7 estratégias para fidelizar cliente no delivery

Quer fidelizar um cliente no delivery e não sabe por onde começar? Confira sete ingredientes selecionados para traçar a melhor estratégia de fidelização no seu restaurante. Receita para o sucesso é aqui, você sabe!

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Fidelizar cliente delivery

Para fidelizar um cliente no delivery sem erro é preciso caprichar na qualidade da comida e em muitos outros aspectos: fique de olho na pontualidade e na escolha das embalagens, ofereça um plano de fidelidade e humanize as entregas com mensagens personalizadas.

Não é novidade que o food service é um mercado concorrido. Quem planeja crescer e se destacar no nicho precisa adotar estratégias para fidelizar seus clientes, de forma a manter um faturamento constante.

Este artigo está cheio de dicas quentes para ganhar o coração do consumidor e fazer com que sua marca seja a primeira a ser lembrada na hora que bater aquela fome que pede um delivery quentinho. Leia mais!

O que fazer para fidelizar um cliente de restaurante?

Para fidelizar um cliente no seu restaurante, você deve ir além da refeição. Ofereça uma experiência que deixa vontade de ser repetida e entregue vantagens que o freguês não encontra na concorrência.

Confira as sugestões abaixo e veja o que se encaixa melhor no seu modelo de negócio. Algumas ações são bem simples, outras mais elaboradas, mas todas contribuem para construir fidelidade no restaurante.

A meta é que o consumidor vá embora já pensando em voltar!

  1. Estude seu público-alvo para entender como cultivar um bom relacionamento com o cliente. Se demandas específicas surgirem ao longo do tempo, o restaurante precisa saber se ajustar para manter o cliente satisfeito com o serviço.
  2. Capriche no atendimento, criando um padrão a ser seguido na recepção do público – ajuda muito ter um fluxograma de atendimento nesse momento –, mas incentivando um contato mais próximo e em tom amigável se o cliente se mostrar à vontade com isso.
  3. Implemente um programa de fidelidade, recompensando com cashback, bebidas e outros itens do seu cardápio gratuitamente para os clientes que “batem o ponto” no lugar com frequência.

Todas as estratégias valem especialmente para o delivery, afinal, a demanda por esse serviço só cresce, representando uma fatia cada vez maior do faturamento do setor de food service.

Como fidelizar clientes de delivery?

O delivery exige muito cuidado com o que acontece fora do estabelecimento, por isso, o planejamento é essencial para garantir pontualidade, boas embalagens e planos de fidelidade, sem esquecer de dar atenção personalizada na entrega e nas redes sociais.

Outro ponto que fideliza clientes que pedem para comer no escritório ou em casa é a cordialidade, a educação e o cuidado com o pedido vindo da pessoa que o entrega, por isso, veja se vale a pena contratar motoboy próprio ou contar com um serviço de delivery menos famoso, mas mais individualizado, por exemplo.

Quer saber por onde começar? Os sete tópicos abaixo são um bom início para trabalhar estratégias de fidelização do seu público. Leia com atenção!

7 estratégias para fidelizar clientes em delivery

Confira os detalhes de cada estratégia logo abaixo e veja quais são viáveis para aplicar no seu empreendimento. Lembre-se de que elas podem ser combinadas e adaptadas à sua realidade.

1.  Entregar com pontualidade

Procure garantir que o prazo de entrega prometido pela plataforma de delivery ou combinado com o consumidor seja sempre cumprido. Poucas coisas atrapalham mais um esforço pela fidelização do cliente que uma longa e faminta espera.

Garantir uma entrega mais rápida do que a da concorrência pode ser a cereja do bolo que vai aumentar seu faturamento, principalmente porque muita gente prefere pagar um pouquinho a mais do que esperar mais tempo pela entrega de um pedido.

2.  Escolher bem as embalagens

Outro fator que irrita muito o consumidor e gera reclamações em vez de fidelização é a falta de qualidade nas embalagens usadas no transporte da comida. Para a experiência ser positiva, o lanche não pode chegar bagunçado e frio!

Escolha com cuidado as embalagens usadas nos seus pedidos. Responder algumas perguntas antes de comprá-las pode ser uma boa. Dá uma olhada!

  • O material é adequado para o tamanho do lanche?
  • A temperatura ideal será mantida para o tempo de entrega previsto?
  • A apresentação da comida vai se manter intacta?
  • A embalagem é prática para o consumidor, podendo ser levada ao forno, ao microondas ou ao freezer?

E não dá de falar em delivery sem pensar na embalagem, né? Ela desempenha um papel muito importante na qualidade da entrega, isso é fato! E ainda pode ser sua aliada na hora de dar um toque de personalidade à sua marca. Quer saber como? Se liga na próxima estratégia!

3.  Escrever mensagens na caixa

Escrever mensagens à mão nas embalagens do seu delivery é recompensador – e barato! Quem pede adora o gesto e a atitude ajuda muito a fixar sua marca na lembrança do cliente.

Você já deve ter recebido um recadinho do seu restaurante favorito que deixou seu coração quentinho, certo? Faça o mesmo pelo seu público-alvo! Aposte em mensagens para cliente delivery diretas e divertidas, como essas abaixo.

  • Seu pedido chegou! Aprecie sem moderação!
  • Preparado com amor, pois você merece!
  • O Ministério da Delícia adverte: este lanche pode deixar você viciado!
  • O cheirinho tá tão bom que o motoboy pediu um igual para ele!
  • Caprichamos mais uma vez porque amamos ter você por aqui!

Só pela atenção e cuidado especiais, já dá vontade de pedir de novo! E, por falar em dar atenção especial, não esqueça de cuidar bem do cliente também nas redes sociais do restaurante.

4.  Dar atenção aos seguidores nas redes sociais

Alguém mandou mensagem pedindo o cardápio, querendo saber até que horas o estabelecimento entrega, como é preparado o prato X ou como é transportada a bebida Y? Responda assim que possível! Você pode ganhar uma venda e um novo cliente fiel por causa da agilidade e preocupação.

Sem contar que quem pede com você e dedica uns segundinhos do momento da refeição para fazer uma foto do pedido e marcar seu empreendimento nas redes merece seu carinho e, quem sabe, até um desconto na próxima compra!

Afinal, esse é um feedback muito bem vindo e uma divulgação gratuita da sua marca que amplia muito o alcance do seu marketing, então, se puder, designe um colaborador específico para cuidar das mídias sociais do restaurante, pois o retorno é muito positivo.

Até mesmo aqueles feedbacks negativos nas redes oferecem uma oportunidade de mostrar comprometimento com a satisfação do freguês.

5.  Não ignorar os feedbacks negativos

Lidar com críticas negativas é difícil, mas você pode e deve aproveitar esse momento para evoluir como empreendedor e mostrar que seu estabelecimento está conectado com as necessidades de cada cliente.

Responda com rapidez e respeitosamente, procurando entender o problema e oferecer uma solução ou compensação que minimize o descontentamento desse consumidor, devolvendo a ele a confiança no seu trabalho.

Conseguir contornar com maestria uma situação negativa vale tanto quanto acertar tudo de primeira.

6.  Oferecer algum benefício para a próxima compra

Uma das iniciativas mais efetivas para fidelizar seu público é oferecer alguma vantagem para o próximo pedido. É como deixar uma portinha aberta para o cliente voltar! Pode ser bebida ou frete grátis, batata extra, borda recheada… O que for mais viável no seu contexto.

Analise seu estoque e receita e veja o que pode ser dado ao cliente como um mimo sem que sua receita seja brutalmente afetada.

E que tal fechar a lista com uma estratégia clássica que não falha nunca?

7.  Disponibilizar cartão fidelidade para delivery

Sabe aquele cartão com quadradinhos para carimbar a marca do estabelecimento a cada visita ou compra de um produto? Tem no barbeiro, no spa, na cancha de futebol e, claro, nos restaurantes, então, por que não no delivery? Ofereça-o, mas talvez não exatamente assim!

É preciso repensar o modelo clássico de programa de fidelidade para delivery de restaurante, já que o tradicional cartãozinho de papel precisaria ser carimbado, o que tornaria o processo pouco prático para os envolvidos – a não ser que você trabalhe com take away, por exemplo.

Imagina seu motoboy ter que andar para cima e para baixo por aí com um carimbo no bolso? A boa notícia é que existem formas mais práticas hoje em dia de oferecer esse benefício para a clientela. Continue lendo.

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Como criar cartão fidelidade no delivery?

A maneira mais prática, funcional e atrativa de ter um cartão fidelidade no delivery é adotar um sistema de fidelidade digital que permita ao cliente acessar um aplicativo direto na tela do smartphone para registrar os consumos.

Já existem vários softwares disponíveis no mercado, por isso, preste atenção na interface de cada app, pois as informações precisam ser claras e acessíveis ao usuário. Se o aplicativo permitir enviar anúncios de combos e promoções, melhor ainda!

Como funciona um cartão fidelidade digital?

O formato digital do cartão fidelidade funciona do mesmo jeitinho que o cartão tradicional: o consumidor recebe algum bônus depois de realizar um número determinado de compras no estabelecimento, mas, em vez de ter o famoso “carimbo” no papel, os dados são registrados no PC do restaurante e podem também ser acessados no celular do cliente.

No caso do delivery, cada pedido conta como um “carimbo” e o gestor deve estabelecer um valor mínimo de consumação para pontuar no cartão.

Outra opção é oferecer cashback como recompensa, que nada mais é do que oferecer parte do valor gasto “de volta” ao cliente para uso em uma próxima compra. Essa estratégia ajuda a escalar as vendas enquanto fideliza, mas é bom contratar uma empresa que ajude a administrar o benefício.

A versão digital do cartão fidelidade também permite outra facilidade para agilizar seu atendimento e encantar ainda mais no delivery: a possibilidade de ser integrada à plataforma de entregas.

Como encantar o cliente no delivery?

Usar uma boa plataforma de delivery, com interface amigável e com taxas fixas permite ao gestor cobrar preços justos, o que é um dos fatores mais relevantes para conseguir encantar e fidelizar seu público, além de entregar melhor e mais rápido todos os pedidos!

Ela pode ser vantajosa, entre outros motivos, porque difere dos apps tradicionais de delivery que cobram taxas elevadas que acabam deixando os pedidos muito caros, o que pode acabar assustando o consumidor e fazendo todos os outros esforços pela retenção do cliente irem por água abaixo.

Imagine combinar a boa comida do seu delivery com as estratégias e os benefícios que apontamos no artigo, tudo isso por um preço camarada e menor que o da concorrência? É super viável, viu.

Já tem gente por aqui querendo ser cliente fiel do seu empreendimento! Anota o pedido?

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