Como fazer um negócio de food service crescer? Veja dicas

Um restaurante precisa de mais do que uma comidinha gostosa para se destacar no mercado, e algumas boas dicas de marketing podem fazer a diferença. Saiba agora como fazer um negócio de food service crescer!

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Atendente de food service contente com aumentos no negócio

Muitos empreendedores se perguntam como fazer um negócio de food service crescer, mas nem todos pensam que é necessário conhecer a fundo o comportamento de compra dos clientes, desenvolver uma proposta de valor única para o estabelecimento e diversificar de forma estratégica.

Segundo dados do Instituto Foodservice Brasil (IFB), foram registrados cerca de 736 mil CNPJs de food services ativos no país somente em 2022. E, se você avaliar bem o cenário atual, é normal ter dúvidas quanto a como se destacar no mercado em meio a tantos concorrentes.

Mas pode ficar tranquilo(a) que isso não é um bicho de sete cabeças, ainda mais com a ajuda de especialista que você vai ter agora!

Como compreender preferências, hábitos e necessidades dos clientes?

A maneira ideal de compreender as preferências, hábitos e necessidades dos clientes é por meio de pesquisa e observação. Isso vai trazer dados preciosos e farão com que você tenha em mãos o comportamento de consumo das pessoas.

Não existe uma forma correta de comprar, já que a ação varia de acordo com o tipo de consumidor, com onde e o que ele compra e como vive no seu dia a dia, então, a melhor forma de compreender qual é o perfil dos seus clientes é coletando dados deles, e você pode fazer isso sem que se sintam coagidos.

Use cardápios com inteligência de mesa

Quem possui um cardápio digital com inteligência de mesa no estabelecimento nem precisa fazer nada, já que o próprio sistema analisa as preferências e pede que os fregueses deixem avaliações ao fim da experiência diretamente pelo tablet.

No fim do dia, todos os dados estão na palma da mão.

Mas, se as coisas ainda andam num ritmo mais tradicional por aí, você pode contar com formulários que ajudem a entender melhor a clientela.

Peça aos clientes que respondam um questionário

Ao receber um pedido, seja online ou no ambiente do restaurante, peça que as pessoas façam um cadastro no sistema ou respondam a um pequeno questionário em troca de algum cupom ou benefício, assim, você consegue mais informações sobre eles de forma mais simples e nada intrusiva.

Não sabe como fazer isso? Então, se liga nesse modelo de pesquisa para restaurante!

[Logo do restaurante]

Queremos conhecer você!

Responda às perguntas abaixo para que possamos nos conhecer um pouco melhor e ganhe um(a) [especifique o brinde que você vai dar]!
  1. Qual é o seu nome?
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  2. Qual é o seu endereço?
    _________________________________
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  3. Qual é o prato que você mais gosta do nosso restaurante?
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  4. Você gosta do ambiente do nosso restaurante?
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  5. Você acha os preços dos pratos justos?
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  6. Com que frequência você costuma comer no nosso restaurante?
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  7. Tem alguma coisa que você melhoraria em nosso restaurante? Se sim, qual?
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  8. Gostaria de deixar alguma sugestão para que possamos trazer a melhor experiência possível para você?
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Entregue este questionário no caixa para retirar o seu brinde.
 

Com essas respostas, você tem um panorama geral de quem são seus clientes e qual é a percepção deles sobre seu estabelecimento, pode usar os dados para consertar possíveis problemas apontados e, ainda, trabalhar para desenvolver ainda melhor uma proposta de valor única para o restaurante.

Como desenvolver uma proposta de valor única que atraia os clientes?

Para desenvolver uma proposta de valor única para um food service, você precisa definir um diferencial que só o seu restaurante possui e que fará com que os clientes prefiram comer no seu estabelecimento e não em outro lugar.

A definição acontece antes de o restaurante abrir as portas? Geralmente, sim, mas o ideal é ir trabalhando a evolução da ideia conforme as coisas acontecem no dia a dia de funcionamento.

Proposta de valor = promessa feita por uma marca a ser aproveitada e reconhecida pelos clientes
 

Com isso em mente, pesquise o que os concorrentes oferecem para saber como se diferenciar em relação a eles. Pode ser a localização, a disponibilização de um estacionamento, pratos mais refinados ou um ambiente temático, tudo depende de como você você quer que o consumidor se lembre do seu negócio.

E lembre-se sempre de que, antes de implementar qualquer melhoria ou ação para fazer o food service crescer, você precisa estudar o seu ambiente, o seu público e os seus concorrentes. Ao compreender em que pé as coisas estão, é mais fácil descobrir o que precisa ser feito para atingir o sucesso.

Estudo inicial feito? Agora sim, é hora de pensar em quais estratégias usar para diversificar seu negócio.

7 ideias para diversificar um negócio de food service de forma estratégica

Oferecer um cardápio digital, disponibilizar pratos únicos, divulgar o estabelecimento, capacitar os funcionários, desenvolver uma boa jornada do cliente, investir na marca e criar promoções de vendas são as melhores maneiras de diversificar o seu food service.

Entenda cada uma dessas dicas no detalhe!

1.  Ofereça um cardápio digital

Ao oferecer um cardápio digital no tablet no seu restaurante, você mostra que está pensando na comodidade dos seus clientes, que podem fazer pedidos de forma simples e intuitiva, com apenas alguns toques.

Além disso, essa tecnologia também conta com botão para chamar garçom, opção de fazer pedidos direto da mesa e fechar a conta no próprio tablet, tudo pensado para trazer mais agilidade para os funcionários e consumidores.

Sem contar no quanto ela ajuda na coleta de dados, como você já leu anteriormente neste mesmo artigo!

2.  Disponibilize pratos únicos

Uma boa forma de tornar seu estabelecimento reconhecido pelas pessoas é oferecer pratos que não são muito comuns de encontrar por aí.

Use desde produtos e sabores exóticos, como carne de vaca da Suíça ou de jacaré, até a criação de apresentações e texturas únicas e com algum ingrediente secreto que só seus cozinheiros sabem qual é. Vale tudo na hora de inovar!

3.  Divulgue o seu estabelecimento

Não adianta implementar diversas melhorias no seu food service se ninguém souber o que foi feito, não é? Por isso, é mega importante falar para as pessoas todas as novidades disponíveis para que elas possam aproveitar.

Você pode usar meios mais tradicionais, como folders e banners, até soluções mais tecnológicas, como e-mails, mensagens de WhatsApp e posts nas redes sociais – só não esquece de fazer aquelas fotos profissionais dos seus pratos para todos brilharem aos olhos dos consumidores, beleza?

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4.  Capacite o seu time

Investir na capacitação dos funcionários é uma ótima maneira de oferecer o melhor serviço disponível para seus clientes. Dessa forma, você incentiva que as pessoas voltem mais vezes ao restaurante, já que, além de desfrutar das comidinhas gostosas, o público se sente bem no ambiente.

Olha a dica: os garçons podem receber treinamentos de atendimento ao cliente e vendas, enquanto os cozinheiros aprofundam seus conhecimentos em gastronomia periodicamente.

5.  Desenvolva uma boa jornada do cliente

Pense sobre cada aspecto de como será a experiência do seu cliente no estabelecimento, desde o momento de entrada até a hora de fechar a conta e ir embora. Pequenos detalhes, como um sorriso no rosto do(a)(a) recepcionista e uma boa apresentação do prato fazem a diferença.

Também vale olhar para o ambiente como um todo, identificando se há mesas perto demais da cozinha ou dos banheiros e que atrapalham a experiência dos consumidores ou se há espaços com muita aglomeração de pessoas de uma só vez, deixando pouco espaço para passagem.

6.  Invista na sua marca

A marca de uma empresa é como se fosse um RG de um indivíduo e diferencia seu estabelecimento dos demais, portanto, investir na criação de uma identidade visual única para o seu food service é um passo primordial para quem quer ser lembrado.

Uma boa forma de fazer isso é usando a psicologia das cores para determinar quais sentimentos e mensagens a sua marca vai passar para os consumidores sem usar uma única palavra.

Ah! Não esqueça de aproveitar as cores da sua marca no ambiente do restaurante também!

7.  Crie promoções irresistíveis

Promoções são ótimas para incentivar que novos e antigos clientes frequentem mais o seu restaurante, afinal, quem resiste a uma boa redução de preços, não é mesmo?

Criar uma promoção não significa que você perderá dinheiro e, inclusive, as ofertas são ótimas opções até para ajudar a otimizar o aproveitamento integral do estoque do seu negócio.

Tem ingrediente que vence em pouco tempo e não teve tanta saída? Aproveite para dar um bom desconto para quem pedir o prato que inclui o insumo.

Assim, você não perde com desperdício e ainda cria novas oportunidades para que as pessoas provem seus pratos. Só, antes de tudo, veja o que faz sentido para o seu negócio e atenção aos cálculos antes de colocar no ar um belo desconto!

Seguindo essas dicas, é bem provável que você precise levar a palavra “crescer” ao pé da letra, mesmo, porque as operações vão bombar ainda mais por aí, trazendo até mesmo a possibilidade de abrir novas unidades!

Como abrir novas unidades e expandir o negócio food service?

Para abrir uma nova unidade e expandir seu negócio de food service, você precisa entender o porquê de estar fazendo isso e ter certeza de que a decisão não está sendo só emocional ou para seguir algum tipo de tendência do momento que não se encaixe à sua proposta inicial.

Os dois cenários mais comuns de uma expansão são: não comportar mais todos os clientes no espaço atual e querer alcançar consumidores de outras regiões. É por isso que você quer ampliar? Então, mãos à obra. Ou quase…

Para o primeiro caso, o ideal é encontrar um local próximo do que já possui para que, caso um encha e tenha muita procura, você possa direcionar os clientes para a outra unidade. Um diferencial aqui é oferecer um transfer entre os restaurantes – só dica boa, hein!

Já no segundo cenário, vale pesquisar quais são os possíveis locais em que seu restaurante pode prosperar.

Uma região com muita procura e pouca oferta de food services ou até mesmo um lugar que não possui nenhum estabelecimento do mesmo segmento que o seu podem ser boas opções se outros fatores forem igualmente favoráveis, como o interesse de quem vive por lá em consumir o que você vende.

Atenção! Antes de seguir em frente, vai ser preciso monitorar regularmente o desempenho do negócio que já está ativo, para garantir que, no final do dia, você não tenha gastado mais do que pode e comprometido os lucros da empresa.

Como monitorar, regularmente, o desempenho do seu negócio?

Para monitorar o desempenho do seu negócio regularmente, faça um bom controle financeiro no food service e sempre acompanhe alguns indicadores importantes, como a taxa de crescimento e nível de eficiência operacional.

Se liga aqui embaixo para conhecê-los e não perder mais nenhum centavo!

Percentual de lucratividade

Este indicador servirá para mostrar o percentual de lucro que o restaurante tem, o que ajuda a repensar os custos da empresa.

Lucro (%) = lucro líquido ÷ (receita total x 100)
 

Percentual de crescimento

Um negócio que não cresce está morrendo aos poucos. Dramático? Talvez, mas é verdade! Por isso, não deixe de sempre verificar se há crescimento constante do seu food service.

Crescimento (%) = (receita total do período atual - receita total do período anterior) ÷ receita total do período anterior x 100
 

Nível de eficiência operacional

Uma boa eficiência operacional é essencial para melhorar a lucratividade, reduzir custos do restaurante em escala e aumentar a competitividade do negócio.

Eficiência (%) = produção efetiva ÷ capacidade de produção x 100
 

Grau de satisfação do cliente

Neste último indicador, as coisas ficam um pouco diferentes: não há uma fórmula para medir o grau de satisfação dos clientes, por isso, é necessário usar a métrica Net Promoter Score (NPS).

Sabe quando as empresas pedem para as pessoas darem uma nota de 0 a 10 do quanto recomendariam uma loja para um amigo ou parente? É exatamente isso!

Clientes que derem entre 9 e 10 são seus fãs, mas os que escolherem 6 ou menos podem ser detratores da sua marca e não tiveram boas experiências com ela. Aproveite para conversar com esse último grupo e saber o que pode melhorar no estabelecimento.

Por hoje é só! Tudo preparado para começar os estudos de mercado e implementar novas estratégias no seu food service? Não esqueça de fazer toda e qualquer modificação no seu restaurante pensando sempre no melhor para os clientes e colaboradores. Até a próxima!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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