Quais as melhores cores para restaurantes e como escolher

Aprenda como harmonizar cores e escolher os tons certos para cada tipo de negócio para atrair cada vez mais clientes para o seu restaurante.

Compartilhe

Cores para restaurante

As melhores cores para pintar um restaurante certamente são aquelas que despertam fome e apetite no consumidor. Além disso, após a escolha das cores, é interessante combinar cores análogas ou complementares para acertar na paleta de cores do seu restaurante.

O ideal é que, pelo menos nos detalhes, seu restaurante apresente cores para estimular apetite e consumo, como o vermelho, amarelo e laranja. Isso porque o cérebro do consumidor tende a associar essas cores com a fome e o desejo de comer. Não é à toa que grandes redes de restaurante usam essas cores na sua logo, não é mesmo?

Por isso, separamos para você algumas ideias para pintar restaurante, as cores certas para cada ambiente, para a fachada e também como estimular o consumo dos seus clientes através das cores do ambiente.

Cores para fachada de restaurante

A fachada do seu restaurante é a primeira coisa que o seu cliente vê quando chega no estabelecimento, por isso é muito importante escolher as cores certas para esse cartão de visitas.

Mas tudo também depende do ramo em que seu restaurante está inserido. Por exemplo, o verde não é uma cor chamativa para atiçar a fome, mas combina muito bem com restaurantes que sirvam comida saudável ou com ingredientes naturais.

Uma alternativa para ambientes que vendem fast food é o vermelho, já que essa cor indica urgência e as pessoas identificam o lugar como uma boa alternativa para um lanche rápido.

O amarelo ou laranja são opções melhores e não tão agressivas como o vermelho, por isso é sempre uma boa ideia usar a cor laranja para detalhes na fachada do seu restaurante.

Agora, se você procura cores para restaurante rústico, o ideal é apostar no bom e velho marrom e tons café ou terrosos, para dar um clima mais aconchegante e tradicional ao ambiente.

Além disso, você pode optar por outros tipos de fachada em vez de pintar e apostar nas cores para o interior do restaurante. Que tal?

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Cores para o interior do restaurante

Você já sabe que cores quentes tendem a ser mais associadas com a alimentação, mas pintar o interior do restaurante todo de vermelho pode ser muito agressivo aos olhos do consumidor, né?

Uma das maiores dúvidas na hora de decorar o seu restaurante certamente é com a paleta de cores do empreendimento.

Por isso, separamos algumas ideias e combinações de cores que podem funcionar na hora de escolher as cores para o interior do seu restaurante. Confira!

Paleta de cores análogas

Clássica e difícil de errar, essa combinação garante uma variação de tons da mesma cor. Assim fica difícil de enjoar, né?

Você provavelmente já deve ter visto aqueles ambientes com cada parede pintada de uma cor diferente, mas todas rosas ou vermelhas ou azuis, certo? Isso pode modernizar o seu restaurante.

Isso é possível porque as cores análogas são semelhantes ou próximas, e geralmente têm a mesma cor-base em sua composição. Assim:

Cores análogas restaurante

Portanto, você pode escolher alguns tons análogos para criar uma paleta bem interessante para o seu restaurante.

Tons terrosos e vermelhos podem ser uma boa escolha para uma churrascaria, por exemplo, enquanto tons de verde se destacam em restaurantes vegetarianos, veganos e alimentação saudável.

Para montar uma confeitaria, é comum que cores com tons pastéis se destaquem na hora da escolha, dando um ar mais elegante, “doce” e confortável ao ambiente.

Se o seu restaurante exige uma grande rotatividade por parte dos clientes - que devem pedir, receber, comer e se retirar num ritmo mais rápido - é interessante escolher cores análogas ao vermelho ou amarelo, já que essas cores expressam certa urgência.

Sem pressa? Prefere que seus clientes permaneçam por mais tempo e consumam mais no restaurante? O azul pode ser uma - rara! - opção nesse momento. Isso porque a cor azul não remete muito à comida, mas transmite uma sensação aconchegante de acolhimento, e pode ser muito aproveitada em um restaurante especializado em frutos do mar, por exemplo, por lembrar a água.

Paleta de cores complementares

Ao contrário das cores análogas, as cores complementares são opostas e bem diferentes. Pode parecer estranho, mas você já viu bastante dessa combinação por aí.

E se o seu objetivo é chamar a atenção dos clientes, investir em cores complementares pode ser uma ótima ideia. Em restaurantes especializados em açaí, por exemplo, é muito comum ver a combinação do roxo com o amarelo ou verde, graças à cor marcante da fruta combinada ao fato de ser um prato “natural”.

Paleta cores complementares

Outro lugar em que você encontra uma combinação de cores complementares é em restaurantes mexicanos, que geralmente usam o vermelho e verde para lembrar as cores do México.

Já em sorveterias, graças à grande variedade de opções e cores no bufê, é comum que se aposte em cores fantasias e opostas que expressam alegria e diversão. Mais um tipo de empreendimento em que pode ser uma boa ideia apostar nas cores complementares como o rosa e o verde.

Além disso, as cores complementares podem ser ótimas opções para praças de alimentação, já que, por serem contrastantes, essas cores chamam bastante a atenção do consumidor.

E então? Ficou mais fácil decidir as cores que vão estampar a sua marca? Agora você pode associar essas dicas com a psicologia das cores e acertar em cheio no ambiente que você quer criar para o seu cliente.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais