Omnichannel para Restaurantes: o poder dessa estratégia

Para se manter no mercado, é necessário uma estratégia que aproxime o fornecedor e o consumidor. Confira como o omnichannel para restaurantes pode ajudar no seu negócio!

Compartilhe

Omnichannel para restaurantes

O omnichannel para restaurantes é uma estratégia que visa a aproximação do vendedor e do consumidor por meio de canais de vendas como aplicativos de entrega, cardápios digitais, pagamentos via QR Code, entre outros, oferecendo praticidade na hora da compra e maior satisfação aos clientes.

A facilidade dos consumidores na hora de pesquisar por opções e preços online em sites e aplicativos alinhada à possibilidade de se chegar a uma preferência é o maior diferencial dessa estratégia, que surge para aumentar a influência do seu negócio, pois garante a mesma consistência no atendimento, tanto na loja física quanto na virtual.

Um exemplo já aplicado por muitos varejistas é a compra pela internet e a retirada no estabelecimento, isso garante que o comprador não desista da mercadoria ao comparar o preço do produto com a entrega e não opte pela concorrência.

Em outras palavras, esse sistema se adequa à realidade dos clientes, unindo estratégias de marketing ao centralizar as demandas do consumidor, gerando comodidade para quem compra e mais engajamento para o restaurante.

Continue a leitura e conheça mais sobre como o omnichannel funciona!

O que é omnichannel

Ele significa “todos os canais”, ou seja, seu propósito é alcançar o maior número de clientes através de recursos que estejam próximos e acessíveis dos usuários, como WhatsApp, Facebook, Instagram, sites, serviços de delivery e outros aplicativos.

Mas não basta o restaurante estar disponível em múltiplos canais, é necessária a integração entre as plataformas, pois a estratégia visa uma boa comunicação entre o negócio e o consumidor.

Por isso é importante identificar os interesses do público e adotar uma medida de gestão moderna que auxilie nos processos, sendo possível realizar vendas e tirar dúvidas em todo e qualquer tipo de canal com atendimento padronizado.

Como funciona o omnichannel em restaurantes

Ampliar a rede de atendimento e venda via omnichannel significa transformação digital. Para restaurantes, a estratégia principal é conhecer o comportamento e perfil dos usuários.

Avaliar os canais em que seus clientes estão e seus concorrentes fazem uso pode ser uma boa opção para saber onde investir.

Atualmente, por exemplo, o pagamento não é restrito somente ao dinheiro físico, há outros meios como NFC (pagamento via aproximação sem fio) e transferências online. Muitas plataformas já são adaptadas e isso também é fazer uso do omnichannel.

5 dicas para aplicar uma estratégia omnichannel

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

1.  Tenha um sistema online completo

Contratar uma plataforma tecnológica de ponta que use uma base de dados unificada é apostar no progresso dos recursos humanos da empresa e também no sucesso financeiro do seu negócio.

2.  Esteja aberto às críticas

Peça o feedback dos clientes após o serviço e, além de tudo, incremente sugestões que ajudam no desenvolvimento do restaurante. Esse é um bom caminho para se consolidar no mercado utilizando a estratégia de omnichannel.

3.  Ande lado a lado com seus clientes

Manter a qualidade de atendimento e capacitar a equipe é fundamental, pois é através do suporte de seus funcionários que os consumidores poderão permanecer fiéis ao negócio, estabelecendo uma relação duradoura e confiante.

4.  Ofereça eficiência ao atender as necessidades do consumidor

Uma boa opção é disponibilizar o cardápio digital, isso faz com que o cliente possa personalizar os pedidos e até mesmo acrescentar adicionais da sua preferência ou retirar itens de algum prato, além de ver imagens das opções disponíveis no menu.

5.  Foque no público-alvo

O caminho é estar à disposição das mídias. Isso não significa que você deva permanecer em todos os canais, mas você certamente deve estar presente naqueles que mais chamam a atenção do seu público, já que isso pode tornar seu negócio popular entre grupos específicos.

Por que aderir à estratégia de marketing omnichannel?

É fundamental que seu negócio forneça um atendimento direto, completo e competente, dando espaço às necessidades do consumidor. Ao mirar na estratégia omnichannel, avaliando os perfis dos usuários e focando nas demandas dos clientes, as chances de fazer seu restaurante crescer são muito maiores.

Esse tipo de marketing permite que as empresas obtenham maiores informações sobre como criar conteúdo e ofertas que incentivarão seus clientes a se envolverem mais nas compras.

Outra vantagem do atendimento omnichannel em restaurantes está no alcance de novos consumidores, uma vez que essa estratégia abrange diversas mídias digitais, levando mais pessoas a conhecerem o local, seja por um anúncio, e-mail ou até mesmo chatbot.

Portanto, ao implementar a estratégia, o restaurante proporcionará uma experiência melhor ao cliente, aumentando a visibilidade e, consequentemente, as vendas e o tráfego, além de conquistar a fidelidade do consumidor.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais