17 ideias criativas de promoção para restaurantes e bares

Está querendo dar uma alavancada na visibilidade do seu negócio e conquistar novos clientes? Fazer ofertas e dar vantagens a alguns clientes vai ajudar! Confira várias ideias criativas de promoção para restaurantes que preparamos para você.

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Ideias promoção restaurantes bares

As melhores ideias de promoção para restaurantes envolvem descontos em certos dias da semana ou na primeira compra e no delivery, programas de fidelidade, brindes, combos, divulgações nas redes sociais e parcerias com influencers.

Você também pode oferecer produtos exclusivos por tempo limitado, criar um sistema “indique e ganhe”, personalizar as embalagens com a sua marca e pensar em maneiras de dar algum benefício para clientes antigos e aniversariantes.

Confira todas essas sugestões em detalhes no texto abaixo e deixe a sua criação falar mais alto! Cada ideia trazida aqui foi pensada especialmente para ajudar você a alavancar as vendas e fazer seu negócio crescer. Espero que goste!

Quais as vantagens de fazer uma promoção?

Principalmente para restaurantes, fazer promoções pode aumentar o número de clientes e de produtos vendidos, melhorar a visibilidade da marca e ajudar na divulgação de novidades para um maior número de pessoas.

Algumas ofertas também funcionam a favor do crescimento das vendas em dias de menor movimento. Veja uma lista de sugestões que preparei para você no próximo tópico.

17 ideias de promoção para restaurante

Existe uma variedade enorme de promoções que podem ser implementadas em um negócio, mas, para empreendimentos como restaurantes, lanchonetes e bares, as melhores são:

  • desconto na primeira compra;
  • programa de fidelidade;
  • cupons;
  • ofertas diárias;
  • desconto na entrega;
  • brindes personalizados;
  • descontos às segundas e terças-feiras;
  • combos promocionais;
  • promoções em datas comemorativas;
  • campanhas nas redes sociais;
  • parcerias com influenciadores;
  • promoções exclusivas para clientes antigos;
  • compre um, leve dois;
  • aniversariante não paga se levar um número "x" de convidados;
  • venda de produtos em edição limitada;
  • sistema “indique e ganhe”; e
  • embalagem premiada.

Agora, chegou a hora de entender mais sobre cada sugestão. Vamos juntos?

1.  Desconto na primeira compra

Oferecer desconto para um primeiro pedido feito no seu estabelecimento é uma promoção muito interessante.

Se você está abrindo um novo negócio ou uma filial do seu restaurante em outro bairro ou cidade, mesmo uma pequena porcentagem de valor pago a menos por cada cliente em sua compra inicial pode ajudar na atração e retenção.

2.  Programa de fidelidade

Outra maneira de ter uma clientela fixa e recorrente são os programas de fidelidade, feitos para recompensar fregueses que sempre compram no seu estabelecimento e mostrar que você percebeu isso e se importa com eles.

Na hora de desenvolver esse sistema, seja criativo!

É possível implementar ideias mais simples – como cartões marcados com um carimbo ou à caneta a cada pedido feito – ou usar aplicativos e sites para o controle.

O cliente pode ganhar um desconto ou produto adicional a cada 10 vezes que comprar no restaurante, por exemplo.

3.  Cupons

Os cupons são ultra famosos quando falamos em promoções e são usados em praticamente todos os tipos de negócios. Só que eles ganham ainda mais importância quando aplicados ao cotidiano de restaurantes, justamente por sua versatilidade.

É possível fazer um cupom de desconto ou de item extra no pedido ou de bebida acompanhando determinado prato ou lanche e por aí vai. Também dá para enviar algum tipo de "ticket surpresa" em compras feitas por delivery, com desconto para o próximo pedido.

E o cupom feito em papel e impresso tem o mesmo valor que aquele divulgado através de um post em uma rede social, viu?

4.  Ofertas diárias

Esse tipo de oferta é outra boa ideia de divulgação de restaurantes e muito usada por quem procura maneiras de fazer promoção em uma hamburgueria, por exemplo.

Quem opta por essa opção, vende um produto diferente por um preço mais baixo a cada dia da semana ou um produto específico em um dia específico – como os “baratos do dia” do SubWay, sabe?

Se quiser experimentar, faça um post nas redes sociais ao melhor estilo "terça-feira é dia de hambúrguer de costela!" e dê um desconto para todo mundo que pedir esse item apenas às terças ou acrescente ao pedido mais algum outro alimento, transformando-o em combo.

Além de atrair novos consumidores, as ofertas diárias fazem com que seus clientes fiquem sempre de olho no seu site e nas suas redes sociais para não perder nenhum desconto.

Elas podem, ainda, dar mais visibilidade para pratos novos ou que não sejam tão procurados. Só vantagens!

5.  Desconto na entrega

Quem trabalha com delivery sabe que o custo do frete é uma das maiores reclamações dos clientes e sabe também que uma promoção em cima desse valor pode transformar opiniões negativas em positivas.

Ou até conquistar o coração de alguém que só pede em restaurantes com entrega grátis.

Antes de decidir dar esse desconto para os clientes e de definir qual será o valor abatido do preço total, coloque no papel quanto você tem de margem de lucro e quanto vai gastar com o transporte do alimento.

Então, calcule quanto um pedido precisa custar, em média, para a promoção não trazer prejuízos ao restaurante.

6.  Brindes personalizados

Os brindes funcionam bem em conjunto com os programas de fidelidade ou no dia do aniversário do estabelecimento, por exemplo.

Você pode oferecer itens do cardápio como brindes, mas também é possível investir em chaveiros, canecas de chopp, camisetas e bonés, feitos por alguma empresa parceira e que levem o seu logotipo.

A vantagem dos brindes personalizados é que o cliente sai do restaurante carregando a sua marca e, assim, faz um marketing gratuito para o seu negócio.

Mas cuidado! Para que ele realmente use o brinde, o segredo está em investir na qualidade e no design: ninguém vai querer uma camiseta feia ou uma caneta que não funcione, né?

7.  Descontos às segundas e terças-feiras

Essa sugestão vai bem porque, para a maioria dos estabelecimentos da área gastronômica, as segundas e terças-feiras têm menor movimento quando comparadas com os outros dias da semana.

Alguns estabelecimentos nem abrem no primeiro dia, já que funcionam pelo menos até mais tarde no domingo.

Mas, se o seu restaurante abre e você quer aproveitar a oportunidade para promovê-lo, pense em preços que só tenham validade até a meia-noite de quarta-feira ou em itens que não sejam vendidos depois desse prazo.

Isso vai aumentar o fluxo de pedidos quando houver pouca demanda.

Outra vantagem dos descontos às segundas e terças é se destacar para novos clientes. Quem procura um restaurante no início da semana pode ficar frustrado ao encontrá-lo com as portas fechadas.

Imagine só se alguém se depara com o seu estabelecimento aberto, funcionando e ainda oferecendo promoção… Essa pessoa, com certeza, vai voltar outras vezes.

8.  Combos promocionais

Oferecer produtos em combos promocionais é uma estratégia importante na hora de montar o cardápio da sua lanchonete ou se você quiser pensar em promoções esporádicas.

O combo mais conhecido costuma incluir prato principal + bebida + acompanhamento e funciona muito bem, mas isso não quer dizer que você não possa inovar: fica a seu critério decidir qual combinação mais chama a atenção por aí.

Experimente combos para mais de uma pessoa, como um "combo família" ou um "combo festa". Se couber no orçamento, você pode até dar de brinde a bebida, alguma porção ou lanche infantil.

O importante é lembrar de oferecer uma vantagem real ao cliente e estar ciente de que os produtos dentro da combinação não podem ter o mesmo valor que teriam se fossem pedidos individualmente.

9.  Promoções em datas comemorativas

Dia dos pais, das mães, dos namorados, da pizza, do hambúrguer… O calendário possui uma série de datas festivas e você deve aproveitar todas as que fizerem sentido para os seus negócios e usá-las a favor das vendas.

Para fazer isso do jeito certo, primeiro tenha em mente quem é o público-alvo do seu restaurante e faça uma lista dos dias temáticos que mais terão impacto para essas pessoas.

O segundo ponto importante é a divulgação: certifique-se de divulgar a promoção com antecedência e sem "atropelar" uma outra data, que venha antes. O seu cliente provavelmente vai estar se planejando para celebrar de alguma forma e você quer estar incluído nesse planejamento, certo?

10.  Campanhas nas redes sociais

As redes sociais de restaurantes são como uma vitrine do negócio na internet. Por esse motivo, você precisa manter sempre atualizados os perfis do Instagram, Facebook, Twitter e etc.

Uma coisa importante de fornecer nas redes são informações relevantes para seus clientes, como o horário de atendimento e o cardápio.

Agora que está tudo atualizado e bem cuidado, podemos partir para as promoções! Como? Fazer posts com códigos e cupons de desconto é uma ótima ideia, tanto se quiser movimentar as vendas presenciais como no delivery.

Você também pode fazer postagens como “mostre essa imagem no balcão e receba um chopp pela metade do preço! Ela será excluída do feed em 3, 2, 1… Então, corra!”.

Existem muitas maneiras de fazer campanhas e promoções nas redes e, quanto mais criativas, mais elas vão chamar atenção.

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11.  Parcerias com influenciadores

Os influenciadores são outra ferramenta poderosa para aumentar a relevância do seu restaurante nas redes e trabalham com o que chamamos de marketing de influência.

Procure algum que tenha como seguidores as pessoas que são o seu público-alvo e estabeleça parcerias, enviando itens do seu menu e brindes para que eles produzam conteúdo e mostrem a marca online.

Agora, falando sobre promoção…

Para fazer uma campanha promocional de sucesso com um influenciador, vale mandar códigos e cupons de desconto para que ele compartilhe com os seguidores.

Outra ideia é criar um vínculo entre o influencer e um produto específico, transformando um prato, por exemplo, no “Favorito do Pedro” e pensando em uma oferta específica só para aquele produto.

12.  Promoções exclusivas para clientes antigos

Às vezes, os clientes fidelizados podem ficar algum tempo sem ir no seu bar ou pedir um delivery no seu restaurante. É importante ficar atento e identificar se isso está acontecendo.

Se for o caso, mande uma mensagem dizendo “Olá, Rose! Estamos com saudade de você!”, seguida por um bom cupom de desconto ou uma promoção exclusiva.

Mesmo que o seu estabelecimento não tenha um programa de fidelidade, vale a pena valorizar os clientes que pedem sempre ou que estão com você desde o ínicio.

Que tal dar 5% de desconto em todo o seu cardápio para quem completar 5 anos como freguês, 10% para quem completar 10 anos e por aí vai? Poucas coisas conquistam mais o cliente do que fazer ele se sentir importante.

Não esqueça de postar esse feito nas redes sociais, a galera adora um bom toque de humanização!

13.  Compre um, leve dois

O tradicional pague um e leve o segundo igual funciona muito bem em todos os tipos de food services.

Normalmente, os itens vendidos nesse tipo de promoção são bebidas, como chopp ou caipirinha, mas nada impede que você ofereça pratos também, caso esteja dentro do seu orçamento e não prejudique as operações.

O importante é ser transparente com o cliente sobre as regras para a oferta ter validade e estabelecer exatamente em quais dias e horários o pedido pode ser feito em dobro. Divulgue bastante nas redes sociais e veja seu restaurante lotar!

14.  Aniversariante não paga se levar um número "x" de convidados

Normalmente, a gente comemora o aniversário com a família ou os amigos e sair para comer e beber é uma ótima opção. Então, ninguém vai negar que prefere um restaurante com algum tipo de promoção para aniversariantes em vez de qualquer outro.

Se o seu estabelecimento tem esse tipo de oferta, pode apostar: ele vai ser sempre lembrado.

Pense em um desconto especial para a mesa toda ou até dar um jantar inteiro de cortesia para quem celebra o aniversário dependendo do número de acompanhantes que essa pessoa levar.

15.  Venda de produtos em edição limitada

Essa é uma ótima ideia de promoção para lanchonete e hamburgueria, mas também pode ser utilizada em restaurantes de outros segmentos e, para dar certo, você precisa pensar em algum item que seja exclusivo e vendido só por determinado período.

Em edições limitadíssimas!

Quanto mais interessante e saboroso for o item escolhido, melhor. Aposte naquele que têm ingredientes menos comuns e de maior qualidade na receita e divulgue-o bastante, sempre mencionando que as suas vendas acontecem apenas de tal a tal dia.

Isso vai passar uma ideia de exclusividade aos seus clientes que, com certeza, chegarão correndo para aproveitar.

16.  Sistema “Indique e ganhe”

Mais uma entre as várias ideias de promoção para atrair clientes: criar o que podemos chamar de "sistema de indicações" ou desconto por recomendações feitas.

Nessa estratégia, uma pessoa indica o seu restaurante para outras e, quanto mais recomendações do food service ela fizer, mais descontos ela ganha.

Você também pode decidir dar um desconto no pedido feito logo após cada indicação e até quem sabe oferecer um brinde ou algum item extra. Vale lembrar que a pessoa para quem o restaurante for recomendado também ganha – na primeira compra, se for possível, já para reter um novo cliente!

Lembre-se que a opinião de amigos e familiares é um fator decisivo na hora de escolher onde comer.

17.  Embalagem premiada

A embalagem é parte fundamental do marketing de qualquer negócio que venda produtos e o seu restaurante não é exceção! Uma embalagem bem feita e carregando o nome do estabelecimento ajuda a fixá-lo na mente do cliente.

Para acertar na sua, você vai precisar investir em um design bonito, agradável e fácil de entender, abrir e descartar, mas que também chame a atenção. Pense, ainda, em materiais sustentáveis – já que ser eco-friendly é um imperativo.

O seu freguês vai ficar feliz da vida quando receber um produto que venha em uma embalagem com todas essas características e ainda seja premiada: tá aí outra ideia de promoção!

Produza adesivos bem chamativos dizendo “Você ganhou tal produto no seu próximo pedido!” e cole um ou dois no lado de dentro dos pacotes de delivery em compras aleatórias — ou faça um QR Code com desconto.

E vale ressaltar mais uma vez: não esqueça de divulgar tudo isso nas redes sociais.

Quem pedir vai ficar procurando a promo na embalagem antes mesmo de começar a comer!

Gostou das nossas sugestões de promoções criativas para bares e restaurantes?

Antes de irmos, temos mais uma coisa para dizer a você: quando alguém fica sabendo desse tipo de oferta, normalmente espalha para amigos, colegas de trabalho e familiares. É certo que o seu lucro vai aumentar conforme você investir nelas!

Gostou das ideias? Pretende implementar algumas? Temos certeza que todas serão um sucesso. Conta pra gente!

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