14 dicas comprovadas para aumentar faturamento de restaurante

Você vive se perguntando como tornar um empreendimento de food service mais lucrativo? Chega de buscar soluções! As 14 dicas deste artigo são certeiras para aumentar o faturamento do seu restaurante. Confira.

Compartilhe

Empreendedora feliz com o faturamento de seu restaurante, clientes comendo felizes em mesa ao fundo

Aumentar o faturamento do restaurante é um esforço diário para quem empreende em um food service e envolve desde ajustes estratégicos para uma melhor gestão até o uso de inovações tecnológicas para otimizar processos e vender mais, passando por ações de marketing, claro.

O alinhamento entre gestão, marketing e tecnologia aumenta as chances que um restaurante tem de proporcionar uma experiência da mais alta qualidade aos seus clientes, garantindo uma saúde financeira sólida para o empreendimento, com ganhos reais que levam ao maior faturamento.

Um monte de palavra bonita, mas o que importa mesmo é a ação, né? Tudo bem! Neste artigo, você explora 14 dicas (provadas e comprovadas) para pôr a mão na massa e alcançar seus objetivos. Anote tudo, porque a receita é de chef!

14 dicas de como aumentar o faturamento do restaurante

Capricho no preparo dos pratos, programas de indicação e fidelidade, ajustes no cardápio – quando e se necessários –, aplicação de inteligência de mesa no atendimento, utilização de sistemas modernos de gestão: vale tudo para fazer o seu restaurante crescer.

Abaixo, você vê uma lista completa das melhores estratégias para aumentar seu faturamento com praticidade e inteligência. Já tá anotando?

1.  Invista na qualidade da comida e do serviço

A primeira dica não é segredo pra ninguém: qualidade é a base do sucesso! Por isso, garantir que cada prato e cada contato com os atendentes seja uma experiência memorável para os clientes é fundamental.

Capricho e cuidado precisam estar presentes da seleção dos ingredientes à apresentação do prato e da recepção do restaurante à hora de pagar a conta. Consumidores satisfeitos não apenas retornam, mas também se tornam defensores leais da marca, recomendando o food service a amigos e familiares.

2.  Atualize e modernize o cardápio

De tempos em tempos, fazer mudanças na variedade de opções do menu pode ser uma boa estratégia para você atrair diferentes tipos de clientes e saber da existência de novidades também pode incentivar os clientes que já são fiéis a visitarem seu restaurante com ainda maior frequência.

Você não precisa ficar restrito(a) a um cardápio sazonal: converse com o chef e a equipe de cozinha para buscar alternativas de variações vegetarianas, veganas e glúten-free dos itens mais pedidos da casa, por exemplo!

Lembre-se de modernizar a maneira como cada prato e bebida são apresentados também – assim, você tem certeza de que está seguindo as tendências e acompanhando mudanças no comportamento de consumo das pessoas. Que tal um menu digital em tablet pra acompanhar?

3.  Cobre preços estratégicos pelos produtos

Além de oferecer uma variedade de pratos, desenvolver um menu com preços estratégicos ajuda a maximizar o faturamento. Destaque, sem medo, os pratos lucrativos em áreas mais visadas do cardápio e use expressões como “prato do dia” ou “especial da casa” em letras maiores ou com fonte mais chamativa.

Na hora de ajustar o menu ou os valores, observe a concorrência e as preferências do público-alvo, considere a sua margem de lucro ideal e tenha conhecimento dos limites importantes para não perder ninguém para o restaurante ao lado.

4.  Trabalhe o marketing em todos os formatos

A eficácia de estratégias de marketing para restaurantes é comprovada, principalmente quando as ações seguem um plano previamente estabelecido e que leve em consideração as necessidades tanto do food service quanto de seu público-alvo.

Essas estratégias são essenciais não só para atrair novos clientes, mas também para manter os antigos! Criar uma identidade de marca sólida e apostar nas redes sociais sem esquecer a importância do boca a boca são “tiro e queda”.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Invista ainda em tráfego pago e anúncios direcionados e aprimore seu marketing offline com parcerias com empresas locais e até mesmo panfletagem em ruas próximas e com bastante circulação de pessoas.

5.  Organize eventos e promoções especiais

Ainda dentro do marketing, eis aqui outra dica que não pode ser ignorada.

A realização de eventos temáticos e promoções, principalmente durante a semana, desenha um ambiente único em seu restaurante, atraindo um público diferenciado e ampliando o faturamento naqueles momentos que, talvez, fossem de menor movimento.

Organize noites de música ao vivo, happy hours ou eventos sazonais em datas comemorativas para atrair clientes extras.

Não se esqueça de promover adequadamente esses eventos com antecedência, nas redes sociais do restaurante e nas mídias tradicionais da região, para elevar os níveis de entusiasmo e engajamento da comunidade.

6.  Tenha um bom programa de fidelidade

Outra coisa que traz engajamento e ainda está diretamente ligada ao marketing voltado para garantir a retenção de clientes regulares é criar um programa de fidelidade bem planejado.

A ideia já não tem nada de nova – apesar de estar envolvendo o uso da internet e de aplicativos mais do que nunca –, mas continua ajudando muitos restaurantes a incentivar o público a retornar para novas refeições repetidamente.

Oferecer recompensas, como descontos exclusivos, brindes ou pontos que podem ser trocados por cashback, produtos especiais e disponíveis por tempo limitado ou refeições gratuitas é uma ótima pedida. Vale experimentar!

De quebra, esses programas ajudam a coletar dados valiosos sobre as preferências dos fregueses.

7.  Implemente também um programa de indicação

Diferentemente do programa de fidelidade, um programa de indicação tem o único e exclusivo objetivo de incentivar quem já frequenta o restaurante a convidar outras pessoas para frequentarem também!

Nele, seus clientes atuais precisam ser recompensados por indicarem novos clientes. Uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento.

8.  Conte com um serviço de delivery e take-away

O mundo digital trouxe oportunidades significativas para você expandir o alcance do seu restaurante e, dentre essas oportunidades, está a de usar um aplicativo para oferecer serviços de entrega e take-away, permitindo que os clientes desfrutem de suas refeições no conforto de casa ou em seus escritórios quando precisarem de uma pausa entre uma reunião e outra.

A dica bônus é fornecer embalagens de alta qualidade para manter a integridade dos pratos durante o transporte e priorizar a eficiência e a segurança na hora da entrega.

Mais uma dica: leia este outro artigo do blog Abrahão com ideias de promoção para delivery se precisar de inspiração para criar esse tipo de oferta também!

9.  Fique atento(a) ao gerenciamento de custos

Você vai fazer mudanças no cardápio sempre que necessário, vai investir em delivery e take-away, vai usar e abusar do marketing, mas nada sem ficar de olho nos seus custos, ok?

Manter um controle rigoroso de todos os gastos operacionais é vital para melhorar sua margem de lucro.

Isso inclui monitorar os preços dos ingredientes e mudar de fornecedor ou refazer os acordos que você tem com fornecedores atuais, otimizar o uso de recursos e controlar o desperdício, principalmente.

Capacite todos os colaboradores com frequência, crie Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) que precisam ser seguidos e revise periodicamente os contratos com quem vende insumos e produtos para o seu restaurante para garantir que você esteja obtendo as melhores ofertas sempre.

10.  Estabeleça parcerias com fornecedores locais

Parcerias com fornecedores locais não apenas garantem a utilização de produtos frescos e de alta qualidade, mas também são extremamente funcionais para você reduzir custos com os ingredientes e com a estocagem de muitos insumos.

Como se não bastasse, essas parcerias têm o enorme poder de criar um senso de comunidade, atraindo clientes que valorizam o apoio aos negócios locais.

E você pode pedir autorização a cada fornecedor para divulgá-las! Propaganda positiva nunca é demais, né?

11.  Acompanhe a concorrência

Assim como os fornecedores e as ações de marketing, a grama do vizinho merece uma vigilância constante – e não para você se questionar se ela é mais verde!

Como o mercado de restaurantes é altamente competitivo, estar ciente das estratégias adotadas por seus concorrentes e tendências seguidas por eles também será essencial para garantir sucesso, maior faturamento e melhor gerenciamento de custos.

Faça pesquisas de mercado regulares para ver o que outros restaurantes estão oferecendo e esteja disposto(a) a adaptar seu menu, seus preços e suas ações de marketing com base nessas descobertas.

12.  Dê atenção ao feedback dos clientes

Mais descobertas que vão levar a adequações e readequações: tudo o que vier em forma de feedback.

  • Ouça atentamente os comentários de quem frequenta seu restaurante
  • Encoraje os clientes a enviar avaliações online, pelas redes sociais ou por pesquisas de satisfação
  • Deixe espaço no estabelecimento para uma caixinha de sugestões

Analise os feedbacks regularmente e tome medidas para abordar as preocupações de cada freguês e implementar melhorias.

Aproveite para divulgar, nas suas mídias, as mudanças que atenderam demandas específicas do público – e que sejam visíveis no food service. Mais propaganda positiva para seu empreendimento!

13.  Não tenha medo da inovação

Estar aberto a novas ideias é essencial para um restaurante se destacar no mercado. Pense que até os food services mais tradicionais do mundo se atualizaram e inovaram aqui e ali para manterem as portas abertas nos últimos anos.

Vale alterar a decoração, introduzir pratos exóticos ao menu e adotar tecnologias, como os cardápios digitais e sistemas de pagamento sem contato, para tornar o estabelecimento mais moderno e atraente.

14.  Automatize processos com um sistema de gestão

Ainda dentro do leque de inovação, investir em um sistema de gestão no restaurante – preferencialmente integrado ao menu digital! – vai otimizar pedidos, estoque e folha de pagamento, economizando tempo e reduzindo erros operacionais.

A combinação sistema + menu gera insights valiosos através de uma análise completa de dados, ajudando você a tomar decisões mais assertivas. ✅

O resultado esperado? Quem atende com precisão e agilidade consegue ampliar sua capacidade de abraçar uma demanda maior. Isso significa que você pode chamar todo mundo para comer na mesma hora, sem receio de não dar conta do recado!

Movimento maior ➡ mais lucro

Como aumentar o movimento de um restaurante?

Para chamar clientes ao seu estabelecimento, o caminho mais efetivo é investir em estratégias de marketing, sejam elas digitais ou offline. É a velha máxima: quem não é visto, não é lembrado!

Você leu sobre essas ações no decorrer do artigo até aqui porque elas são parte das dicas testadas e comprovadas para aumento do faturamento também. Uma coisa está ligada à outra, na verdade, e mais fregueses e/ou maior ticket médio por mesa levam a um caixa com mais dinheiro no fim do dia, da semana e do mês.

Como fazer marketing digital para restaurantes?

O marketing digital oferece a vantagem de você alcançar pessoas de fora da comunidade onde o estabelecimento se encontra. Você pode colocar seu restaurante no mundo online com a ajuda de muitas ferramentas, por exemplo:

  • plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram;
  • tráfego pago, para atrair pessoas até suas redes e plataformas;
  • campanhas para restaurantes no Google Ads, tornando seus anúncios mais visíveis;
  • parcerias com influenciadores digitais para anunciar sua marca e seus produtos; e
  • campanhas de e-mail marketing para atrair de volta fregueses antigos.

O cardápio é extenso, então, seja criativo(a) e avalie os resultados no médio prazo para calibrar (ou temperar) as estratégias escolhidas de acordo com a adesão do público, mas fica a dica: não se apegue somente ao mundo virtual.

Como fazer marketing offline para restaurantes?

Além do marketing digital, não subestime o poder do marketing offline para restaurantes. Ser old school ainda dá bons resultados e, se as estratégias offline forem servidas em harmonia com as digitais, o retorno no curto prazo costuma ser mais visível. Lembra como fazer?

  • Distribua panfletos ou cartões de fidelidade em áreas próximas ao seu restaurante.
  • Faça parcerias com empresas locais para realizar eventos conjuntos que atraiam mais pessoas.
  • Anuncie em outdoors, em locais de grande circulação de veículos.
  • Faça mala direta, distribuindo panfletos e encartes promocionais nas casas de bairros próximos ao estabelecimento.
  • Divulgue seu restaurante nas mídias tradicionais mais famosas na sua região. 
  • Leve seus produtos e sua marca para feiras e eventos culturais da sua comunidade.

O “feijão com arroz” segue funcionando muito bem para alavancar vendas em restaurante, pode ter certeza! Quer mais? Continue a leitura até o final!

Como alavancar vendas no food service?

Para além do marketing digital e do offline, oferecer serviços de catering, atendendo a festas e outros eventos comemorativos, ou estabelecer parcerias com empresas para fazer eventos corporativos podem ser iniciativas que vão impulsionar a visibilidade do seu restaurante.

Se quiser seguir com o plano, preze por qualidade e a confiabilidade. A ideia é “fazer o nome” do seu restaurante nessas ocasiões.

  • Serviços de catering: são opção para gestores que pretendem atuar em novas oportunidades de negócios. É o seu caso? Planeje-se para disponibilizar cardápios que atendam às necessidades de diferentes tipos de eventos.

  • Parcerias corporativas: são uma maneira muito eficaz de aumentar as vendas e podem se traduzir na oferta de descontos especiais para os funcionários das empresas do bairro ou de bons preços para eventos organizados pelas corporações.

E, assim como na hora de precificar um cardápio, ao definir o orçamento de serviços como os mencionados acima, você não pode esquecer de considerar o seu lucro.

Qual o lucro ideal para um restaurante?

O lucro ideal de um restaurante costuma ficar entre 15% e 20% do faturamento total, podendo variar para mais ou para menos de acordo com as características específicas do food service (localização, formato de vendas etc.) e do público-alvo.

Os cardápios digitais já mencionados anteriormente, gestores de filas e reservas e as plataformas próprias para delivery são as três principais maneiras de aumentar seus lucros com um sistema para restaurante.

A ênfase nessas tecnologias acontece porque elas invadiram a cozinha e o balcão de atendimento, tornando o conceito de “ambiente tech” a nova cara dos food services.

3 sistemas para restaurantes que você precisa conhecer
Cardápio digital com inteligência de mesa Para analisar o comportamento dos clientes e sugerir promoções, combos e complementos de pedidos já feitos, reduzindo custos do restaurante e aumentando o ticket médio entre 20% e 40%.
Gestor de filas e reservas Um aplicativo que ajuda o seu restaurante a gerenciar filas de espera e reservas de mesas, aumentando a eficiência do serviço, tornando a experiência mais conveniente para os clientes e reduzindo desistências em dias mais cheios.
Plataforma de delivery Alternativa perfeita se você quiser economizar no pagamento de taxas e, quem sabe, transformar sua economia em descontos, incentivando o consumo.
 

Integre-os ao seu sistema de gestão e o sucesso estará servido. ✨

Não esqueça que cada estabelecimento é único, então, adaptar cada uma das estratégias e sugestões que você conheceu às necessidades específicas do seu empreendimento trará ainda mais resultados. Boa sorte, ou melhor, boas vendas!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais