Como escolher um nome para meu restaurante?

Ele poderá ser fator decisivo na hora de você estruturar as ideias e a operação prática.

Compartilhe

Nomes para restaurante e lanchonete

Abrir um restaurante é como ter uma tela em branco para pintar: há tantas variações de temas iguais ou diferentes, certo? Entenda como dar o nome pra ele pode ser essencial na organização de toda a operação.

Quando idealizamos muito alguma coisa, como é o caso da abertura de um estabelecimento comercial, o nome que a gente dá e a sensação que ele passa faz toda a diferença. Isso porque, no caso dos negócios, o nome é a marca que deixaremos registrada na clientela.

O que o nome significa traz sempre algo mais profundo do que, à primeira vista, pode parecer.

O nome escolhido tem tamanha importância que pode:

  1. influenciar a operação como um todo;
  2. ser o ponto de partida na hora de definir a missão, a visão e os valores do restaurante.

Esse "mero" detalhe, que parece algo tão simples e sutil, poderá influenciar o modo como você contrata a equipe, como você treina a equipe, o que você precisa passar para os funcionários em termos de metas a longo prazo. Pode, também, influenciar que tipo de comida você serve, como você serve e pra quem você serve.

O que se busca é construir uma marca sólida e isso se faz através do nome pelo qual o seu restaurante ficará conhecido no ambiente em que está inserido. Assim, neste post iremos dar algumas dicas de como você poderá escolher o nome para o seu restaurante.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Ideias de nomes para restaurantes e lanchonetes

Algumas das vezes, os proprietários deixam pra escolher o nome do restaurante somente ao final do processo de abertura do negócio. Outras vezes, ao contrário, o nome é o ponto de partida para toda a estrutura do negócio e projeto arquitetônico, por exemplo.

O que importa é definir com segurança qual o seu mercado e qual a sua culinária, sem certo e errado. O nome, reiteramos, vai ser a marca que os clientes irão propagar, então ele precisa fazer sentido.

Razão social ou nome fantasia

Tanto faz, você pode escolher o nome do seu restaurante tanto para seus clientes externos (os consumidores), quanto para seus clientes internos (fornecedores e funcionários).

Em outras palavras, às vezes o nome fantasia, que é aquele pelo qual o seu restaurante é conhecido nas rodas da cidade, é diferente do que o registrado nos órgãos oficiais, onde consta o seu CNPJ e endereço, por exemplo.

Geralmente, para exemplificar, as franquias possuem nomes que já são conhecidos do público, mas os franqueados são os responsáveis por registrar a nova unidade, escolhendo um nome jurídico diferente do que a marca franqueada.

4 técnicas para escolher um nome criativo

1. Geograficamente

Que tal colocar o nome da rua onde o seu restaurante vai ficar? Ou da cidade, do bairro ou, até mesmo, do número em que a propriedade está inserida na rua;

2. Temático

Você quer servir comida italiana? Comida chinesa? Que tal um nome que remeta às origens da culinária escolhida? Aqui, você pode abusar de expressões idiomáticas que signifiquem algo valoroso para o seu estabelecimento;

3. Familiar

Quer acrescentar aquele toque caseiro, de comida de verdade? Que tal o nome de algum familiar? Se, especialmente, a sua culinária estiver ligada a esta pessoa, aí então ficará ainda mais crível;

4. Significado de missão, visão e valores

Este tipo de categoria para escolha do nome é mais fácil quando você já estruturou o que você vai vender e sabe exatamente qual a sua missão, visão e valores. O nome pode sugerir algo que remeta a algum detalhe especialmente importante para a construção do seu sonho: o seu restaurante.

Como aplicar essa técnica para sugestão de nomes para restaurantes?

Isso é algo difícil de fazer, mas, conforme o roteiro que montamos no tópico acima, você poderá criar mais facilmente. Isso porque você pode escolher alguns dos itens ou misturá-los.

Vamos exemplificar abaixo algumas combinações, mas, lembrando, só você sabe o que faz sentido para você e é importante que fique tudo muito bem estruturado, a fim de que toda a operação esteja de acordo com o nome escolhido. Se você acha que está sem criatividade, pode pedir ajuda para os sócios, amigos e familiares.

Geograficamente + temático

Vai abrir uma cantina italiana na rua Itália, nº 1456? Você pode nomear o seu estabelecimento de "Cantina 1456". Vai abrir uma casa de carnes na rua Uruguai, 105? Você pode chamar seu restaurante de "Parrilla Uruguai". Deixe a sua imaginação fluir.

Temático + familiar

Se o seu restaurante for um sushi e você tem um tio japonês, que tal homenageá-lo ao nomear seu negócio de "Sushi Katsuo"?

Familiar + missão, visão e valores

Se você cresceu cozinhando no fogão à lenha da sua avó e quer que essa lembrança seja a marca do seu restaurante, você pode nomear seu estabelecimento de "Fogão de Casa".

As ideias são muitas e as combinações geram ainda mais possibilidades na hora de escolher o nome do seu negócio. O importante é que ele faça sentido na hora de você vender sua receita e proporcionar serviço e experiência para o cliente.

Quando nasce um bebê, sua primeira identidade no mundo é o seu nome, é a partir dele que a gente conhece aquela pessoa que vai crescendo ao longo do tempo. É o mesmo no caso do seu restaurante. É algo que marcará profundamente a história do seu negócio, então, assim como um filho, ele merece a atenção necessária na hora da escolha do nome.

Se mesmo assim você não gostar de nenhuma das sugestões ou achar que lhe falta criatividade, há empresas de marketing especializadas no assunto. Quem sabe você já pode fazer um pacote para propagar o nome da sua marca por aí. Vale a pena considerar esta opção.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais