4 passos para dobrar a capacidade de oferta do restaurante

O crescimento repentino da demanda pode parecer assustador se o seu negócio não estiver preparado. Saiba como oferecer um bom atendimento e encarar esse desafio, aumentando a capacidade de oferta do restaurante!

Compartilhe

Capacidade de oferta restaurante

Aproveitar 100% do espaço físico, otimizar os processos, realizar treinamentos e utilizar a tecnologia ao seu favor são algumas das estratégias para aumentar a capacidade de oferta de um restaurante e entregar um serviço de qualidade ao mesmo tempo.

Imagine a seguinte situação: o seu estabelecimento está ganhando bastante visibilidade e, certo dia, uma fila de pessoas começa a se formar na porta querendo conhecê-lo.

Se você não estiver preparado, a situação pode se complicar e existe uma grande chance de algumas pessoas desistirem da espera. Como perder clientes nunca é uma opção, selecionamos as melhores soluções para que você possa oferecer mais sem dificuldades!

Qual a importância de aumentar a capacidade de oferta?

É preciso saber como gerenciar e aumentar a capacidade de oferta do seu negócio para atender bem a demanda, oferecer o melhor serviço, ampliar o número de vendas e o potencial de lucro.

Analisar o quanto se pode produzir e o quanto é consumido também serve para ajustar as necessidades de produção e administração do restaurante, evitando que haja custos desnecessários.

Dessa forma, a satisfação é garantida, assim como a fidelização e a divulgação boca a boca para futuros clientes, conquistando mais pessoas e gerando o crescimento contínuo de suas vendas.

Afinal, o seu negócio só cresce se você conseguir aumentar a capacidade de produção e atendimento, não é mesmo?

Como aumentar a capacidade de oferta do restaurante?

A habilidade de ampliar a oferta para atender a demanda depende de fatores como a utilização funcional do espaço – inclusive do ambiente externo, se houver – e o treinamento periódico de funcionários para otimizar processos e o uso de tecnologias em restaurantes.

Através da organização do espaço e do ritmo melhorado das atividades, é possível atender mais pessoas sem precisar investir na contratação de mais colaboradores ou procurar um lugar maior.

Ficou interessado e quer descobrir como colocar isso em prática? Continue com a gente e confira como desenvolver essa habilidade em apenas quatro passos!

1.  Utilize toda a área do seu espaço

Para realizar a otimização de espaços, é necessário pensar em todo o caminho que o cliente percorre, desde o instante em que ele entra e aguarda por uma mesa até o momento de pagar a conta.

Tanto a cozinha quanto o salão precisam ser pensados de acordo com o público-alvo e o tipo de alimento que é servido, dessa forma, você consegue criar um layout planejado e dinâmico que facilita o fluxo dos colaboradores e cria um ambiente confortável para todos.

Para calcular a capacidade do seu espaço considere ter de 1,5 a 2 metros quadrados por pessoa que você pretende atender e divida esse número pela área do salão com as mesas.

Se o seu restaurante tem, por exemplo, 120 metros quadrados, é possível acomodar de 60 a 80 clientes no salão.

Outra estratégia que deve ser pensada é a distribuição da mobília de maneira correta e sem deixar espaços vazios que poderiam ser melhor utilizados, aumentando a capacidade máxima de lotação.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Que tal também aumentar a capacidade de mesas ao ar livre?

Utilizar essa área “extra” quando ela existe é uma ótima tática para dar ao seu negócio maior flexibilidade, além de ser um diferencial e até uma atração para clientes novos, já que espaços ao ar livre em restaurantes são uma tendência crescente.

Cada vez mais as pessoas buscam por ambientes com uma boa circulação de ar e em meio a natureza e a maior vantagem de um salão a céu aberto é que ele pode ser considerado como um "extra" quando a demanda é muito grande ou em eventos especiais.

Se você não tiver um espaço próprio ao ar livre, verifique a legislação do seu município sobre colocar cadeiras e mesas na rua.

2.  Aprimore os processos de produção

Uma das maiores reclamações em relação a restaurantes lotados é a demora do atendimento e do recebimento dos pratos, por isso, utilize estratégias para agilizar o que acontece dentro da cozinha.

  • Realize treinamentos frequentes com os funcionários para atualização das técnicas de preparo e desenvolvimento de novas habilidades.
  • Evite instalar equipamentos que possam atrapalhar a produção mais do que ajudar e mantenha os maquinários sempre com a manutenção em dia.
  • Organize a cozinha de maneira funcional para que as ferramentas de trabalho estejam sempre ao rápido alcance dos funcionários, diminuindo o tempo de deslocamento dentro da própria área.
  • Terceirize algumas funções ou compre alimentos já descascados e cortados para diminuir o tempo de produção e o espaço necessário para esses processos.

Para conseguir atender mais pessoas, é preciso que o fluxo de produção esteja alinhado com esse objetivo, já que o ritmo de trabalho influencia na agilidade de preparo das refeições e na satisfação dos consumidores.

3.  Eleve seus resultados usando a tecnologia

A tecnologia veio para facilitar e modernizar os processos. Utilizar essa ferramenta para melhorar o atendimento, otimizar o tempo de espera dos clientes e evitar gastos desnecessários pode fazer a diferença nos seus lucros.

O mercado tecnológico disponibiliza sistemas de pontos de venda, cardápios digitais de mesa, gerenciador de filas, sistemas de displays para cozinhas e muito mais. Tudo facilita o preparo de refeições e o atendimento de uma grande demanda.

Ao usar um cardápio digital, por exemplo, deixa de ser necessária a contratação de garçons extras para aumentar a capacidade de atendimento e, dessa forma, você pode investir mais dentro da própria cozinha para o preparo das refeições.

Até os seus próprios garçons podem fazer tarefas mais estratégicas por terem suas vidas facilitadas pela inovação.

Para agradar ainda mais e surpreender com uma experiência única, melhore o processo de espera, gerenciando as reservas do restaurante através de um gestor de filas. Assim, os clientes são avisados sobre a disponibilidade de suas mesas e conseguem acompanhar à distância o tempo até serem atendidos.

Agora, se o consumidor não está interessado em aguardar para usufruir dos benefícios do espaço físico ou apenas prefere comer em casa, o ideal é que haja ferramentas que facilitem delivery e take away também.

4.  Disponibilize opções de delivery e take away

Uma boa tática para oferecer mais é não depender apenas do aumento do espaço físico.

Implementar um sistema take away diminui o seu gasto com a acomodação de pessoas e ainda atende um público crescente desse mercado de compre e retire.

Opções de entrega também proporcionam esse benefício, já que o cliente pode pedir sua refeição sem se dar o trabalho de sair de casa. Para facilitar a organização, você pode terceirizar esse serviço através de uma plataforma de delivery.

Lembre-se que é preciso estar preparado para ofertar qualidade nesse método, usando embalagens adequadas para transporte e uma boa plataforma com um sistema adequado para fazer a ponte entre você e o consumidor.

Depois de ler este artigo e colocar em prática as estratégias presentes nele, aumento de demanda não será mais um problema e você estará pronto para encarar o desafio!

Organize-se para aumentar a capacidade de oferecer seus serviços a novos clientes e entregar o mesmo padrão de qualidade de sempre. Se precisar, conte com a gente em todas as etapas.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais