Lista de compras para hamburgueria: o que não pode faltar?

Alface, tomate, carne, pão, chapa, cadeiras… Quanta coisa! Para não correr o risco de esquecer alguma coisa, dê uma olhada nesta lista de compras para hamburgueria!

Compartilhe

Cozinheiro em cozinha com equipamentos de hamburgueria ao fundo, no foco da foto um hambúrguer gourmet

Equipamentos e utensílios de cozinha, ingredientes para preparar os lanches, embalagens apropriadas e itens de decoração fazem parte de uma lista de compras para hamburgueria completa.

Gerir um negócio requer tempo, dinheiro, paciência e bastante organização, além dos tradicionais processos burocráticos e, com tanta coisa para fazer, pode ser que você esqueça de algumas coisas bem simples que precisam ser compradas e que são mega importantes para as operações do dia a dia.

Ainda bem que existe este artigo para ajudar, não é mesmo?

O que preciso comprar para uma hamburgueria?

Seja para o dia a dia operacional ou para o grande dia da inauguração, você não pode esquecer dos ingredientes que serão usados nas refeições, das embalagens, de utensílios para os clientes e equipamento profissional para sua equipe de cozinha.

1.  Ingredientes dos lanches

Por mais que seja óbvio, você pode esquecer de comprar um ou outro ingrediente em meio à correria da rotina, por isso, não deixe de listar todo o cardápio de hambúrguer do estabelecimento e fazer um catálogo fixo com todos os insumos que vai precisar, além de incluir insumos sazonais, se for o caso.

Desde o pão e a carne até algo simples, como o sal, tudo precisa estar listado junto com as quantidades para que nada seja esquecido na hora de comprar nos supermercados atacadistas – que costumam vender produtos em grande quantidade para food services por valores mais em conta – ou encomendar com os fornecedores.

2.  Utensílios para o salão e/ou para o delivery

Garfos, facas, copos, pratos, condimentos, embalagens e guardanapos são itens mega importantes que serão usados pelos seus clientes.

Dependendo de como você vai montar a sua hamburgueria, dá para escolher marcas um pouco mais baratas, mas que façam sentido para a proposta do negócio, ou investir naquelas que são mais carinhas, mas que têm maior valor agregado ao produto.

Pense sempre em quem vai entrar pela sua porta e qual seria a expectativa da pessoa ao comer no restaurante, fechou?

3.  Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Os principais EPIs para cozinha que você deve disponibilizar aos seus funcionários são uniformes adequados para garçons e cozinheiros, sapatos de segurança, máscara de proteção, aventais, luvas de proteção e toucas.

Eles servem para proteger tanto o funcionário de queimaduras ou outros acidentes de trabalho quanto para garantir que nenhum fio de cabelo apareça misteriosamente no pedido do cliente, por exemplo.

Manter esses equipamentos na sua lista de compras periódicas é obrigação, viu? Food services que não disponibilizam EPIs para suas equipes correm sérios riscos de sofrer sanções da Vigilância Sanitária.

4.  Equipamentos para uso diário

Bandeja para levar os pratos, notebook e um sistema de gestão para fazer o controle e fechamento dos pedidos e maquininhas de cartão de crédito são itens indispensáveis para que sua equipe possa fazer um bom trabalho.

Além deles, se você quiser elevar o nível do serviço prestado, também pode apostar em cardápios digitais. Com a tecnologia, sua clientela pode pedir com maior autonomia, aproveitar o momento para escolher com calma e você pode direcionar sua equipe de salão para atividades mais estratégicas.

A boa notícia é que os itens desta categoria são de uso diário, mas a maioria deles você precisa adquirir uma vez só.

5.  Itens fundamentais para a cozinha

Potes, tábuas de cortar, panelas e espátulas são itens fundamentais para que os cozinheiros possam fazer um bom trabalho na hora de entregar uns hambúrgueres deliciosos para os consumidores do seu estabelecimento.

Inclusive, vale a pena ir mais além nesse tópico e falar de tudo o que uma cozinha precisa ter para ser funcional.

O que precisa ter na cozinha de uma hamburgueria simples?

Eletrodomésticos profissionais e móveis específicos para o preparo de refeições são indispensáveis para o seu estabelecimento, já que, sem eles, a sua equipe não consegue fazer um trabalho de qualidade.

A lista completa de equipamentos de cozinha para uma hamburgueria pequena inclui os itens destacados abaixo e, no caso de empreendimentos de maior porte, é preciso observar também outras necessidades do espaço em termos de funcionamento, limpeza e segurança.

Eletrodomésticos

Os principais eletrodomésticos que não podem faltar são:

  • fogão;
  • liquidificador;
  • mixer;
  • geladeira;
  • fritadeira a óleo;
  • chapa;
  • moedor de carne;
  • coifa;
  • exaustores; e
  • freezer.

Alguns itens são bem comuns, mas anote todos para ter certeza de que você não esqueceu nenhum deles.

Móveis

Certifique-se de que o ambiente contenha:

  • mesas de preparo – de preferência de inox;
  • ilhas refrigeradas;
  • bancadas – de preferência de inox;
  • armários;
  • balcões com cubas e pias de água quente e fria; e
  • prateleiras.

Se você busca equipamentos e utensílios para montar uma hamburgueria delivery precisa prestar uma atenção ainda maior na escolha dos móveis do espaço. Isso porque, na ausência de um espaço físico, a cozinha é onde você deve centralizar maior parte do investimento para montar um negócio.

Aí sim vai dar para dizer que sua hamburgueria está começando a ficar bonitona!

Materiais de limpeza

Não dá pra cozinhar e deixar tudo sujo depois, não é mesmo? Por isso, compre do melhor para manter sua cozinha sempre limpinha e pronta para um novo dia.

Alguns itens essenciais são:

  • desengordurante;
  • vassoura ou aspirador de pó;
  • detergente;
  • esponja de lavar louça;
  • rodo, pano e balde;
  • água sanitária;
  • desinfetante; e
  • palha de aço.

Atenção! Consulte orientações do Inmetro e da Anvisa para saber quais produtos podem e não podem entrar na cozinha da sua hamburgueria, quais podem ser usados no salão e quais devem ficar única e exclusivamente separados para a limpeza dos banheiros.

Evite problemas com a saúde dos funcionários e dos frequentadores e também com a fiscalização.

E, se você estiver montando um restaurante com um espaço físico para a galera passar bons momentos com os amigos e família, aqui vão mais algumas boas dicas!

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

O que não pode faltar numa hamburgueria? Deixe o seu espaço mais convidativo!

Para tornar sua hamburgueria mais convidativa para os clientes, você deve proporcionar mesas e cadeiras confortáveis, um balcão de atendimento montado em um local estratégico e decorações para deixar o local bem bonito.

Todos esses itens precisam casar com a identidade visual da marca que, por sua vez, precisa estar de acordo com o público-alvo da hamburgueria.

Ah, evite os “espalhanapos” – aqueles guardanapos que não limpam e só espalham a sujeira – e preocupe-se também com a forma como o lanche e os acompanhamentos e molhos chegarão embalados para a freguesia.

Isso vale tanto para entregas quanto para consumo presencial. As embalagens são acessórios que devem entrar na lista de prioridades, viu?

Quais os melhores acessórios para hamburgueria? As embalagens fazem a diferença

Embalagens de papelão reciclado e bandejas de alumínio ou metal estão entre as mais comuns e são algumas das tendências de materiais para hamburgueria, já que são biodegradáveis ou reutilizáveis.

Sem falar que esse tipo de cuidado demonstra um olhar mais carinhoso em relação à sustentabilidade no seu food service e que optar por acessórios que estão em alta pela qualidade e pelos benefícios mostra que a sua hamburgueria não compra “qualquer coisa” para dar aos clientes.

Para as entregas, certifique-se de que as embalagens de delivery mantenham o lanche quentinho até chegarem ao cliente. Esse cuidado faz toda a diferença na hora de fidelizar o público.

Ufa! Listinha pronta por aí? Agora é só tirar o cartão corporativo da carteira e correr às compras!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais