Como expandir cafeteria sem perder qualidade? Descubra aqui

Seu negócio está crescendo e você quer ter a certeza de administrar tudo de forma lucrativa e sustentável? Confira as oito dicas que este artigo traz e durma tranquilo(a).

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Funcionária de cafeteria sorridente segurando dois copos de café

Para expandir sua cafeteria, tenha cada passo preparado e calculado antes mesmo de reservar o local da nova unidade. O planejamento é a etapa inicial e mais importante de todo o projeto e o que vier depois vai depender dele, pode acreditar!

Aliás, você sabia que, de acordo com um estudo feito pela Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC) em 2022, o Brasil é o segundo país que mais consome a bebida, tendo produzido mais de 21 milhões de sacas em um ano? É café para todo lado.

Há espaço de sobra para você aumentar suas vendas nesse mercado sem perder a qualidade e a personalidade. Adiante, confira tudo o que donos de cafeterias precisam saber se quiserem vender mais, para mais pessoas e da melhor forma possível.

Qual a importância da expansão da rede de cafeterias? Entender isso é fundamental!

Toda e qualquer empresa precisa ter como principal objetivo o seu crescimento e expansão, e expandir, mesmo que não seja sinônimo de um crescimento radical e gigante, significa manter a marca sempre em destaque e evitar que ela caia no esquecimento do seu público-alvo.

Afinal, como sempre é dito no mercado, a empresa que não cresce acaba morrendo lentamente.

Além disso, quando uma cafeteria ultrapassa suas próprias barreiras, quem gere o estabelecimento abre um novo leque de opções para o negócio, podendo levá-lo a lugares novos, alcançar diferentes clientes e conquistar mais reconhecimento nas regiões de atuação.

E, uma vez tendo conhecimento da importância da expansão, será hora de você saber como torná-la realidade. Segue o fio.

Como expandir seu negócio de café? 8 dicas arrasadoras

Ter um plano de expansão, saber o porquê de estar fazendo cada movimento, investir em publicidade, fazer uma promoção de inauguração, firmar parcerias, contar com a ajuda do público fiel e aproveitar os bons funcionários são ótimas soluções para expandir uma cafeteria.

Leia detalhes de cada uma delas e “otras cositas más”. ⬇

1.  Tenha um plano

Parece clichê (e até é), mas é o passo principal, sem dúvida! Uma expansão precisa de muito planejamento e cuidado se você quiser garantir que ela aconteça da melhor forma possível.

Analise todos os fatores que vão implicar diretamente no sucesso da sua nova unidade ou do seu delivery, se você for expandir no sentido de vender por entrega.

Escolha um ponto comercial adequado, faça uma análise das cafeterias existentes na mesma região para saber se o seu negócio não será “engolido” pela concorrência e para oferecer diferenciais em comparação aos outros e defina um prazo máximo para a inauguração.

Só aí você vai começar qualquer tipo de reforma ou construção, tá bom? Pode ser um pontapé inicial meio cansativo, mas o bom planejamento funciona como chave para o sucesso.

2.  Saiba o porquê de estar expandindo

Não dá para expandir só porque você acha que é legal abrir uma nova unidade da sua cafeteria ou porque a primeira loja está bombando e você acredita que o mesmo vai acontecer com a segunda.

É preciso ter em mente as necessidades do seu negócio e dos consumidores, bem como os benefícios que todo mundo vai ter com esse movimento. E, por todo mundo, entenda: você também!

Por que expandir? Para receber mais pessoas em uma mesma região, para conquistar novos clientes de bairros e cidades promissores, para simplesmente aproveitar a oportunidade de abrir uma cafeteria em lugar que precisa muito, mas não tem nenhuma e por aí vai. Encontre um motivo forte.

3.  Invista em publicidade

Depois de traçar o seu plano inicial e conhecer as razões da sua expansão, o próximo passo será investir na divulgação de cada movimento feito a favor da nova abertura de loja ou do novo delivery.

Surpresa chegando. Revelação da surpresa. Contagem regressiva. Vídeo mostrando a obra. Apresentação dos primeiros itens do novo cardápio… Vale tudo! Já pensou estar fazendo todo esse esforço, mas ninguém saber dele e correr para aproveitar?

A melhor forma de investir em comunicação nesse sentido é criar expectativa no público. “Vem aí” e “prepare-se para uma grande novidade” são ótimas frases para chamar a atenção, inclusive, e você pode usá-las tanto em posts nas redes sociais quanto nas tradicionais divulgações offline.

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4.  Faça alarde sobre o começo das atividades

Somada à dica anterior, fazer uma grande festança no dia de abertura da nova unidade ou no horário do início das primeiras entregas para os clientes que estiverem em casa, talvez com aquela baita promoção, vai incentivar a maioria da galera a querer conferir o babado.

Ou vai incentivar muita gente a, pelo menos, dar aquela olhadinha nos recém-chegados no pedaço para fofocar sobre eles com a vizinhança – já que, de fofoqueiro, todo brasileiro tem um pouco, né? Como não amar este país?

E dá para convidar uns influencers locais para comer, enviar umas entregas de graça em embalagens com mensagens especiais para outros, fazer um menu degustação dos vários tipos de cafezinhos ou contratar algum artista para um show particular no estabelecimento também.

Dê um jeito de mostrar para todo mundo que você está ali!

5.  Firme parcerias com negócios locais

Outra boa forma de fazer com que o novo estabelecimento caia na boca (e nas graças) do povo é contar com a ajuda de comércios locais que já sejam bem conhecidos na região, e o pulo do gato para essa estratégia está em escolher comércios que façam sentido para o seu negócio também.

Por exemplo, você pode se associar a um estacionamento e oferecer vagas com desconto ou “trocar clientes” com um restaurante que esteja por perto e venda pratos de almoço e jantar que a sua cafeteria não venda.

Outra ideia: colocar em uma estante velas aromáticas com cheirinho de café feitas por uma boutique na mesma rua, enquanto, do lado de lá, eles dão um vale-espresso para quem comprar produtos.

6.  Conte com seu público fiel para ajudar

Sabe aquela galera que ama de coração a sua cafeteria? Eles são os “advogados da sua marca”, termo muito conhecido no marketing para fazer referências a pessoas que defendem empresas com unhas e dentes, além de sempre indicá-las para amigos e familiares, e você pode usá-los a seu favor!

Convide-os para a nova inauguração, ofereça um desconto exclusivo para eles visitarem a nova unidade, peça para eles gravarem vídeos sobre suas experiências no estabelecimento e ofereça algum produto gratuito para eles no local.

Acredite: um cliente satisfeito é a melhor propaganda não remunerada.

7.  Usufrua dos feedbacks

Ainda dentro da temática “público fiel”, usufrua das pesquisas de satisfação e dos feedbacks, mesmo que eles sejam transmitidos num papo na hora do pagamento da conta ou quando você encontrar com os fregueses no meio da rua, para levar à sua nova unidade ou ao seu novo delivery desejos que tenham sido demonstrados no decorrer dos últimos meses.

Desde que tudo fique alinhado, não tem problema nenhum fazer o caminho inverso e atender algumas expectativas no espaço novo para, em seguida, torná-las realidade na loja principal também, se você preferir tentar essa estratégia.

Experimente dar uma navegada nas avaliações escritas no Google também. Quem sabe algum insight poderoso não sai de lá, vira uma publicação instagramável e traz, além de mais seguidores para as suas redes sociais, mais consumidores para o seu negócio?

8.  Aproveite os bons funcionários que você já tem

Com tanta coisa para resolver e administrar, pelo menos no início, nada melhor do que pegar, da unidade que já está em funcionamento, aquele funcionário que tem brilho nos olhos e grande potencial para assumir a coordenação de uma nova loja ou do delivery ou aquele que vai super bem no atendimento para treinar novos contratados.

Aproveite quem veste a camisa com você, retribuindo-os de forma satisfatória para que eles aceitem a mudança com ainda mais vontade de conquistar o mundo ao seu lado.

O mais importante é encontrar uma ou mais pessoas capazes de ajudá-lo(a) a manter a mesma qualidade que você possui na unidade principal – um assunto tão importante que, inclusive, merece um tópico só para ele. Rola a tela um pouco mais!

Como manter a qualidade consistente entre as unidades antes, durante e depois da expansão?

Para manter a consistência em todas as unidades da sua cafeteria antes de começar a expandir, durante as mudanças e depois que tudo acontecer, é necessário ter procedimentos operacionais bem definidos e padrões de qualidade fixos que possam ser replicados.

Vale observar cada detalhe do seu estabelecimento sede para saber o que está dando certo e copiar, além de perceber o que pode ser melhorado e implementar mudanças a favor da evolução o quanto antes.

Desde processos na cozinha até a jornada do consumidor, passando pelos garçons, por quem faz a limpeza e até pela recepção, se você tiver uma!

E, para manter especificamente a qualidade dos produtos, tente, ao máximo, permanecer com os mesmos fornecedores para todas as unidades, compre equipamentos de cozinha iguais ou, pelo menos, parecidos, e trabalhe com as mesmas configurações na sua máquina de café, no seu forno para assar pães e por aí vai.

Assim, você garante que qualquer cliente terá a mesma experiência sempre, sem necessariamente investir rios de dinheiro o tempo todo em todos os setores do food service.

Por falar nisso, pode ser que você esteja pensando em fazer mais uma pergunta bastante comum aos empreendedores: “Quanto vai custar essa brincadeira?”. O último tópico deste artigo trata exatamente da questão financeira. Rimou.

Qual o investimento para expandir uma cafeteria?

Os custos para expandir uma cafeteria vão depender de fatores como a localização do novo estabelecimento (mesmo que seja um ponto de delivery), o tamanho do espaço, reformas e decorações no local, equipamentos, contratação de funcionários e investimentos em divulgação.

Para você ter uma estimativa um pouco mais concreta, abrir um food service especializado em café que seja pequeno e tenha estrutura mínima para funcionar custa entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, enquanto uma cafeteria mais completa e moderna pode variar sair de R$ 80 mil a R$ 300 mil.

Sem considerar a inflação.

Por essas e outras razões, é essencial que você sempre garanta um controle financeiro do seu empreendimento constantemente atualizado e, voltando ao início do artigo, saiba exatamente os motivos da expansão, certificando-se de que elas sejam verdadeiramente fortes.

Se precisar de ajuda, não deixe de falar com um contador para tirar dúvidas e analisar todas as despesas. Esqueça aquela vergonha que impede você de procurar por gestores que já tenham expandido para saber como foi a experiência deles! Trocar ideias nunca é demais.

Ah, dá uma conferida também nos outros artigos do blog da Abrahão para mais dicas de marketing e administração de negócios. Tem muita coisa por lá que pode ajudar tanto quanto. Boa sorte no processo!

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