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Marketing para millennials em restaurantes: conquiste a geração do milênio

Entenda como vender para a mais nova geração de consumidores que é o mais recente público do seu bar e restaurante.

Marketing millenials restaurante

Gerações são grupos de pessoas nascidos e que, portanto, vivem na mesma época. Vale dizer que entre uma e outra geração, a média considerada é de, aproximadamente, 30 anos.

A geração que, hoje, mais jovem consome no seu estabelecimento, provavelmente é conhecida como millennial, que são os novos consumidores.

Você sabe como fazer marketing para millennials no seu restaurante?

O grupo, altamente envolvido com tecnologia, tem preferências muito diferentes das gerações anteriores e é exatamente por isso que o marketing para restaurantes, quando voltado para esse público-alvo, precisa de algumas informações diferenciadas.

Para os nascidos entre 1981 a 1996, o marketing digital para restaurantes é o mais indicado e nós separamos tudo que você precisa saber para atrair esses consumidores para o seu estabelecimento e faturar mais.

Por que marketing para millennials?

Por causa dos números: hoje, eles representam 30% da população e estão ativos no mercado de trabalho, ou seja, muitos são independentes financeiramente e adoram sair para jantar.

Adoram tanto que foi constatado, nos Estados Unidos, que eles saem para jantar numa média de 241 vezes por ano.

Considere que o ano tem 365 dias e faça as contas: essa geração consome em restaurantes, em um único ano, mais de 66% do tempo.

Marketing digital para restaurantes

Já demos uma dica no início do texto sobre as preferências dessa geração, especificamente quando mencionamos que eles nasceram junto com os computadores. São eles, e os que vieram depois deles, quem sabem mexer em absolutamente qualquer tecnologia.

Portanto, o digital é parte inerente de suas vidas. Celulares sempre em mãos, redes sociais ativas e atualizadas, busca de reputação de empresas nas páginas especializadas, compras online. Muito da sua vida é digital.

Não considere sair das redes sociais se quiser vender para esse público. Ao contrário: use e abuse.

Antigamente, o marketing para bares e restaurantes baseava-se, em termos de mídias, apenas em rádios, revistas, jornais - o que se chama mídia tradicional. Hoje em dia, muitos estabelecimentos já possuem contas e seus próprios websites, apesar de desatualizados.

E isso é um dos pontos mais importantes para esse público: eles consomem informação em tempo real. Você precisa não somente ter uma conta em rede social, mas atualizá-la com frequência.

Confira as dicas que separamos para você e coloque-as em prática agora mesmo.

Plano de ação de marketing para restaurantes

O primeiro passo é mesmo abrir contas em redes sociais e, se possível, criar um site próprio, mesmo que sirva apenas como cartão de visitas para a sua marca.

Para as redes sociais, escolha somente aquelas com as quais se sentir confortável utilizando e que vá conseguir manter atualizadas. Para acertar em cheio nessa geração, recomendamos Facebook e Instagram.

Capriche nas descrições, fotos do perfil e fotos publicadas, também. Com isso pronto, é hora de ir para a ação!

O que publicar nas redes sociais

Fale da sua marca e seja fiel aos seus valores. Essa geração gosta do que é correto, pelo lado mais positivo possível. Imagine publicar e pregar que o seu é um restaurante formal, mas, na hora do atendimento, tem garçons fazendo piadinhas de buteco com os clientes?

Essa geração não gosta disso e inclusive pesquisa e denuncia atitudes assim nas redes sociais e sites especializados.

Valor, missão e propósito: esse é um excelente conteúdo para publicar constantemente nas suas redes sociais. Todas as suas ações de sustentabilidade e ética também são ótimos tópicos para divulgar, sem vergonha.

Aliás, os millennials preferem até mesmo pagar mais se você tiver realmente atitudes pensando em sustentabilidade. Isso é algo que eles valorizam muito.

Tire um dia e crie um calendário de postagens para garantir a frequência e não se preocupar com isso toda hora.

Tecnologia no estabelecimento físico

Tecnologia estabelecimento

A tecnologia não está apenas nos seus celulares, relógios e computadores. Essa geração quer todo o tipo de gadgets à sua disposição.

Já considerou implementar cardápio digital ou totem de atendimento no seu estabelecimento? Aliás, o antigo marketing boca a boca ainda funciona, mas de um jeito, digamos, também digital.

É que os millennials, (e agora você já tem certeza disso!) postam tudo nas suas redes sociais (mais de 90% deles) e se o seu negócio oferecer conteúdo (como um tablet na mesa, por exemplo), eles certamente postarão e, assim, atingirão seus amigos e familiares, promovendo a sua marca.

Programas de fidelidade

Se até agora batemos na tecla dos valores, como propósito e sustentabilidade, esse é outro ponto importante a considerar: essa turma valoriza a fidelização.

Com tantas empresas concorrendo com a sua (e eles sabem disso), eles gostam de se sentir valorizados por ter escolhido o seu negócio - e não o do concorrente.

Pensando nisso, considere um sistema de pontos por meio de um cartão fidelidade. Se puder fazer digitalmente, melhor ainda.

Comunique-se com eles

Mensagens de texto, seja por e-mail, SMS ou WhatsApp, são excelentes maneiras de estar próximo desses clientes.

Quem não é visto não é lembrado, certo? Por isso, se você não estiver sendo visto na rede social, mande uma mensagem, pelo menos, para que ele receba a notificação no celular e se lembre de você.

Aliás, os cartões fidelidade são uma maneira bem eficiente de, também, conseguir esses dados de contato dos seus clientes.

Mande promoções, mensagens personalizadas, ofertas especiais para clientes fiéis. Mande até mesmo uma curiosidade sobre um ingrediente ou receita. O importante é manter a conexão.

Reputação e boca a boca

O boca a boca e a reputação do seu restaurante andam lado a lado. Para essa geração, é importante manter-se firme aos propósitos e, além de pesquisarem onde ir, eles fazem questão de deixarem suas impressões, sempre que possível.

Sabemos, entretanto, que muitas vezes os negócios sofrem críticas violentas, as quais podem ser disseminadas na internet e, por isso, uma boa maneira de evitar, mas de ainda assim saber o que o cliente achou da experiência, é oferecendo uma pesquisa de avaliação no próprio restaurante.

Aliás, o cardápio digital oferece essa ferramenta e já torna todo o processo ainda mais tecnológico e digital.

E aí, gostou das nossas dicas para atrair essa geração de consumidores? É hora de colocá-las em prática e ingressar com velocidade no mundo digital e tecnológico.

Os millennials adoram uma novidade e se sentir parte da comunidade, por isso capriche no conteúdo e no investimento de tecnologia, mantendo em mente que eles são 30% dos consumidores hoje em dia, certo?

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