Passo a passo para cadastrar meu restaurante no Google Maps

Na era digital, estar presente na maior plataforma de buscas online é uma obrigação para quem quer lucrar mais. Aprenda como cadastrar seu restaurante no Google Maps e aproveitar as melhores ferramentas para alcançar cada vez mais clientes!

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Cadastrar restaurante google maps

É possível cadastrar um restaurante no Google Maps ou Google Meu Negócio preenchendo algumas informações sobre o estabelecimento, como o nome, a localização e segmento. Depois, basta aguardar a confirmação da plataforma de que as informações estão no ar!

Ao utilizar sites como o Google para divulgar o seu negócio, você facilita a busca pelo restaurante nas proximidades de onde as pessoas estão. Além disso, o aumento da visibilidade é garantido, já que você vai estar presente no maior mecanismo de pesquisa do mundo.

Para entender melhor como levar o seu estabelecimento para a primeira página, acompanhe este artigo que explicaremos detalhadamente o passo a passo do cadastro.

Como colocar meu restaurante no Google Maps?

Você pode adicionar um local ao mapa do Google em apenas três passos e, para isso, é preciso ter uma conta ativa no site. Vale ressaltar que qualquer perfil pode fazer a inclusão de forma gratuita: não precisa ser, necessariamente, um perfil empresarial.

A maior vantagem de adicionar seu restaurante ao mecanismo de buscas é a oportunidade de aparecer na primeira página das pesquisas baseadas na região em que o usuário se encontra, já que os resultados do Maps sempre aparecem em destaque quando se trata de endereços.

Dessa forma, mais pessoas visualizam o seu estabelecimento e, quanto mais detalhado o seu perfil, mais chances o cliente tem de escolhê-lo para fazer uma refeição. Legal, né?

Por isso, não dá para deixar de aprender como adicionar o seu estabelecimento no Google Maps. Siga o nosso passo a passo e não perca mais tempo!

1.  Abra o Google Maps e busque pelo endereço do restaurante

Em um navegador ou através do aplicativo do celular, abra o Google Maps e pesquise pelo endereço do restaurante. Se ele ainda não estiver aparecendo, basta clicar em “Adicionar um local em falta”.

Abrir google maps

2.  Preencha as informações sobre o restaurante

Assim que você clicar, uma janela vai aparecer na tela solicitando informações – nome do local, categoria de negócio e complemento do endereço. Para deixar o cadastro mais completo e informativo, considere preencher outros detalhes, como:

  • horário de funcionamento;
  • número para contato;
  • fotos do local ou do cardápio; e
  • as redes sociais do estabelecimento.

Depois de adicionar essas informações, é só clicar em “enviar”.

Preencher informações restaurante

3.  Confirme sua solicitação

Tudo pronto? Quando você enviar a solicitação de adição de local, uma pop-up vai aparecer na tela confirmando que deu tudo certo. Você também vai receber um e-mail dizendo que o pedido foi recebido e está em avaliação.

Se as informações estiverem corretas, em poucas horas você terá a confirmação, por e-mail também, e um aviso de que o restaurante foi aceito e já está aparecendo na plataforma.

Confirmar solicitação

Fácil, né?

Essa é a maneira mais prática de adicionar um novo local ao Google Maps e, apesar de o seu restaurante agora estar visível para muitas pessoas, você também pode recorrer a outras ferramentas que valem a pena ser exploradas para melhorar a administração online!

Que tal um cadastro rápido também no Google Meu Negócio?

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O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma criada para que gestores de uma empresa consigam organizar o perfil da companhia e ter acesso a dados importantes para entender melhor os hábitos dos consumidores.

As estatísticas de acessos fornecidas pela ferramenta informam quantas ligações foram feitas para o número que consta no perfil comercial e quantas pessoas pesquisaram a distância de onde estavam até o estabelecimento e fizeram uma rota até lá no Maps.

Usando o recurso, também é possível criar um cardápio no Google para que os clientes possam visualizar os pratos antes mesmo de saírem de casa! Veja a seguir como se cadastrar.

Como cadastrar meu restaurante no Google Maps – Meu Negócio?

Está interessado em explorar mais essa funcionalidade? Acompanhe o passo a passo para criar um perfil no Google Meu Negócio!

1  Acesse business.google.com e clique em “Gerenciar agora”, no canto superior direito da tela.

Acessar business google

2Preencha o nome do seu restaurante e aperte em “continuar”.

Preencher nome restaurante

3Escolha as categorias que mais se encaixam no perfil do seu food service.

Escolher categorias

4O próximo passo é definir a categoria do seu negócio e, aqui, você pode deixar bem específico se o local é uma hamburgueria, pizzaria, restaurante italiano ou deixá-lo categorizado apenas como restaurante.

Definir categoria negócio

5Depois disso, é só preencher o endereço completo e apertar em “continuar”.

Preencher endereço completo

6Se o restaurante já estiver no Maps, a seguinte mensagem vai aparecer:

Restaurante maps

Caso o endereço ou o nome não estejam corretos, é só clicar em “Nenhuma correspondência encontrada para essa opção” e seguir para o próximo passo.

7Preencha as informações seguintes e, ao final, você precisa fornecer um número de telefone para que o mecanismo possa verificar se o estabelecimento é real e se tudo está correto.

Fornecer número telefone

8Para finalizar, mais alguns dados são requeridos, como horário de funcionamento, uma breve descrição da sua marca, fotos e também são oferecidos créditos para anunciar através do Google Ads.

Apresente sempre o máximo de informações possíveis, pois, quanto mais completo o perfil, mais relevante o seu negócio é para a plataforma e maior será sua visualização no mecanismo de busca.

Além de todo o processo poder ser feito de forma gratuita, depois de verificado no Google Meu Negócio, você terá acesso a diversas ferramentas de gerenciamento e até a um espaço para responder às avaliações feitas pelos consumidores.

Também terá a possibilidade de os clientes realizarem uma reserva pelo próprio Google.

O que é e como funciona o Reservar com o Google?

Essa é mais uma das funcionalidades disponibilizadas pelo Meu Negócio e permite o acesso a um link para realizar uma reserva ou adicionar um nome na lista de espera quando os consumidores buscam pelo restaurante na plataforma.

Então, se você já trabalha com um gestor de filas e reservas, é possível vincular esse sistema ao seu perfil e, quando pesquisarem pelo seu estabelecimento, o item “reservar uma mesa” vai aparecer e os consumidores serão redirecionados para o link que você escolheu.

Dessa forma, você consegue gerenciar as reservas do restaurante e o cliente garante sua vaga ou fica ciente do seu lugar na fila, melhorando a experiência e evitando aquela situação chata de chegar em um estabelecimento lotado e ter que esperar por horas.

Proporcionar essa agilidade no atendimento, além de agradar os consumidores, também pode ser uma maneira de incentivá-los a fazer uma avaliação positiva e recomendar seu negócio para amigos e familiares.

Como funciona a avaliação do Google para restaurantes?

Avaliação google

Fonte: reprodução Google

A avaliação funciona como uma pesquisa de satisfação online e, ao realizá-la, os clientes podem dar uma nota, escrever um comentário, tirar dúvidas e até postar fotos da experiência no local.

Vale ressaltar que esses comentários ficam visíveis para todos que pesquisam seu endereço, por isso, influenciam outras pessoas e fazem toda a diferença, levando-se em conta que lugares com bons reviews têm mais chances de serem escolhidos.

A área de depoimentos, então, pode ser vista como mais uma maneira de se ter contato com os consumidores e responder possíveis dúvidas. Além de agradecer pelos feedbacks positivos, esse também é um bom espaço para justificar reclamações e mostrar que o restaurante está aberto à sugestões e melhorias.

Lembre-se de manter o perfil sempre atualizado para que informações erradas não causem mal-entendidos, afinal, telefones ou endereços desatualizados podem gerar frustrações e fazer algumas pessoas desistirem da experiência antes mesmo de chegarem ao local.

Não fique de fora das tendências e inclua o seu restaurante no mundo digital e na maior ferramenta de pesquisa do mundo o quanto antes, alcançando mais pessoas e conquistando novos clientes.

Não temos dúvidas que seu restaurante tem tudo para ser cinco estrelas no Google depois dessas dicas. Sucesso!

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