Decoração de pastelaria: ideias criativas para você se inspirar

Uma das comidas mais queridas pelos brasileiros merece um lugar agradável para ser saboreada. Veja, neste artigo, como inovar na decoração de pastelaria sem gastar muito, para atrair cada vez mais clientes.

Compartilhe

Cliente apreciando um pastel enquanto admira a decoração

Para fazer uma decoração de pastelaria, você pode usar e abusar da criatividade: paredes coloridas, vasos de diferentes estilos, almofadas confortáveis e fáceis de limpar criam um ambiente descontraído para seus clientes aproveitarem o máximo de tempo saboreando cada pedido.

Que o pastel é uma das comidas mais populares do Brasil, ninguém pode negar. Ele aparece pelo país inteiro em diferentes formatos e tamanhos e com os mais variados recheios, que vão desde os tradicionais (carne, queijo e frango) até sabores típicos de cada região.

Esse salgado é tão democrático que está presente tanto no cardápio das feiras de rua quanto no de restaurantes caros e sofisticados e, voltando ao papo que interessa – de atração de consumidores – não é à toa que você precisa investir na decoração.

Aqui está toda a inspiração necessária para criar um ambiente incrível gastando pouco. Dá uma olhada!

Como fazer uma decoração de pastelaria simples e atrativa?

Se a sua intenção for realizar uma decoração de pastelaria simples, foque em mudanças certeiras que vão desde a adição de um pequeno espaço para agradar exatamente o seu público-alvo, como uma área kids ou pet friendly bem decorada, até mudanças nas cores das paredes.

Uma pastelaria frequentada por famílias, por exemplo, pode ter um espaço amigável para crianças, com brinquedos, livros e jogos. Outra que recebe mais casais ou pessoas sozinhas procurando alguns instantes de desconexão pode oferecer cores que despertem sentimentos de tranquilidade e calma.

Você também pode incluir fotografias e quadros nas paredes que remetam à história do seu negócio: exiba seus prêmios, recortes de jornal ou fotos antigas para contar a história do seu esforço ao público, mas sempre lembrando que menos é mais – nada de poluição visual!

Outra ideia é apostar em artes, cores ou texturas em pelo menos uma das paredes, mas espera aí, porque essa sugestão vem na lista a seguir.

Pastelaria bem decorada e iluminada para agradar os clientes!

8 ideias criativas de decoração para pastelaria

Apesar de ter se popularizado como uma comida de rua, o queridíssimo pastel está presente em food trucks, lanchonetes, bares, pastelarias e restaurantes e, se você pretende investir em servi-lo ou quer renovar o seu food service, precisa seguir o caminho das dicas trazidas adiante.

1.  Coloque arte, cor ou textura nas paredes e fachadas

Para fazer uma decoração de pastelaria atraente e criativa, considere criar uma fachada única com cores vibrantes ou um letreiro atraente, afinal, a primeira impressão é a que fica.

No interior, capriche nas paredes, seja encomendando um grafite legal de algum artista da sua cidade ou pendurando fotografias relacionadas à pastelaria. Painéis de madeira também são elementos que trazem aconchego e você pode utilizá-los para criar um espaço gostoso e confortável.

2.  Cuidado com a escolha das cores!

As melhores cores para pastelaria são aquelas que transmitem a mensagem que a sua marca deseja passar. Cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, estimulam o apetite e são tons alegres e convidativos. Por outro lado, cores neutras, como branco ou bege, dão uma sensação de limpeza e tranquilidade e aumentam o desejo de permanência no local.

Estudos revelam que a exposição a certos tons pode provocar estímulos no cérebro e desencadear vários sentimentos nas pessoas, por isso, conheça a psicologia das cores e estude mais sobre elas antes de fazer mudanças.

3.  Use elementos temáticos

Ao adotar um tema específico na sua pastelaria, você proporciona uma experiência que vai além do prato. É verdade que o pastel por si só já é assunto para mais de metro, mas, que tal seguir a ideia de uma pastelaria tradicional e decorar o espaço com azulejos antigos, toalhas xadrez, luminárias de época ou móveis retrô, por exemplo?

Caprichar em uma decór especial nas datas comemorativas também é uma ótima pedida!

Isso pode incluir decorações de final de ano, de Dia dos Namorados, de Páscoa ou Halloween, dentre outras – e, por que não, uma lista infinita maneiras criativas para decorar pastelaria incluem aproveitar o “hype” do momento causado por algum grande evento, como os exemplos listados a seguir.

  • Tudo rosa por causa do filme da Barbie

  • Vários pastéis de mentira pendurados pelo ambiente porque “Tá chovendo pastel”, inspirado no filme “Tá chovendo hambúrguer”, anunciando uma promoção imperdível

  • Cadeiras cobertas com algodão ou algo semelhante para servir como um trocadilho, como se o consumidor se sentisse nas nuvens ao consumir seus pastéis

E por aí vai!

4. Faça um cantinho instagramável

Uma decoração de pastelaria para atrair mais clientes com certeza vai incluir um cenário para fotos e, portanto, ser o que as pessoas chamam hoje em dia de “instagramável” – aqueles espaços tão bonitos que dá vontade de postar no Instagram!

Para fazer a sua, você pode colocar um balanço bem fixado ao teto logo na entrada, em uma área na qual o fluxo de pessoas não é tão grande, mas que também não fique tão escondida. Também pode montar uma parede de recados ou distribuir molduras divertidas para seus clientes fazerem aquele clique enquanto esperam pela comida.

A intenção desse tipo de estratégia é atrair ainda mais pessoas por meio da divulgação do local pelas publicações nas redes sociais.

5.  Coloque mesas e cadeiras divertidas no ambiente

Outra ideia que entra na onda do instagramável é apostar em uma mobília capaz de fugir do normal: essa pequena mudança pode fazer uma grande diferença na hora de decorar sua pastelaria!

Se o espaço permitir, coloque as mesas em um local aberto e monte, talvez, até uma espécie de “barraca chique”, inspirada nas feiras livres que são berços do pastel!

Toldos e luzes festivas podem ser boas opções para tornar o local mais aconchegante, junto com bancos mais longos e confortáveis, almofadas coloridas e alguns puffs aqui e ali. Seja qual for a sua escolha, o importante é criar uma atmosfera descontraída, alegre e cheia de vida para seus frequentadores.

6.  Utilize expositores atraentes

Inclua, perto do balcão de atendimento, uma área de exposição dos salgados. Isso vai fazer com que mais produtos sejam vistos por mais pessoas e, consequentemente, vai despertar o desejo de consumo e aumentar as vendas.

Os expositores precisam ser modernos, iluminados e fabricados com o material adequado para o seu tipo de comércio. Além disso, precisam estar sempre limpos e bem cuidados, e caberá a você decidir como ordenar os produtos para que eles dêem água na boca só de olhar!

7.  Invista em uma iluminação adequada

Uma das principais dicas de design para pastelaria está na iluminação, pois ela também desempenha um papel fundamental na criação de uma atmosfera que seja, ao mesmo tempo, aconchegante e capaz de transmitir a ideia de extrema limpeza e cuidado aos fregueses.

Muitas vezes, uma combinação de diferentes cores e intensidades de luzes pode ser usada para diferenciar um ambiente dentro do outro na mesma pastelaria. Anota aí o checklist iluminado para acertar em cheio nesse quesito!

  • Use iluminação mais quente (amarelada) nas áreas do salão e desperte uma sensação acolhedora e agradável, incentivando os clientes a relaxarem.

  • Aposte na iluminação mais neutra nas áreas de serviço para manter alta visibilidade e garantir a higiene.

  • A iluminação colorida, por sua vez, pode ser usada para destacar elementos decorativos, para montar uma temática específica ou em locais de entretenimento.

Você pode alcançar mais efeitos através de lustres com difusores, luzes indiretas e luminárias de parede também e, caso queira, coloque um foco de luz sobre as mesas, com luminárias pendentes ou suspensas.

Ah, aproveite ao máximo a luz natural: ela também possui um papel muito importante na percepção das cores do seu espaço, e é a melhor para você fazer fotos dos produtos que serão colocados no menu!

8.  Dê um toque de verde no interior

Gosta de natureza e acha que tem a ver com a proposta da sua marca? Aposte na decoração com plantas! Ela dá mais vida e frescor à pastelaria e não custa caro, já que alguns vasos podem ser adicionados às prateleiras ou a nichos nas paredes.

Vale utilizar suportes suspensos do teto ou até optar por arranjos de mesa, desde que eles não atrapalhem a entrega e o consumo dos pedidos e recebam manutenção diária ou, pelo menos, semanal.

Considere também um jardim suspenso! Quem sabe não rola chamar um(a) amigo(a) paisagista e montar, de vez, uma parede verde?

Decoração de papelaria bem elaborada com a inclusão de plantas e jardins suspensos

Quais plantas usar na decoração de um restaurante?

Aposte em samambaias ou suculentas, porque elas são mais fáceis de cuidar, mas lembre-se de regá-las e podá-las sempre que elas mostrarem que estão precisando disso e garanta que as plantas recebam a quantidade certa de luz para ficarem saudáveis e bonitas.

Adotando práticas de decoração que sejam sustentáveis, você reduz seu impacto ambiental e apoia um estilo de vida mais consciente. E não são só as plantas que ajudam com isso, viu?

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Dicas de decoração eco-friendly para pastelaria

Para transformar sua pastelaria com decoração eco-friendly, pondere mudar as lâmpadas por LED, procure materiais reciclados para usar nas texturas das paredes ou para implementar no cotidiano do estabelecimento – como porta-guardanapos e porta-canudos, por exemplo, aromatizadores para os banheiros, pesos de portas etc.

Ser eco-friendly significa ser amigável com o meio ambiente, ou seja, agir de maneira ecologicamente consciente, e atitudes assim não se limitam apenas à decoração que é percebida pelos clientes da sua pastelaria, mas àquelas mudanças no próprio ambiente que tem a ver com suas práticas de negócios.

Inspirado(a) em grandes redes, você também pode apostar nas lixeiras que incentivam os próprios frequentadores a selecionarem o que é orgânico e o que não é!

Para surfar na crista da onda, fique sempre de olho em tendências de decoração de pastelaria e que também sejam “friendly” para a comunidade e para o planeta em geral. Fazer pequenas mudanças aqui e ali é uma excelente forma de demonstrar preocupação com a causa ambiental e atrair consumidores que valorizam práticas sustentáveis.
 

E publicar essas mudanças nas redes sociais é motivo de like na certa.

E aí, gostou das dicas? Você não precisa incluir vários conceitos de uma vez só e o ideal é ir adequando e experimentando aqueles que mais representam o seu negócio. Só não dá para deixar de testar, então, mãos à obra!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais