Concorrência entre restaurantes: como sair na frente e vencer

Servir pratos saborosos, oferecer um bom atendimento, ter um ambiente diferenciado e uma equipe preparada são a base de qualquer restaurante de sucesso, mas também existe a concorrência entre restaurantes. Seu negócio está atento a isso?

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Concorrência entre restaurantes

Se você atua no ramo gastronômico, já deve saber que é importante sempre dar uma olhada na “grama do vizinho” para ver se ela está mais verde, colorida, alta ou baixinha. Queremos dizer que é preciso observar o que os concorrentes estão fazendo, de maneira constante, na tentativa de não ficar para trás.

Quando o assunto é concorrência entre restaurantes, você pode seguir algumas dicas gerais para qualquer negócio para fazer uma boa análise de concorrentes e também observar algumas questões específicas desse setor.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos os tipos de concorrência de um restaurante, como estudá-las e como fazer, de fato, com que seu negócio se destaque da concorrência, trazendo clientes de lá e retendo os seus. Acompanhe!

3 Tipos de concorrência de um restaurante

Em geral, qualquer negócio possui pelo menos três tipos de concorrência: a direta, a indireta e a de substituição. Com restaurantes, não é diferente. É preciso entender como essas três concorrências funcionam para ficar mais fácil de identificar todos os possíveis concorrentes que o seu negócio pode ter.

1.  Concorrência direta

Dizemos que uma concorrência é desse tipo quando o concorrente comercializa os mesmos produtos e serviços que você.

Por exemplo, se você tem uma hamburgueria com um cardápio de hambúrgueres gourmet e cervejas artesanais, outra hamburgueria que oferece esses mesmos produtos será sua concorrente direta. Até porque vocês buscam o mesmo público-alvo.

2.  Concorrência indireta

Já esse tipo de concorrente oferece produtos e serviços diferentes dos seus, mas também alcançam o público-alvo do seu restaurante. Ele pode ajudar a diminuir as suas vendas porque entrega ao seu público mais uma opção na hora que ele precisa decidir entre você e outro restaurante. Ou seja, leva uma fatia dos seus clientes.

O risco aumenta se seus produtos e serviços são pouco atrativos. Qualquer outro restaurante que seja mais atrativo aos olhos do seu público poderá fazer com que seus clientes deixem de comprar de você para comprar lá, mesmo que eles vendam produtos diferentes dos seus.

3.  Concorrência de substituição

Por fim, um concorrente também pode ter o potencial de substituir completamente os seus produtos e serviços com outra solução. É uma concorrência mais difícil de identificar, porque pode ser um negócio bem diferente do seu, mas que supre a necessidade do seu cliente, fazendo ele parar de comprar de você.

Por exemplo, no caso da hamburgueria gourmet, imagine que seu cliente encontrou um supermercado que oferece kits com os itens do hambúrguer gourmet por um preço mais acessível que o hambúrguer pronto, para montar em casa.

Parte do seu público já tem um interesse maior pelos sabores ao buscar um produto gourmet. Dentro desse público, pode estar uma fatia que acha mais interessante montar o próprio lanche, desde que tenha os ingredientes facilmente à mão. Essa forma diferente de oferecer o produto pode fazer com que você perca esse cliente definitivamente.

Como estudar a concorrência

Para fazer uma análise de concorrência, você pode montar uma planilha conhecida como matriz de competitividade. Com ela, você pode catalogar variáveis e comparar o seu restaurante com outros concorrentes, a fim de entender se você está à frente ou ficando para trás.

Para encontrar os dados para completar a planilha, você precisa fazer pesquisas por meio de buscas na internet, analisando os concorrentes, ou mesmo fazendo perguntas diretamente aos clientes, para conseguir catalogar dados e fazer a análise.

Modelo de matriz de competitividade

Uma matriz de competitividade é uma planilha mais ou menos como esta abaixo. Estamos usando uma versão simplificada, apenas para ilustrar o funcionamento e mostrar como ter dados catalogados pode ser útil para a sua análise. Ela é composta por notas de 0 a 10 para as variáveis que você desejar analisar de cada restaurante.

Variáveis Meu restaurante Concorrente A Concorrente B Concorrente C Média geral
Identidade 8 7 9 7 7,75
Qualidade 7 6 8 7 7
Apresentação 6 6 7 7 6,5
Ambiente 9 8 6 7 7,5
Serviço 6 7 8 6 6,75
Experiência 8 8 9 7 8
Localização 8 9 8 7 8
Acesso 8 7 7 7 7,25
Estacionamento 7 8 7 6 7
Preço 7 6 7 7 6,75
Resultado custo-benefício 7,4 7,2 7,6 6,1 7,25

Perceba que o preço não é a única variável a ser comparada entre você e a concorrência. Ao organizar essa matriz de uma maneira organizada e atualizando ela a cada mês, bimestralmente ou no máximo a cada trimestre, você terá dados preciosos para analisar. Inclusive, pode inserir ou retirar concorrentes conforme o cenário mudar.

Se essa fosse, hoje, a matriz de competitividade do seu restaurante, podemos dizer que ele está bem em comparação com a concorrência, pois, em comparação com o concorrente A, por exemplo, sua nota final de custo-benefício é maior do que a dele.

Isso significa que o seu público possui mais chances de voltar ao seu restaurante do que no do concorrente A, porque seus produtos e serviços são melhores aos olhos do consumidor de maneira geral.

Entretanto, a nota final do concorrente B é mais alta que a sua, portanto, existem chances de você perder clientes para ele. Analise quais são os pontos fortes do concorrente B. Ele tem uma identidade forte e oferece uma ótima experiência. Esses são pontos que estão contribuindo para que seu público consuma lá e não com você.

Para começar, você pode escolher só pontos cruciais, como preço, produto, ambiente e serviço, que são variáveis que já darão um bom panorama entre você e seus concorrentes.

É nessa análise que você vai perceber o que os concorrentes têm de diferenciais, ou seja, aquilo que é difícil de ser copiado e o que é notado em primeiro lugar pelos clientes quando eles pensam nesses negócios.

Ao entender os seus diferenciais e o que os seus clientes buscam, você poderá fazer um marketing para restaurante que conversa mais com o seu público e destaca aquilo que ele precisa saber para ser atraído para o seu negócio em relação à concorrência. Você também terá um termômetro para questões que podem melhorar para recuperar os clientes perdidos.

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O que fazer para sair na frente da concorrência?

Depois de estudar a concorrência e identificar pontos fracos e fortes, tanto os dela quanto os seus, você deve estar se perguntando como destacar seu restaurante. O mercado gastronômico é realmente muito concorrido.

Você vai estar sempre se deparando com novos concorrentes e com novas ideias surgindo e por isso mesmo deve estar sempre atento aos movimentos da concorrência para saber o que fazer para sair na frente dela.

Por isso, listamos cinco ações que podem ser boas ideias para tirar você do lugar comum e alcançar a diferenciação diante desse mercado tão competitivo.

1.  Foque em um público específico

As pessoas querem se sentir especiais. Ao escolher um público mais específico, ou seja, definir um nicho para o seu restaurante, fica mais fácil agradar esse público escolhido focando em estratégias para ele.

Vamos imaginar que você decida focar em casais com filhos. Nesse caso, você pode ter um espaço kids. Assim, enquanto o casal almoça ou janta, as crianças podem brincar seguras em um espaço lúdico. Também pode servir mais tipos de pratos kids, para os pequenos terem mais opções para almoçarem com os pais.

Além disso, você também pode investir em um estacionamento para aumentar a comodidade da família, ou criar combos promocionais como “leve 3, pague 2”, já que é um público que costuma frequentar o local em grupos de três pessoas ou mais.

Ao estruturar todo o seu negócio para receber casais com filhos, você estará aumentando as chances desse nicho preferir o seu restaurante ao invés de outros que focam em outros ou mais públicos.

2.  Siga inovando sempre

Por mais que você tenha produtos e serviços da casa que ajudam a manter clientes fiéis, nunca deixe de inovar. Esteja atento às tecnologias que melhoram a experiência e também pense em novos pratos para o seu cardápio de tempos em tempos.

Às vezes, pode ser só um toque especial em um prato já existente ou a inclusão de algum item extra que crie uma combinação que só você tem. Procure trabalhar de maneira estratégica com os produtos que mais saem e reveja aqueles que têm baixa saída.

Converse com seu cozinheiro e entendam, juntos e estruturando uma engenharia de cardápio, o que pode ser melhor aproveitado para atrair e manter clientes, aumentando seus lucros!

3.  Observe os comentários na internet

Nas suas redes sociais, nas dos concorrentes, no Google e em aplicativos de avaliação de restaurantes. Esteja por dentro da opinião das pessoas. A internet possibilita que a gente saiba, em tempo real, o que as pessoas estão achando dos nossos produtos e serviços.

Especialmente as críticas negativas ao seu restaurante não devem ser vistas como algo ruim, mas construtivo. Elas são a base para as melhorias que você precisa fazer no negócio.

Se você descobrir que as notas dos seus concorrentes estão melhores que as suas, isso só pode significar que você precisa melhorar e aprimorar pontos para reconquistar consumidores perdidos e conseguir novos clientes.

4.  Treine a equipe de atendimento

Quando a concorrência vai melhor, pode ser por falta de treinamento da sua equipe de atendimento. Pergunte-se se todo mundo que entra em contato com o cliente tem um conhecimento completo dos pratos e está pronto para atender com gentileza e agilidade.

Longos tempos de espera, falta de atenção, respostas curtas ou ríspidas em um cenário de correria e falta de conhecimento sobre os pratos podem frustrar qualquer cliente. Quando um consumidor não é bem atendido, sua chance de voltar diminui drasticamente e ele vai correndo para onde? Isso mesmo, para a concorrência.

5.  Deixe sua fachada atrativa

Pode ser que as pessoas não estejam entrando no seu restaurante porque, ao olhar de fora, sua fachada não é atrativa o suficiente. Acredite, um detalhe assim pode fazer você perder clientes. Dê valor à fachada do seu restaurante.

Por mais que você sirva pratos incríveis, tenha um atendimento impecável e em um ambiente agradável, que são ações essenciais para conquistar os clientes, você também precisa pensar antes do momento da experimentação, mais especificamente nos esforços para conquistar aquele consumidor que ainda precisa sentir vontade de provar seus pratos pela primeira vez.

Se você não souber atraí-lo, também vai perdê-lo para a concorrência com uma fachada mais atrativa. Trabalhe uma fachada limpa, organizada, da qual dê para visualizar o salão e busque usar até mesmo aromas que despertem curiosidade, mas não esqueça de tornar seu estabelecimento atrativo para quem passa.

Viu, só? O negócio é nunca desperdiçar as chances que você tem de se diferenciar da concorrência, até mesmo reformulando algo que você já tem, como a fachada. A concorrência entre restaurantes é gigante e cada detalhe importa. Boas vendas!

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