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Consultoria para restaurante: entenda a importância

Ao contratar uma consultoria para restaurante, você poderá contar com um profissional preparado que consegue identificar falhas de processos mais facilmente e sem interferências internas, contribuindo para o negócio como um todo.

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Consultoria restaurante

Um consultor de restaurante é um especialista responsável por analisar a rotina do seu empreendimento e propor melhorias ou prever problemas que possam acontecer, já que, muitas vezes, alguns fatores podem passar despercebidos pelo gestor do negócio.

Quantas vezes você, gestor de restaurante, já não se deparou com situações em que identificar os problemas foi difícil? Você percebe que alguma coisa está prejudicando o negócio, mas não sabe dizer exatamente o que é. É para resolver esse tipo de situação que você pode e deve contar com uma consultoria para restaurantes.

Não tenha medo nem vergonha de entrar em contato com quem já tem uma boa experiência com a gestão de restaurantes e poderá ajudar a aprimorar o que você já vem fazendo. Tanto para começar um negócio ou melhorar o que já existe. Contar com uma visão de fora e com novas ideias só pode trazer benefícios para a sua empresa.

Gostou do assunto e quer saber mais? Então, passa um cafezinho e vem conferir este guia completo sobre o assunto que preparamos para você!

Por que a consultoria em restaurantes é importante

Porque ela serve para resolver problemas que podem prejudicar o seu negócio, até mesmo levando-o à falência. Por isso, contar com esse tipo de serviço possibilita que a sua empresa se recupere antes de quebrar, alcançando melhores resultados de forma rápida e econômica.

A consultoria é capaz de encontrar novos caminhos para quem está imerso no negócio e, por isso, não consegue enxergar as soluções. Quando já estamos acostumados com os vícios da empresa, acabamos não conseguindo traçar novas estratégias de crescimento ou aplicar as mudanças necessárias.

Antes mesmo de abrir o restaurante, pode ser interessante você buscar esse apoio, pois poderá ajustar detalhes que possam ter passado em branco durante o planejamento do negócio. É sempre bom ouvir várias opiniões antes de seguir em frente, ainda mais de quem entende do assunto, não é mesmo?

O que faz um consultor de restaurante

O consultor de restaurante é um profissional especialista em identificar e resolver problemas que podem trazer prejuízos para o seu negócio antes mesmo que eles aconteçam. Ou, se já aconteceram, considere o profissional como alguém capaz de encontrar saídas para livrar você dos maus lençóis.

Sem falar que, quando você tem alguém que trabalha com foco total na resolução de problemas e aprimoramento, pode poupar a sua equipe e você mesmo dessa tarefa, dando continuidade ao dia a dia da operação sem essa ocupação extra, preparando o terreno para implementar as sugestões pautadas pela análise aprofundada do especialista.

Normalmente, o profissional capaz de ajudar na administração do restaurante, desde gestão financeira, de processos e até de pessoas, é um consultor de alimentos. Entre suas atividades estão:

  • Auxiliar na padronização de receitas e de procedimentos.
  • Ajudar na precificação de pratos, considerando tanto o mercado quanto os gastos de produção.
  • Capacitar os manipuladores de alimentos, bem como orientar sobre o manejo de resíduos e o controle interno de pragas.
  • Gerar estratégias de motivação e treinamento da equipe em todo o processo, inclusive em relação ao atendimento ao público.
  • Elaborar a documentação obrigatória para a fiscalização sanitária, como é o caso dos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) e do Manual de Boas Práticas (MBP).
  • Melhorar os aspectos que envolvem a segurança de alimentos.
  • Otimizar fornecedores em relação ao preço e à qualidade.
  • Providenciar melhorias nos cardápios.
  • Resolver problemas com desperdícios de alimentos.

Quem pode atuar como consultor de alimentos

Para atuar como consultor de alimentos, é imprescindível contar com uma formação nessa área de atuação. Profissionais como cientistas e engenheiros de alimentos, tecnólogos de alimentos, nutricionistas e outras áreas similares, como microbiologistas, podem ser consultores de alimentos.

Inclusive, antes de contratar uma consultoria para restaurante, certifique-se da formação do profissional para garantir que está contratando uma pessoa especialista no assunto.

Já se você é um profissional com alguma dessas formações e ficou com dúvidas se pode atuar nesse ramo, verifique com o seu conselho de formação, que poderá garantir se você possui as atribuições necessárias para trabalhar nesse formato.

Como funciona uma consultoria para restaurante

Como já citamos, o profissional que realiza a consultoria para restaurante deve ser alguém que possua experiência no dia a dia de um negócio de alimentação. Afinal, precisa ser uma pessoa que entenda as questões técnicas do setor de restaurantes, mas que também esteja antenada às práticas e novidades de administração de negócios.

Assim, o profissional pode oferecer esse serviço porque tem conhecimentos teóricos e práticos, por meio dos quais consegue criar um diagnóstico para identificar as oportunidades e as limitações da empresa. Dessa forma, ele pode sugerir ações corretivas em etapas, para resolver as questões que estão atrapalhando o desempenho do restaurante.

Etapas do processo de consultoria para restaurante

Após escolher um profissional para prestar consultoria para o seu restaurante, ele vai seguir algumas etapas até finalizar todo o processo. Acompanhe!

1.  Primeiro contato e contratação

A primeira etapa da consultoria é o seu contato com o especialista. Geralmente, o profissional faz uma visita ao restaurante para já conhecer o negócio pessoalmente.

Em seguida, são acertados os detalhes referentes aos valores e condições da prestação do serviço, o contrato é assinado e o consultor já pode começar o trabalho.

2.  Análise e diagnóstico do negócio

A seguir, o consultor vai buscar saber as reais condições do seu negócio. Para isso, vai coletar dados, estatísticas, fraquezas, forças, ameaças, oportunidades, características, enfim, conhecer todo o seu plano de negócio e tudo o que diz respeito a sua empresa.

É nesse momento que ele faz uma análise e um diagnóstico. Ele vai examinar a sua empresa de forma detalhada, para poder emitir um laudo dessas condições.

3.  Apresentação de ideias e discussão

Com o laudo em mãos, o profissional vai apresentar esse diagnóstico, bem como trazer um checklist com uma proposta de ações a serem tomadas. Nesse momento, tudo é discutido juntamente com o gestor do restaurante e só vão adiante as ideias aprovadas em comum acordo.

São definidas as pessoas responsáveis por realizar essas ações e já avisamos: não é incomum encontrar alguns conflitos internos para fazer essas definições, especialmente se existe mais de um gestor. Pode ser que alguém fique em desacordo com algumas sugestões e aí é preciso ter bom senso e jogo de cintura, sempre pensando no que é melhor para o restaurante e, é claro, confiando na consultoria contratada.

4.  Execução das ações

Com as ações a serem tomadas definidas, bem como seus responsáveis, chega o momento de implementar tudo o que foi discutido e planejado durante a discussão sobre as ideias apresentadas pela consultoria.

Nessa etapa, o especialista costuma atuar diretamente com as pessoas envolvidas, desde o chef de cozinha até o caixa, ajudando a resolver dúvidas e desafios que possam ser encontrados pelo caminho. Esse profissional permanece durante todo o processo de ajustes ao lado da equipe do restaurante.

Costuma ser determinado um tempo para a execução dessas ações, período em que o consultor permanecerá na empresa, e quando provavelmente já vai ser possível notar alguma diferença nos resultados com o passar dos dias ou meses.

5.  Divulgação dos resultados

Finalizado o período de ações, toda a equipe é reunida novamente para que o consultor possa mostrar os resultados obtidos do trabalho realizado em conjunto.

Não se assuste se acontecerem variações e o resultado obtido for diferente dos resultados colocados como meta lá no início da consultoria. Às vezes, inclusive, é possível chegar a resultados até mesmo melhores do que os esperados. Isso, obviamente, vai depender da entrega da equipe para fazer acontecer.

Também é pautado aquilo que não deu certo ou acabou não sendo feito. São pontuados erros e traçadas novas estratégias para melhorar o resultado ou tentar mais uma vez, caso as falhas sejam muitas.

6.  Começar tudo de novo

É por isso que, ao final da consultoria, você pode desejar começar tudo de novo se for detectada, por exemplo, falta de participação da equipe em efetivar as ações. Ou daqui um tempo, quando sentir necessidade, você pode chamar o profissional para fazer todo esse trabalho novamente.

Afinal, o mercado está sempre mudando, sua equipe e seus produtos podem mudar, e mais uma série de fatores podem exigir a presença da consultoria mais uma vez para que o negócio não saia dos trilhos e acabe virando um verdadeiro pesadelo na cozinha.

Viu só que ação importante pode ser buscar uma consultoria para restaurante? Antes de contratar para o seu, apenas faça uma boa pesquisa de especialistas na área presentes na sua região, até mesmo buscando referências de outras consultorias feitas.

Com o profissional certo e a atitude necessária, tenha certeza que você vai estar contribuindo para o sucesso da sua empresa!

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