Entenda o que é food experience e como colocá-la em prática

Você já ouviu falar de food experience? Esse conceito chegou para ficar e tem tudo a ver com transformar a experiência dos clientes, proporcionando momentos inesquecíveis! Confira o que é e por que ele vem sendo considerado essencial para bares e restaurantes.

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Food experience

Food experience é uma tendência que chegou para ficar e busca transformar o momento da refeição em uma memória especial, despertando emoções e sentimentos através das percepções de sensações, aromas e sabores.

O padrão de consumo mudou nos últimos anos e agora as pessoas buscam por excelência em qualidade e atendimento. Explorar esse conjunto de fatores através de experiências culinárias pode ser o segredo para o seu food service alcançar as expectativas ou até superá-las.

Está interessado(a) em oferecer mais do que apenas refeições? Continue a leitura, pois vamos explicar direitinho o que é e como você pode aplicar essa técnica em bares e restaurantes.

O que é food experience?

Na experiência gastronômica, os cinco sentidos são afetados não só pelo alimento, mas pelo atendimento e pelo ambiente, que precisam criar momentos únicos e inesquecíveis e que valham a pena ser compartilhados.

A food experience é o resultado do trabalho de toda a equipe de um food service para ir além do atendimento e do serviço convencionais, criando um ambiente que estimule mais do que apenas o paladar, combinando diferentes elementos entre si, como o visual, as sensações físicas e emocionais.

Para implementar a ideia, vale usar a conexão emocional que as pessoas têm com a comida e despertar vários sentidos ao mesmo tempo ou usar de algum elemento surpresa, trazendo novidades que não são encontradas em nenhum outro lugar.

Desde o momento em que o consumidor entra em contato com o estabelecimento pela primeira vez ou faz um pedido online até o momento em que finaliza a refeição e paga a conta, tudo deve ser pensado para melhorar a experiência.

Como vender experiências gastronômicas?

As palavras-chave para vender uma food experience são criatividade e originalidade. Esses conceitos devem estar presentes na apresentação dos pratos, no atendimento e na decoração do ambiente, afetando positivamente a percepção do cliente.

Também dá para oferecê-los no delivery, não só através dos alimentos e das bebidas, mas também através da embalagem, por exemplo.

Mas, antes de tudo, é importante ter em mente o perfil do público-alvo que você quer atingir para vender experiências gastronômicas, afinal, não dá para criar todo o planejamento de um momento único se ele não é a cara de quem frequenta o seu estabelecimento.

Então, aqui vão algumas dicas das melhores estratégias.

1.  Fuja do óbvio e aposte no surpreendente

Não dá para investir suas fichas em food experience se você continua fazendo tudo igual a todo mundo: é preciso arriscar e fugir dos padrões dos demais serviços de alimentação para chamar a atenção e atrair quem busca por diferenciais.

Que tal mudar o espaço físico para ter um local com uma decoração inusitada ou oferecer pratos e drinks secretos? Eventos temáticos e imersões culturais também são ótimas maneiras de possibilitar momentos que fogem do usual!

Pense na curiosidade como um gatilho para provocar e conquistar novos clientes e lembre que as pessoas se atraem pela inovação e pelo sentimento de serem surpreendidas positivamente.

2.  Proporcione experiências multissensoriais

Dar a devida importância aos cinco sentidos – olfato, paladar, visão, audição e tato – é essencial para conceder aos consumidores uma percepção completa de toda a qualidade e sabor que o seu estabelecimento pode oferecer.

Você pode explorar o tato ao brincar com ingredientes de diferentes texturas nos pratos, o olfato ao usar especiarias que forneçam aromas inusitados e abram o apetite e o paladar ao utilizar produtos frescos e sazonais nas receitas.

Um ambiente com uma iluminação adequada e aconchegante também está incluído na experiência multissensorial porque proporciona conforto e bem-estar, principalmente quando em conjunto com um som ambiente tranquilo e agradável.

Promover a participação ativa no preparo dos pratos ou um jantar no qual os clientes se alimentam vendados são outras ideias divertidas para explorar ou pelo menos cogitar.

3.  Capriche na apresentação dos pratos

Acredite quando dizem que a gente come com os olhos! O visual é um dos principais sentidos envolvidos na alimentação e estimula o apetite de verdade, por isso, dedique-se à apresentação de todos os itens do cardápio.

A disposição dos ingredientes no prato é importante para causar a primeira boa impressão antes da alimentação em si. Ninguém quer um prato que pareça bagunçado ou organizado de qualquer jeito e sem harmonia, né?

Para chamar ainda mais atenção, combine cores e texturas e fuja do convencional até nas louças escolhidas para acomodar os alimentos e as bebidas. Uma louça inusitada pode fazer toda a diferença, inclusive no número de pedidos!

Além do mais, se o prato é bonito, tem mais chances de o seu cliente querer registrar esse momento em uma foto e compartilhar com os amigos, dando uma mãozinha para a sua divulgação.

4.  Insira a tecnologia no seu atendimento

Estamos na era da modernidade e a tecnologia no food service se faz presente para agilizar os processos, auxiliar na gestão dos negócios e melhorar a experiência. Uma dica de ouro para a food experience é ter essa tecnologia como melhor amiga.

O uso de ferramentas, como o cardápio digital no tablet ou em QR Code com inteligência artificial e totens de autoatendimento, tem como objetivo diminuir o tempo de espera, evitar erros nos pedidos e tornar o atendimento mais ágil.

Tudo isso contribui para aumentar a qualidade e garantir a satisfação dos consumidores, fatores que influenciam diretamente na experiência dentro do estabelecimento, levando em conta que erros nos pedidos ou atraso para recebê-los podem causar aborrecimentos, tornando ruim a experiência de quem passa por isso.

5.  Invista na pré-experiência

Poucos gestores levam em conta que a experiência do consumidor começa antes mesmo de ele entrar no restaurante. Sabendo disso, faça diferente!

Desde o momento em que o cliente fica sabendo da sua marca, seja através de amigos, de ações de marketing para restaurantes, redes sociais ou até mesmo pela fachada do estabelecimento, o consumidor já terá opiniões sobre a reputação da empresa e a food experience dele já começou.

Investir em ações de divulgação significa criar o desejo de consumo das pessoas, despertando a vontade de conhecer o seu negócio e a expectativa de quão gostoso pode ser um momento por lá.

Uma rede social com fotos que abrem o apetite ou propagandas bem feitas podem levar o cliente a querer viver a experiência de saborear a sua comida. Ou melhor: com certeza levam.

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6.  Não deixe o delivery de lado

Não é porque o comprador não vai até o seu estabelecimento que ele não pode ter a mesma sensação de viver momentos incríveis com a sua marca.

Apesar de os métodos serem um pouco diferentes, o conceito de entregar food experience continua o mesmo. Nesses casos, do delivery ou do take away, a experiência só fica mais focada na qualidade do atendimento online ou por telefone e na entrega do alimento.

É essencial que a refeição chegue em temperatura adequada, com boa aparência e com o mesmo sabor e consistência de quando saiu da cozinha do restaurante. Sem contar que apostar em embalagens para delivery adequadas e de boa qualidade acaba sendo indispensável.

Você ainda pode customizá-las e transformar até esse "pequeno detalhe" em parte da experiência que quer entregar!

Agora que você já sabe como implementar a estratégia no seu negócio, que tal entender melhor sobre sua importância para não restarem dúvidas de que esse é um investimento certeiro para colocar em prática?

Qual a importância da food experience para bares e restaurantes?

Ao efetuar mudanças que impactam na qualidade de atendimento e na visão que as pessoas têm do seu negócio, não há dúvidas de que o cliente vai querer voltar para uma segunda experiência e divulgar o quanto tudo foi agradável. Por isso, o food experience é tão importante.

Afinal, quando as pessoas optam por realizar uma refeição fora de casa, elas já estão atrás de uma experiência diferente daquelas que têm no dia a dia e estão dispostas a pagar por isso, certo?

Como resultado dos seus investimentos, você não apenas conquista novos clientes, como aumenta a divulgação boca-a-boca e nas redes sociais, o que significa, atualmente, sair da bolha local daqueles que já frequentam o seu bar ou restaurante e alcançar novos grupos.

Essa tendência se popularizou tanto que virou, inclusive, uma forma de incentivar o turismo gastronômico: aquele tipo de turismo em que as pessoas viajam para conhecer um local que tem a reputação de oferecer uma experiência única e surpreendente, especificamente em gastronomia.

Benefícios da food experience

Prezar pela experiência é bom tanto para o cliente, por estar vivendo um momento especial, quanto para o restaurante, que aumenta a qualidade do seu serviço e amplia diferenciais, consequentemente, lucrando mais.

Além disso, é importante citar alguns benefícios que tornam a ferramenta essencial para o seu negócio, já que um gestor precisa ter em mente o poder e a vantagem de cada estratégia.

Uma boa food experience:

  • ajuda a fidelizar clientes, garantindo a experiência gastronômica completa em todos os itens do cardápio;
  • agrega valor à marca, ganhando mais autoridade e confiança das pessoas para comprarem mais;
  • aumenta o ticket médio sem que sejam necessários grandes investimentos financeiros; e
  • melhora o serviço prestado.

Seu objetivo, no fim, é surpreender no atendimento, no visual e no ambiente, seja entregando novidades ou fazendo melhor que a concorrência ou os dois. Tudo através de mudanças de fácil implementação.

Os clientes se importam com os detalhes e vão atrás de lugares que compartilham da mesma visão e, por isso, o seu negócio não deve ficar para trás!

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