Como espantar moscas em seu restaurante: guia completo

As moscas são insetos que podem transmitir doenças, principalmente quando em contato com alimentos. Saiba como manter estas pragas afastadas da cozinha do seu restaurante.

Compartilhe

Como espantar moscas restaurante

Imagine ir a um restaurante no final do dia para descansar e aproveitar uma deliciosa refeição com sua família. Porém, chegando lá, tem moscas zanzando pelas mesas a noite toda. Chato, não é?

Ver esse problema pelo ponto de vista do cliente faz com que a gente perceba o quão importante e imediato ele é. Se você já sofre com esse tipo de praga no seu estabelecimento, então já sabe o quão irritante é esse incômodo para os funcionários também, sem contar a falta de higiene.

Vale mencionar também que moscas e outros insetos podem até transmitir doenças, por isso é tão importante se livrar delas o mais rápido possível e prevenir que voltem.

Diversos fatores podem atrair moscas para um restaurante, o que pode ser um sinal de que há alguma coisa errada no lugar. Porém, só o fato de lidar com alimentos e outras substâncias orgânicas já é o suficiente para atraí-las.

Épocas mais quentes e de maior movimentação também podem ser a causa, então qualquer estabelecimento pode sofrer esse risco, por mais cuidadoso que seja.

Continue lendo para descobrir como espantar moscas em seu restaurante e evitar que elas apareçam novamente.

Como espantar moscas da cozinha

Se o seu restaurante, infelizmente, já sofre com o problema das moscas, você já pode ficar tranquilo a partir de agora. Listamos algumas soluções de como eliminar moscas de um ambiente. Afinal, a presença desses insetos indica que algo pode estar errado na higienização dos ambientes do seu estabelecimento.

A cozinha é, sem dúvidas, o local em que mais é preciso ter atenção à higiene no seu restaurante. Afinal, é lá que é produzida toda a mercadoria do seu estabelecimento, e quem quer oferecer um serviço de qualidade aos clientes, deve estar atento à higiene do local de preparo dos alimentos.

Por isso, confira o que é bom para espantar moscas e conheça dicas de como espantar moscas no seu restaurante.

Algumas plantas afastam insetos por conta do aroma, como é o caso da lavanda, alecrim, manjericão e hortelã. Uma boa ideia é utilizar essas plantas até mesmo na decoração do seu restaurante, integrando as plantas com vasinhos em paredes vivas ou até mesmo em nichos.

No entanto, segundo a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - as plantas não devem ficar próximas a buffets, áreas de alimentação ou cozinha, devendo estar sempre em ambientes externos ou de recepção, por exemplo.

Algumas plantas, como o manjericão e o alecrim, por exemplo, podem até mesmo ser utilizadas no preparo de alguns alimentos.

Atenção: soluções “caseiras” não são permitidas em restaurantes

Todo mundo conhece pelo menos uma receitinha caseira para espantar moscas, não é mesmo? Limão com cravo, inseticida natural com ervas, solução de vinagre… e não há problema nenhum em usar essas ideias no ambiente de casa, mas elas são proibidas no seu restaurante.

Isso porque apenas soluções higienizadoras aprovadas pela ANVISA são aceitas na hora da inspeção. Por isso, o melhor a se fazer é investir nos cuidados para evitar moscas que citamos a seguir.

Como espantar moscas

Se tem algo pior do que ter seu restaurante infestado de moscas, certamente esse algo é quando as moscas são as varejeiras. Esse tipo de mosca, além de ser maior em tamanho, está associada à transmissão de doenças gastroenterológicas e do trato respiratório e urinário humano.

E, para evitar a proliferação desse tipo de inseto no seu restaurante, a melhor saída é a dedetização e higiene regular do local.

O jeito certo de como evitar as moscas no seu estabelecimento é mantendo a higiene do local sempre em dia, e, para fazer isso da melhor forma, separamos algumas dicas de como evitá-las.

Cuidados com o lixo

A primeira coisa que você deve prestar atenção é no lixo. Como e o quão frequente está sendo feito o descarte de embalagens, resíduos, materiais orgânicos e outros itens?

Os resíduos de alimentos, em especial líquidos derramados e esquecidos sobre o chão ou superfícies como mesas e prateleiras, chamam muito a atenção de moscas e podem também atrair outros tipos de pragas, como baratas.

Aqui vão algumas dicas para lidar com o lixo e eliminar moscas de forma natural:

  • deixar o lixo do lado de fora do seu restaurante;
  • manter o lixo bem fechado;
  • não deixar acumular e descartar sempre que possível;
  • nunca deixar para o dia seguinte; e
  • treinar a equipe para lidar com esse problema e entender os riscos de cada ação.

Cortinas de ar

Cortinas de ar não servem somente para manter o ar condicionado em dia e evitar que o calor entre, mas também servem para impedir que moscas e outros insetos entrem no seu restaurante, lanchonete ou bar.

Esse sistema funciona como uma espécie de barreira, pois as moscas não conseguem passar por um fluxo constante de ar.

Como esse método só previne que moscas entrem pela porta principal, é importante combinar com outros tipos de barreiras que previnem a entrada por janelas e outras frestas, como cortinas de PVC para as portas da cozinha e tela mosquiteiro nas janelas.

A cortina de ar também é muito utilizada em entradas de shoppings e lojas de departamentos, e está cada vez mais popular em lanchonetes, pizzarias e restaurantes.

Vela de citronela

Além de velas serem uma ótima decoração, as de citronela ajudam no combate às moscas e outras espécies de insetos voadores. Elas são muito usadas em churrascarias e restaurantes, principalmente em estabelecimentos que servem frutos do mar, pois afugentam até as desagradáveis moscas que são atraídas pela fritura do peixe.

Nesse caso, basta acender as velas meia hora antes para não se preocupar mais com moscas. Por outro lado, você deve verificar com a ANVISA se pode deixar algumas dessas velas espalhadas pela área da cozinha. No salão, tome cuidado para que a quantidade não incomode os clientes.

Armadilha luminosa

Um método específico para a captura e combate de insetos em restaurantes e outros comércios do tipo é a armadilha luminosa.

Contudo, cuide desse tipo de armadilha na cozinha e áreas de manipulação. Já imaginou que anti-higiênico "guardar" um monte de moscas mortas nos equipamentos?

Após fixada no teto ou em vigas, esse aparelho atrai e captura moscas, mosquitos, mariposas, abelhas, varejeiras e outros insetos em uma placa adesiva descartável.

Essa armadilha mantém os insetos presos no interior do aparelho e não produz cheiro nem fumaça. É muito útil para impedir que qualquer tipo de mosca ou resíduos atinjam a comida do local, porém necessita de constante manutenção e limpeza.

Crie o hábito de limpá-la frequentemente!

Telas mosquiteiras

As telas mosquiteiros são muito comuns em casas e apartamentos, mas elas também podem e devem ser usadas em estabelecimentos comerciais. As telas funcionam como uma barreira física para evitar a entrada de moscas e mosquitos, e devem ser usadas em janelas.

Combine esse método com uma cortina de ar nas portas da frente e seu restaurante estará completamente protegido da entrada dessas pragas.

Produto para espantar mosca

Existem vários produtos no mercado que prometem resolver o problema com as moscas. Desde inseticidas comuns até repelentes eletrônicos e pastilhas pesticidas, confira como eliminar moscas de um ambiente o que faz cada uma dessas opções.

1.  Inseticida comum

Utilizar inseticida é uma das primeiras opções quando se pensa no que é bom para espantar mosca. O produto, que geralmente vem na forma de aerossol, deve ser aplicado pela cozinha sem que os alimentos estejam expostos, para evitar contaminação. Confira se ele é aprovado pela Vigilância Sanitária para uso em cozinha profissional.

2.  Repelentes eletrônicos

Os repelentes eletrônicos são opções de pesticidas que se ligam à tomada e emitem um som que, muitas vezes, não é reconhecido pelo ouvido humano, mas incomodam ratos, moscas, aranhas e morcegos, fazendo com que essas pragas se afastem do local de onde vem o som.

3.  Pastilhas pesticidas

A última opção de produto para espantar mosca consiste em um tipo de “veneno” em forma de pastilhas, que são depositadas em um pequeno recipiente e borrifadas com água, se tornando atrativa às moscas, que se alimentam do pesticida. Também é obrigatório confirmar com a Vigilância Sanitária se é possível seu uso em cozinhas de restaurantes.

Bônus: Higiene e limpeza

Além da cozinha, todo o restaurante deve ser muito bem limpo e higienizado constantemente. Se você se pergunta como eliminar moscas da cozinha ou como eliminar as moscas de banheiro, a resposta mais simples é a limpeza.

Além disso, instrua sua equipe a sempre higienizar bem as mãos antes de manipular os alimentos. Faça também uma limpeza periódica no estoque de alimentos do restaurante, e deixe tudo sempre bem fechado para evitar que qualquer praga tenha contato com os ingredientes.

Basicamente, é possível proteger o seu negócio desses bichinhos com uma boa limpeza diária e mantendo uma rotina de faxinas e higienização frequentes. Além de eliminar moscas de forma natural, os clientes também vão se sentir muito mais confortáveis.

Dê uma olhada nas normas da vigilância sanitária para manter tudo em ordem e saber mais detalhes sobre a higienização do seu restaurante.

Nem sempre é fácil se livrar dessas pragas, pois elas podem ser bem insistentes, mas seguindo essas dicas e criando novos hábitos, logo você aprende como espantar moscas em restaurante e até evitar que apareçam novamente.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais