12 dicas incríveis de promoções para hamburgueria

Quer fazer promoções para hamburgueria e não sabe por onde começar ou como se diferenciar? Veja 12 ideias incríveis para você aumentar o ticket médio, atrair novos clientes e fidelizar os que já compram no seu negócio.

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Promoções para hamburgueria

Se o cardápio da sua hamburgueria já é bom no cotidiano, imagina só o tanto de pedidos que você vai receber quando implementar uma estratégia de promoções para hamburgueria que inclua, por exemplo, combos especiais, descontos para os primeiros clientes do dia, acompanhamentos grátis a partir de tantos reais gastos em consumação ou um programa de fidelidade diferentão.

Afinal, quem não gosta de um precinho mais em conta? Ideias criativas e benéficas ao bolso do consumidor podem impulsionar a visibilidade do negócio e levá-lo a outro patamar.

No fim das contas, todo mundo sai ganhando: você recebe maior reconhecimento e garante um novo fluxo de vendas por meio de indicações vindas dos clientes leais, enquanto os consumidores aproveitam um burger de qualidade “no precinho”.

Ah, outro ponto super legal é que baixar preços ou associar produtos a descontos generosos pode fazer com que o cliente compre mais do que pretendia quando não sabia da promoção, o que impacta – e muito – no aumento do ticket médio.

Para ajudar na sua missão, este artigo elenca 12 dicas incríveis de promoções capazes de gerar aquele gatilho gostoso de oportunidade e desejo de comer um hambúrguer. Leia mais.

Por que investir em promoção de hambúrguer?

As promoções fazem com que o cliente se sinta especial, o que cria uma relação mais afetiva entre ele e o seu negócio e, consequentemente, muito mais vendas. Sabe aquela pessoa que pede o mesmo combo todo fim de semana no mesmo restaurante? Você pode ter vários desses consumidores, apostando na tática dos descontos.

Dá uma olhada nos três maiores benefícios!

Vínculo positivo com a marca

A felicidade de comprar com um descontão deixa os clientes satisfeitos e eles acabam associando esse sentimento bom à sua marca e recorrendo a ela mais vezes. Aliás, se você preferir criar um vínculo positivo sem desconto e com programas de fidelidade que tragam algum benefício real para quem compra também tá valendo!

Experiência que gera fidelização

Quando se deparam com boas promoções, os consumidores começam a evitar comparações com concorrentes porque sabem que o seu custo-benefício vai ser sempre melhor e se tornam leais ao seu negócio.

Decisão de compra mais rápida

Quando só falta um empurrãozinho para a venda rolar, o desconto costuma ser um incentivo decisivo na conversão. Vale para o brinde, algum artifício que convença as pessoas a retornarem na próxima semana ou, no máximo, no mês que vem e por aí vai.

Tudo isso pode soar clichê, mas funciona mesmo – e basta um toque de criatividade para que tenha eficácia ainda maior.

Já está pensando aí em como operacionalizar promoções para sua hamburgueria? Então, as dicas do próximo tópico vão ajudar!

Como criar promoções criativas?

Antes de implementar qualquer ação, você deve entender quais descontos ou ofertas fazem sentido no seu negócio e não vão prejudicar sua receita. Boas ideias para hamburgueria envolvem políticas de desconto que trazem benefícios não só para o cliente, mas também para a empresa! Que tal?

Lembre-se apenas de que qualquer promoção deve passar pela sua avaliação para você entender se a proposta está de acordo com as metas estabelecidas para garantir a lucratividade da hamburgueria.

O passo a passo a seguir vai ajudá-lo(a) a não se perder na hora de traçar ações promocionais.

  1. Defina o objetivo principal: a meta pode incluir aumento das vendas, fidelização de clientes, diminuição do estoque, aumento do fluxo de caixa, entre outros.
  2. Estabeleça um público: crie a ação com base nos potenciais clientes desejados.
  3. Avalie a ação: faça os cálculos de custos e a previsão de margem de lucro.

Esses três pontos ajudam a cobrir a análise e previsão de cenários, facilitando a escolha do desconto que a hamburgueria vai oferecer. Com tudo isso em mãos, terá chegado a hora de pensar nas ideias de promoção!

12 dicas de promoção para hamburgueria

Confira 12 tipos de ações promocionais que tendem a ser sucesso nas hamburguerias, como combos especiais, cupons de desconto e programa de fidelidade. Inspire-se nas dicas abaixo!

1.  Combos especiais

Aproveite os pratos mais rentáveis e com mais saída para oferecer combos promocionais e aumentar ainda mais seu ticket médio! Monte opções atrativas, com acompanhamentos e bebidas a um preço menor do que se os itens fossem comprados separadamente.

Também é interessante investir em combos com dois ou mais lanches, que podem atender àqueles clientes em casal ou grupos.

Experimente vender lanchão + lanchinho e acompanhamentos para aquela dupla que tem alguém mais comilão e alguém que quer pegar mais leve. Um lanche e dois acompanhamentos em vez de um só e por aí vai.

2.  Hambúrguer do dia

Oferecer um item do seu menu com um super desconto em dias específicos da semana, além de ser um atrativo mais em conta, ajuda a fidelizar clientes que amam aquela opção e sabem o momento certo para comprar com um descontão.

Muitas redes de fast food, como Subway, McDonald’s e Burger King, apostam nessa estratégia há tempos porque ela não falha: pergunte ao fã do Cheddar McMelt e ele dirá exatamente quando comprar este hambúrguer com uma promoção que vale a pena.

Essa é uma ótima tática para aumentar as vendas em dias menos movimentados, por exemplo, já que vender mais barato o hambúrguer que é carro-chefe pode ser um bom fator para atrair a clientela. Só cuidado com a margem de lucro!

3.  Cupons de desconto

Aposte nos cupons para fidelizar os clientes! Envie códigos super exclusivos aos mais fiéis ou a quem consumir pela primeira vez – logo após o consumo na casa, por exemplo! Você também pode fazer esse tipo de campanha por meio de inscrição em uma lista de e-mails ou lista de transmissão no WhatsApp.

Outra ideia: surfe nas ondas da internet e dê cupons para quem entrar no estabelecimento dançando, fizer um vídeo com uma temática específica (definida por você) e marcar o restaurante, curtir a ideia de fazer uma boa ação e pagar um café para o próximo da fila, enfim…

 

4.  Indique e ganhe

Muitos negócios locais aproveitam o encanto que geram nos clientes para atrair novos consumidores e você pode fazer o mesmo, até porque não tem melhor indicação do que aquela que vem de quem é fã de carteirinha do seu hambúrguer.

Quem está satisfeito com um serviço ou produto, naturalmente faz recomendações para amigos, conhecidos e familiares. Imagine só quando você recompensar esse tipo de freguês de alguma forma? Vale oferecer descontos, bônus e cashbacks como incentivo.

5.  Programa de fidelidade

Esta é uma ótima ação para não perder os clientes de vista. Dê descontos atrativos e até brindes e incentive quem compra na sua hamburgueria a consumir cada vez mais para acumular pontos e trocar por benefícios.

Vale também estabelecer um prazo limite para todo mundo usufruir dos benefícios, para que o cliente volte com mais assiduidade ao estabelecimento se quiser aproveitar o bônus.

O caminho até cada pessoa atingir o nível de gasto necessário para completar o cartãozinho de cliente fiel vai aumentar seu ticket médio!

6.  Presentes para os primeiros clientes do dia

Esta tática ajuda a movimentar a hamburgueria logo no início do turno, atraindo quem passa pela frente do estabelecimento. Se está cheio, quer dizer que o lanche é bom, certo? Então, use e abuse da criatividade para promoções aos primeiros clientes do dia.

Defina um número de pessoas, por exemplo, os 10 primeiros, e ofereça o que acha mais interessante. Pode ser uma cerveja, refri, batata frita grátis ou qualquer outro desconto que chame atenção dos consumidores.

Não esqueça de divulgar essa novidade nas redes sociais do seu restaurante ou com banners na porta do estabelecimento, viu?

7.  Pague um, leve dois

A famosa campanha do “compre um e leve outro” não tem erro! Ofereça o que seu negócio for capaz de arcar financeiramente, pode ser um outro hambúrguer, bebidas extras ou sobremesas, e veja suas vendas crescerem exponencialmente.

Essa ação funciona muito para criar e aumentar o reconhecimento do seu estabelecimento, pois o cliente pode acabar trazendo mais pessoas para um lanche, já que a bebida ou o milkshake estão saindo “de graça”, afinal, todo mundo gosta de um agrado!

8.  Brindes

E quem não curte receber um presentinho, não é mesmo? Não é à toa que o McLanche Feliz faz sucesso há décadas: os brinquedinhos são o grande chamariz para as crianças.

No seu caso, é importante entender os gostos do público-alvo para definir um brinde que atraia de verdade a clientela.

Vale de tudo: porta-copo, chaveiro, abridor de lata... O mundo é seu limite! Copos e canecas são opções muito atrativas e tem até cliente que gosta de colecionar esse tipo de item – tudo fica mais criativo quando personalizado, seja com o seu logo ou o slogan e a imagem de alguma campanha especial.

Quem sabe você decida firmar parceria com alguma empresa de impressão 3D e fazer brindes em tempo real para quem passar pela sua hamburgueria no sábado que vem, hein?!

9.  Promoções de datas comemorativas/sazonais

Esta é outra estratégia que funciona muito! Escolha datas específicas, como o Dia do Hambúrguer, ou crie dias especiais em cada mês para promoções. Até aquelas opções sazonais que acontecem em determinados períodos do ano servem!

Esta dica serve, inclusive, para vender nos dias de baixa procura, como primeiro ou último fim de semana do mês. A loja de cafés mundialmente conhecida Starbucks é mestre na tática e oferece os sazonais cafés de outono, por exemplo, que são super procurados por não serem vendidos em outras épocas do ano.

A rede também sabe aproveitar hypes do momento, como a campanha elaborada em torno do filme da Barbie, que rendeu uma bebida super rosa para os fãs da boneca, além das campanhas e iniciativas de marketing e conscientização no mês do orgulho LGBTQIAP+.

10.  Itens grátis acima de determinado valor de consumo

Distribuir itens grátis não significa sair no prejuízo e para essa ideia ser realmente incrível você precisa pensar quanto cada consumidor deve gastar na mesma compra para ganhar alguma coisa e o que é essa “coisa”.

Traçado o plano, aproveite a iniciativa para encerrar com chave de ouro um bom serviço, por exemplo! Talvez seja excelente contar do presente só depois que a conta está paga… A não ser que um sorvete entre como item grátis e a pessoa peça o mesmo sorvete antes de saber da surpresa, pagando por ele. Cuidado!

11.  Descontos no delivery

Se você também atua com entrega, vale muito investir em ideias de promoções de delivery para fidelizar o cliente, como descontos progressivos e combos exclusivos para os usuários dos aplicativos.

Algumas plataformas de delivery oferecem ao gestor a opção de aplicar descontos em tempo real. Quer reduzir o estoque de algum item? Coloque-o na promoção por meio dessas ferramentas!

Para o sucesso dessa estratégia, é importante calcular qual o desconto que você pode dar para não sair no prejuízo e também fazer uma boa comunicação nas suas redes e nos apps em que você atua.

Usufrua das sugestões trazidas até aqui neste artigo e adapte-as para o motoboy poder explicá-las quando chegar no destino da entrega ou para você mesmo(a) conseguir explicá-las através de um bilhetinho informativo.

Aliás, durante a pandemia um monte de restaurante criou kits do tipo “ajude o motoboy” ou “ajude o porteiro”, pedindo itens que, em vez de serem entregues em alguma casa ou apartamento, eram destinados aos entregadores e porteiros.

Por que não tirar inspiração daí para retribuir algum consumidor que se anime com a ideia de fazer o bem sem ver a quem, como diz o ditado, deixando mais alguém com o estômago quentinho?

12.  Entrega grátis

Muita gente desiste de comprar o lanche quando vê que a entrega tem custos – e é verdade que talvez essa não seja uma ideia incrível, mas seus resultados, quando tudo está bem calculado, são.

Você não precisa oferecer o benefício todo dia, já que subsidiar o trabalho dos entregadores pode ser caro, mas é interessante fazer ações uma vez por semana, para um valor mínimo de compra ou em dias especiais do mês, como o Dia do Hambúrguer, já mencionado anteriormente.

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Ideias de promoção no Dia do Hambúrguer

Todo 28 de maio, o mundo celebra o Dia do Hambúrguer, mais uma data para encantar os amantes dessa iguaria e beneficiar quem a vende para viver! Você deve ter visto por aí diversas ações interessantes e, com base nas ideias trazidas acima, é hora de aplicar promoções e cupons incríveis no seu negócio também.

Promoção especial do dia

Dá para colocar a criatividade no ar e criar ações super atrativas. Já imaginou vender o hambúrguer campeão de vendas por R$ 5 ou, quem sabe, oferecer o combo mais famoso com 50% off? Aqui, não tem limite: basta calcular e entender o que pode ser feito sem prejudicar seu fluxo de caixa.

Cupons exclusivos da data

Cupons de desconto também são super eficientes no Dia do Hambúrguer, pois diminuem o custo de lanches deliciosos e mais caros, sendo uma forma eficiente de reduzir o preço e controlar as vendas em tempo real. Vale 20% de desconto na compra ou um voucher para o próximo lanche.

Incrível como essas ações podem dar bons resultados, né? Agora, se você está para lançar sua hamburgueria, é bom pensar em descontos para esse dia tão importante do negócio!

Vale fazer promoção de inauguração de hamburgueria?

Vale muito! Lançar um empreendimento é de dar frio na barriga e logo vem aquele medinho baseado em pensamentos do tipo “será que a hamburgueria vai lotar e ter muitas vendas no primeiro dia?”. Existem ações específicas que podem ajudar a chamar atenção dos clientes.

Confira!

  • Marketing para hamburgueria nas redes sociais sobre o lançamento
  • Sorteios de brindes no local
  • Descontos e promoções exclusivas de inauguração
  • Presença de influenciadores locais para cobertura do lançamento

Some essas possibilidades às outras de toooooodo este artigo e mãos à obra!

Leia de novo as dicas, defina seus objetivos, faça os cálculos e comece as promoções para sua hamburgueria já. E, claro, continue acompanhando o blog do Food Service do Abrahão para muito mais ideias incríveis!

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Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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