Como ser um chef de cozinha profissional?

Todo mundo tem uma profissão dos sonhos e atingir o sucesso fazendo algo que se ama é com certeza uma das chaves da felicidade. Se você deseja ser chef de cozinha, confira as dicas que preparamos para ajudá-lo nesse objetivo.

Compartilhe

Chefe cozinha profissional

A culinária não depende apenas de uma boa graduação ou curso, precisa de experiência e dedicação pessoal, estando o futuro profissional disposto a sempre aprender mais com seus superiores, colegas e livros até chegar onde se deseja.

Você sabe o que os maiores chefs de cozinha têm em comum? Muita paixão pela comida e habilidade dentro da cozinha. E, se você deseja ser reconhecido nessa profissão, existe um caminho a ser trilhado que necessita estudo e paciência.

Mas calma: preparamos algumas dicas fundamentais que vão ajudar você nesse objetivo de se tornar um chef de sucesso, colocando-se cada vez mais perto de realizar o seu sonho. Acompanhe!

O que faz um chef de cozinha?

Um chef de cozinha pode atuar em restaurantes, lanchonetes, churrascarias, pizzarias, bares, instituições privadas e públicas no preparo de grandes refeições para hospitais, escolas, penitenciais, hotéis, pousadas, cruzeiros, entre muitos outros.

A função do chef de cozinha é organizar a cozinha, criar cardápios, monitorar o trabalho dos cozinheiros, planejar a execução dos pratos (pré-preparo, preparo e finalização), supervisionar a qualidade dos alimentos e as suas formas de consumo.

Como ser um chef de cozinha bem-sucedido?

Diferentemente do que grande parte das pessoas pensam, para ser um bom chef de cozinha não é apenas necessário possuir uma graduação na área, porém, existem alguns passos que, se percorridos, podem ajudá-lo a atingir os objetivos com mais eficiência e rapidez.

Primeiro, se você puder e realmente amar a culinária, faça sim uma graduação em gastronomia. Ela não vai ser fundamental para ser um bom chef, mas vai ajudá-lo muito no conhecimento de técnicas, histórico e teorias dos pratos e alimentos.

Por outro lado, cursos técnicos e profissionalizantes na área, esses sim são fundamentais, pois não basta gostar de cozinhar, não é mesmo? Você precisa adquirir algum conhecimento em pratos clássicos e termos que serão mais usados na cozinha, tornando-se mais hábil a profissão.

Busque a experiência na cozinha em cargos mais baixos, como auxiliar de cozinha, cozinheiro, encarregado, subchef e vá subindo, dessa forma, na hierarquia da cozinha até conquistar o título que deseja. São essas experiências que vão torná-lo um bom líder.

Desenvolva a culinária constantemente, utilizando algum tempo livre para treinar novos pratos, novos métodos de preparo, estudar grandes chefs, conhecer novos ingredientes e temperos, entre outros.

Por último, escolha o seu tipo de culinária. Na carreira gastronômica, existem diversos segmentos para se seguirem, como comida brasileira, japonesa, mexicana, italiana, vegana, entre muitas outras, e você precisa optar por uma categoria e se tornar muito bom no que optou fazer.

Quem é o melhor chef de cozinha do mundo?

O ranking de melhores chefs de cozinha é selecionado pela “The Best Chef Awards”, elegendo anualmente os 100 melhores profissionais do mundo. A sua votação acontece entre os próprios chefs e profissionais da gastronomia, fazendo desse prêmio o mais importante do setor.

Em 2020, tivemos em primeiro lugar o sueco Björn Frantzen, do restaurante que leva o seu próprio nome: Frantzen. Também fizeram parte da lista alguns brasileiros que são reconhecidos mundialmente por sua culinária:

  • Alex Atala (16ª lugar);
  • Manu Buffara (55º);
  • Jefferson Rueda (79º);
  • Alberto Landgraf (97º); e
  • Rafa Costa e Silva (98º).

Curiosidades da gastronomia

Quanto ganha um chef de cozinha?

O salário de um chef de cozinha varia de acordo com o tamanho da empresa em que ele trabalha, da sua experiência, estudos e premiações. Os valores variam de R$ 2.000 até mais de R$ 5.000.

Como se chama roupa de chef de cozinha?

A roupa de um chef é um avental chamado “Dólmã”, termo turco que em sua tradução significa “túnica”.

Como se chama o chapéu de chef de cozinha?

Os chapéus alongados que geralmente os chefs utilizam são chamados de "toque blanche” que, traduzindo do francês, significa “touca branca”.

Seguindo todas essas dicas, buscando inspiração nos chefs brasileiros premiados e conhecendo todos os termos técnicos e curiosidades, você será capaz de se tornar um chef renomado e de sucesso. Quanto antes iniciar suas buscas por conhecimento na área, mais rápido atingirá os seus objetivos!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais