A Fispal Food Service é um evento da indústria de alimentos e bebidas que ocorre todo ano em São Paulo, e este ano será nos dias 11 à 14 de junho. Reunindo mais de 30 mil profissionais do ramo, a Feira Fispal é um local para encontrar diversas soluções em produtos e serviços dentro da indústria alimentícia.

Dentre os setores que você encontrará na feira, é possível descobrir soluções e produtos em áreas tais como:

  • Veganos
  • Café
  • Sorvetes
  • Pizzas
  • Food service

Durante os quatro dias de evento, os donos de restaurante podem visitar todos os stands e procurar os serviços que são de maior interesse para tentar fazer parcerias que irão melhorar o seu negócio. Você já deve ter concluído dessa breve introdução que a feira Fispal é uma grande facilitadora do networking entre fornecedor e comprador, não é mesmo?

Em 2018, a equipe da OiMenu participou da feira pela primeira vez e aprendeu muito com a experiência. Podemos garantir a você que ela vale a pena e para comprovar isso, separamos aqui 5 lições valiosas que aprendemos durante a feira e que você pode aproveitar para ter uma ótima experiência esse ano!

Manter a mente aberta

Cliente foi a feira e contratou serviço de cardápio digital

Não é de surpreender que essa dica estaria na lista. Afinal, quando você vai até um evento com tantas opções de solução no mercado alimentício, você precisa ter a mente aberta para todas as novas ideias que irá encontrar!

Esqueça aqueles pensamentos de “Meu restaurante é muito pequeno para isso” ou “Isso não funcionaria para minha clientela”. Pare e escute o que os stands tem a dizer e mostrar. Pergunte à eles:

  • “Que benefícios isso trará ao meu restaurante?”
  • “Por que eu deveria investir nisso?”

Mantenha a mente aberta à novas ideias e serviços, e não deixe as novas tecnologias e inovações lhe assustarem. Às vezes, um serviço que de longe não aparenta ser a solução, pode acabar transformando seu próprio restaurante.

Mente aberta, mas focada

Você estará caminhando numa área com 320 expositores, todos querendo chamar a sua atenção de alguma forma convidativa, seja lhe oferecendo uma água ou um petisco, para entrar no stand e lhe mostrar os produtos e/ou serviços que estão oferecendo. Mesmo com 4 dias de feira, seria impossível entrar com calma em todos os stands disponíveis e prestar atenção em cada explicação. Então a dica é:

Mentalize as suas prioridades e foque primeiro nelas!

Está precisando de uma chapa nova de hambúrguer? Comece visitando a seção de fornecedores de equipamentos para cozinha.

Gostaria de olhar um novo software para seu restaurante? Olhe no mapa onde estão as principais empresas e vá primeiro nelas.

Ou seja, resolva com calma aquilo que você precisa e depois deixe o tempo restante para ver todas as outras novidades - como, por exemplo, o stand do OiMenu com a inovadora solução de cardápio digital.

Trabalhar na comunicação

Passa muita gente em todos os estandes

Para qualquer tipo de negócio, é essencial ter uma boa comunicação e claro que aqui não seria diferente. Ao participar de um evento desse tamanho e com tantos profissionais buscando melhorar seus negócios, é de extrema importância saber como se portar e como manter a clareza naquilo que está falando.

A comunicação é inevitável e vital na hora de fazer uma venda e fechar uma parceria!

Por mais que você já saiba o que está fazendo e tenha uma boa oratória, treinar e melhorar a sua comunicação nunca será demais. Ao visitar os stands, saiba apresentar o seu restaurante ou bar e, principalmente, o que você está precisando resolver. Saber como revelar a sua dor aos expositores vai ajudar você a obter as melhores soluções com clareza.

O melhor networking do setor

Imagine um local que reúne 50 mil donos de restaurantes, consultores, palestrantes e diversos especialistas do ramo de food service. Feito? Então, esse lugar é a Feira Fispal! E esse ambiente é perfeito para fazer o melhor networking possível para você e seu negócio. Nos stands, escute as demonstrações de produtos junto com outros donos de restaurantes, mas ainda mais do que isso:

  • Interaja
  • Faça perguntas em conjunto
  • Escute as respostas
  • Troque experiências e cartões de visita

É uma chance única de conversar com quem está na mesma posição que você!

A feira oferece palestras e workshops gratuitos ininterruptamente, basta escolher o assunto que desejar participar e chegar no horário. Ali você poderá interagir diretamente e conhecer especialistas de cada assunto tratado.

Saiba aproveitar

Na verdade o que queremos dizer é: aprenda e divirta-se!

Para muitas pessoas, ir numa feira pode ser sinônimo de tédio ou desperdício de tempo, pois logo imaginam horas e horas vagando por longos corredores e escutando explicações de tudo quanto é coisa que muitas vezes elas não têm interesse em saber. Porém,

Esse pensamento passa longe da realidade.

Ir na maior feira do setor alimentício certamente é um sinônimo de aprender muito enquanto se mantém entretido.

A quantidade de novos equipamentos, processos e sistemas que você vai descobrir é impressionante. Mesmo que você não vá adquirir esses produtos, estará conhecendo o que há de melhor, e, se um dia precisar, já sabe onde encontrar, com quem falar, quanto custa e como funciona.

Caminhou muito e está cansado? Não se preocupe, vá em alguma palestra ou assista aos concursos que acontecem ao vivo. Por exemplo, o de melhor pizzaiolo ou melhor bartender, garantimos que é mais emocionante do que assistir ao Masterchef do seu sofá.

Em conclusão

Um bom estante é essencial para apresentar a ferramenta que se oferece

É impressionante o quanto é possível aprender com apenas quatro dias de evento, você não acha? Todas essas coisas foram uma ótima base para nos mostrar um pouco mais de como funciona a indústria alimentícia nos mais variados países (eram mais de 30 países participando da feira!), ter ideias para inovar em nossos próprios negócios e nos preparar ainda mais para os próximos anos do evento.

Em 2019, esperamos ganhar ainda mais experiência e aprender cada vez mais sobre esse mercado que não para de crescer. Afinal, um ramo que está constantemente se atualizando como este, os novos aprendizados são sempre bem vindos. E, claro, esperamos que você nos acompanhe nessa jornada!

O que mais podemos dizer além disso? Não deixe de visitar a feira Fispal, seja para passear ou para criar novas oportunidades para o seu negócio, ela com certeza vale a pena!