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Biografia para Instagram de comida: o que colocar?

Decidiu criar um Instagram para o seu restaurante? Essa é uma ótima forma de divulgação! Para ajudar você, trouxemos dicas de como fazer uma biografia para Instagram de comida atrativa.

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Biografia instagram comida

A biografia do Instagram é uma parte essencial do seu perfil nessa rede social e que deve ser pensada com carinho, porque é onde o visitante vai ter um resumo das informações mais importantes sobre quem você é e o que faz. Se você não for capaz de sintetizar corretamente essa descrição, as pessoas podem não entender o que o seu negócio vende.

A biografia do Instagram, ou simplesmente BIO, é aquela descrição que vem logo abaixo do logo e nome do perfil da empresa. Ela deve ter no máximo 150 caracteres e pode incluir, além de texto, emojis, hashtags e um link.

E com certeza você quer atrair pessoas para o seu perfil com uma boa biografia para Instagram de comida, não é mesmo? Então, vamos às dicas!

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O que colocar na bio do Instagram

Fazer postagens do seu restaurante em redes sociais, como o Instagram, tem sido uma das maneiras mais eficazes de divulgar negócios gastronômicos - e econômicas. Isso porque a maioria das pessoas usa a internet para encontrar um bom restaurante por meio de pesquisas online, seja no Google ou na sua rede social preferida.

Segundo dados do portal Statista, o Instagram é a terceira rede social mais usada no mundo, atrás apenas do YouTube e do Facebook, com 1,478 bilhão de usuários. Em 2021, relatório produzido em parceria entre We Are Social e Hootsuite afirma que, só no Brasil, são 110 milhões de usuários.

Portanto, estar presente no Instagram é muito importante, bem como dominar seus formatos de anúncios, ainda mais que essa é uma rede social bastante visual, com foco em fotos, e a comida está diretamente relacionada a dar água na boca por meio de pratos de encher os olhos, a chamada food porn, não é mesmo?

Então, que bom que você já sabe disso e decidiu fazer parte dessa rede!

A bio para o restaurante ou bar é o primeiro passo para construir o seu perfil de maneira sólida. É como se fosse o seu cartão de visitas, uma breve apresentação para quem está no Instagram e quer saber mais sobre os seus produtos e serviços.

Existem cinco pontos principais em uma biografia para restaurante que não podem ficar de fora dessa construção. Na verdade, observar esses pontos é ter uma ótima base para qualquer negócio, bastando trazer para ela a sua essência, com um texto que represente quem você é. Abaixo apontamos e explicamos cada um.

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Seu nome

Como mostra o exemplo acima, além do nome, já foi acrescentado o que é o produto, para facilitar o entendimento do leitor. Você pode colocar, além do seu nome, algum complemento citando o foco da sua cozinha. Assim, a pessoa já vai ter uma ideia dos tipos de pratos que você produz.

Ele não faz parte do texto da descrição da bio, mas é importante pensar em qual nome você usará, pois ele aparecerá juntamente com a bio.

Descrição curta

A bio inteira, exceto o link, deve contar com no máximo 150 caracteres. Então é interessante pensar uma frase bem curta como essa, de até 60 caracteres no máximo - a do exemplo tem 54 com o emoji -, para explicar um pouco mais o que você tem de diferente para entregar a esse leitor. Se você já possui um slogan, esse é o lugar certo pra ele.

Emojis

Não tenha medo de usar emojis, porém, não exagere. O Instagram é uma rede social que aceita muito bem esse recurso, tornando tudo mais amigável. Assim, selecione aqueles que fazem sentido e têm alguma ligação com o que você oferece e aproveite!

Listas

Nos caracteres que sobrarem dentro dos 150, para facilitar a leitura, pontue outros itens relevantes para quem quer saber mais sobre o seu negócio. Emojis são bem-vindos aqui também, para deixar a estrutura mais atrativa. Pense em itens que você oferece e que são diferenciais do seu restaurante.

Link

Entre as sugestões para biografia do Instagram, essa não pode faltar. Como a rede social possibilita a inserção de um link na bio, é possível usar ferramentas gratuitas como link.tree, linklist ou onnelink para agrupar todos os outros links que podem ser de interesse do seu público, como seu site, WhatsApp, outras formas de contato para pedidos, outras redes sociais ou blog, se tiver.

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Outra sugestão bem interessante para usar logo abaixo da biografia é criar alguns destaques com stories segmentados por assunto.

Você pode observar que a maioria dos restaurantes usa esse espaço para incluir o próprio cardápio de forma chamativa, às vezes para mostrar imagens dos pratos em seções, com bebidas separadas de comidas, por exemplo, e também para indicar localização, estacionamento, espaço kids e outros detalhes do funcionamento.

É uma maneira de separar as informações para que sejam encontradas de maneira ágil e que possivelmente não couberam na bio, com a vantagem de que podem ficar mais atrativas, pois, além do texto, podem conter imagens. Campanhas e promoções também cabem muito bem aqui, mas lembre-se de manter atualizado.

Você também pode criar um destaque só para salvar os stories que os clientes compartilham com imagens dos seus pratos, marcando você, bem como incluir informações sobre horário de atendimento e outras especificidades importantes do funcionamento do restaurante. Também pode criar um destaque só com opções de contato, reforçando as informações da bio.

3 ideias de biografia para o Instagram

Para inspirar você, selecionamos seis biografias para restaurante, de diversos portes, para que seja possível visualizar, na prática, como aplicar as ideias sugeridas. Confira:

1.  Grandes marcas

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Ao analisar a biografia para Instagram de comida de grandes marcas como McDonald’s e Outback, podemos identificar três comportamentos:

  1. Por já estarem consolidadas e serem conhecidas no mercado, essas marcas não precisam se explicar muito. Suas bios são bem sucintas. Inclusive, a bio se refere a produtos lançados recentemente, como o Mc Picanha e os Inacreditáveis Outback. Assim, a bio acompanha as campanhas mensais ou trimestrais das marcas.
  2. Usado pelo McDonald’s, o botão “Pedir refeição” é uma função disponibilizada pelo Instagram para qualquer perfil comercial que desejar linkar esse botão diretamente com o canal de pedidos mais usado pelo restaurante ou para o qual se deseja obter mais acessos, seja algum aplicativo de delivery, seu WhatsApp ou seu site, se os pedidos forem feitos por lá.
  3. Ambas aproveitam muito bem seus destaques, reforçando as campanhas do momento e trazendo novidades, mas nem por isso deixam de incluir itens óbvios e relevantes, como o cardápio, como podemos observar no perfil do Outback.

2.  Médias marcas

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Marcas menores, que possuem uma popularidade mais local, como é o caso da padaria Bella Paulista e do Arturito, restaurante da chef Paola Carosella, ambos em São Paulo, vão apresentar itens mais relacionados ao funcionamento, como horários e link para reservas.

A Bella Paulista, inclusive, consegue ser ainda mais sucinta que grandes marcas, pois foca no seu grande diferencial, que é o atendimento 24 horas, deixando para o link da bio as demais informações relevantes. Quando existe um diferencial de destaque como esse, manter esse formato de biografia é perfeitamente aceitável. Até porque nela está também o emoji de pão, que nesse caso fala por si só.

3.  Pequenas marcas

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Para esta última categoria, incluímos restaurantes conhecidos em suas cidades, como é o caso do Boaz, em Caxias do Sul, RS, e do Gastrô Hub, em Belo Horizonte, MG. Podemos observar que, enquanto o Gastrô Hub aproveita a bio para destacar seus quatro tipos de cozinha em uma só e inserir os horários de funcionamento, a bio do Boaz é mais limpa, sem emojis, e destacando o nome do chef, para gerar uma proximidade com a pessoa dele.

Nesse caso e no de médias empresas, que possuem um único endereço, diferentemente das grandes marcas que possuem lojas por todo o Brasil, como Outback e McDonald's, é interessante também inserir o endereço abaixo do link da bio, como todos os exemplos fazem. Dessa forma, os usuários podem encontrar seu restaurante mais facilmente no mapa.

O link da bio do Gastrô Hub leva para vários links úteis, enquanto o link do Boaz preferiu levar apenas para o contato por WhatsApp. Nesses casos, quando o link leva apenas para um determinado foco, é interessante que o texto antes do link direcione para isso, como eles fazem com “Faça sua reserva”.

Ambos aproveitam seus destaques com informações sobre o restaurante, usando capas para cada um, que seguem a identidade visual das marcas, trazendo informações relevantes do negócio; mais voltada ao funcionamento do restaurante, no caso do Boaz, ou levando para visibilidade que tiveram na mídia e para apresentar mais a casa, como observamos no Gastrô Hub.

Chama atenção também que ambos, assim como diversos outros restaurantes, criaram avisos de “perfil fake” e “golpe” nos destaques, pois essa tem sido, infelizmente, uma prática comum no Instagram, assim como em toda a internet, de pessoas mal-intencionadas.

São criados perfis idênticos aos dos restaurantes verdadeiros e esses perfis se passam por eles, enviando promoções falsas por mensagens, tentando coletar dados dos usuários para cometer fraudes.

Assim, os destaques também podem servir como um mural de avisos, seja para casos como esses ou referente a avisos do próprio dia a dia do estabelecimento, como feriados nos quais funcionará ou não, eventos especiais, combos promocionais e afins.

Observe como os emojis são uma presença constante em praticamente todas as bios apresentadas. E como as que não têm, acabam ficando menos amigáveis - nada contra se talvez o seu restaurante quiser vender uma imagem mais sóbria ou séria.

Por isso é essencial que você entenda a sua essência e o que quer transmitir, para escolher o que quer ou não colocar na sua bio. Isso porque, apesar dos cinco pontos aqui citados ajudarem muito a sua bio a se tornar relevante, cada caso precisa ser estudado separadamente e não significa que você precise utilizar todos eles. Você pode, inclusive, usar novas ideias que façam sentido para o seu negócio.

Agora que você já tem algumas ideias para criar a biografia para Instagram de comida do seu restaurante, solte a imaginação e mãos à obra!

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