7 dicas essenciais para abrir um bar de sucesso

Você quer um bar, mas não sabe por onde começar? Veja nesse artigo tudo que você precisa para ter um bar que faça muito sucesso!

Compartilhe

Como abrir um bar

Os bares são cada vez mais populares no Brasil. Parte desse motivo é que esses estabelecimentos são bem versáteis e descontraídos, combinando com vários tipos de ocasiões diferentes. Ou seja, é a cara do povo brasileiro.

Esses lugares são perfeitos para comemorações de aniversários, despedidas de solteiros, celebrações e até mesmo um happy hour para descontração depois de um dia cansativo no trabalho com jogos e drinks. Há até quem utilize esses espaços para reuniões de trabalho.

O que vai determinar as experiências dos clientes é o estilo do seu bar: se é esportivo, um café-bar ou um lounge bar, por exemplo.

Tudo que você precisa saber para montar o seu próprio estabelecimento no estilo certo e fazer muito sucesso está aqui. Não perca tempo e confira nossas sete dicas.

1.  Estilo

A primeira coisa que deve ser feita é ter uma ideia clara do estilo do seu bar. Com isso, pode começar a pesquisar locais adequados para montar esse estabelecimento. Se você já tiver um local apropriado, melhor ainda.

Essa é a primeira etapa, pois é a partir dessas ideias e pesquisas que podemos entender quanto será necessário investir e, principalmente, se trará lucro. O que nos leva para a segunda dica, já que é fundamental analisar a localização para prospectar as vendas.

2.  Localização

A segunda dica muito importante para quem está começando a procurar locais é investir em bairros menores, mais afastados do centro da cidade, mas que possuem um bom fluxo de pessoas, como bairros universitários, por exemplo. Ou também em bairros próximos a empresas.

Claro que a localização do seu bar é muito importante, e você não quer errar na escolha. Para isso, é importante analisar também se o local é frequentado por quem é o seu público-alvo.

3.  Público-alvo

O estilo do seu estabelecimento vai ajudar você a responder essa pergunta. Quando achar um local com um bom fluxo de pessoas, verifique o perfil desse público, para ver se você se o seu negócio estará bem localizado e atendendo a quem você planejou atender.

Se você deseja montar um bar mais sofisticado, que permita reuniões de trabalho, não seria uma boa ideia se a localização fosse próxima a um bairro universitário, por exemplo. Porque nesse local a maioria das pessoas são jovens e querem um estabelecimento mais descontraído, não tão sofisticado e formal.

4.  Concorrência

A quarta dica para você seguir também se relaciona com a localização: a concorrência. Verifique se há bares próximos que possuem uma proposta semelhante a sua e, se tiver, talvez seja melhor procurar por outro endereço.

Por outro lado, é possível se beneficiar de locais com propostas semelhantes, conseguindo, por exemplo, público que não quer esperar para entrar no outro bar que já existe.

A análise dessas quatro dicas até agora deve ser feita em conjunto.

5.  Cardápio

Lembre-se de oferecer um bom cardápio. Nada melhor do que petiscos para acompanhar aquela bebidinha gelada. Não há localização que dê lucro sozinha: você precisa oferecer um excelente produto.

Pense nos drinks, na carta de vinhos e de cerveja e nos petiscos. Elabore um cardápio bonito, moderno e que tenha descrições inovadoras e fotos reais dos seus pratos.

Um bar de sucesso, assim como todo negócio, precisa gerar lucro. Vamos à próxima dica!

6.  Investimento

É muito provável que no início seja um pouco mais difícil e o lucro pode demorar para aparecer, dependendo de quanto foi necessário investir. Sendo assim, além de calcular o investimento e o lucro, é preciso fazer uma estimativa de quanto tempo você levará para ter esse retorno financeiro, para não ter uma falsa ideia de lucro e ficar no prejuízo.

Quanto custa abrir um bar?

Resposta que vai depender de muitos aspectos. Para o cálculo de quanto tudo custará, algumas coisas precisam ser levadas em conta.

Confira a nossa checklist:

  • Local
  • Equipamentos
  • Decoração
  • Funcionários
  • Contas (água, internet, energia, telefone, etc.)
  • Produtos

Se considerarmos tudo que está dentro desses tópicos, para abrir um bar simples o investimento pode ser de, em média, R$ 20 mil. Mas o valor pode variar de região para região, de bairro e, claro, da proposta do seu estabelecimento.

Ainda há as despesas mensais de manutenção, como os produtos de venda e os produtos de limpeza, aluguel, salário dos funcionários, encargos, contas, etc.

Uma ótima opção para você conseguir se organizar financeiramente e planejar quanto terá lucro com seu novo estabelecimento é fazer um plano de negócio.

7.  Leis para abrir um bar

Para de fato abrir um estabelecimento você precisa ficar em dia com as regulamentações legais e, para isso, alguns documentos são necessários:

  • Registro de compra dos produtos (nota fiscal)
  • CNPJ
  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • IPTU
  • Cópia do contrato de venda ou locação
  • Alvará de funcionamento
  • Folha espelho do IRPF
  • Documentos específicos de acordo com cada município

Além da documentação é importante relembrar que, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), oferecer e vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é proibido.

Essa é uma das principais leis que precisa de muita atenção, pois é comum menores de idade utilizarem documentos falsos para consumirem bebidas alcoólicas e o que acontece em seu bar é de sua responsabilidade.

Outra lei importante a ser seguida é em relação aos produtos. Todos precisam conter registro e certificação necessária para a venda, o que pode variar de cidade para cidade.

A higiene também é um fator que deve ser levado em consideração. Não apenas o seu estabelecimento deve estar sempre limpo, mas os produtos também precisam estar dentro do prazo de validade e os funcionários devidamente uniformizados.

Se você quiser contar com música ambiente, shows ao vivo ou até mesmo televisão, deve se cadastrar no ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). É essa organização que garante o pagamento dos direitos autorais aos artistas.

A cozinha e a instalação de gás também devem seguir as normas estabelecidas, então contrate um engenheiro credenciado para que você não tenha nenhum problema futuro.

Então, para você não não se perder, vamos recapitular todas as nossas dicas para você abrir um bar de sucesso:

  1. Definir o estilo
  2. Escolher o local
  3. Definir o público-alvo
  4. Avaliar a concorrência
  5. Montar o cardápio
  6. Calcular o investimento e lucro
  7. Ficar em dia com as leis

Abrir um estabelecimento pode trazer muito lucro: basta se organizar e, para isso, contar com a ajuda das nossas dicas.

O nosso blog tem muitas outras dicas relacionadas ao mundo dos bares e restaurantes: sinta-se convidado a continuar navegando!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais