10 ideias para sua confeitaria se destacar da concorrência

Quer que o seu doce negócio se destaque da concorrência? Descubra o que há de mais novo em produtos e serviços, lendo este artigo recheado de ideias para confeitarias.

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Ideias para confeitaria

Focar em públicos específicos, como os do mercado vegano, os pets e pessoas com restrições alimentares, são algumas ideias para inovar sua confeitaria. Os bolos em formatos inusitados estão em alta também, assim como os bentô cakes – aqueles bolinhos pequenos e, geralmente, com algum desenho divertido no topo.

Uma pesquisa feita pela empresa de consultoria de mercado Mordor Intelligence estima que o setor de confeitaria vai apresentar uma taxa de crescimento anual composto de quase 4% entre 2022 e 2027.

Esse crescimento se dá pela inovação aplicada ao segmento, que contribui com a oferta de produtos e de um serviço que atendam às necessidades mais específicas de cada cliente, mantendo sempre a qualidade e o sabor que dão água na boca.

Precisa de ideias para colocar, literalmente, a mão na massa por aí? Confira as novidades que estão bombando no setor!

O que está em alta na confeitaria?

As confeitarias têm apostado em focar em públicos específicos, como os veganos, além de investir na produção dos fofíssimos bentô cakes com frases personalizadas, de doces com formatos criativos e no delivery. Essas são tendências que vêm se consolidando com o passar do tempo.

E, se você não oferece nenhuma dessas opções, não quer dizer que você deva mudar completamente o foco do seu negócio, mas é importante ficar ligado(a) no que é tendência para fazer com que ele esteja sempre em alta no segmento e vendendo o que dá mais lucro.

Continue lendo para compreender como anda o universo confeiteiro, em detalhes.

Foco em públicos específicos

Público específico confeitaria doces

Mesmo com os doces sendo praticamente uma unanimidade entre as pessoas, nem todo mundo pode comer tudo que vê na vitrine de uma confeitaria.

Os veganos, por exemplo, não consomem nenhum produto de origem animal. Os celíacos, por sua vez, não podem comer nada com glúten, e os diabéticos precisam controlar a quantidade de açúcar na dieta.

Esses grupos acabam tendo poucas ou até nenhuma opção quando procuram, por exemplo, por sobremesas gostosas, mas esse é um cenário que vem mudando.

Ingredientes que substituem os insumos tradicionais da maioria das receitas, como a farinha de aveia, o mel, o açúcar mascavo, o leite vegetal e a biomassa, podem ser utilizados e, de quebra, também são mais saudáveis.

Aumenta cada dia mais o número de empreendedores que têm apostado nessas alternativas para atender um público mais específico, que, apesar de ser menor, está disposto a pagar um pouquinho a mais por produtos que atendam suas necessidades. Não fique de fora!

Bentô cakes

Bento cakes bolo tendência confeitaria doces

Você provavelmente já viu um deles no Instagram ou no TikTok, já que esses bolinhos viraram um fenômeno de presentes em datas comemorativas. A origem deles é incerta, mas o nome vem da união das palavras “bentô”, que significa marmita em japonês, e “cake”, que significa bolo em inglês.

Os bentô cakes têm entre 8 e 10 cm de diâmetro e cabem, justamente, em uma pequena marmita de isopor. Seus recheios variam bastante, desde chocolate a cremes de fruta, e o diferencial deles é a decoração, que é bem minimalista, focando em uma mensagem simples, uma frase engraçada ou um bonequinho cartunizado, chamado “Flork” – que viralizou nas redes sociais.

Formatos e cores criativas

Bolos doces formatos cores diferentes criativo confeitaria

Ainda falando de sucessos das redes sociais, os bolos com formatos diferentes ou que parecem uma pintura também são muito populares.

No TikTok, por exemplo, a moda são formatos de objetos do nosso dia a dia, como canecas, livros e outros itens da rotina que, muitas vezes, enganam muito bem e você só descobre que são bolos na hora de cortar.

Puxando para o lado um pouco mais tradicional, bolos de aniversário em formato de números também aparecem como opções criativas e que, com certeza, vão fazer sucesso por aí. Na maioria das vezes, é legal que eles sejam “naked”: sem cobertura, com decorações chiques com frutas, gotas de chocolate e até brilho.

Na cobertura de outras opções, o efeito de mármore está em alta, já que a beleza dessa técnica traz uma ideia de requinte à finalização. Essa decoração é feita misturando tinta alimentícia na pasta americana e exige um pouco mais de técnica do(a) confeiteiro(a).

Precisa enviar por delivery? Garanta uma boa embalagem e experimente, talvez, grudá-la com uma fita bem firme no fundo da sacola ou caixa de envio. Apenas sinalize isso para o consumidor em algum lugar, por escrito.

Aliás, investir em delivery também está em alta e deve seguir assim!

Investimento no delivery

Os serviços de entrega de comida em casa chegaram para ficar em praticamente todos os setores do ramo alimentício e, na confeitaria, não é diferente.

Quem está começando a empreender e ainda não tem um espaço físico para receber clientes consegue manter muito bem um negócio só focando nas entregas, enquanto quem está há mais tempo no ramo pode atingir novos públicos e expandir a área de atuação do negócio oferecendo a opção de delivery.

Produtos que vendem bem nessa modalidade são os cookies, brownies, cupcakes e também diversos formatos de bolos, a exemplo do já citado bentô.

Tudo certo até aqui, né? Quer atualizar seu negócio, mas não sabe por onde começar? Comece anotando todas as dicas listadas abaixo para se destacar da concorrência!

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10 ideias para sua confeitaria se destacar da concorrência

Destaque ainda mais o diferencial da sua confeitaria apostando em ingredientes orgânicos e opções veganas, oferecendo cursos, criando um menu degustação, pensando em um cardápio sazonal e incluindo itens pet-friendly no catálogo.

Não esqueça de marcar presença nas redes sociais, focar em doces saudáveis, ter opções para celíacos e investir no layout do menu também.

Se você pretende montar uma confeitaria ou atualizar a sua, as ideias a seguir vão lhe ajudar nessa missão. Anota aí!

1. Aposte em ingredientes orgânicos

Um estudo feito pelo Instituto Organiz revelou que praticamente 46% da população brasileira consome alimentos de origem orgânica hoje em dia, um crescimento de 16% entre 2021 e 2023.

Essa é uma tendência cada vez maior no setor de food service, já que as pessoas estão tentando se afastar dos alimentos processados em busca de uma qualidade de vida melhor e mais saudável.

E, para que os amados doces não fiquem de fora dessa, o ideal é pensar em substituições estratégicas, como a troca do açúcar refinado e farinha de trigo por outras alternativas, como mel, farinhas de aveia e açúcar mascavo.

2. Tenha opções veganas e vegetarianas no menu

Os veganos não consomem nada de origem animal, seja nas roupas, nos cosméticos ou na alimentação. Já os vegetarianos costumam ser mais flexíveis, mas alguns seguem uma dieta restrita e optam por também não consumir ovo, leite e manteiga, por exemplo, os principais ingredientes da confeitaria tradicional.

Tanto um quanto o outro grupo precisam da sua atenção!

O IBOPE inteligência divulgou, em 2018, uma pesquisa constatando que aproximadamente 14% da população brasileira se considera vegetariana, com uma grande tendência de crescimento. Além disso, segundo a ferramenta Google Trends, a pesquisa pelo termo “vegano” aumentou 300% no maior mecanismo de busca do mundo no período de 2016 a 2021.

Esse público de milhões de pessoas pode estar procurando por produtos que, muitas vezes, não são oferecidos em padarias e confeitarias tradicionais. Aposte neles.

3. Ofereça cursos

Uma ótima maneira de trazer mais visibilidade para o seu negócio e ainda ganhar com isso é oferecendo cursos para seus clientes. O ideal é criar um evento com inscrições limitadas e abrir sua cozinha para quem quer aprender algumas das delícias que você faz por aí.

Dá para ensinar receitas famosas do seu negócio ou um processo específico, como decoração de bolos, fabricação de ovos de páscoa e até empreendedorismo.

4. Crie um menu degustação

O menu degustação é uma opção especial do cardápio que consiste em pequenas porções dos melhores produtos que você oferece. Ele chama muita atenção, principalmente dos indecisos, que têm a oportunidade de provar um pouco de tudo.

Você pode ser criativo(a) na hora de compor esses itens, escolhendo doces que se complementam, com temáticas relacionadas às estações do ano ou a uma comemoração específica e por aí vai. Aliás, pode combinar esta dica com a próxima, acompanhe!

5. Pense em um cardápio sazonal

A sazonalidade atrai muitos clientes por ser algo exclusivo e temporário: quem não provar durante a temporada, provavelmente vai ter que esperar um ano inteiro para degustar das delícias sazonais novamente.

A ideia de um menu como esse consiste em criar doces e bolos que usam ingredientes que só podem ser encontrados em determinadas épocas do ano, como a tangerina, uva, figo e morangos. O cardápio sazonal é uma ótima maneira de criar uma sensação de exclusividade nos seus produtos.

Quanto mais criativo(a) você for nas combinações de sabores e formatos, mais atenção esses itens vão receber dos seus clientes. Aí, vale investir em fotos de alta qualidade e posts nas redes anunciando quando essas delícias vão entrar no cardápio da sua confeitaria, com um grande “Por tempo limitado!” piscando na tela.

E, para além da sazonalidade, ainda pensando em degustação, que tal surfar na onda dos kit-festa também? 20 coxinhas + 10 brigadeiros + 1 mini-bolinho + 1 refri 2 L por X reais, com balão de brinde!

 

6. Produza “doces” pet-friendly

Segundo uma estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o mercado de produtos para pets deve faturar mais de R$ 45 bilhões até o fim de 2023. Você sabia que o setor alimentício tem um grande potencial para esse público de quatro patas?

Isso porque seus tutores buscam, cada vez mais, oferecer novas experiências e qualidade de vida para os bichinhos.

Essa é uma tendência de confeitaria pouco explorada, mas muita gente procura por bolos de aniversário, petiscos, sorvetes e doces para seus cães e gatos, com ingredientes que os bichinhos podem consumir sem problemas e que fazem bem para a saúde animal.

É claro que os pais de pet estão dispostos a pagar um pouco mais por esses quitutes, principalmente se você puder provar para eles que trabalha em conjunto com um profissional de medicina veterinária!

7. Marque presença nas redes sociais

Um dos principais atrativos dos doces e bolos é a beleza. Não à toa, existe uma expressão que diz que as pessoas “comem com os olhos” e ela é bem mais real do que se imagina.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Stony Brook, em Nova York, a região do cérebro responsável por processar o sabor dos alimentos é ativada só de olharmos para comida ou sentir seu cheiro.

Tendo isso em mente, mostrar seus produtos é sinônimo de despertar o desejo de consumo nos seus clientes, e não tem vitrine melhor hoje em dia do que as redes sociais. Sem contar que dá para apresentar tudo o que você implementar de tendência e inovação nelas também! Com fotos, gravações, carrosséis de imagens etc!

Além de expor seus produtos já prontos, aposte em mostrar também o processo de fabricação, principalmente nos toques finais. Um vídeo bem feito vai gerar um grande engajamento e tornar seus doces os objetos de desejo de muita gente por aí.

8. Ofereça também doces saudáveis

Os doces e confeitos não são conhecidos por serem as opções de alimentos mais saudáveis, normalmente, quem consome esse tipo de alimento faz isso com um certo peso na consciência, mas essa tendência está mudando.

A busca por uma alimentação mais equilibrada também inclui o setor de confeitaria, que pode focar no público fitness ou com restrições alimentares. Para isso, é preciso substituir alguns ingredientes como o açúcar refinado, que pode ser trocado pelo xilitol.

Na fila do consumo mais saudável, o leite zero lactose e o cacau em pó também têm sua vez. Investir nessas pequenas trocas pode dar aos seus produtos um diferencial bem competitivo frente à concorrência.

A ideia é surpreender o cliente oferecendo algo que ele pode comer e que não perde em qualidade e sabor para opções com ingredientes mais tradicionais.

9. Inclua opções para celíacos no menu

A doença celíaca impede que algumas pessoas consumam produtos que contêm glúten, já que o organismo não consegue digerir essa proteína, que é encontrada na farinha de trigo, o principal ingrediente do setor de panificação e confeitaria.

Você pode inovar no ramo, criando uma linha de produtos com esse público-alvo em mente, utilizando insumos como a farinha de aveia ou de arroz, que substituem o trigo em algumas receitas.

Esse é um diferencial tão grande que muitas empresas estão até criando seções nos seus menus apenas para itens que não levam farinhas tradicionais na composição.

10. Inove no seu cardápio

O cardápio é uma vitrine auxiliar ao balcão da sua confeitaria. Ele vai permitir que o seu cliente explore os itens oferecidos na sua loja, quais os ingredientes que vão em cada um, os preços, enfim, tudo o que acaba por influenciar no que vai pedir.

Sabe a história de comer com os olhos? Não dá para vender mais (e melhor!) se você não tiver boas fotos no menu, por exemplo!

Utilizar um cardápio digital na sua confeitaria é uma ótima maneira de inovar, principalmente porque esse tipo de inovação tem uma interface interativa e inteligente, que facilita a vida do consumidor na hora de adicionar ou retirar itens e possibilita ao gestor criar descrições e fazer o upload de fotos em alta resolução dos produtos.

O recurso faz tanta justiça à expressão de “comer com os olhos” que o único perigo que ele vai trazer para o seu negócio é a chance de o seu cliente acabar dando uma mordida no tablet da mesa na hora de fazer o pedido.

Brincadeiras à parte, todas as dicas listadas acima trabalham em conjunto para aumentar seu lucro por mesa, melhorar a experiência de cada cliente e fazer seu negócio crescer. Bora colocar em prática as que mais gostou?

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