Deliway

Aprenda a fazer a limpeza de coifas e exaustores de restaurantes

Manter a coifa industrial limpa é essencial para a ventilação e segurança da cozinha. Confira o passo a passo de como higienizar o equipamento do seu restaurante.

Limpeza coifas exaustores restaurante

A coifa é responsável por mandar o ar quente para fora e voltar com ar fresco para o ambiente, mantendo o equilíbrio e a ventilação da cozinha. Em se tratando de um local de trabalho, os restaurantes precisam ter dutos rápidos e eficientes, ou seja, bem limpos, para executar sua função de forma ágil e com segurança.

Para manter a qualidade, eliminar contaminantes e odores do ar e também evitar acidentes graves, é necessário limpar a coifa e os exaustores removendo a gordura e outros restos que se acumulam nas paredes e superfícies do equipamento.

Preparamos um passo a passo que vai ajudá-lo na limpeza de coifas e exaustores de restaurantes.

Como limpar coifa de restaurante

Antes de começar a limpar a coifa, proteja todos os utensílios que ficam ao redor dela, pois água e gordura vão escorrer e podem acabar sujando outros materiais da cozinha.

Sobre a duração da limpeza: vai depender do quão suja está a coifa, quanto mais tempo você fica sem limpá-la, mais acumula gordura e mais demora para removê-la.

Uma dica que facilita a limpeza é utilizar água morna ou quente e manter uma planilha com as datas para limpeza, a qual deve ser obrigatória e que pode ser incluída no seu manual de POP para restaurante.

O produto de limpeza de coifas e exaustores utilizado deve ser um desincrustante de uso industrial, pois são mais potentes no combate a gordura, até mesmo as carbonizadas. Lembre-se de utilizar luvas e demais equipamentos de segurança como óculos protetor e máscara.

1.  Limpeza dos filtros

O primeiro passo para a limpeza é remover os filtros. Depois, deixe-os de molho em um recipiente com água morna e desengordurante. Só volte a tocá-los quando terminar todo o restante da coifa, tirando a gordura com uma esponja, enxaguando com água e secando para finalizar.

2.  Remoção da gordura no duto de ar

Raspe a camada de gordura grudada na superfície, aplique uma boa camada de água morna e desengordurante e espere alguns minutinhos. Quando a gordura começar a escorrer, enxágue utilizando uma lavadora de alta pressão.

3.  Limpeza dos exaustores do restaurante

Remova o exaustor e borrife água morna com desengordurante nele. Aguarde um tempo para que o produto aja, esfregue com uma esponja e enxágue, seguindo as instruções do fabricante. Lembre-se de respeitar o tempo correto indicado, para não haver contaminações cruzada.

4.  Limpeza da coifa

Raspe a gordura da parte interna da coifa, aplique desengordurante diluído em água morna por toda coifa (interna e externamente) e aguarde o tempo de ação. Com a lavadora de alta pressão, enxágue o equipamento por completo e seque.

5.  Inspeção da coifa

Antes de usar a coifa novamente, é importante verificar se está tudo no lugar. Confira cada item e seus encaixes, garantindo que ela vai executar plenamente a sua função quando voltar a utilizá-la na cozinha.

Por fim, se preferir, depois da limpeza você pode utilizar algum produto próprio para polir inox e finalizar a coifa, deixando-a polida, sem marcas e sem manchas.

Limpeza preventiva: qual o tempo mínimo ideal?

A ANVISA indica que cozinhas industriais realizem a limpeza da coifa a cada quatro meses e esse deveria ser o tempo para que você faça a limpeza, incluindo-a no seu manual, como citamos acima.

Cozinhas residenciais precisam fazer a limpeza a cada seis meses e outras, em geral, no período máximo de quatro meses também.

O mais indicado é a contratação de uma empresa especializada em serviços de limpezas de coifas, já que, além de utilizar produtos arriscados para a remoção da gordura, é essencial que a sua desmontagem e montagem sejam perfeitas para que não haja interferência na sua funcionalidade e você garanta a segurança.

Assim, é possível manter todo o ambiente limpo, livre de microorganismos e seguro.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário
Demostração de cardápio digital