14 dicas de restaurantes para o seu food service crescer

Chegar no fim de cada mês com um bom lucro é o objetivo de 10 em cada 10 donos de food service e algumas dicas de restaurantes que têm um bom ticket médio podem ajudar! Confira!

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Um casal escolhendo o que irão comer

As principais dicas de restaurante para fazer seu estabelecimento lucrar muito incluem cuidar da organização interna, elaborar um plano de negócios, capacitar a equipe e manter o ambiente sempre limpo.

Você também pode investir em vendas por aplicativo delivery e soluções digitais para o cardápio, além de inovar na decoração do espaço físico do estabelecimento e transformá-lo em um local pet friendly ou ideal para crianças e famílias.

Essas são apenas algumas das 14 ideias que você vai encontrar neste artigo. Cada uma explora potenciais diferentes, que, muitas vezes, não são lembrados como fonte de lucro.

E, quando essa palavra entra em cena, a primeira ideia que vem em mente é vender mais ou ter uma margem de ganho maior, mas você vai ver, neste conteúdo, que existem outras vias também para aumentar a rentabilidade.

A qualidade do seu serviço e a maneira que a sua equipe trabalha têm um impacto muito grande no balanço de cada mês, e prestar mais atenção a esses detalhes pode ser a virada de chave necessária para alavancar suas vendas.

O que um restaurante precisa ter para lucrar mais?

Um restaurante que já quer começar as operações ou o mês com o pé direito e garantir cada vez mais lucro precisa ter um plano de negócios, precificar seus pratos corretamente, manter uma equipe bem treinada, cuidar da limpeza e manutenção e ouvir a clientela.

Além disso, manter uma boa organização interna, vender por aplicativo, experimentar a engenharia de cardápio, ter um bom controle de estoque e usar soluções digitais para apresentação dos pratos e bebidas à freguesia vão garantir ainda maior ticket médio por mesa.

E gestores de food services que quiserem se manter relevantes também precisam estar sempre atentos às tendências e buscar alternativas para inovar no atendimento, focando em happy hour, promovendo eventos em datas comemorativas, fazendo pequenas reformas ou mudanças no mobiliário para virar pet e kid friendly – amigável aos pets e às crianças – fortalecendo sua identidade visual e usando as redes sociais ao seu favor.

Como conseguir tudo isso? É o que você vai acompanhar nas próximas 14 dicas que comprovadamente podem colocar seu negócio na frente da concorrência.

1.  Um plano de negócios

O plano de negócios é a pedra fundamental na construção de um restaurante de sucesso. Ele ajuda a colocar no papel todas as características do estabelecimento, como valores já investidos ou necessários para expansão, capital de giro, expectativa de retorno, marketing etc.

É a partir desse documento que você vai conseguir financiamentos ou atrair novos sócios.

Sem esse recurso, é muito provável que você e sua equipe mantenham o negócio funcionando, mas sempre um passo atrás da concorrência e, provavelmente, com chances menores de conquistar novos parceiros – ou pior: novos clientes.

2.  Precificação correta dos pratos

Já se perguntou “o que não pode faltar em um restaurante para ter lucro”? A precificação dos pratos, com certeza, é a resposta principal. É nesse quesito que muitos donos de restaurante têm dificuldade e acabam perdendo dinheiro, afinal, o preço cobrado por cada prato não pode ser “chutado” nem estimado por cima, sem nenhum cuidado.

Imagine o seguinte: um restaurante vende, todo mês, 1.500 marmitas a R$ 15 e, descontando os custos, o lucro líquido é de R$ 2.250. Isso representa 10% de lucro em cima de cada marmita, uma porcentagem que está quase no limite mínimo da média do mercado, que varia entre 10% a 20%.

Se o valor de cada prato for reajustado para R$ 17 mantendo os mesmos custos, o lucro sobe para R$ 5.250, uma margem de quase 20%, praticamente dobrando o faturamento.

A importância da precificação correta do cardápio é justamente aproveitar ao máximo das vendas e fazer com que o restaurante feche todos os meses com as contas no azul.

3.  Uma equipe bem treinada

São vários os motivos que podem fazer um freguês deixar de frequentar o seu estabelecimento, mas um dos principais, com certeza, é o mau atendimento.

Você já foi em um restaurante em que os garçons parecem sumir quando você quer fazer o pedido? Ou, então, pediu para tirarem um ingrediente do prato, mas ele veio mesmo assim?

Esse é o resultado de uma equipe de cozinha e de salão que precisa de treinamento e motivação.

Atender bem, ser gentil, limpo(a), organizado(a) e saber responder às dúvidas dos clientes precisam ser características fundamentais de todo o corpo de funcionários do seu food service.

4.  Limpeza e manutenção

Uma boa rotina de limpeza não pode faltar em nenhum estabelecimento, principalmente nos do ramo alimentício, afinal, ela entra como obrigação sanitária e influencia, sim, no seu lucro.

A sujeira cria uma péssima impressão em qualquer cliente e, desde o chão até o teto, passando pelas cadeiras, mesas, louças e talheres, o público vai estar sempre de olho no quão limpo é o ambiente onde decidiu gastar dinheiro.

Se está tudo brilhando, oferecer uma boa comida, um atendimento gentil e um preço justo já é mais do que meio caminho andado para a satisfação garantida. Agora, se um cliente encontrar uma teia de aranha embaixo da mesa, ele não vai voltar nem se a comida for feita pelo famoso chef e crítico culinário Gordon Ramsay.

Outro ponto importante é a manutenção dos equipamentos utilizados na cozinha, como fogões, refrigeradores, freezers, grelhas, encanamento, fiação etc.

Faça uma lista com todos esses itens e uma vistoria de tempos em tempos para ter certeza de que eles estão funcionando bem e que a equipe está mantendo tudo limpo e organizado. Essa prática permite que você nunca (ou quase nunca) seja pego desprevenido por um freezer quebrado, um vazamento de água ou um curto-circuito ou pela fiscalização..

Por consequência, seu restaurante vai estar sempre funcionando e sua cozinha sempre estará focada na sua principal tarefa: produzir pedidos de excelência!

5.  Atenção às opiniões da clientela

Você chegou neste artigo buscando ideias para fazer um restaurante lucrar e talvez não tenha percebido que tem uma pessoa ou outra já tentando dar essa ajudinha por aí, sem ninguém nem perceber. Sabe quem são? Seus clientes!

Muitos donos de negócio, principalmente aqueles mais tradicionais, têm dificuldade em receber feedback dos fregueses, ainda mais quando são críticas negativas.

É claro, existem pessoas maldosas que fazem comentários ruins de propósito, mas esse tipo de público costuma ser uma minoria. Normalmente, quem dá um feedback quer evitar que outras pessoas tenham uma experiência ruim no seu estabelecimento.

Ler e entender todas essas críticas e sugestões são uma ótima maneira de melhorar seu serviço e lucrar mais. Quem quer ter esse feedback com uma qualidade maior pode, inclusive, fazer uma pesquisa de satisfação e estudar resultado por resultado pensando no cenário geral do estabelecimento.

O seu restaurante é bem organizado, limpinho, com equipamentos bem mantidos e uma clientela feliz? Você já está no caminho certo, mas ainda dá para fazer mais!

6.  Vendas por delivery

O delivery veio para ficar no setor de food service, o que indica que restaurantes que ainda não estão presentes em aplicativos de entrega de comida certamente estejam deixando de lucrar.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), só em 2021, as vendas por delivery foram responsáveis por movimentar mais de 35 milhões de reais, o que representa 20% de tudo o que é vendido no setor.

O delivery muito bem administrado e com embalagens que ajudem no transporte e conservação dos alimentos é, sim, uma das ideias para aumentar o lucro de restaurantes pequenos, que conseguem alcançar um público muito maior só por oferecerem o serviço, seja por conta própria ou com a ajuda de aplicativos para delivery.

7.  Engenharia de cardápio

Lembra da dica de precificar corretamente os itens do seu menu? A engenharia de cardápio é um método de construção e análise dos seus pratos que está diretamente relacionada a isso.

A técnica consiste em identificar e separar cada prato que você oferece em quatro categorias: estrelas, burros de carga, quebra-cabeças e cães.

As estrelas são os pratos que vendem mais e dão mais lucro, os mais importantes do menu. Os burros de carga não tem uma porcentagem de lucro tão boa, mas vendem em bastante quantidade.Os quebra-cabeças são pratos lucrativos, mas que, por algum motivo, não fazem sucesso com seus clientes, enquanto os cães não são nem lucrativos nem vendem bem.

Depois de categorizar seus pratos, o próximo passo será trabalhar cada uma das seções do cardápio.

Você pode, por exemplo, dar mais destaque às estrelas, fazer uma promoção com os itens quebra-cabeça e tirar alguns cães do menu, extraindo o máximo de potencial de lucro de cada prato.

8.  Um bom controle de estoque

Fazer um controle de estoque eficiente ajuda seu negócio a lucrar de duas maneiras diferentes, já que evita desperdício e permite que você entenda melhor o que é consumido dentro do seu restaurante.

A partir disso, fica muito mais fácil criar promoções para incentivar ainda mais o consumo dos pratos mais rentáveis – depois de garantir que você terá estoque para realizar essas ações, claro.

Lembre-se de que o armazenamento de todos os seus produtos precisa seguir à risca as normas sanitárias, evitando problemas como a contaminação cruzada, por exemplo. Depois, vem a parte administrativa em si, em que você vai anotar uma série de informações, como:

  • entrada e saída dos produtos com datas;
  • contagem periódica do que está em estoque; e
  • divisão e classificação dos produtos de acordo com as normas e a organização do restaurante.

Tudo faz parte do processo de controle que leva à rentabilidade.

Considere, ainda, a elaboração de fichas técnicas. Elas são ferramentas essenciais para manter sua organização e aumentar seu lucro, sem contar que contêm as informações dos seus pratos, incluindo nome, ingredientes utilizados, modo de preparo e tamanho das porções.

Tendo todos esses dados esquematizados e disponíveis para o seus funcionários, eles vão preparar as receitas de forma padronizada, evitando desperdício e mantendo a qualidade sempre.

9.  Soluções digitais para cardápio

Um cardápio digital pode ser a cereja do bolo para você colocar mais dinheiro em caixa – e no bolso! – no fim do mês. Considere-o uma vitrine para os seus pratos, com fotos extremamente atrativas e sempre em movimento para, quem sabe, hipnotizar os clientes!

É a partir dele que seus fregueses vão conhecer suas maravilhas gastronômicas e decidir quais delas provar.

10.  Foco no happy hour

O termo “happy hour” vem do inglês e, na tradução literal, significa “hora feliz”, justamente porque representa aquele período entre 17h30 até mais ou menos 20h30, horário em que todo mundo está saindo do trabalho e a vida noturna das cidades começa a acontecer.

Muitos bares e restaurantes aproveitam esse momento de pico para oferecer promoções, incluir música ao vivo na programação e divulgar itens especiais no cardápio.

A ideia do happy hour é criar um ambiente descontraído e agradável, fazendo com que os clientes consigam relaxar depois de um dia cansativo de reuniões e relatórios.

Todas essas características aliadas a uma cerveja bem gelada, vão fazer com que seu bar ou restaurante fidelize um público grande, que pode voltar toda semana para curtir, trazendo amigos e familiares ou até escolher o estabelecimento para uma celebração maior, como aniversário ou noivado.

11.  Eventos e refeições especiais em datas comemorativas

Em praticamente todas as culturas do mundo, a comemoração é sinônimo de comida e bebida, os dois produtos principais do seu negócio.

Para atrair clientes em datas festivas para a cidade, o estado ou o país, por exemplo, você precisa adaptar o ambiente e o cardápio com o tema do evento ou do feriado em questão. Se quiser agradá-los quando eles fazem uma reserva maior para comemorarem algo pessoal também!

Um bom dia lucrativo para bares e restaurantes no Brasil e no mundo é o St. Patricks Day, dia de São Patrício, comemorado todo ano em 17 de março.

A decoração com as cores verde e branco, o chopp verde, comidas típicas e as fantasias de leprechaun, aquele duende que guarda o pote do ouro no fim do arco-íris, típico do folclore irlandês, são marcas registradas do St. Patricks, então, porque deixá-los de fora?

Investir em eventos assim atrai fregueses que querem comemorar e também aqueles que são curiosos e gostam de experimentar novos sabores e conhecer outras culturas, além disso, se a decoração e o serviço forem de qualidade, os posts nas redes sociais estarão garantidos, gerando publicidade gratuita para seu restaurante.

12.  Espaço para receber crianças e pets

“Pet friendly” e “kid friendly” são expressões em inglês que significam “amigo dos animais” e “amigo das crianças”, respectivamente. Seu restaurante pode ser um ou outro ou até os dois, tudo dependendo do público-alvo.

De maneira geral, estabelecimentos com o selo de pet friendly precisam ter uma área específica para os animais distante da cozinha e de onde circulam os alimentos e seguir o que pede a Vigilância Sanitária.

Para as crianças,é preciso dispor de um lugar específico para que elas brinquem em segurança, sempre com a supervisão de adultos.

As lojas Mundo Animal são um exemplo do sucesso de franquias que oferecem lazer para adultos e crianças. Criada em 2011, essa rede de restaurantes já tem mais de 60 lojas espalhadas por 11 estados brasileiros, e praticamente todas as unidades contam com um playground para crianças, combos infantis com brinquedos, espaço temático, cardápio digital e a presença do ilustre mascote Leonel, que diverte a família inteira.

13.  Identidade visual fortalecida

Quando você pensa em grandes franquias ou restaurantes icônicos, como o McDonald's, o Burger King ou a Domino’s, logo vêm à mente a marca, as cores e o ambiente de cada lugar, não é mesmo?

Que tal seguir essas ideias visuais de restaurantes que têm lucro alto e aplicá-las no seu negócio? Uma identidade bem planejada tem o poder de criar uma impressão forte e positiva na cabeça dos seus clientes, fazendo com que lembrem do seu restaurante constantemente.

Assim como nessas grandes redes, tudo precisa estar em sintonia com a ideia do negócio, desde a fachada até o uniforme dos funcionários, passando pelo layout do cardápio e os itens do menu.

14.  Redes sociais ativas e constantemente atualizadas

As redes sociais promoveram uma revolução na publicidade e propaganda, entre outras razões, porque as possibilidades de poder e alcance da internet são praticamente infinitas e estão disponíveis para todos, o que inclui você, gestor(a) de restaurante.

Para extrair ao máximo do que essa ferramenta tem a oferecer e converter os benefícios em lucro, dá uma olhada no passo a passo abaixo.

  1. Crie um perfil atraente: certifique-se de que o perfil do seu restaurante nas redes sociais esteja completo, com informações detalhadas, imagens de alta qualidade e um design que represente bem a identidade do seu estabelecimento.
  2. Produza conteúdo de qualidade: publique regularmente conteúdo relevante e interessante, como fotos apetitosas dos pratos, vídeos dos bastidores da cozinha, depoimentos de clientes satisfeitos e promoções especiais.
  3. Engaje com o público: responda aos comentários e mensagens dos seguidores, demonstre interesse e interaja com eles. O engajamento é fundamental para construir relacionamentos, fidelizar clientes e fazer com que sua conta alcance outras pessoas.
  4. Organize concursos e sorteios: crie concursos e sorteios que envolvam os seguidores e incentivem a interação com o perfil do restaurante. Isso aumenta o alcance da sua marca e atrai mais pessoas para o estabelecimento.
  5. Colabore com influenciadores locais: o marketing de influência tem muito a oferecer ao seu negócio! Fazer parcerias com influenciadores locais pode aumentar a visibilidade do seu restaurante e atrair novos clientes por conta da recomendação de alguém que o público segue, acompanha e confia.

Anotou tudo? Então, aponta o lápis aí para anotar a dica que vai fechar com chave de ouro este artigo!

O que fazer para inovar no seu restaurante e obter mais lucro?

A resposta para esta pergunta está em várias alternativas, mas, independentemente de quais dicas você decidir seguir, especialistas recomendam a adoção de menus digitais.

Com isso em mente, seu menu precisa estar caprichado, com imagens bonitas e descrições interessantes, mas sem sobrecarregar quem está lendo e podem ser implementados.

O melhor jeito melhor de juntar todas essas características é utilizando os cardápios digitais, sejam eles em tablet ou QR Code.

Cardápio digital em tablet

Com o cardápio em tablet, cada mesa do seu estabelecimento vai ter um aparelho com o sistema do menu instalado. Por ali, os clientes navegam pelas opções, escolhem o que vão comer e beber e como vão pagar.

Quando precisarem falar com alguém, eles podem utilizar o botão “chamar o garçom”, sem precisar gritar, assobiar ou passar um tempão com o braço levantado.

Cardápio digital QR Code

Outra possibilidade é o cardápio em QR Code. Nesse modelo, o consumidor usa o próprio celular como cardápio, escaneando o código disposto na mesa com a câmera, sem precisar baixar nenhum aplicativo.

O sistema é o mesmo do tablet, mas adaptado para celulares, e uma das vantagens desse formato é não precisar investir em equipamentos.

Independentemente de qual tipo você vai escolher para implementar o cardápio digital na mesa do seu food service, uma coisa estará certa: a experiência dos seus clientes vai melhorar muito, junto com seu ticket médio e seu lucro.

Não esqueça de sempre planejar com cuidado seus passos e contar com a ajuda da sua equipe. Uma boa administração age com segurança, sempre baseada em informações concretas para buscar resultados e lucros maiores. Sucesso!

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