Pesquisa de mercado para restaurante: veja como fazer!

Saiba o que é e como fazer pesquisa de mercado para restaurante e entenda por que esse tipo de levantamento funciona para conhecer melhor quem deseja alcançar e fechar o caixa com mais dinheiro no final do mês.

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Pesquisa de mercado restaurante

Para fazer uma pesquisa de mercado para restaurante, você vai precisar elaborar um questionário para analisar o perfil e os interesses dos consumidores ou fazer uma análise presencial ou à distância de potenciais concorrentes.

Lembre-se sempre de que essa é uma ferramenta de alta importância para quem deseja ser mais estratégico na condução dos negócios e impacta no desenvolvimento eficiente de qualquer empreendimento!

Assim como é importante estar por dentro de inovações para bares e restaurantes que vão melhorar a experiência do cliente e ajudar a vender mais, saber aplicar uma pesquisa de mercado será importante para você aumentar as possibilidades de ganhos por aí.

Isso porque, ao coletar informações precisas, fica mais fácil, por exemplo, melhorar a precificação dos produtos, planejar o cardápio de modo eficiente e construir estratégias para superar a concorrência.

Saiba tudo sobre o assunto neste artigo!

O que é estudo de mercado?

O estudo de mercado ou pesquisa de mercado é um processo usado por gestores de qualquer estabelecimento que desejam ficar por dentro das tendências e entender diversos fatores bem importantes para o sucesso de seus negócios.

Nele, são avaliados:

  • o perfil do público-alvo;
  • a concorrência;
  • a localização do estabelecimento (ou futuro empreendimento); e
  • possíveis ações para a eficácia da comunicação com os consumidores.

Por essas e outras razões, vale realizá-lo antes de abrir um bar ou restaurante e também quando o estabelecimento já estiver funcionando.

Quando fazer uma pesquisa de mercado?

Sabe quando você está na etapa de planejar a abertura do restaurante? Essa é uma fase importante para se aplicar uma pesquisa de mercado, já que o levantamento vai permitir conseguir dados preciosos sobre o perfil do público e da concorrência localizados nas redondezas.

O mesmo vale nos casos de delivery: investigue interesses de quem vive no raio da sua entrega, por exemplo.

Acha que está na hora de movimentar um pouco as coisas, mesmo com algum (ou muito!) tempo de casa aberta? Usufrua desse tipo de estudo também. Você pode unir as respostas desse levantamento com as de uma pesquisa de satisfação para entender se houve mudança nos hábitos de consumo e o que mudou, afinal.

Quantas vezes fazer pesquisa de mercado para restaurante?

A resposta para essa pergunta é simples: quantas vezes você avaliar que é preciso coletar dados! A pesquisa é um recurso que dará suporte tanto ao seu planejamento tático e estratégico quanto na hora de colocar em prática o que foi planejado.

Agora, saiba exatamente o que levar em consideração na sua análise.

O que levar em consideração ao fazer uma pesquisa de mercado para bares e restaurantes?

Se você deseja avaliar o mercado no qual o seu bar ou restaurante se encaixa, atenção para o perfil dos consumidores e para o que fazem os concorrentes! Esses e outros aspectos fazem toda a diferença no traçado de novas e melhores estratégias.

Perfil do público

Entre os principais focos da aplicação de uma pesquisa de mercado para bares e restaurantes está a compreensão exata (ou pelo menos quase) de quem é o público-alvo, fator que vai impactar diretamente na montagem de um cardápio vendedor e interessante de verdade.

Análise da concorrência

Outro ponto fundamental do estudo é que ele permite mapear e analisar os concorrentes, prática frequente na montagem do conjunto de estratégias voltadas para aumentar as chances de sucesso do food service.

Localização

A pesquisa de mercado para restaurante é especialmente relevante para quem está nas fases iniciais de criação do estabelecimento, ou seja, na etapa de planejamento do funcionamento do food service, porque ajuda a evitar um dos erros mais comuns nesse segmento: a escolha incorreta do local, mesmo no caso de delivery.

Analisar a localização é peça-chave na jornada de êxito tanto daqueles que querem abrir um negócio do ramo de alimentos e bebidas quanto de quem deseja ampliar seu espaço, afinal, a região escolhida precisa abrigar ou receber uma quantidade relevante de consumidores todos os dias.

Pratos e bebidas mais e menos pedidos

A partir da análise da concorrência, torna-se possível também coletar dados sobre opções de pratos e bebidas que podem ser mais ou menos pedidos no estabelecimento e pensar, inclusive, em ofertas completamente exclusivas – que mais ninguém tem!

Isso ajudará no planejamento de cardápio, na escolha de itens com mais saída para colocar em destaque e em tomadas de decisão melhores sobre em quais insumos investir para se diferenciar.

Construção da comunicação

A pesquisa de mercado ajuda, ainda, no traçado de uma comunicação adequada aos objetivos, às visões e aos valores do food service, tanto interna quanto externamente. Isso acontece porque entender o perfil do consumidor-alvo permite a elaboração de estratégias realmente atraentes.

Os impactos positivos no marketing do restaurante, então? São vários! Basta que o estudo seja bem feito e meio caminho estará andado, senão mais.

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Como fazer estudo de mercado?

O mais importante na realização da pesquisa ou do estudo de mercado, seja para abrir ou melhorar o serviço em um bar, restaurante, lanchonete ou outros food services, é definir bem os objetivos do levantamento: o que se deseja entender sobre o cliente, sobre a concorrência e em relação ao mercado como um todo.

Existem diferentes maneiras de colocar essa estratégia em prática! Dá para criar questionários, mapear concorrentes – e visitar os principais como um cliente –, entrevistar consumidores etc.

Como fazer pesquisa de mercado para restaurante?

As principais e mais diretas opções de estudos mercadológicos no ramo de alimentos e bebidas são o mapeamento da concorrência e a entrevista de consumidores ou possíveis clientes.

Detalhes sobre elas estão logo abaixo.

Mapeando e analisando concorrentes

A identificação e análise da concorrência podem ser feitas por meio de pesquisas na internet nas quais é possível extrair a localização dos respectivos estabelecimentos e talvez até a quantidade de lugares, dias e horários de abertura, opções do cardápio, entre outras características.

Esse estudo também pode acontecer “in loco”, com você indo visitar os estabelecimentos próximos como se fosse um consumidor.

Entrevistando os consumidores

Entrevistas são uma maneira muito simples e rápida de se obter informações importantes sobre o público-alvo e podem funcionar como abordagens realizadas individualmente, por questionário online ou presencial ou no próprio restaurante, se ele já estiver em operação.

Muitos gestores optam pela criação de questionários porque conseguem obter respostas mais específicas através deles e porque podem divulgá-los via Google Forms, compartilhando o link online com as pessoas e/ou deixá-los disponíveis em seus cardápios digitais.

Ao criar um questionário de pesquisa de mercado para restaurante, quem é dono(a) de food service geralmente quer saber sobre o público-alvo onde mora, qual a idade e o gênero, qual a faixa de renda e quais os tipos de pratos preferidos, por exemplo.

Listamos 10 perguntas que podem servir como inspiração para você!

10 perguntas estratégicas para pesquisa de mercado para restaurante

Para potencializar os resultados do estudo de mercado – que podem se transformar em estratégias para o negócio – confira 10 possíveis questionamentos para você aplicar por aí, com intuito de saber mais sobre o seu público-alvo.

  1. Qual a sua faixa etária?
  2. Qual a sua renda familiar?
  3. Qual o seu gênero?
  4. Em qual região você mora?
  5. Quais tipos de culinária mais gosta?
  6. Cite três restaurantes que mais frequenta e, se quiser, nos conte por que eles são a sua principal escolha.
  7. Na sua opinião, o conforto e o visual do restaurante fazem diferença? Por quê?
  8. Quais pratos e bebidas você costuma pedir com mais frequência?
  9. De 0 a 10, qual a importância você dá para o atendimento?
  10. Por que você veio até este estabelecimento hoje e o que você encontrou atendeu ou superou as suas expectativas?

Por último, peça para a pessoa “entrevistada” deixar um contato e pergunte se ela gostaria de ser acionada para um feedback relacionado às respostas fornecidas.

Se, depois de anotar as sugestões de perguntas, você ainda quiser um modelo já pronto de pesquisa de mercado, é só descer a tela até o próximo tópico e imprimir ou tirar um print do que trouxemos!

Exemplo de questionário de pesquisa de mercado para restaurante

Aqui está um questionário de pesquisa de mercado pronto para você usar!

Questionário pesquisa mercado restaurante

Cada pessoa que responder ao seu questionário e deixar telefone ou e-mail para contato será um novo agregado à sua lista de mailing e dará abertura para você enviar promoções, parabenizações de aniversário, comunicações de novidades, entre outras propagandas.

Então, mesmo que você gaste um pouco de tempo e dinheiro para fazer uma pesquisa de mercado, o custo-benefício sempre vai compensar e, na verdade, em vez de ter um gasto, você estará fazendo um investimento!

É caro fazer pesquisa de mercado?

Os custos para fazer uma pesquisa podem variar de acordo com os objetivos de cada gestor de restaurante, mas ela pode ser um levantamento simples e desenvolvido pelo próprio empreendedor e funcionar tão bem quanto qualquer outro!

A dica mais valiosa para gastar menos é contar com ferramentas adequadas no processo.

Quais as melhores ferramentas para pesquisa de mercado?

Há uma ampla gama de opções de recursos para realizar pesquisa de mercado e uma das ferramentas mais conhecidas quando o assunto é produzir um questionário online é o Google Forms, muito fácil de usar.

Você também pode experimentar a SurveyMonkey e o JotForm, desenvolvidos para ajudar na criação de formulários e com versões gratuitas.

Ah! Conheça ainda a plataforma Make My Persona, idealizada pela famosa desenvolvedora de software HubSpot – ela pode ajudar na criação de um consumidor ideal, principalmente se você estiver na pré-inauguração do seu estabelecimento.

Agora, se você não tem tempo suficiente ou simplesmente não quer realizar todos os processos de pesquisa há a opção de contratar uma consultoria especializada.

Outra ideia (valiosa, por sinal) é contar com cardápios digitais que não só exercem a função de apresentar opções de acordo com os interesses de cada consumidor como também apuram informações importantes sobre os hábitos de todo mundo que sentar à mesa no seu restaurante.

Versões modernas e programadas com inteligência de mesa de menu em tablet têm feito sucesso em lanchonetes, cafeterias, hotéis, sorveterias, pizzarias e outros restaurantes, assim como em bares ao redor do país e do mundo.

Já pensou em ter tudo o que você precisa saber para fazer sucesso por aí na palma da sua mão ou na tela do PC em tempo real? Vale experimentar!

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