5 ideias incríveis para sua pizzaria conquistar clientes

Cativar o cliente vai muito além de oferecer uma pizza gostosa. Existem diversos modos de fidelizar e conquistar novos consumidores e é exatamente isso que queremos mostrar para você. Confira agora cinco ideias inovadoras para a sua pizzaria!

Compartilhe

Ideias inovadoras pizzaria

Criar um espaço kids, investir em um ambiente temático, planejar promoções irresistíveis, oferecer opções que atendam a todas às necessidades do público e pensar em sabores diferenciados para o menu são algumas ideias inovadoras para pizzaria que podem alavancar os negócios.

Pizza é uma paixão brasileira e o nosso povo criou sabores únicos, como frango com catupiry, quatro queijos, portuguesa e carne seca, tornando essa “terra” um real paraíso gastronômico!

Segundo um levantamento feito pela Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), mais de um milhão de redondas são consumidas por dia no país, sendo 572 mil apenas no estado de São Paulo.

Enfim, há um mercado nacional gigantesco para o setor e, como queremos que você se destaque e seja referência, separamos ideias inovadoras para usar em sua pizzaria. Vem com a gente!

O que fazer para inovar na minha pizzaria?

Para inovar em uma pizzaria, primeiro, você precisa reconhecer em qual patamar está o seu negócio e buscar saber o que a concorrência está fazendo. A partir disso, descubra quais são as necessidades dos seus clientes e trabalhe em cima delas.

Inovar não significa necessariamente criar algo do zero, mas ressignificar algo, ou seja, é possível até mesmo pegar alguma ideia que já existe e usá-la em outro contexto. Nada se cria, tudo se transforma, diz aí!

Além disso, a inovação em pizzaria e outros restaurantes também pode acontecer de forma apenas interna, como quando você adota uma solução que já existe no mercado, mas nunca usou no seu food service. Esse processo requer muito estudo do que já foi feito em negócios similares ao seu e em outros setores.

Vamos supor que seu estabelecimento faz o controle de pedidos pelo excel. Você pode modernizá-lo, simplesmente contratando uma ferramenta que permita a automatização dessa parte do trabalho, como um cardápio digital em tablet.

Independentemente de qual caminho escolher seguir, procure saber o que gera valor para o consumidor. Seja por meio de pesquisa, dados encontrados em estudos na internet ou simplesmente conversando com ele. Entenda o que ele espera receber de estabelecimentos como o seu.

Juntando todas essas informações, você terá o necessário para visualizar melhor o mercado e o que pode começar a fazer para se tornar uma pizzaria diferenciada.

Como ser uma pizzaria diferenciada?

Sua pizzaria começa a se diferenciar a partir do momento que você entende o que gera valor para o seu cliente e passa a investir nisso, mas vale divulgar as novidades também! A diferenciação só é bem-sucedida se for percebida pelo consumidor.

Os conceitos de “diferenciação” e “novidade” podem variar muito de acordo com o local em que sua pizzaria está, o que os concorrentes oferecem e o que é possível encontrar ao redor do seu estabelecimento. Fornecer um produto com melhor custo-benefício em uma região nobre já é algo diferenciado, por exemplo.

Mas queremos que você vá além do básico, por isso, trouxemos algumas ideias que farão sua pizzaria ser lembrada por todos, independentemente da localização. Vamos lá.

1.  Crie um espaço kids e/ou pet friendly

Muitas pessoas deixam de frequentar algum local por terem filhos pequenos, animais de estimação ou até mesmo os dois, portanto, disponibilizar espaços que eles possam ir em família com certeza fará com que sua pizzaria ganhe novos clientes.

Para o espaço kids, separe uma área com brinquedos divertidos, como escorregadores, piscina de bolinhas e quebra-cabeças. Coloque um vidro antirruído para que as crianças se sintam à vontade e disponibilize um funcionário treinado para olhar e cuidar dos pequenos.

Já para o espaço pet friendly, não deixe de oferecer água e ter uns petiscos. Só não se esqueça de que precisa ser um local longe da cozinha e separado das pessoas que não levaram animais, ok? Dê uma olhada nas normativas da Anvisa também.

2.  Crie promoções inovadoras

Quem não gosta de aproveitar uma boa oferta, não é mesmo? Criar promoções para a sua pizzaria ajuda a divulgar sabores que você gostaria de vender mais, alcançar novos clientes e aumentar as vendas em dias e horários que não têm tanta saída.

Certos tipos de promo vão além e ajudam a divulgar a sua marca e gerar engajamento com diversas pessoas e potenciais consumidores. Uma dica é levar as coisas para o lado cômico, já que essa estratégia pode ajudar ainda mais a encorajar um público que gosta de desafios.

Algumas boas ideias são:

  • quem aguentar comer mais de 30 fatias não paga pelo rodízio;
  • o internauta que postar a foto mais criativa no restaurante ganha uma pizza grátis;
  • olimpizzas – jogos feitos na pizzaria em que o vencedor ganha um mês de pizza grátis;
  • rodízio grátis para quem for fantasiado de pizza gigante; e
  • seja o chef – alguns clientes selecionados entre os mais fiéis poderão inventar um sabor novo de pizza e o melhor votado entra para o cardápio, mesmo que apenas por algum tempo.

Viu só como dá para ir além do tradicional “aniversariante não paga”? Com ações como as listadas acima, sua pizzaria vai ganhar cada vez mais fãs!

3.  Atenda ao público com restrições

Restrições alimentares são uma realidade, então, por que não garantir que todos possam comer no seu estabelecimento sem se preocuparem se há algo que causa alergia ou não entra na dieta?

Investir em opções de pizzas com queijo vegano, massa sem fermento, chocolate diet e alternativas salgadas e doces sem glúten e lactose farão com que mais pessoas possam comer na sua pizzaria aproveitar o que você faz de melhor.

Pode parecer pouco, mas só quem sofre com alguma restrição sabe o quão frustrante é não poder acompanhar os amigos naquele rolê por não poder consumir no local e não querer passar vontade.

Quer inovar ainda mais? Experimente investir em um nicho específico, como pizzaria vegana ou sem glúten! Certifique-se apenas de fazer uma pesquisa de mercado para verificar se existe um público interessado nesses tipos de oferta na sua região.

4.  Tenha sabores diferenciados

Oferecer um produto pouco vendido no mercado pode ser um ponto bem chamativo para a sua pizzaria, desde que você tenha certeza que ele interessa aos consumidores e não caia na armadilha de comprar ingredientes demais para uma pizza que sai “de menos”.

As pessoas vão divulgar os sabores exclusivos para os outros interessados e, como só você venderá cada um deles, quem quiser terá que comparecer na sua pizzaria para provar.

Alguns sabores bem diferentes que você pode ter são:

  • acarajé;
  • hambúrguer;
  • burrito;
  • churrasco;
  • frutos do mar;
  • panna cotta;
  • tiramisù;
  • manteiga de amendoim com banana; e
  • castanhas com Whey Protein.

Deixe sua imaginação fluir! Essa é a hora de mostrar que o brasileiro já nasceu com um diploma de criatividade.

5.  Invista em um ambiente temático

As pessoas costumam amar alguns temas específicos e você pode explorar mais esse nicho. Uma pizzaria com temática espacial, focada na idade média ou com decoração faroeste, por exemplo, com certeza vai chamar a atenção de muita gente. Existem inúmeras opções para escolher!

Depois de selecionar o tema, busque transformar seu restaurante para ter um ambiente instagramável e o mais interativo possível. Pinte e decore as paredes de acordo com o assunto e ofereça atrações que façam sentido com a proposta.

Usando o mote espacial como exemplo, você pode colocar várias maquetes de planetas e alienígenas para enfeitar o ambiente, ter garçons usando uniformes ou acessórios de astronauta e até mesmo disponibilizar um espaço para as pessoas tirarem fotos como se estivessem em Marte ou na lua.

Legal, né? Mas, e se sua pizzaria funcionar somente com delivery? Bom, temos algumas boas dicas nesse caso também.

Como inovar na pizzaria delivery?

Apostar em um programa de fidelidade, disponibilizar cupons de desconto, ter uma boa presença digital e investir em bons entregadores garantirá que você tenha mais conexão com os clientes do delivery.

Como o consumidor não estará na pizzaria para ver seus diferenciais, você precisa construir e manter um relacionamento com ele e, para isso, separamos mais quatro dicas incríveis para ajudar.

1.  Aposte em um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade é ideal para incentivar os clientes a continuarem fazendo pedidos com você por um longo período de tempo, além de gerar mais valor para eles.

Na maioria dos estabelecimentos, a cada certo número de pedidos feitos em um determinado período de tempo, o consumidor recebe algo, então, você pode trabalhar com algo parecido com “a cada 10 pizzas compradas, ganhe uma grátis”.

Para inovar ainda mais nesse sistema, que tal criar um programa de indicações? A cada 10 indicações, seu cliente fiel pode ganhar uma redonda também!

O fato de ser algo gratuito é um argumento bem forte e incentiva a participação das pessoas. Afinal, quem não gosta de ganhar presente?

2.  Ofereça cupons de desconto

Seguindo o mesmo pensamento do tópico anterior, cupons de desconto também são portas de entrada para que novos clientes encontrem a sua pizzaria: mesmo que a pessoa nunca tenha ouvido falar do seu restaurante, se tiver um descontinho, ela pode preferir o seu estabelecimento ao da concorrência.

Os cupons e as entregas grátis são os principais fatores que fazem com que alguém “arrisque” fazer um pedido em um local que não conheça nos aplicativos de entrega. Aproveite-se disso!

3.  Tenha uma boa presença digital

Ter uma conta no Instagram ou Facebook é ótimo para se aproximar dos clientes. Aproveite esse espaço para mostrar como é o dia a dia do seu estabelecimento, quem é a sua equipe, divulgar promoções e aproveitar para fazer algumas trends também.

O ideal é escolher alguém para ser a voz e o rosto da sua pizzaria. Isso ajuda muito a criar conexão dentro das redes sociais: o famoso “gente como a gente”, sabe? Dessa forma, você também humaniza a sua marca.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

4.  Invista nos entregadores

Para delivery, ter um bom entregador é um diferencial. A pizza chega quentinha e 100% no lugar, em tempo recorde e com segurança de todos os que estão no trânsito!

Entreviste bem os candidatos e entenda quem é aquela pessoa que vai trabalhar com você, se ela atende à cultura da sua empresa e como interage com os clientes. Uma pessoa carismática e sorridente sempre é bem vista e apreciada e, claro, não esqueça de investir na satisfação do próprio entregador também!

Oferecer pagamentos justos, ajuda de custo com a gasolina e um espaço confortável para ele ficar o deixará contente e isso se estenderá para o consumidor final.

Essas ideias, somadas às dicas do tópico anterior, farão com que sua pizzaria delivery seja a mais inovadora e diferenciada da região.

Como atrair clientes para pizzaria?

Use sempre produtos de qualidade, ofereça promoções para novos clientes e invista em propaganda. Quem não é visto não é lembrado, por isso, faça com que os possíveis novos consumidores jamais se esqueçam de você.

Apresentar diferenciais à clientela também ajuda muito a agregar valor e incentivar a ida dos visitantes ao seu espaço. Por exemplo, você pode oferecer um cardápio digital para pizzaria e facilitar ainda mais o processo de escolha e execução de novos pedidos.

Além disso, o cliente também terá uma visão mais clara dos produtos oferecidos, poderá personalizar pedidos e ter mais facilidade na hora de pedir aquela pizza quentinha.

Gostou das ideias? Não deixe de conferir nossos outros artigos para mais dicas e de enviar umas fotos das suas pizzas bem gostosas no nosso perfil @abrahaoapp no Instagram.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais