11 estratégias de marketing para restaurante que funcionam

Tudo o que você precisa saber sobre estratégias de marketing, ferramentas e iniciativas fundamentais para acertar em cheio e lucrar mais. Conheça cada uma delas, mas, mais do que isso, descubra como torná-las realidade!

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Trabalhadora olhando celular

As estratégias de marketing para restaurantes servem não só para divulgar um estabelecimento, como também para atrair e reter clientes, desde que sejam planejadas corretamente, bem definidas e mirem exatamente no público-alvo.

Além disso, é altamente recomendado aliar o seu plano de ação à implementação de ferramentas adequadas para atingir as pessoas desejadas, oferecendo a elas uma experiência exclusiva, ao mesmo tempo em que se otimiza o atendimento e o serviço.

Parece difícil acertar em cheio, mas nada em que muita pesquisa e análise da concorrência, por exemplo, não ajudem! Além de uma dedicação exclusiva às redes sociais – inclusive diferenciando publicações e promoções feitas para delivery sempre que possível e necessário.

Veja dicas no decorrer deste artigo e comece a aplicá-las hoje mesmo!

Como fazer o marketing de um restaurante?

O primeiro passo para fazer o marketing de um restaurante ou de qualquer outra empresa é o plano de ação, e ele envolve definir objetivos, estabelecer quem o food service realmente deseja alcançar, calcular um orçamento e planejar meios de fazer a comunicação, bem como escolher ferramentas que podem ajudar no processo.

Dentre essas ferramentas, atualmente se destacam os menus digitais, que oferecem aos clientes a conveniência de visualizar os pratos disponíveis e fazer pedidos em apenas alguns cliques e são preferidos pelas gerações mais jovens, principalmente.

Soma-se ao recurso as promoções em mídias sociais, as campanhas de e-mail marketing e os anúncios pagos, principais alternativas de caminhos a serem seguidos por quem quer vender mais e melhor.

Ao pesquisar e entender tanto os meios de divulgação quanto as possibilidades tecnológicas disponíveis, os proprietários de restaurantes se tornam ainda mais capazes de criar um plano de ação de marketing eficaz para o negócio.

Plano de ação de marketing para restaurante: por onde começar?

Inicie o seu plano estratégico de marketing de restaurante com a definição de objetivos, a seleção de público-alvo e o estabelecimento de um orçamento. Faça tudo de forma pensada!

Defina seus objetivos

Definir objetivos de marketing claros e realistas ajuda você a pensar em estratégias e também a medir o sucesso de cada uma delas. Esses objetivos podem incluir: aumentar o número de clientes, impulsionar as vendas, melhorar a experiência, aumentar a conscientização das pessoas sobre a marca, elevar índices de fidelidade etc. Quais são os seus no momento?

Selecione o público-alvo

Traçar um perfil de quem você quer atingir e, portanto, definir a sua persona, será outro passo crucial. Só assim você saberá quais necessidades precisa atender e poderá pensar nas melhores maneiras de fazer isso.

Estabeleça um orçamento

Esta etapa vai ajudar pura e simplesmente a saber quanto você pode gastar e, portanto, até onde você pode ir nas suas ações promocionais e de divulgação.

Para estabelecer um orçamento, não pense só no quanto você tem de dinheiro, mas em como alocar seus recursos de forma eficiente com o objetivo de obter o melhor retorno possível. A partir daí, defina também prioridades de investimentos.

Investir em cardápios digitais, por exemplo, provavelmente aparecerá no topo da sua lista, já que o retorno é rápido e bastante benéfico. Através da tecnologia, você também pode coletar informações sobre os hábitos de consumo dos clientes para ajudar em outras tomadas de decisão, não à toa, ela entra no escopo de estratégias de marketing para restaurantes.

Uma vez encaminhadas as etapas principais do seu plano de ação de marketing, pense sobre o uso de ferramentas e recursos para a divulgação tanto de promoções quanto de informações relacionadas ao seu food service. Lembre-se de que o cardápio também estará em jogo!

11 estratégias de marketing para restaurante vender mais

Além do marketing com cardápios digitais, considere estratégias valiosas para o seu restaurante todas as apresentadas abaixo.

  1. Buscar maneiras de apontar o que o estabelecimento tem de diferente em comparação com a concorrência.
  2. Promover eventos exclusivos e adequados ao perfil dos consumidores.
  3. Oferecer programas de fidelidade ou recompensas.
  4. Treinar os atendentes para que todos sejam capazes de atender de forma personalizada e dentro das visões e dos valores da marca.
  5. Fazer pequenas mudanças no ambiente, nos uniformes e em outros detalhes de tempos em tempos – algo que funciona quase como mudar a cor do cabelo para causar aquela surpresa boa no grupo de amigos que já o(a) conhece, mas ficará feliz em ver novidades.
  6. Vender produtos personalizados com a logomarca do food service ou até mesmo temperos ou insumos que também sejam servidos no estabelecimento.
  7. Investir em divulgação nas redes sociais.
  8. Criar anúncios pagos.
  9. Enviar e-mails marketing.
  10. Dar atenção ao marketing de conteúdo.
  11. Trabalhar com análise de dados e a partir dela.

Como as últimas cinco iniciativas da lista podem parecer mais complexas, talvez seja melhor explicá-las em detalhes, por isso você ainda vai ler sobre elas adiante.

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Qual a melhor forma de divulgar um restaurante?

Esta resposta não carrega segredos: publicar nas redes sociais, mandar e-mails, criar anúncios pagos, trabalhar o marketing de conteúdo e analisar dados, usufruindo dos resultados para saber o que pode melhorar, são as principais alternativas para divulgar um negócio – as famosas estratégias de marketing digital para restaurante.

O segredo está em como torná-las realidade!

1.  Publicando nas redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa e permitem que os estabelecimentos alcancem o público-alvo com mais precisão, promovam produtos e serviços e se aproximem dos seguidores, criando experiências mais envolventes para os clientes antes mesmo de eles sentarem à mesa.

Através delas, um food service também consegue criar uma presença online, aumentar o alcance de suas mensagens, divulgar ofertas especiais e esclarecer dúvidas dos clientes. Sem contar que, com conteúdos informativos e interessantes sendo publicados, as vendas aumentam.

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2.  Criando anúncios pagos

Para além das publicações que conseguem o chamado “alcance orgânico” nas redes sociais – aquele que não é pago –, os anúncios pagos são excelentes alternativas se você quiser alcançar mais pessoas e divulgar promoções.

Eles funcionam para Facebook, Instagram e até TikTok, mas também dá para promover (ou, se preferir, pagar) uma publicação ou um texto no próprio Google. Apenas lembre-se de ter uma página de empresa criada por lá e de cadastrar o seu restaurante no Google Maps para transmitir profissionalismo para quem chegar através da propaganda.

3.  Enviando e-mails marketing

Campanhas de e-mail marketing para restaurantes servem para enviar ofertas e promoções diretamente aos clientes que se cadastraram no seu mailing ou que, em algum momento, deixaram registrado num formulário de dados algum e-mail para contato.

Com um plano bem definido, os restaurantes podem criar conteúdos relevantes e envolventes para adicionar a esses e-mails, disparados de tempos em tempos, e ferramentas automatizadas ajudam tanto a gerenciar os contatos quanto a enviar cada mensagem.

Só que monitorar os resultados da campanha é crucial para entender quais estratégias funcionam e quais precisam de aprimoramento e o que pega no coração do cliente em termos de assunto – levando-o a se interessar em abrir o e-mail – e em termos de mensagem – levando-o até o estabelecimento, de fato.

4.  Dando maior atenção ao marketing de conteúdo

Muitos food services vão além das redes sociais e dos menus tecnológicos e investem, ainda, em marketing digital de conteúdo, publicando em sites e blogs próprios tudo o que as pessoas gostariam de saber (inclusive novidades que repercutiram bem lá no @ do Instagram ou no espaço físico, por exemplo).

Informações e curiosidades sobre a casa e a equipe são bem-vindas, detalhes da história do restaurante e dos pratos mais populares e até feedbacks dos clientes também, entre outros.

E, se elas usarem recursos de SEO para aparecer nas primeiras posições de buscas no Google, melhor ainda! Só que, nesse caso, o mais recomendado é contar com especialistas na criação de conteúdo para esse fim.

5.  Analisando dados

Por último, a análise de dados deve contar como estratégia do marketing para restaurantes simplesmente porque pode estar em todas as outras estratégias mencionadas até aqui.

Atualmente, com os recursos e a expertise adequados, é possível analisar dados extraídos dos conteúdos, das redes sociais, dos anúncios pagos e, principalmente, dos relatórios completos oferecidos pelos melhores tablets para bares e restaurantes do mercado.

O que essa análise traz de bom?

  • Ajuda a melhorar processos e a experiência do consumidor
  • Incentiva o desenvolvimento de novos pratos ou a atualização dos já existentes
  • Torna a gestão do food service mais organizada e assertiva
  • Reduz riscos

Lembrando que, enquanto o estudo é uma estratégia, a aplicação de recursos no processo pode ser considerada uma dentre as várias alternativas de ferramentas para tornar realidade o plano de ação.

4 ferramentas de marketing para restaurante

Você não pode deixar de considerar e talvez até de experimentar, se quiser que o seu planejamento estratégico de marketing para restaurante dê certo de verdade: recursos digitais de vendas, plataformas de reservas de restaurantes e plataformas de delivery (se couber no seu modelo de negócio).

Vale ficar de olho, ainda, em alternativas que contribuam com a flexibilização dos pagamentos.

1.  Recursos digitais de vendas

Outra estratégia valiosa e já mencionada neste artigo, os cardápios digitais e similares ainda são uma propaganda por si só porque trazem imagens incríveis dos produtos e que estão sempre em movimento, praticamente hipnotizando o consumidor.

Sem contar que um cardápio digital em tablet, por exemplo, é estratégia de marketing não só porque facilita a personalização de pratos e porque reduz custos, mas também por proporcionar melhora da experiência gastronômica completa e da compreensão dos hábitos de consumo dos clientes.

2.  Plataformas de reserva

As plataformas de reservas também funcionam como ferramentas de gestão de fila. Elas permitem que os clientes façam reservas online, o que aumenta a eficiência do atendimento e reduz não só a fila propriamente dita, como também o índice de desistências de quem está esperando por uma mesa.

3.  Soluções para delivery

Ferramentas desenvolvidas especificamente para delivery são outra ótima opção para restaurantes que desejam aumentar suas vendas. Elas ajudam no marketing por vários motivos, dentre eles:

Boas plataformas de delivery também oferecem recursos como recibos personalizados e gerenciamento das entregas.

4.  Alternativas para flexibilizar os pagamentos

Estando ou não incluída nas soluções para delivery e nos cardápios digitais, as ferramentas que ampliam alternativas de pagamento e entregam flexibilidade ao cliente na hora de acertar a conta podem, sim, ser consideradas investimentos de marketing.

Elas agregam em agilidade e segurança e fecham experiência de compra com chave de ouro, tornando-a mais fácil e intuitiva.

E lembra dos cadastros em mailing sobre o qual você leu lá no tópico que trata de e-mail marketing? Também dá para realizá-los a partir do registro dos consumidores solicitado no fechamento em caixa!

Com tudo o que aparece neste artigo, você pode dizer que sabe como funciona o marketing de um restaurante. Avance nos estudos enquanto faz alguns testes, converse com outros gestores para trocar figurinhas e faça pesquisas de mercado e satisfação.

Junte as peças e solucione o quebra-cabeças, já sabendo que ele vai se embaralhar de novo no futuro, com as mudanças de comportamento da população, mas que você estará cada vez mais preparado(a) para reencaixar tudo o mais rápido (e melhor!) possível.

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