Novos consumidores: como atender os jovens nascidos após o ano 2000 em seu restaurante

Você sabe quem é o novo consumidor de bares e restaurantes? Saiba mais sobre os consumidores millennials que estão tomando conta do seu estabelecimento!

Compartilhe

Você já ouviu a expressão millennial? Ela tem sido bastante utilizada para falar dos jovens nascidos após o ano 2000, mas os millennials são considerados os jovens adultos com idades entre 18 e 30 anos.  Essa geração é caracterizada por ser bastante ligada à tecnologia e redes sociais, assim como por serem socialmente responsáveis, bastante conectados com questões político-sociais e ambientais.

Atualmente, esses jovens representam uma grande parcela da população economicamente ativa e eles estão cada vez mais interessados em sair para locais únicos e diferentes para fazer uma refeição fora de casa. Você, como dono de restaurante só pode ficar feliz com essa notícia, certo? Quanto mais clientes, melhor! Contudo, esse é um público bastante exigente e o seu restaurante precisará de algumas adaptações para atrair e manter essa nova clientela em meio a tantos outros restaurantes.

Existem diversos motivos pelos quais é uma vantagem atrair esses jovens consumidores para o seu restaurante. Por exemplo:

  • Eles postam tudo nas redes sociais! Com um bom atendimento, você estará ganhando um cliente e um meio de divulgação.
  • Esse jovens têm a tendência de sair em grandes grupos, logo, será uma maneira de aumentar a lucratividade do seu negócio.

Para agradar a esse público, você precisará focar em um ambiente que se utilize da tecnologia, mas que ainda permita a interação social entre os jovens e uma experiência culinária especial. Esse é o seu ponto-chave. Continue lendo para conferir as dicas de como atender os consumidores millennials no seu restaurante!

Tecnologia

consumidores millennials

Mais uma vez vamos frisar nesse ponto: invista em tecnologia dentro do seu restaurante. Forneça mesas próximas a tomadas para carregar os celulares e ofereça Wi-Fi gratuito. Mas certifique-se de aproveitar essa oportunidade e liberar o uso do Wi-Fi em troca de um check-in no Facebook!

Você também pode oferecer descontos e cupons através das redes sociais e para os clientes que fizerem check-in no seu restaurante no momento da compra.

Além disso:

Utilize um sistema para restaurantes que facilite a vida de todos, e mantenha um site, as redes sociais ou ainda um aplicativo atualizado. Muitos desses consumidores millennials gostam de checar o cardápio antes mesmo de sair de casa, assim eles já terão uma ideia do que esperar e do que querer consumir ao chegar no estabelecimento.

Lembre-se também de que consumidores jovens já estão mais abertos à tecnologias inovadoras, então investir em cardápio digital ou totens de autoatendimento podem trazer um diferencial ao seu restaurante.

Personalidade e customização

Os jovens millennials dão bastante importância às histórias por trás dos produtos, então você pode tirar um tempinho para contar de maneira divertida e simples um pouco de como o seu restaurante começou, como surgiu a ideia de negócio e sobre até mesmo sobre os pratos servidos. Não tenha medo de ser criativo, os consumidores millennials irão adorar!

E assim como eles adoram a história, eles também adoram a possibilidade de customização!

Se o seu restaurante já oferece opções customizáveis, você já está um passo à frente. Caso contrário, comece a fazer um brainstorm para descobrir a melhor maneira de adaptar o seu estabelecimento de maneira que seja possível oferecer a criação de pratos mais personalizados.

Pode ser usando uma combinação de aperitivos, possibilitando a troca de acompanhamentos do prato principal, ou mesmo viabilizando a escolha de ingredientes utilizados na montagem do prato. Claro que tudo isso irá depender do tipo de comida que você serve, então pense bem para não acabar complicando o trabalho dos seus funcionários também.

Sustentabilidade e ações sociais

Podemos afirmar sem dúvida alguma que o novo consumidor dos bares e restaurantes hoje em dia (ou seja, os jovens entre 18 e 30 anos) estão mais ligados do que nunca em questões sociais e de sustentabilidade. Isso com certeza será um incentivo para que você invista em ações com fundo social e tenha um foco na sustentabilidade para o seu restaurante.

Você pode fazer isso com iniciativas do tipo: a cada refeição comprada, uma parte do lucro será doada para alguma instituição de pessoas em vulnerabilidade social, ou alguma outra causa social. As redes sociais serão uma boa forma de divulgação para essas ações, assim como para disponibilizar maiores informações acerca de cada causa social escolhida!

Em se tratando do foco na sustentabilidade, você pode começar eliminando materiais descartáveis como copos e canudos de plástico e disponibilizando copos reutilizáveis, canudos de vidro, bambu, papel, etc.

Mas ainda mais do que isso,

Você também pode aproveitar para se utilizar das produções locais e mostrar isso no seu cardápio - ao comprar ovos, verduras e legumes de uma fazendo local, por exemplo. Às vezes pode sair mais caro, sim, mas os consumidores millennial irão adorar e desembolsar esse valor sem pensar duas vezes!

Alimentação saudável

o novo consumidor

Outra vantagem de comprar produções locais é que os jovens dessa geração estão mais ligados em questões de alimentação saudável do que todas as gerações anteriores. A sua nova clientela ficará bastante satisfeita com o serviço oferecido se você investir nessas opções:

  • Alimentos orgânicos
  • Grandes quantidades de proteínas nas receitas
  • Vegetais à vontade

Mas não se deixe enganar, apesar desse fator, os jovens ainda gostam de comer algumas besteiras ocasionalmente. Então não se livre dos pratos que se aproximam de junk foods, apenas certifique-se de adicionar as alternativas mais saudáveis também. A variedade é importante nesses momentos!

Ambientação

Se tem algo que os jovens estão curtindo muito hoje em dia são os restaurantes que oferecem um espaço amplo e aberto para a socialização. Apesar de muito ligados à tecnologia em seus celulares, esse público gosta de um espaço onde todos possam manter uma conversa agradável com seus amigos.

E outra coisa:

Eles adoram bares e restaurantes que oferecem jogos de cartas e tabuleiro para passar a noite! Se você investir em noites competitivas dos mais variados jogos uma vez por semana ou por mês, isso com certeza será uma maneira de atrair e manter os clientes fiéis!

Aqui ainda tem outra vantagem para você: um cartão de fidelidade com descontos especiais para quem participar dessas noites é também um bônus para garantir um aumento no seu faturamento!

Cause uma (boa) impressão

É preciso ressaltar aqui que se você focar em todas as outras dicas acima, essa dica final irá se realizar sozinha. Mas ainda assim, ela merecia estar na lista para você entender a importância de causar uma boa impressão nos jovens consumidores millennials. Ao oferecer diferenciais e utilizar as redes sociais para se comunicar com o cliente de maneira leve e divertida, você estará fazendo um ótimo canal de marketing e causando a melhor impressão possível.

Compartilhar os pratos servidos e as histórias por trás desse fará com que o seu restaurante valha a pena de ser compartilhado e bem falado através das redes sociais. Além disso, cada pessoa nova que fica sabendo do seu restaurante via internet provavelmente irá querer pesquisar sobre, então é indispensável manter a presença online! Ainda melhor se você conseguir manter essa presença e também realizar chamadas convidativas para visitar o local.

Você já se sente preparado para começar a investir no seu restaurante e transformá-lo em um ponto de referencial para os consumidores millennials? Se você seguir essas dicas, com certeza terá sucesso. Porém, lembre-se que as coisas não acontecem do dia pra noite, talvez levem semanas para você conseguir ver os resultados efetivos das mudanças realizadas. Seja paciente e continue trabalhando em direção ao sucesso!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais