Capriche na divulgação

Finalmente, depois que as coisas começarem a caminhar por aí, dê um empurrãozinho rumo ao sucesso, publicando fotos e vídeos saborosos nas redes sociais, firmando parcerias com influenciadores, oferecendo degustações em eventos da comunidade ou investindo em outros tipos de ações de marketing e até buscando maneiras de fazer o restaurante crescer pelo WhatsApp!

Tudo isso é capricho na divulgação.

Para as redes sociais e o próprio app de mensagens, crie conteúdos visualmente atrativos e busque maneiras de ressaltar os diferenciais da sua pastelaria gourmet.

Use e abuse de gatilhos ligados aos hábitos de consumo das pessoas do food service e adicione, às mensagens ou legendas das publicações, um link do seu cardápio digital para os clientes visualizarem os produtos e fazerem o pedido de forma prática e rápida!

E nem precisa considerar esse link nos seus custos iniciais se não quiser, viu? Dá para começar usufruindo do recurso de graça e, aos poucos, ir experimentando seus outros recursos se você achar melhor assim.

Qual o custo para abrir uma pastelaria gourmet?

O custo para abrir a sua pastelaria vai variar de acordo com as suas escolhas e decisões sobre atendimento, localização, reformas, decoração, equipamentos, fornecedores, contratação de pessoal e infraestrutura, mas deve ficar entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, considerando os gastos iniciais.

Um negócio com foco em delivery, no qual você mesmo(a) atue à frente da cozinha, pode ter valores menores considerados nesse investimento de abertura, porque as despesas vão se concentrar, principalmente, em equipamentos de cozinha, insumos e estratégias de divulgação.

Nesse caso, considere gastar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil.

Aproveite as dicas apresentadas neste artigo para dar os primeiros passos na prática, direcionando o seu dinheiro do jeito certo, e continue acompanhando as novidades do blog para ter ainda mais sucesso nessa nova jornada!

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