Como fazer posts de hamburgueria: guia rápido e fácil

Boas postagens nas redes sociais têm o poder de dar água na boca da clientela e fazê-la visitar sua hamburgueria. Veja como criar posts dignos de muitos likes!

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Imagem de três hambúrgueres suculentos com duas camadas de carne e três camadas de queijo cheddar, em cima de uma mesa de madeira

Os melhores posts para hamburgueria são também os mais saborosos: não tem segredo! E é verdade que falar mais sobre a história do restaurante, apresentar a equipe e até dar uma receita de algum molho especial também entram na lista de boas ideias, mas nada funciona se o hambúrguer não estiver em destaque a maioria do tempo.

E dando água na boca de quem navega pelo feed da rede social!

Este artigo traz algumas dicas sobre o que publicar e, acima de tudo, imagens para você usar como inspiração. Continue lendo.

O que postar no feed de uma hamburgueria?

Com certeza, não vai ser só o seu restaurante que vai aparecer na linha do tempo de consumidores amantes de hambúrgueres, então, se você quer saber o que postar, pergunte-se: “o que vai me diferenciar da concorrência?” e “o que meu público-alvo tem vontade de ver (e comer)?”.

Encontrar respostas para esses dois questionamentos já é meio caminho andado!

Com base nelas, faça um cronograma semanal, quinzenal ou mensal e distribua suas publicações em categorias, sempre priorizando imagens deliciosas e verdadeiras dos seus pratos.

Que tal publicar um hambúrguer suculento diferente às terças e sextas com legendas convidativas, uma sobremesa bem “chocolatuda” numa quarta e outra bem “moranguda” na quarta seguinte?

Aproveite para deixar uma mensagem divertida na segunda – lembrando que o consumidor só estará feliz no primeiro dia da semana se o estômago dele também estiver – e alguma curiosidade sobre a equipe ou o estabelecimento na quinta, por exemplo!

A gestão de redes sociais do seu negócio depende de você e das suas pesquisas de mercado, mas precisa acontecer, assim como a frequência de posts precisa ser constante, afinal, não basta só o perfil “estar lá”, é preciso que ele esteja atualizado, caso contrário, muita gente pode ter dúvidas até mesmo sobre o fato de o estabelecimento estar ou não aberto.

Como divulgar hamburgueria no Instagram?

Especificamente no Instagram, além das imagens em alta definição, bem nítidas e capturadas com a intenção de dar água na boca, ou seja, com o queijo derretendo, a carne fresquinha, o molho escorrendo e assim por diante, outras formas de divulgação são os Stories e os Reels.

Com posts no feed

Para publicações que ficarão por tempo indeterminado na página da sua hamburgueria, você pode escolher entre imagens quadradas (1:1), verticais (4:5) ou no formato paisagem (16:9), apenas lembre-se de que o conteúdo principal das fotos precisa estar centralizado!

E não deixe a legenda em segundo plano, viu? Aquele texto que vem logo abaixo – principalmente a primeira linha – precisa ser tão convincente ou cativante para quem vê a publicação quanto a imagem propriamente dita.

Através dos Stories

Os Stories, diferentemente dos posts para restaurantes, só podem ser visualizados por até 24 horas seguintes à sua publicação, exceto se você escolher colocá-los nos “destaques”.

Eles têm tamanho 9:16 e também servem para divulgar a comida e a bebida do estabelecimento e até para levar uma publicação do feed para mais pessoas, mas, acima de tudo, quanto mais cotidiano e rotina real do negócio cada um apresentar, maiores as chances de sucesso!

Publique um vídeo do hambúrguer sendo preparado, uma foto da equipe toda uniformizada, um feedback de um cliente, alguém degustando um milk-shake (se essa pessoa autorizar a filmagem ou foto, claro!) etc, e usufrua de recursos como a caixinha de perguntas, as enquetes e as barrinhas de avaliação!

Fazendo reels de vez em quando

Os reels são vídeos mais longos, publicados em outra aba dentro do perfil da hamburgueria no Instagram e que também ficam disponíveis para visualização por tempo indeterminado.

Eles têm o mesmo tamanho dos stories (9:16), mas costumam receber uma edição mais cautelosa, mesmo que ela seja feita através de aplicativos com versões gratuitas e modelos prontos, como o CapCut.

Um por semana pode ser suficiente para você mostrar ao seu público-alvo que tem o mesmo carinho e a dedicação pelo preparo dos hambúrgueres e pelas redes sociais!

E como tirar fotos de hambúrguer para propaganda?

Veracidade, nitidez, qualidade e iluminação natural são as palavras-chave mais importantes para donos de hamburguerias que querem fotografar comida.

Veja algumas dicas rápidas!

  • Prepare o hambúrguer na hora de fotografar, nunca muito antes para ele não parecer “murcho”
  • Não economize em ingredientes que podem fazer a diferença na hora do clique
  • Evite usar o pão muito amassado ou tirá-lo do pacote (se for comprado pronto) só na hora das fotos
  • Use um celular com uma câmera boa ou uma câmera semi-profissional pelo menos
  • Faça edições sutis, sem exagerar no contraste, por exemplo, para não parecer uma foto mentirosa
  • Se possível, coloque cada prato próximo a uma janela ou fonte de iluminação natural para fotografar
  • Decore o fundo com um cenário simples, mas que converse com a proposta da receita, e evite paredes brancas ou mesas sem nenhum tipo de decoração
  • Faça mais de uma foto, aproveitando todos os ângulos possíveis
  • Experimente clicar algumas ações também, como uma mão acrescentando molho ao burger ou duas mãos “brindando” com hambúrgueres
    Use um maçarico para derreter o queijo, e faça isso só no momento da foto
  • Conte com a ajuda de palitos de dente para fixar todos os ingredientes no lugar
  • Aplique o(s) molho(s) com ajuda de uma seringa no entorno do hambúrguer, deixando escorrer delicadamente

Ficou com fome ou teve vontade de devorar um dos seus próprios retratos? Sinal de que você acertou em cheio no quesito propaganda de hambúrguer!

Agora, topa ver alguns exemplos?

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Ideias de posts para hamburgueria

As sugestões abaixo podem servir como inspiração para publicações do Instagram e de outras redes sociais. Aproveite!

Exemplo de post de hambúrguer suculento

Nada como um belo disco redondo de carne protagonizando uma foto descolada se a sua hamburgueria se posicionar dessa forma no mercado.

Imagem exclusiva Abrahão Goomer mostrando um hambúrguer muito suculento servido dentro de um prato branco com um pequeno pote de vidro com maionese verde caseira dentro, o prato está em cima de uma mesa de madeira, exemplo de post de hamburgueria para publicação

Nhumi!

Exemplo de post com movimento

Percebe como uma imagem que é estática também pode passar a ideia do que veio depois do clique?

Imagem exclusiva Abrahão Goomer mostrando dois hambúrgueres sendo segurados por duas mãos de duas pessoas diferentes, os hambúrgueres passam a ideia de movimento como se fossem ser brindados, fundo da imagem borrado com um prato preto servido com dois potes grandes de vidro, dentro dos potes há maionese verde caseira e pasta de pimenta, exemplo de post em movimento de publicação para hamburguerias

Um brinde saborosíssimo!

Exemplo de post para hamburgueria artesanal

Não é sempre que dá para reunir todos os carros-chefe de uma hamburgueria na mesma foto, mas quando dá…

Imagem exclusiva Abrahão Goomer mostrando quatro hambúrgueres artesanais muito suculentos em cima de uma mesa de madeira, fundo com uma parede rústica de tijolos, exemplo de post de publicação para hamburgueria artesanal

É aquele ditado: a união faz a força.

Exemplo de post de acompanhamento

Você leu sobre sobremesa chocolatuda, mas uma batata frita queijuda também cai bem.

Imagem exclusiva Abrahão Goomer mostrando duas mãos de uma mulher pegando batatas de um prato retangular servido com batatas com tiras de bacon e queijo cheddar, o prato está em cima do que parece ser uma mesa com temática de tronco de árvore, exemplo de post de acompanhamentos de hamburguerias para publicação

Não seria nada mal se uma porção dessa aparecesse na sua frente agora, diz aí!

Faça bom uso das suas fotos e aproveite-as para chamar a atenção da freguesia através de um bom cardápio digital também.

Por que ter um menu impresso com uma imagem que não corresponde a ⅓ de todo o seu trabalho e capricho se você pode contar com a tecnologia e apresentar três cliques diferentes e deliciosos por produto?

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