Como a comanda eletrônica se destaca da comanda de papel

A comanda eletrônica é uma facilitadora no atendimento do seu restaurante, entenda como aqui!

Compartilhe

Comanda Eletrônica Restaurante

A comanda de papel teve seus anos de ouro para ajudar garçons ao redor do mundo todo, contudo, hoje em dia com a tecnologia já dominando grande parte de nossas vidas e estando cada vez mais presente no nosso cotidiano, era apenas natural que ela chegasse também nos restaurantes. E assim surgiu a comanda eletrônica! Tornando-se cada vez mais populares, elas são um meio para facilitar a vida de todos os envolvidos no restaurante: desde o cliente até o dono do estabelecimento.

A ideia da comanda eletrônica para restaurante é que o garçom anote os pedidos diretamente em um smartphone ou tablet, que por meio do sistema para restaurante faz uma integração entre o salão, a cozinha e o caixa. Assim, o pedido é feito e confirmado via sistema na mesa e vai diretamente para a cozinha para começar a ser preparado, sem a necessidade de o garçom se locomover até lá para entregar a comanda! Da mesma maneira, já fica disponível para controle do caixa para o pagamento ser realizado posteriormente.

Isso não apenas torna o estabelecimento mais eficiente (e ecoeficiente, por sinal), como também diminui drasticamente os erros cometidos pela equipe. Esse tipo de sistema é bom principalmente para bares e boates pois garante maior controle sobre a conta do cliente e evita prejuízos com a perda de comandas. Mas ainda é grande vantagem para todos os tipos de restaurantes, cafetarias, pastelarias, e afins de médio a grande porte. Para saber mais acerca dessas vantagens, continue lendo!

Qualidade de atendimento

A primeira coisa que vem à mente quando pensando na aplicação da comanda eletrônica no restaurante é a melhora na qualidade de atendimento. Os garçons conseguem ser mais ágeis, dar mais atenção aos seus clientes e ainda fazer um giro de mesas maior (o que vai ser ótimo para aumentar também o faturamento do local!).

Também é possível ter um maior controle sobre os pedidos, sendo possível ver quais clientes possuem descontos com cartões de fidelidade ou permuta, por exemplo. O sistema disponibiliza ainda uma visão de quais mesas estão esperando atendimento, quais já estão esperando o pedido, as que estão sem pedir há muito tempo e as que estão esperando o fechamento da conta. Quando o garçom tem acesso fácil a todas essas informações, ele será bem mais prático e direto em suas ações.

Redução de erros

Os erros da comanda de papel são variados, podendo ser desde uma palavra que o cozinheiro não entendeu até uma anotação errada do próprio garçom. Se o estabelecimento faz utilização de códigos, as chances de haver erros são ainda maiores. Porém, com a utilização da comanda eletrônica, a tendência é que esses erros sejam bem reduzidos. Isso acontece porque todos os itens do menu são cadastrados no sistema de forma padronizada, ou seja, não há como haver confusão entre itens!

Essa questão, além de ser um dos fatores que melhora a qualidade de atendimento, também ajuda imensamente para não ter tantas perdas de estoque.

Facilidade de pagamento

Como a cozinha recebe a comanda assim que o pedido é confirmado pelo garçom no sistema, o caixa também recebe. Isso torna o fechamento de contas muito mais eficiente e simples - e muitos sistemas para restaurantes oferecem a facilidade de fechar a conta de maneira já dividida, para cada pessoa pagar apenas o que consumiu. A cobrança individual automática é o sonho de qualquer atendente de caixa do mundo!

Além disso, existe a facilidade de aplicar cupons de desconto, cortesias e mesmo que os clientes saiam sem pagar, eles serão facilmente identificados. Uma ótima vantagem para garantir a segurança do restaurante também, não é mesmo?

Agilidade em cancelamentos/trocas

comanda eletrônica de bar

Com comandas de papel, torna-se bem mais difícil realizar cancelamentos de pedidos visto que precisaria ser feito um corre de funcionários onde o garçom precisa ir até a cozinha pedir que o pedido não seja feito e ir até o caixa avisando que é preciso retirar aquele item da cobrança. Com a comanda eletrônica, basta que o garçom avise um responsável e este irá resolver tudo com apenas alguns cliques.

Da mesma maneira, é bem mais prático realizar a troca de itens que foram adicionados na comanda. Assim como de reabrir uma conta que já havia sido fechada (seja porque o cliente decidiu ficar um pouco mais no local ou por erro do caixa).

Controle do restaurante

Além de todas as vantagens que descrevemos aqui para auxiliar a equipe de garçons, cozinheiros e caixa, a comanda eletrônica traz vantagens também para o dono do bar ou restaurante.

Quer saber como?

O sistema permite um controle rígido sobre o seu estabelecimento. Através dele, é possível:

  • Receber relatórios de controle e análise de vendas e lucratividade
  • Receber relatórios da quantidade de clientes atendidos em determinado período de tempo
  • Ter acesso a um sistema de comissionamento
  • Oferecer e controlar descontos
  • Integração do sistema com balanças self-service e/ou buffet

Concluindo

Claro que não custa estar preparado para emergências caso haja algum problema com os aparelhos, por exemplo uma queda de energia que está atrapalhando a utilização do sistema. Para isso, é sempre bom ter algumas canetas e papéis disponíveis para garantir.

Além disso, toda essa tecnologia terá um investimento envolvido, não apenas no equipamento como no treinamento dos atendentes e demais membros da equipe. Será necessário que todos saibam como funciona a comanda eletrônica para não causar problemas (afinal, isso é uma das coisas que você quer evitar), então certifique-se que todos estejam devidamente treinados para depois introduzir a ferramenta aos clientes. Apesar disso, você pode confiar que vai ser um investimento que vale a pena!

Aprimorar a experiência do cliente no seu restaurante é de extrema importância, afinal, quem sai de casa para uma refeição hoje em dia não está apenas em busca da comida, eles querem ter a melhor experiência gastronômica disponível! Ao tornar o seu restaurante e sua equipe mais eficiente com a utilização da comanda eletrônica para bar e demais estabelecimentos, você com certeza estará um passo à frente da concorrência.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais