7 estratégias de marketing com cardápios digitais

O combo perfeito da modernidade para restaurantes: una o útil ao agradável com estas 8 opções de estratégias de marketing com cardápios digitais para você aplicar sem gastar muito.

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Marketing com cardápios digitais

Você pode ir além do marketing digital que todo mundo já conhece e divulgar seu bar ou restaurante construindo estratégias de marketing com cardápios digitais especificamente! A divulgação da aplicação dessa tecnologia em tablet ou QR Code, por si só, já vai fazer sucesso.

Imagens de qualidade apresentadas na ferramenta, a opção de pagamento sem precisar chamar o garçom, um espaço para feedbacks e a possibilidade de personalização do pedido também contam.

Sem falar na apresentação e atualização, em tempo real, de combos e promoções super atraentes! Tudo isso vai fazer o seu negócio cair na boca do povo – junto com os pratos deliciosos que você vende.

Algumas estratégias usadas no marketing online “tradicional” podem funcionar perfeitamente com cardápios digitais, a exemplo da divulgação de imagens reais e de qualidade, a possibilidade de pagamento a distância, a criação de conteúdos interativos para títulos e descrições dos pratos e a divulgação de promoções especiais.

Inclua na lista, ainda, o oferecimento de uma área para feedbacks e a personalização do pedido – que vale muito hoje em dia, já que os consumidores querem tudo cada vez mais do jeitinho deles.

Tem interesse em conhecer cada ponto de forma detalhada para, quem sabe, aplicar por aí? Continue a leitura!

Como escolher o melhor cardápio digital?

A escolha do melhor cardápio digital conta como estratégia de marketing por duas razões: a primeira, pelo fato de as pessoas comentarem entre si e publicarem em seus perfis nas redes sociais sobre essa inovação tão incrível e a segunda, por conta da praticidade e responsividade da solução.

Esses fatores, unidos, são responsáveis por melhorar a experiência dos clientes, tornando-a uma verdadeira “food experience”.

Se estiver dividido(a) entre duas alternativas do mercado, a nossa dica é: escolha aquela que mais facilmente se integra ao seu sistema de gestão de negócios, que permita acrescentar imagens (sobre as quais falaremos adiante, inclusive!), que tenha fontes fáceis de ler e possa levar o seu logotipo em todas as abas e páginas.

Certifique-se de que a sua opção de menu será fácil de usar e possível de atualizar em tempo real, de onde quer que você esteja, e veja como funciona o atendimento pós-vendas da empresa desenvolvedora.

Pense, ainda, que dá pra você promover um cardápio digital, postando tudo sobre ele no seu @ do Instagram, Facebook e TikTok e usando-o a seu favor para conquistar quem antes não frequentava seu food service!

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Dá também para encaminhar novidades relacionadas à inovação do bar ou restaurante para seus contatos do WhatsApp.Uma aposta de marketing certeira, testada e comprovada! Certo?

Principalmente se considerarmos que 84% dos negócios que vendem online usam o app de mensagens instantâneas, de acordo com levantamento do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

7 dicas de como fazer marketing digital com cardápios

Aí sim, é só colocar outras iniciativas em prática.

2.  Divulgue fotos reais e de qualidade

O uso de fotografias nítidas, com poucos toques de edição e tiradas, preferencialmente, em luz natural, por si só já é uma estratégia de marketing digital para restaurantes que pode ser adaptada para os cardápios digitais.

Por que divulgar o prato estrela da casa sem nenhuma foto dele se essa ferramenta permite, por exemplo, colocar a imagem em tela cheia, deixá-la em destaque e até dar zoom?!

3.  Permita que o cliente pague sem chamar o garçom

Mais uma vantagem que funciona como estratégia de marketing: a possibilidade de pagar a conta através do cardápio digital e sem chamar o garçom ou ficar esperando pela maquininha com certeza vira uma excelente propaganda entre amigos e familiares.

4.  Dê a opção de personalização dos pedidos

E para conquistar de verdade o coração dos clientes, tornando-os promotores da sua marca, que tal deixá-los personalizar cada pedido de acordo com seus desejos e suas necessidades no momento do consumo?

Fritas pequenas, médias ou grandes, com ou sem bacon e cheddar, com pouco sal ou mais sal? E o refrigerante vai com gelo e limão, só gelo ou só limão? Permita que seu cliente escolha também entre o café com leite integral, desnatado ou sem lactose.

E, para fechar com chave de ouro, disponibilize um campo “deixe sua observação”!

5.  Abra espaço para feedbacks

Anônimos ou não, feedbacks funcionam para as vendas e para o marketing porque permitem a você, gestor, enxergar a “big picture” – o contexto completo – do seu restaurante. Quando positivos, eles ajudam a saber o que vai bem e, quando negativos, a compreender o que pode melhorar.

O cliente que deixa feedback através do cardápio digital, digitando com facilidade e enviando a opinião em apenas um ou dois cliques, depois de ver que a sua solicitação foi atendida, fica nas nuvens! Se isso não for estratégia de marketing…

6.  Apresente conteúdos interativos e atraentes

Mais uma iniciativa muito famosa no digital, a criação de conteúdos atraentes pode servir não só para postar na internet, como para divulgar pratos e bebidas que aumentam o ticket médio através do menu em tablet ou QR Code.

Esses conteúdos podem ser os mesmos criados para as redes sociais, inclusive, com uma adaptação aqui e outra ali para fazerem sentido na tela. Eles também podem entrar numa aba exclusiva de notícias ou de curiosidades sobre o restaurante.

Você sabia que é possível criar espaços assim no cardápio digital?

Testou um conteúdo, uma descrição diferente, um nome de prato chamativo e viu que não deu muito certo? É possível alterar tudo em tempo real nos tablets para restaurantes e bares ou no QR Code, sem gastar dinheiro com novas impressões e sem rasuras feias!

7.  Promova ofertas especiais

Aliás, por falar em atualizações em tempo real, essa tecnologia permite que você aplique a estratégia de marketing de oferecer combos e promoções, trazendo todo dia ou toda semana uma novidade para os seus clientes.

Como dá para modificar o menu quando quiser e sem gastar a mais com isso, ele funciona como um enorme banner ou cartaz digital do seu negócio!

O cliente vai até o seu estabelecimento, abre o menu em um dia, vê um combo saboroso na tela, fica com vontade e pede. Dali uma semana, talvez não repetisse o pedido porque a atração inicial pelas imagens e descrições já passou.

Tudo bem! Porque você já terá atualizado a promoção e outra novidade causará um impacto tão grande quanto a anterior.

Então, convencido(a) sobre investir em cardápio digital? Caso ainda esteja em dúvida, trouxemos alguns dados que podem ajudar na sua decisão.

Cardápios digitais e o futuro da indústria de restaurantes

Eventos nacionais e internacionais do ramo de alimentos e bebidas, assim como os números levantados por empresas ligadas ao setor, comprovam que o restaurante do futuro (muito próximo, por sinal) é tecnológico.

Metade dos restaurantes do mundo se tornarão mais tecnológicos até 2030 em decorrência da transformação digital, de acordo com levantamento da Branded Strategic Hospitality.

As inovações permitirão aumento de lucratividade para os gestores e melhora da experiência para os consumidores e, enquanto elas são desenvolvidas e experimentadas, só cresce o número de brasileiros interessados em comprar, mesmo fisicamente, através de menus digitais.

Dados preferência cardápios

Mas fique tranquilo(a): esse modelo de cardápio não substituirá os garçons de jeito nenhum! Apenas dará a eles a oportunidade de trabalharem em funções mais estratégicas.

Leia um outro artigo do nosso blog para saber mais sobre como funciona o cardápio digital em tablet, explore também a versão “código de barras moderno” e apaixone-se. Então, faça os consumidores se apaixonarem pelo seu negócio também!

Mal podemos esperar! Até a próxima.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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