Como decorar banheiro de bares e restaurantes?

Está procurando inspirações para decorar o banheiro do seu bar ou restaurante sem perder o estilo? Confira as dicas que nós separamos para você!

Compartilhe

Banheiros de restaurantes e bares

Investir na decoração e no design dos banheiros de restaurantes e bares pode ser um diferencial do seu estabelecimento, afinal, esse tipo de espaço pode ser até cenário para fotos nas redes sociais. Para isso, você deve apostar em materiais, iluminação e móveis diferenciados que traduzam a identidade do seu bar ou restaurante para o cliente.

Pense no storytelling, ou seja, na narrativa da marca, conte a sua história através da decoração dos ambientes e nem pense em deixar o banheiro do seu bar ou restaurante de fora dessa.

Diversos negócios gastronômicos foram reinventados nos últimos tempos e a decoração dos restaurantes seguiu o mesmo fluxo.

Confira, no artigo abaixo, quais os requisitos que um banheiro de bar e de restaurante deve ter para cativar seus clientes e até render um post nas redes sociais.

Como deve ser o banheiro de um restaurante?

Primeiramente, a higiene e limpeza do ambiente é um aspecto fundamental para estabelecimentos como bares e restaurantes, mas não é só na cozinha que ela é necessária.

Segundo a Vigilância Sanitária, banheiros e vestuários precisam ser construídos longe de onde os alimentos são preparados e a higiene é fundamental e deve ser mantida.

Apesar de parecer óbvio, banheiros sujos e desorganizados podem destruir toda a experiência do cliente, gerar desconforto e uma má avaliação do seu estabelecimento mesmo que os outros itens, como o serviço e o atendimento prestado, tenham sido excelentes.

Para não errar ao montar o banheiro do seu restaurante, atente-se às dicas que vêm aí.

1.  Limpo e bem higienizado

O banheiro do restaurante deve ser limpo e ventilado, com acessórios adequados – neste caso, louças de toalete brancas ganham pontos a mais – e janelas bem posicionadas ou ventilação mecânica para que odores não comprometam o ambiente.

Outra dica é utilizar aromatizantes e difusores que mantenham o ambiente cheiroso e com a sensação de que acabou de ser limpo.

2.  Sustentável

Banheiros comerciais geram custos financeiros com água e energia que pesam no bolso do proprietário no fim do mês, além disso, clientes modernos e conscientes se importam com a procedência dos materiais consumidos e querem saber se o seu negócio é comprometido com o meio ambiente.

Algumas soluções simples podem tornar o seu banheiro mais sustentável, a exemplo de:

  • sanitários que controlem o fluxo de descarga e torneiras automáticas que reduzem o consumo de água;
  • iluminação natural e abundante;
  • luminárias com sensor de presença para diminuir o uso da eletricidade sem necessidade; e
  • sistema de reaproveitamento de água através da captação de água da chuva.

Além disso, o toque sustentável pode refletir também na decoração com o uso de plantas que ajudam a purificar o ar, tais como jiboias, antúrio e a espada-de-são-jorge.

3.  Bem planejado

Escolha materiais que tenham maior resistência para evitar reformas e mudanças recorrentes com custos adicionais. Além disso, alguns materiais podem ajudar na proliferação de fungos, já que banheiros são locais bastante úmidos.

Para evitar contaminação por microrganismos nesses ambientes, são recomendados revestimentos cerâmicos e porcelanato para pisos e, nas bancadas, o granito ainda é o melhor material a se utilizar.

4.  Organizado e bem abastecido

Não esqueça de manter o seu banheiro sempre abastecido com itens essenciais como papel higiênico e sabonete, por exemplo.

A presença de kits com absorventes e itens femininos para eventuais emergências também são uma ótima opção, além de ser um diferencial que pode agradar a clientela.

Agora que você já sabe quais os itens básicos para o banheiro do seu estabelecimento, atente-se a essas dicas de decoração a seguir.

Como montar a decoração para banheiro de restaurante?

Além de todos os itens que destacamos anteriormente, como a limpeza, ventilação e optar por materiais de qualidade, a decoração do ambiente com itens especiais, jogos de luzes e a escolha das cores é importante e mostra a essência e identidade do seu negócio.

Do moderno ao clássico, a iluminação, móveis e objetos utilizados na decoração podem dar um toque especial ao banheiro do seu restaurante e acabar de vez com a ideia de que banheiros são sem graça.

Lembre-se que conforto e segurança são itens fundamentais para qualquer estabelecimento comercial e que os clientes precisam se sentir bem para voltar ao local outras vezes.

Anote as dicas que separamos para você decorar o seu banheiro de forma estratégica.

1.  Pense em um design diferenciado

Seja moderno, rústico, sofisticado, clássico ou instagramável, crie um ambiente diferenciado com itens que conversam entre si e passam a impressão que você quer.

Sanitários e revestimentos em tons mais escuros, pias em formatos diferentes do convencional e espelhos com iluminação mais despojada criam um ambiente com uma pegada mais moderna, por exemplo.

Já elementos de madeira e móveis de antiquário, com quadros e papéis de parede podem remeter também a um toque mais rústico e tudo isso depende do que você quer para o seu ambiente.

2.  Identifique os ambientes

Ninguém merece entrar sem querer no banheiro errado, não é mesmo? Por isso, destaque já na porta para qual público o banheiro é destinado através de placas, pinturas ou quadros decorativos.

Lembre-se que o banheiro feminino deve contar com espelhos, tons vibrantes e uma boa iluminação para retocar a maquiagem e tirar aquela fotinho. Crie um espaço que permita e incentive esse registro e o compartilhamento dele nas redes sociais, já que isso gera uma boa divulgação orgânica para você.

Já em banheiros masculinos é importante que o espaço seja dividido entre mictórios e cabines e não esqueça do espelho aqui também, afinal, eles também adoram um registro para as redes.

E por falar em redes…

3.  Crie um espaço instagramável

Em tempos de redes sociais, tecnologia e compartilhamentos a todo vapor, é preciso criar estratégias que reforcem a identidade e estética do seu restaurante, facilitando a divulgação espontânea do ambiente na internet.

Por isso, abuse das cores, quadros, texturas, plantas, letreiros com frases e até adesivos para criar um ambiente surpreendente.

Para funcionar de verdade, a dica é fugir das frases prontas e tentar passar a sua mensagem, o lema do seu negócio e a vibe do público-alvo do seu restaurante com palavras impactantes.

4.  Contrate um profissional adequado

Se você está inseguro e com medo de fazer escolhas erradas para o seu bar ou restaurante, contrate um arquiteto e design de interiores para ajudar você a zelar não somente pela parte estética, mas também pela funcionalidade do ambiente.

Muitos desses profissionais oferecem consultorias e realizam projetos que podem mudar a forma que o seu cliente vê o seu negócio, estabelecendo uma relação harmônica entre os espaços e o seu público.

Quer algo mais visual para se inspirar? A gente trouxe também!

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Inspiração para banheiros de bares e restaurantes

A seguir, separamos algumas decorações de banheiro de bares criativos pelo Brasil afora para você se inspirar e até dar uma passadinha caso esteja por perto. Confira!

1.  Pimenta Pastéis

A pastelaria mais descolada do Sul de Santa Catarina fica localizada na cidade de Sombrio e tem um dos banheiros mais instagramáveis já vistos neste país. A sensação é a de ir ao banheiro ao mesmo tempo que você dá uma voltinha até Londres, passando por Hollywood também!

Dá vontade de fazer um ensaio fotográfico no local, viu?

Pimenta pastéis

Pimenta pastéis

2.  Black Mug Special Coffee

Uma cafeteria de encher os olhos não só pelas opções oferecidas, mas também pelo banheiro super descolado e com frases que inspiram e chegam até mesmo a elevar a autoestima, viu? Inspire-se no banheiro com cores mais escuras do Black Mug!

Black mug special coffee

3.  Pirajá

No clássico boteco que celebra o Rio De Janeiro na cidade de São Paulo, a decoração do banheiro do bar Pirajá conta com os mosaicos das calçadas de Ipanema e barris de chopp como pias. Isso que é banheiro sustentável, não é?!

Banheiro bar pirajá

4.  Squat

Toda mulher tem potencial para ser uma estrela de Hollywood e o bar Squat sabe disso.

O banheiro feminino desse bar de São Paulo se destaca pelos espelhos que imitam camarins antigos com lâmpadas ao redor e cores vibrantes, já o masculino conta com raquetes descoladas acima do mictório e outros itens de decoração.

Banheiro feminino bar squat

5.  Le Manjue Organique

O banheiro do Le Manjue Organique conta com uma magrela antiga onde a pia é apoiada no banquinho de uma bike Ceci dos anos 80. Na cesta dela, há uma caixa de lenços de papel para secar as mãos. Criativo e vintage!

Banheiro le manjue organique

6.  Floriano

Nos banheiros do Floriano, localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, as luminárias são feitas de vasos sanitários. É isso mesmo que você leu! Os vasos sanitários estão presos no teto, que é revestido pelas mesmas pastilhas usadas no chão, criando uma sensação de reflexo.

As paredes ainda contam com frases e iluminação concentradas ao lado do vaso sanitário de verdade.

Banheiro floriano

Agora que você já sabe como decorar seu ambiente e quais as melhores estratégias para isso, abuse da criatividade, não esqueça da personalidade do seu bar ou restaurante e mãos à obra!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais