Lucratividade de hamburgueria: qual é e como calcular?

Quer um panorama da lucratividade de hamburguerias para inspirar a gestão do seu negócio? Trouxemos dados quentinhos para você e, como nosso serviço é de primeira, reunimos as melhores dicas para aumentar seus lucros com muita praticidade!

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Lucratividade hamburgueria

Tá precisando de uma luz pra saber se a lucratividade da sua hamburgueria satisfaz as expectativas para um negócio tão concorrido? Pense que os lucros do nicho podem variar muito, indo de R$ 5 mil até R$ 450 mil por mês e, a partir daí, faça os cálculos.

Tudo depende do tamanho do seu estabelecimento, da quantidade e da sofisticação dos itens no seu cardápio e, claro, da localização do espaço e se você oferece ou não serviços como delivery e take away, entre outros fatores.

Mas não vamos deixar você na mão e simplesmente jogar a informação e correr!

Vem conversar sobre lucros esperados e dar uma olhada em modelos de negócio que estão fazendo sucesso no setor para entender melhor o quanto rende uma hamburgueria bem cuidada!

E, como nossa meta é oferecer toda a ajuda possível para valorizar sua marca, deixamos várias dicas no final deste artigo pensando em aumentar efetivamente sua lucratividade, mesmo que você não possa ampliar seu food service ou mudar de endereço.

Quando o faturamento aumentar depois da leitura, manda um combo de presente para nossa equipe e estaremos quites!

É lucrativo abrir uma hamburgueria?

A resposta direta para essa pergunta é sim! Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o setor registrou alta em 2022. O dado aponta que quase ⅔ dos mais de 1.700 empreendimentos consultados tiveram um desempenho melhor do que em 2021.

Para ter um panorama desse crescimento, o que acha de acompanhar com a gente o case de sucesso da hamburgueria "Bob Beef", no Rio de Janeiro?

Bob Beef – exemplo de lucratividade em hamburgueria

A Bob Beef é um empreendimento do baiano Samir Almeida, que começou do zero na capital carioca em 2015 e, em 2020, já tinha quatro cozinhas ao redor da cidade, rendendo R$ 450 mil por mês para o gestor.

Samir faturou muito apostando no delivery de hambúrguer e nos modelos de dark kitchen e surfando no hype dos hambúrgueres gourmet depois de ter tentado empreender com delivery de pastéis e de ter mantido uma Bob Beef física por um ano na Tijuca.

Após fechar a unidade, o empreendedor passou a se concentrar só nas entregas, fechando uma parceria com o iFood, além de manter um app próprio para pedidos.

Segundo ele, a Bob Beef atende, hoje, cerca de 5 mil pedidos por mês, com uma crescente de vendas de 15% a 20% registrada durante a pandemia, o que mostrou que o empreendimento é saudável a ponto de conseguir lucrar mesmo em momentos de crise.

Legal, né? Agora, com esses números em mente, você consegue arriscar qual seria o lucro ideal de uma hamburgueria?

Qual o lucro ideal de uma hamburgueria?

O lucro considerado ideal para uma hamburgueria, seja qual for seu tamanho, deve ser suficiente para cobrir os custos de produção – considerando custos indiretos e diretos – com sobra.

A sobra é direcionada para reinvestimentos no período seguinte ao calculado ou para criação de uma reserva que ajude a reduzir danos com imprevistos.

Para termos uma ideia mais clara de um valor ideal, vamos focar nos números mensais prometidos por algumas das franquias de hambúrguer mais famosas.

Lucro mensal de hamburguerias franqueadas

Confira abaixo o lucro médio mensal de quatro marcas de hambúrguer com boa projeção no setor, além dos valores necessários para se investir na marca, do payback (tempo médio para obter o devido retorno) e de mais alguns dados bem relevantes.

Bob's

Como outras gigantes do fast-food multinacional, o Bob's dispensa apresentações e segue sendo uma opção muito segura para quem quer iniciar no ramo sem correr grandes riscos. Já que a marca tem lojas de diferentes formatos, vamos nos concentrar nas lojas de rua para comparativos.

São:

  • mais de 1.100 unidades no Brasil;
  • R$ 180 mil de faturamento médio mensal;
  • 10 a 15% de lucro médio líquido;
  • R$ 2,1 milhões de faturamento médio anual;
  • R$ 1,2 milhões de investimento inicial; e
  • 32 a 40 meses de payback.

Vale?

Ex-Touro

Hamburgueria da Zona Norte carioca especializada em blends com cortes de angus, começou como um açougue de carnes nobres em 2015 e virou uma franquia de peso em 2020. A Ex-Touro tem, atualmente, 41 unidades e promete para franqueados:

  • R$ 200 mil de faturamento médio mensal;
  • 10 a 15% de lucro médio líquido;
  • R$ 2,5 milhões de faturamento médio anual;
  • R$ 180 mil de investimento inicial; e
  • 12 a 18 meses de payback.

Vá percebendo que alguns padrões se repetem, enquanto outros diferem bastante.

O Burguês

Criada em 2017 e transformada em franquia em 2018, "O Burguês" é uma hamburgueria focada em delivery e conta com app e equipe de entrega própria. Ela tem 92 unidades espalhadas pelo Brasil, com:

  • R$ 250 mil de faturamento médio mensal;
  • 15% de lucro médio líquido;
  • R$ 3 milhões de faturamento anual;
  • R$ 255 mil de investimento inicial; e
  • 12 a 14 meses de payback.

Seus donos também administram a pizzaria "O Fornês" e a própria "Ex-Touro", mencionada anteriormente.

Bom Beef Burgers

A Bom Beef também é uma hamburgueria que se originou de um açougue com projeção nacional, mas, no contexto da pandemia, colocou em prática a ideia de trabalhar com delivery. Depois, virou loja física e, em seguida, abriu espaço para franquias pelo tamanho do sucesso.

Hoje, ela tem 17 unidades e propõe aos franqueados:

  • R$ 500 mil de faturamento médio mensal;
  • 20 a 25% de lucro médio líquido;
  • R$ 6 milhões de faturamento médio anual;
  • R$ 950 mil de investimento inicial; e
  • 15 meses de payback.

Os números do faturamento médio mensal são bem atrativos, vamos combinar! Mas a informação essencial para determinar o sucesso do seu empreendimento é o lucro médio, também conhecido como margem de lucro. Não esqueça disso!

Considerando que uma hamburgueria orgânica – não franqueada – pode demorar mais para apresentar um faturamento tão satisfatório, a margem de lucro dessas marcas serve apenas como uma base para o seu empreendimento.

Margem de lucro de hamburgueria: o que é e como calcular?

A margem de lucro é um dado que vai ajudar você a medir a rentabilidade do seu empreendimento ou, falando de um jeito mais direto, é a porcentagem de lucro que você consegue obter sobre a venda dos seus produtos.

Margem de lucro = (lucro bruto de determinado período ÷
total de receitas do mesmo período) x 100

Para fazer o cálculo com precisão, você precisa ter controle sobre todas as variáveis do seu empreendimento, incluindo receitas totais, lucro bruto, custos e outras despesas eventuais.

Calcule a margem de lucro seguindo os passos explicados a seguir.

  1. Descubra qual foi o seu lucro bruto em determinado período. Para isso, some todos os ganhos e subtraia deles os custos operacionais diretos e indiretos, emergenciais e fixos.
  2. Então, pegue o valor do lucro bruto e divida-o pelo total de receitas. Depois, multiplique o resultado por 100.
  3. Aí está o resultado que você procura!

Imagine que sua hamburgueria tenha, em um mês, um total de receitas de R$ 250 mil, além de um custo operacional de R$ 180 mil. Seu lucro bruto neste tempo seria igual a R$ 70.000.

Lucro bruto = total de receitas - total de custos operacionais

Sua margem de lucro ficaria assim: (70.000 ÷ 250.000) x 100 = 28%. Um número muito razoável, por sinal!

Como melhorar a lucratividade de hamburgueria?

Dá para aumentar sua lucratividade – sem mexer na estrutura – fidelizando clientes, investindo em ferramentas digitais e investindo em um up no visual da sua marca, aproveitando a exposição em redes sociais como o Instagram.

Tudo isso, mesmo que você conte com uma equipe e um espaço pequenos, mas desde que sobre força de vontade!

Mostramos em tópicos como cada um desses recursos pode funcionar e efetivamente aumentar sua lucratividade.

1.  Trabalhe com um sistema de delivery

Se sua hamburgueria ainda não conta com um sistema de delivery, é bom se planejar para investir na modalidade. Você pode fechar contrato com as marcas de entregas via app conhecidas no mercado ou até investir num sistema próprio.

Só não deixe esse aspecto de lado! A ABRASEL apontou, em 2022, um crescimento de 20% no delivery, comparando os números com os de 2021, e cravou: depois da pandemia, pedir comida por app virou hábito de 66,1% dos brasileiros.

2.  Estude estratégias para fidelizar clientes

Uma informação vital que, inclusive, aparece sempre aqui no blog é a de que conquistar um cliente novo custa cinco vezes mais do que manter um cliente habitual. Então, estude estratégias para agarrar o consumidor de uma vez por todas e implemente-as!

A gente até fez um outro artigo com ótimas recomendações para fidelizar clientes em restaurantes, se você quiser conferir. Aqui, nós listamos duas dicas eficientes e fáceis de implementar, especialmente se seu estabelecimento for pequeno.

Capriche no pós-vendas

Prestar um bom atendimento é básico e, para cativar o cliente, você precisa ir além. Dedique-se a ele, certificando-se de que ele foi bem atendido e ficou satisfeito com sua marca, com o hambúrguer e com o serviço prestado do início ao fim.

Essa é a principal recomendação dada por Salmir Almeida, o nome à frente da Bob Beef – que trouxemos como case lá em cima – em entrevista à revista PEGN. Dá uma olhada no que o empreendedor falou:

“Uma coisa que fez a diferença foi o pós-venda. Ter proximidade com o cliente é um ponto-chave.”

Além do pós-vendas, aposte em reserva de mesas virtuais se tiver espaço físico.

Aposte em um sistema de reserva de mesas

Essa é uma estratégia prática que usa uma ferramenta digital para aproveitar melhor o espaço da sua hamburgueria, permitindo a você distribuir melhor o seu público nos dias de menor movimento e organizar a casa quando o bicho pega.

Um app de gestão de filas ajuda a manter o ritmo e contribui para o bem-estar do consumidor, que não precisa esperar na fila para pegar uma mesa ou pode optar por aparecer só quando chegar a sua vez.

Ele também reúne dados do freguês que você pode usar para cativá-lo, oferecendo promoções e vantagens.

3.  Invista num cardápio digital bonito e eficiente

Por falar em chamar a atenção do cliente contando com a ajuda da tecnologia, um dos melhores jeitos de se fazer isso é dando a ele o conforto e a facilidade necessários para pedir e pagar pelo lanche e curtir o momento sem se preocupar com esperar o garçom.

Usar um cardápio digital no seu estabelecimento, que transmita os pedidos direto para a cozinha e aceite pagamentos via app sem o consumidor sair da mesa, é o detalhe que transforma um visitante ocasional em habitual.

Sem contar que os cardápios digitais mais modernos aliam recursos ainda mais refinados para aumentar sua lucratividade. Vai uma inteligência de mesa aí?

4.  Implemente um sistema de gestão com suporte de IA

Você sabe o que é inteligência de mesa? Tendência que funciona muito bem em qualquer nicho de food service, ela é um recurso que usa a inteligência artificial (IA) para mapear os perfis do seu público e dar a ele sugestões de consumo que aumentam o ticket médio por mesa.

Assim como gerenciadores de reserva, sistemas de gestão digitais com inteligência de mesa são ótimos para você obter relatórios – na tela do PC ou do smartphone – que podem guiar as decisões relacionadas ao empreendimento.

5.  Dê um up no perfil da sua hamburgueria nas redes sociais

Todo mundo – ou quase – não vive mais longe das redes e do celular e isso pode ser um triunfo para quem tem hamburgueria.

Invista no fortalecimento da sua marca em espaços online, especialmente aqueles que são baseados em imagens e vídeos, como o Instagram. Aprenda a usá-lo para os negócios! Capriche nos posts diários, faça reels temáticos para destacar promoções ou algum produto especial.

Que tal deixar todo mundo com água na boca postando uma foto daquele hambúrguer gourmet elaborado que é estrela do seu menu?

Dá para aproveitar também as ferramentas para criar anúncios dentro da plataforma. Pode parecer pouco, mas quem investe em marketing digital sabe que essa é uma estratégia que não pesa tanto no bolso e dá muito resultado.

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6.  Tenha um cantinho instagramável no seu espaço

Para fechar, ainda falando sobre o "Insta", uma jogada que alia os ganhos do marketing tradicional e digital é ter uma fachada ou um cantinho do seu estabelecimento bem decorado para as fotinhos de praxe do rolê.

A gente sabe que sair e comer hambúrguer não é apenas um hábito alimentar, mas também cultural e, quando vamos em um lugar bonito e aconchegante, gostamos de compartilhar nas redes, especialmente se estamos entre amigos, com o mozão ou as crianças.

Então, use isso a seu favor, atraia mais clientes criando um cantinho para restaurante que seja instagramável e colha os ótimos frutos do engajamento!

Gostou das dicas? Saiba que a nossa equipe torce pelo sucesso da sua casa e que cada um de nós deseja a você que venham mais e mais lucros por aí. Conte com a gente sempre para tirar outras dúvidas e ajudar no seu crescimento.

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Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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