Como criar anúncios no Instagram para restaurante

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, e pode ser uma ótima máquina de vendas também. Criar anúncios no Instagram para o seu restaurante pode aumentar sua clientela ou, pelo menos, tornar seu empreendimento mais conhecido.

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Criar anuncios instagram restaurante

Para criar anúncios no Instagram para seu restaurante, você precisa ter uma conta empresarial na plataforma. Depois, basta ir até o seu perfil, tocar no botão “promoções”, escolher uma publicação para promover e acertar os últimos ajustes, como a meta, o público específico que você deseja alcançar, o orçamento diário a ser pago pelo anúncio e a duração da propaganda.

Divulgar seu restaurante no Instagram é uma ótima ideia para atingir um novo público! Afinal, a plataforma é a quarta mais utilizada no Brasil, perdendo apenas para o Youtube, WhatsApp e Facebook.

Ou seja, para que lugar melhor do que uma rede social interativa que permite que os consumidores encontrem seu estabelecimento, interajam, conversem e possam, até mesmo, fazer pedidos ou reservas por ali?

Quanto mais praticidade para encontrar o seu negócio, maiores as chances de se aumentar o público-alvo do seu restaurante. Por isso, listamos alguns benefícios de anunciar seu empreendimento no Instagram e como fazer isso, é só continuar a leitura.

Por que anunciar no Instagram?

Bom, além de ser uma das redes sociais mais utilizadas no País, a plataforma tem uma segmentação relevante e detalhada, ou seja, o Instagram atinge o público-alvo que você escolher, a fim de conquistar potenciais consumidores para o seu negócio.

Além disso, quando você divulga seu restaurante por lá, é possível ter acesso a um relatório detalhado sobre quantas pessoas viram o seu anúncio, taxa de resposta, cliques e muito mais. Ou seja, a rede social se preocupa em oferecer o resultado pelo que você pagou.

Bom, se você já se convenceu de que anunciar restaurante no Instagram é uma boa opção, você vai precisar de uma conta empresarial primeiro.

Como criar um Instagram para restaurante

Muita gente busca os estabelecimentos no Instagram hoje em dia e isso não é novidade. Afinal, a rede favorece a postagem de fotos e vídeos, o que pode ser uma ótima forma de promover as delícias que você vende no seu restaurante.

Para criar um Instagram para restaurante, você precisa fazer uma conta no aplicativo para o seu negócio. Depois que preencher as informações básicas para iniciar uma nova conta, vá até a opção “Editar perfil” e selecione a opção “Mudar para conta profissional”.

Pronto! O perfil do seu restaurante já pode utilizar alguns recursos do Instagram para empresas, como:

  • Anunciar/promover seu negócio por meio de publicações ou stories pagos.
  • Adicionar novos botões de contato, para que as pessoas possam ter acesso ao telefone ou site do seu restaurante.
  • Linkar seu perfil a uma página do Facebook.
  • Acessar os insights e informações de engajamento do perfil, como número de visitas ao perfil, taxa de compartilhamento, saber o número de contas alcançadas com as publicações, e muito mais.

Interessante, né? Um dos recursos mais úteis para donos de restaurantes é o de promover postagens ou stories, justamente porque o anúncio é direcionado ao público que você escolher.

Você pode optar por segmentar seus anúncios por localidade e por relevância detalhada. Na primeira opção, você marca um “pin” em um mapa e estabelece um raio em quilômetros. Usuários da rede que estiverem nesse raio terão boas chances de ver a sua propaganda.

Já na segmentação relevante e detalhada, você escolhe o público que gostaria de atingir com a propaganda. Se você tem um restaurante fast-food, por exemplo, o Instagram mostrará seu anúncio para usuários cujo comportamento e interesse estejam relacionados a esse tipo de consumo.

Como criar anúncios no Instagram para restaurante

Há duas formas de criar anúncios no Instagram para restaurante: através dos stories - aquele recurso de posts momentâneos que somem após 24h - ou através de posts no feed.

Você também pode promover seu restaurante nos stories e no feed simultaneamente. Assim, é bem provável que o anúncio atinja mais pessoas, mas o investimento também será um pouco maior.

Sem mais delongas, confira como promover seu restaurante em uma das maiores redes sociais da atualidade.

Como promover posts de restaurante no Instagram

Promover um post já criado é muito mais simples. Basta fazer o seu post, publicá-lo e depois clicar em “Promover”, logo abaixo da foto.

Feito isso, você deverá:

1.  Escolher uma meta

Dentre as opções para meta você encontra:

  • Mais acessos ao site (ideal para caso você tenha uma página do seu restaurante na internet).
  • Mais visitas ao perfil (perfeito para quem quer aumentar o público-alvo e ser mais conhecido).
  • Mais mensagens (para quem quer interagir mais e atrair clientes através do atendimento).

2.  Selecionar seu público-alvo

Público alvo restaurante

É aqui que você define quem quer atingir com o anúncio, é hora de procurar os potenciais novos consumidores. Nesta etapa, você deverá escolher entre:

  • categoria de anúncio especial (somente para promoções relacionadas a emprego, política, crédito, moradia, temas sociais ou política;
  • automático (caso você queira que o Instagram faça a promoção de forma aleatória com base em pessoas parecidas com os seus seguidores); ou
  • criar o seu (nesta categoria, você pode inserir as opções de direcionamento de público manualmente)

É na última opção que você estabelece localizações específicas para fazer um anúncio local no Instagram. Depois de selecioná-la, aponte os interesses das pessoas que verão o anúncio, isso ajuda na hora de encontrar um público propenso a consumir no seu restaurante e, por fim, determine a idade e gênero do seu público-alvo).

3.  Estabelecer orçamento e duração

Orçamento instagram

A penúltima etapa da promoção de posts no Instagram se refere ao preço que você irá pagar pela propaganda e a duração. Neste momento, você também recebe uma estimativa de contas alcançadas com base no seu investimento.

O orçamento varia conforme as suas escolhas anteriores, como a meta e o público-alvo, mas o primeiro anúncio na rede costuma ter um preço bem baixo e atingir um resultado satisfatório.

4.  Confira o resumo da promoção e faça o pagamento

Análise anúncio

Na última parte da criação do anúncio, você revisa todas as informações que escolheu e opta por uma forma de pagamento.

Depois de submeter seu anúncio e fazer o pagamento, o Instagram tem 24 horas ou mais para analisar a propaganda e colocá-la no ar. De modo geral, esse procedimento costuma ser rápido.

Como promover stories de restaurante no Instagram

O processo é semelhante ao que você faz para promover um post e até mesmo as categorias são iguais. A única diferença é como chegar ao botão da promoção.

Você pode utilizar um story atual, ou seja, que ainda não tenha desaparecido, ou usar a ferramenta “arquivo de stories” no seu perfil. Selecione o story marcado e arraste para cima para ver os detalhes da publicação. Junto com quem visualizou, você verá umas barrinhas, clique nelas.

Esse ícone se refere aos “insights”, ou “impressões” em português. Ele mostra a você todas as interações com o story e as ações tomadas a partir dele (se alguém visitou seu perfil através do story, clicou em algum elemento da imagem, se ganhou seguidores por conta daquela postagem, etc.).

Gostou dos números que viu? Pois saiba que eles podem melhorar ainda mais. Basta clicar na setinha quebrada apontando para cima, logo ao lado do ícone de salvar a imagem, do lado oposto às barrinhas e visualizações.

Clicando na seta, você será redirecionado ao painel de promover stories no Instagram, e você deverá seguir os mesmos passos de uma promoção de post:

  • escolha da meta;
  • seleção de um público-alvo;
  • orçamento e duração; e
  • resumo da promoção e pagamento.

Simples, não é?

Outras estratégias digitais de marketing para restaurantes

Nós sabemos que pensar em estratégias de marketing para restaurantes nem sempre é tão fácil assim. Por isso, pensamos em três dicas para tornar seu trabalho mais fácil nesse quesito.

O mais legal é que essas ações podem ser integradas, o que só vai melhorar a visão que os seus clientes têm do seu empreendimento. Confira essas ideias super legais para promover seu restaurante nas redes sociais e fora delas também.

1.  Aposte em influenciadores locais

Muito melhor para o seu restaurante do que investir em blogueiros e influencers famosos é apostar em influenciadores locais, que são conhecidos na sua região e possuem seguidores também locais.

Isso porque contratar ou ter parceria com um influenciador famoso provavelmente traria fama ao seu restaurante, mas não potenciais clientes, já que o alcance é maior e não propriamente voltado à região em que seu restaurante se encontra.

Além disso, apostar em influencers locais, além de apoiar pessoas da sua região, acaba, provavelmente, saindo mais barato para o seu bolso, já que o investimento não deve ser maior do que tentar parceria com um grande influenciador.

Você pode propor trocas que sejam boas para você, seu estabelecimento e para o influencer. Fazer uma permuta - trocar um produto ou serviço pela divulgação do influenciador - é algo muito comum nessas situações.

Que tal oferecer um bom jantar para que o influencer conheça seu restaurante e faça a divulgação dele para os seus seguidores? Peça para que o influenciador marque as redes sociais do restaurante na propaganda, assim, as pessoas podem conhecer as redes sociais do seu negócio também.

2.  Responda às avaliações nos sites

Tanto o Google quanto sites específicos de avaliação - como o TripAdvisor - servem como radar para que as pessoas encontrem seu restaurante.

O sistema é simples. Através desses sites, as pessoas podem fazer perguntas sobre seu estabelecimento ou escrever avaliações sobre ele.

Quando um consumidor busca por um negócio na internet, é bem possível que os primeiros resultados apontem para esses sites de avaliações ou para o próprio Google. Por isso, é muito importante que você esteja sempre respondendo às perguntas dos clientes no Google ou aos comentários e avaliações em outros sites.

Esses mecanismos também são ótimos para que você possa reconhecer problemas com o restaurante. Talvez você encare uma crítica por conta de um prato que não tenha sido bem preparado para um determinado cliente ou um novo freguês tenha comentado sobre a higiene do local.

Seja um comentário positivo ou negativo, é bom que você responda sempre. Isso mostra que você está atento ao que estão falando sobre o seu negócio e que está sempre buscando melhorar.

Às vezes, responder rápido e dar informações completas sobre seu restaurante pode ser o fator decisivo para alguém escolher o seu empreendimento para frequentar, e não o da concorrência.

3.  Faça promoções envolvendo as redes sociais

Que tal oferecer um drink especial por conta da casa para aqueles clientes que postarem fotos no seu restaurante e marcarem o perfil do local? Essa é uma ótima forma de promover seu negócio, já que funciona como uma divulgação boca-a-boca ou tela-por-tela, não é mesmo?

Se várias pessoas vissem o seu restaurante nos stories do Instagram de outros amigos, certamente ficariam curiosos para saber o que o seu restaurante tem a oferecer, não é mesmo?

Às vezes, o investimento em promoções, drinks ou outros mimos da casa pode valer muito a pena. Você transforma clientes em influenciadores também, além de poder aumentar sua clientela e o tráfego na página do seu restaurante nas redes sociais.

Todo mundo sai ganhando: seus clientes ganham um brinde da casa e você tem seus momentos de fama que poderão trazer novos consumidores para o local. Afinal, a tecnologia está aí para ajudar, mas nada como uma boa e velha recomendação de amigos de confiança.

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