Propaganda de pizzaria: como acertar em cheio?

Fuja da propaganda de pizzaria que já é pronta e copiada da internet! Aprenda, neste artigo, a criar uma publicidade que tem a cara do seu negócio e que vai ser o segredo para você aumentar o número de pedidos por aí!

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Propaganda de pizzaria

Conhecer o público-alvo é o primeiro passo para criar a melhor propaganda de pizzaria para o seu negócio, pois, a partir disso, fica mais fácil encontrar os meios certos para divulgação de qualquer promoção, bem como definir as melhores estratégias de marketing, por exemplo.

Segundo a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, cerca de 1 milhão de redondas são produzidas por dia em território nacional e mais de 50% desse total é consumido só no estado de São Paulo.

Não dá para negar que o mercado é grande e que, consequentemente, a concorrência é braba!

Você precisa estar preparado(a) para encarar de frente as outras marcas e criar propagandas únicas e exclusivas para convencer os clientes de que a melhor pizzaria da região é a sua. Quer aprender mais sobre como se destacar? Continue lendo este artigo!

Como criar textos para propaganda de pizzaria?

Para acertar na propaganda da sua pizzaria, utilize gatilhos mentais que demonstrem que o seu produto é melhor que o da concorrência, destaque pontos fortes e diferenciais e nunca minta: nada de inventar o que você não pode entregar ao consumidor e deixá-lo iludido.

Saber a linguagem ideal e o conteúdo certo para cada meio de comunicação também são técnicas indispensáveis de uma boa divulgação. Vamos conferir os principais pontos em detalhes a seguir.

1.  Conheça o público-alvo

Antes de tudo, é preciso identificar o público-alvo do restaurante para poder fazer uma propaganda direcionada de acordo com as preferências dos clientes. Afinal, de nada adianta uma propaganda linda se ela não é a cara de quem frequenta o negócio, né?

Pensando nisso, saiba a que distância seus clientes moram do food service, que tipo de locais eles gostam de frequentar, qual a faixa de idade e condição financeira dessas pessoas, seus gostos, suas necessidades e seus comportamentos de compra no geral.

Quanto mais informações você tiver, mais direcionada será a sua publicidade e mais chances de acertar no desenvolvimento de um papo na mesma linguagem dos consumidores, criando um sentimento de identificação.

2.  Defina os meios de divulgação

Você precisa saber quais meios de comunicação os clientes mais usam, justamente para que a sua pizzaria esteja presente nesses “lugares” – Instagram, Facebook, TikTok, rádio, televisão etc. – e para produzir conteúdos específicos para o fortalecimento da marca.

As redes sociais são uma das ferramentas mais usadas na internet, perdendo apenas para o Google, e é indispensável que você tenha um perfil em pelo menos uma delas, além de deixar cadastrado o seu restaurante no Google Maps.

Dependendo do estilo do seu público, também existe a possibilidade de distribuir material físico, como panfletos e cartões, em locais estratégicos pelos quais as pessoas costumam passar.

3.  Utilize gatilhos mentais

Muito usados na elaboração dos materiais de marketing de pizzaria e de marketing como um todo, os “gatilhos mentais” têm como objetivo convencer e influenciar o cliente a comprar um produto.

No meio do food service, os mais comuns são os de urgência, escassez e novidade.

O gatilho de novidade, como o próprio nome já diz, é aquele que dá destaque, numa frase, às coisas novas do cardápio, do estabelecimento ou do delivery, como um sabor recém-criado ou um ingrediente diferente usado para o preparo de um prato sazonal.

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Já os gatilhos de escassez e urgência despertam uma sensação de imediatismo e pressa para o consumo e aparecem em ofertas relâmpagos e promoções da pizzaria que acontecem por tempo limitado, fazendo o cliente realizar a compra por receio de ficar sem.

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O de urgência também pode convencer o consumidor de que ele está precisando muito daquela pizza naquele exato momento.

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Colocando essas dicas em prática, você já vai estar no caminho certo para a construção de uma publicidade excelente, mas, além dos cuidados mencionados acima, há mais coisas que você pode fazer para melhorar. Vamos conferir!

O que é importante em uma propaganda de pizzaria?

Utilize fotos originais dos seus produtos e escreva mensagens atrativas e exclusivas, que gerem interesse e principalmente desejo no consumidor. Acima de tudo, o mais importante para “propagandear” bem é estimular a curiosidade e despertar sentimentos.

Ao fotografar, use produtos frescos e aposte em uma boa iluminação para que as sombras do ambiente não desvalorizem a produção. Conte com uma câmera, mesmo que do celular, de boa resolução e evidencie os detalhes e valorize o personagem principal: a pizza!

As fotos para a propaganda de um delivery são ainda mais importantes, já que o contato com os clientes é mais distante, sem um local físico para consumo, e as pessoas decidem onde vão fazer um pedido avaliando o que você posta, por isso, capriche.

Depois de conhecer e aplicar as técnicas, terá chegado o momento de espalhar o material produzido pelos melhores lugares para isso, sejam online ou offline, garantindo que o seu trabalho, de fato, chegue até as pessoas.

Onde fazer a divulgação de uma pizzaria?

A internet é o meio mais usado para pesquisar locais para comer, por isso, esteja presente e com as propagandas certas para atrair novos clientes no Google, no Facebook, no Instagram, no Whatsapp e/ou no Tiktok. Sempre mantenha seu perfil atualizado também.

Escrevemos um outro artigo ensinando leitores a como divulgar especificamente uma pizzaria delivery, mas as dicas que aparecem nele podem ser valiosas também para quem atende em espaço físico. Então, se tiver interesse, não deixe de conferir, ok?

Utilize as redes sociais para apresentar suas ofertas e promoções e para interagir com seus clientes, tirando as principais dúvidas, trazendo informações interessantes e de forma interativa, podendo até adicionar a elas uma dose de humor.

Chame as pessoas para participarem e reagirem às publicações e lembre-se: ao trazer um conteúdo bem-humorado ou com o qual os clientes se identificam, você estará aumentando a chance de eles divulgarem para os amigos e darem ao seu food service cada vez mais engajamento.

Outra técnica que vale a pena testar é fazer as postagens em horários que antecedem as refeições. Já que o seu cliente está buscando algo para comer, assim que ele vir uma foto do seu produto, com certeza você se tornará a opção perfeita!

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Pretende vender no bairro ou vê que tem bastante gente passando pela rua da sua pizzaria? Não hesite em criar um panfleto bonitinho, imprimir algumas unidades e distribuir. Essa é uma estratégia que nunca morre! Basta aliá-la às outras e você verá resultados, pode apostar.

Agora, voltando especificamente às redes sociais…

Como fazer propaganda de pizzaria nas redes sociais?

No geral, as imagens devem chamar a atenção e os textos precisam ser curtos e escritos em uma linguagem fácil e simples, mas cada rede social tem um algoritmo diferente e recursos distintos, por isso, às vezes o conteúdo de uma não serve para a outra ou precisa ser adaptado antes de postado.

Não se preocupe: vamos dar dicas do que você pode fazer!

  • Ao usar o Instagram e o Facebook, aposte, principalmente, em fotos no estilo “food porn” – os retratos de comida que dão água na boca de tão reais.
  • Experimente vídeos saborosos do preparo da pizza no TikTok ou nos Reels do Instagram. Gravar aquele momento do bacon fritinho sendo jogado em cima da muçarela talvez traga centenas ou milhares de visualizações. Já pensou?
  • Adicione sempre uma “chamada para ação” nos conteúdos, seja em um texto pequeno na própria foto ou na legenda da publicação. Incentive o consumidor a reagir, responder ou correr até você.
  • Use o WhatsApp, que também é uma rede social e por isso entra na nossa lista, como uma plataforma de contato mais direto com os clientes.

O aplicativo de mensagens instantâneas é perfeito para tirar dúvidas, fazer reservas ou até pedidos e nele também existem grupos de transmissão e a possibilidade de atualizar o status, boas alternativas para postar as promoções do mês ou da semana.

Enfim, na divulgação do seu restaurante nas redes sociais, seja ela qual for, aposte em compartilhar as promoções, descontos, ofertas especiais, novidades, bastidores e os principais acontecimentos. Não tem erro!

3 exemplos de propagandas criativas de pizza

Com o objetivo de aflorar a sua imaginação, resolvemos trazer alguns exemplos de propagandas criativas para divulgar a sua pizzaria! Inspire-se nos modelos e faça o seu próprio anúncio, escolhendo frases de pizza que tenham a ver com o seu estabelecimento.

1.  Data comemorativa

Data comemorativa pizza

2.  Compre uma, ganhe outra

Compre uma ganhe outra pizza

3.  Divulgação divertida do produto

Divulgação divertida produto

Use e abuse de imagens apetitosas, faça artes descontraídas se puder – para que as pessoas queiram compartilhar no perfil ou enviar aos amigos – traga trocadilhos que ninguém nunca leu ou conte uma pequena história. Tudo é bem-vindo.

Seja criativo e original para se destacar no mercado das pizzarias, as pessoas gostam de novidades e as suas vendas aumentam quando você entende isso, por isso, utilize estratégias que deixem claro que clientes estão fazendo a melhor escolha.

Bons negócios!

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